Da imprensa periódica aos livros: o boom do conto brasileiro entre as décadas de 1950 e 1970
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/193989 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um estudo de caráter extensivo da reescrita de contos de Dalton Trevisan, Lygia Fagundes Telles, Breno Accioly e Clarice Lispector, com o objetivo de compreender como o processo de reescrita, na passagem de contos de jornais e revistas para o livro, flagra a consolidação do conto brasileiro entre as décadas de 1950 e 1970. O trabalho defende a ideia de que a reescrita de tais contistas representativos consiste, em sua grande maioria, num aprimoramento de propriedades caras ao conto moderno em meio a um processo de ascensão e consolidação desse gênero ficcional no contexto de modernização brasileira. Nesse sentido, aspectos da transição do Brasil para uma sociedade urbana e industrial em meados do século XX, sobretudo a modernização do jornalismo e o desenvolvimento do mercado editorial do livro no país, foram fundamentais para a configuração do conto moderno brasileiro. Partindo de uma aproximação do “método da pragmática textual histórica sobre textos do próprio autor”, de Hans Ulrich Gumbrecht (2002), que organiza sua macroestrutura, o trabalho analisa a reescrita dos contos mobilizando aspectos da teoria do conto desde os postulados de Edgar Allan Poe e operadores diversos de leitura da narrativa. O trabalho conclui que o boom do conto moderno brasileiro dos anos 1950-1970 esteve intrinsecamente vinculado a processos de modernização mais amplos do país, consolidando-se junto à modernização epistemológica (GUMBRECHT, 1998) do Brasil no mesmo período. |
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Da imprensa periódica aos livros: o boom do conto brasileiro entre as décadas de 1950 e 1970From periodical press into books: the boom of the brazilian short story from the 1950's to the 1970'sTeoria do contoReescritaDalton TrevisanLygia Fagundes TellesBreno AcciolyClarice LispectorShort story theoryRewritingTeoría del cuentoReescrituraO presente trabalho apresenta um estudo de caráter extensivo da reescrita de contos de Dalton Trevisan, Lygia Fagundes Telles, Breno Accioly e Clarice Lispector, com o objetivo de compreender como o processo de reescrita, na passagem de contos de jornais e revistas para o livro, flagra a consolidação do conto brasileiro entre as décadas de 1950 e 1970. O trabalho defende a ideia de que a reescrita de tais contistas representativos consiste, em sua grande maioria, num aprimoramento de propriedades caras ao conto moderno em meio a um processo de ascensão e consolidação desse gênero ficcional no contexto de modernização brasileira. Nesse sentido, aspectos da transição do Brasil para uma sociedade urbana e industrial em meados do século XX, sobretudo a modernização do jornalismo e o desenvolvimento do mercado editorial do livro no país, foram fundamentais para a configuração do conto moderno brasileiro. Partindo de uma aproximação do “método da pragmática textual histórica sobre textos do próprio autor”, de Hans Ulrich Gumbrecht (2002), que organiza sua macroestrutura, o trabalho analisa a reescrita dos contos mobilizando aspectos da teoria do conto desde os postulados de Edgar Allan Poe e operadores diversos de leitura da narrativa. O trabalho conclui que o boom do conto moderno brasileiro dos anos 1950-1970 esteve intrinsecamente vinculado a processos de modernização mais amplos do país, consolidando-se junto à modernização epistemológica (GUMBRECHT, 1998) do Brasil no mesmo período.This work presents an extensive study of the rewriting of short stories by Dalton Trevisan, Lygia Fagundes Telles, Breno Accioly, and Clarice Lispector, aiming to understand how the rewriting process is linked to the consolidation of the Brazilian short story in the transition of stories from newspapers and magazines into books. This thesis defends the idea that the rewriting made by such representative short story writers largely consists in an enhancement of important features of the modern short story in the midst of a process of its rise and consolidation in the Brazilian modernization. In this sense, aspects of the transition of Brazil into an urban and industrial society in the mid-twentienth century, especially the modernization of journalism and the rise of the book publishing market, were crucial to the shape of the modern Brazilian short story. Starting from an adaptation of the method of historical textual pragmatics on the author's own texts, by Hans Ulrich Gumbrecht (2002), which organizes its macrostructure, this work analyzes the rewriting of short stories by mobilizing aspects of the short story theory since Edgar Allan Poe and narratology. This research concludes that the boom of the modern Brazilian short story from the 1950s to the 1970s was intrinsically linked to broader modernization processes in the country, and the genre was consolidated along with the epistemological modernization (GUMBRECHT, 1998) of Brazil in the same period.El presente trabajo presenta un estudio de carácter extensivo de la reescritura de cuentos de Dalton Trevisan, Lygia Fagundes Telles, Breno Accioly y Clarice Lispector, con el objetivo de comprender cómo el proceso de reescritura, en la transferencia de cuentos de periódicos y de revistas al libro, acompaña la consolidación del cuento brasileño entre las décadas de 1950 y 1970. El trabajo defiende la idea de que la reescritura de tales cuentistas representativos consiste, en su gran mayoría, en un perfeccionamiento de propriedades caras al cuento moderno en medio a un proceso de ascenso y consolidación de este género ficcional en el contexto de modernización brasileña. En este sentido, aspectos de la transición de Brasil para una sociedad urbana e industrial en mediados del siglo XX, sobre todo la modernización del periodismo y el desarrollo del mercado editorial del libro en el país, fueron fundamentales para la configuración del cuento moderno brasileño. Partiendo de un acercamiento del “método de la pragmática textual histórica sobre textos del propio autor”, de Hans Ulrich Gumbrecht (2002), que organiza su macroestructura, el trabajo analiza la reescritura de los cuentos movilizando aspectos de la teoría del cuento desde los postulados de Edgar Allan Poe y operadores diversos de lectura de la narrativa. El trabajo concluye que el boom del cuento moderno brasileño de los años 1950- 1970 estuvo intrínsecamente vinculado a procesos de modernización más amplios del país, consolidándose junto a la modernización epistemológica (GUMBRECHT, 1998) del Brasil del mismo periodo.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2016/20464-0CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Franco Junior, Arnaldo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valentin, Leandro Henrique Aparecido2020-10-12T19:34:40Z2020-10-12T19:34:40Z2020-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19398933004153015P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-23T07:06:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193989Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:45:08.638251Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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