Proposta de estratégias pedagógicas para o desenvolvimento psicomotor de crianças com Transtorno do Espectro Autista no contexto da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Busto, Andressa Mayra de Lima
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/237317
Resumo: O mapeamento de desempenho psicomotor no Transtorno do Espectro Autista (TEA), pode auxiliar os professores a desenvolverem estratégias pedagógicas diferenciadas, contribuindo para a evolução e aquisição de habilidades motoras, comunicativas e sociais dessas crianças a fim de melhorar o desempenho escolar. O objetivo deste estudo foi propor recomendações ou possibilidades de estratégias pedagógicas para professores da Educação Infantil com base na relação entre perfil psicomotor de crianças com TEA e as competências indicadas na BNCC. Participaram do estudo cinco crianças em idade pré-escolar (4 a 5 anos e 11 meses) matriculadas no ensino regular, com diagnóstico de TEA. Para avaliação do perfil motor foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) e a relação entre as competências e os domínios psicomotores foram obtidas numa análise documental da BNCC. Uma análise descritiva foi efetuada com dados obtidos na EDM e para a análise documental foi elaborado um roteiro específico com categorização temática, baseado na análise de conteúdo. A categorização da BNCC foi realizada em duas etapas, a primeira relacionando os campos da BNCC com os domínios psicomotores da EDM e, em seguida, foram criadas categorias para detalhar os campos de experiência. Todos os participantes tiveram resultados abaixo da normalidade na EDM e apenas o participante P1 foi considerado normal baixo. Dentro dos resultados obtidos, os domínios motores mais defasados com escore zero foram: motricidade fina, consciência corporal e linguagem..Os resultados permitiram verificar que os participantes podem enfrentar barreiras em todos os domínios psicomotores influenciando na baixa capacidade de interação social e prejudicando aspectos relacionados à comunicação verbal e não verbal. As propostas da BNCC permeiam o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, como o uso da música, dança, a dramatização, o modelar diferentes materiais, explorar materiais diferentes com as mãos, conhecer pesos e medidas através de receitas, ou seja, com atividades de baixo custo e de fácil aplicação. Portanto, cabe ao professor mediador desenvolver estratégias baseadas nos domínios psicomotores para melhorar o desenvolvimento e a capacidade de aprendizagem.
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O objetivo deste estudo foi propor recomendações ou possibilidades de estratégias pedagógicas para professores da Educação Infantil com base na relação entre perfil psicomotor de crianças com TEA e as competências indicadas na BNCC. Participaram do estudo cinco crianças em idade pré-escolar (4 a 5 anos e 11 meses) matriculadas no ensino regular, com diagnóstico de TEA. Para avaliação do perfil motor foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) e a relação entre as competências e os domínios psicomotores foram obtidas numa análise documental da BNCC. Uma análise descritiva foi efetuada com dados obtidos na EDM e para a análise documental foi elaborado um roteiro específico com categorização temática, baseado na análise de conteúdo. A categorização da BNCC foi realizada em duas etapas, a primeira relacionando os campos da BNCC com os domínios psicomotores da EDM e, em seguida, foram criadas categorias para detalhar os campos de experiência. Todos os participantes tiveram resultados abaixo da normalidade na EDM e apenas o participante P1 foi considerado normal baixo. Dentro dos resultados obtidos, os domínios motores mais defasados com escore zero foram: motricidade fina, consciência corporal e linguagem..Os resultados permitiram verificar que os participantes podem enfrentar barreiras em todos os domínios psicomotores influenciando na baixa capacidade de interação social e prejudicando aspectos relacionados à comunicação verbal e não verbal. As propostas da BNCC permeiam o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, como o uso da música, dança, a dramatização, o modelar diferentes materiais, explorar materiais diferentes com as mãos, conhecer pesos e medidas através de receitas, ou seja, com atividades de baixo custo e de fácil aplicação. Portanto, cabe ao professor mediador desenvolver estratégias baseadas nos domínios psicomotores para melhorar o desenvolvimento e a capacidade de aprendizagem.The mapping of psychomotor performance in Autism Spectrum Disorder (ASD) can help teachers to develop distinguished pedagogical strategies, contributing to the evolution and acquisition of motor, communicative and social skills of these children in order to improve their school performance. The aim of this study was to propose recommendations or possibilities of pedagogical strategies for teachers of Early Childhood Education based on the relationship between the psychomotor profile of children with ASD and the competences indicated in the BNCC. Five preschool-age children (4 to 5 years and 11 months) enrolled in a regular education with ASD diagnosis participated in the study. For the evaluation of the motor profile, the Motor Development Scale (MDS) was used, and the relationship between skills and psychomotor domains was obtained in a document analysis by the BNCC. A descriptive analysis was carried out with data obtained from the EDM and for a documental analysis a specific script with thematic categorization was prepared based on the content analysis. The categorization of the BNCC was carried out into two stages, the first relating the fields of the BNCC with the EDM psychomotor domains, and then categories were created to detail the fields of experience. All the participants had results below normal in MDE and only the participant P1 was considered low normal. Among the results obtained, the most lagged motor domains with a zero score were: fine motor skills, body awareness and language. The results showed that the participants can face barriers in all psychomotor domains, influencing the low capacity for social interaction and impairing aspects related to verbal and non-verbal communication. The BNCC proposals permeate the development of psychomotor skills, such as the use of music, dance, dramatization, modeling different materials, exploring different materials with hands, knowledge of weights and measures through recipes, in other words, with activities of low cost and easy to apply. Therefore, it is up to the mediator teacher to develop strategies based on psychomotor domains to improve development and learning ability.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Busto, Andressa Mayra de Lima2022-11-01T14:19:49Z2022-11-01T14:19:49Z2022-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBUSTO, Andressa Mayra de Lima. Proposta de estratégias pedagógicas para o desenvolvimento psicomotor de crianças com Transtorno do Espectro Autista no contexto da educação infantil. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.http://hdl.handle.net/11449/23731733004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:11:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237317Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:11:44Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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