Os professores de matemática e as ações educacionais públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Everton Pereira [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91094
Resumo: Este trabalho tem por objetivo identificar de que modo as ações educacionais públicas podem estar afetando a vida profissional dos professores, a partir do discurso deles mesmos. Para tanto, mostramos que este estudo é relevante para a educação matemática pois evidencia uma carência na literatura científica sobre a influência de Políticas Educacionais na vida profissional do professor de Matemática, na voz deles mesmos. Num outro momento fazemos um paralelo entre as mudanças ocorridas no Reino Unido, no governo de Margareth Thatcher, e o brasileiro, principalmente na décade de 90, particularmente em relação ao sistema educacional. No segundo capítulo fazemos uma análise da entrevista que efetuamos com um professor de Ensino Fundamental, com o objetivo acima em mente. E por fim, fazemos conclusões de modo a dialogar com nosso objetivo inicial e assim oferecer, talvez, subsídios aos formuladores/implementadores de políticas educacionais e formadores de professores de Matemática.
id UNSP_4b9ac9540bd3ea988ce1c287aa88bbca
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91094
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os professores de matemática e as ações educacionais públicasMatemática - Estudo e ensinoPoliticas publicasFormulador de política educacionalFormador de professor de matemáticaEducação matemáticaMathematics educationMathematics teacher professional lifePublic policiesEducational policymakersMathematics teacher educatorsEste trabalho tem por objetivo identificar de que modo as ações educacionais públicas podem estar afetando a vida profissional dos professores, a partir do discurso deles mesmos. Para tanto, mostramos que este estudo é relevante para a educação matemática pois evidencia uma carência na literatura científica sobre a influência de Políticas Educacionais na vida profissional do professor de Matemática, na voz deles mesmos. Num outro momento fazemos um paralelo entre as mudanças ocorridas no Reino Unido, no governo de Margareth Thatcher, e o brasileiro, principalmente na décade de 90, particularmente em relação ao sistema educacional. No segundo capítulo fazemos uma análise da entrevista que efetuamos com um professor de Ensino Fundamental, com o objetivo acima em mente. E por fim, fazemos conclusões de modo a dialogar com nosso objetivo inicial e assim oferecer, talvez, subsídios aos formuladores/implementadores de políticas educacionais e formadores de professores de Matemática.This aimed at identifying the ways in which public educational actions (policies) can be affecting the professional life of teachers of mathematics, By examining their own speeches. We show that this is a relevant study for the field of Mathematics Education (by eliciting a void on literature related to this subject). We then present, for the sake of better positioning the current situation in Brazilian school systems, a reading of the similitude between what has happened in the UK (Thatcher and post-Thatcher era) and in Brazil (beginning from Fernando Collor s government), in terms of an increased control of school systems, opposed to a consistent effort to remove government from the productive system. In Chapter 2 we analyse an interview made with a teacher who works on grades 5 to 8 and, finally, on Chapter 3 we offer conclusions and some possible suggestions for educational policymakers and for mathematics teacher educators.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lins, Romulo Campos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Everton Pereira [UNESP]2014-06-11T19:24:53Z2014-06-11T19:24:53Z2007-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis96 f. : il.application/pdfBARBOSA, Everton Pereira. Os professores de matemática e as ações educacionais públicas. 2007. 96 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.http://hdl.handle.net/11449/91094000494460barbosa_ep_me_rcla.pdf33004137031P75779705454307719Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T06:26:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91094Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:11:41.889738Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os professores de matemática e as ações educacionais públicas
title Os professores de matemática e as ações educacionais públicas
spellingShingle Os professores de matemática e as ações educacionais públicas
Barbosa, Everton Pereira [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Politicas publicas
Formulador de política educacional
Formador de professor de matemática
Educação matemática
Mathematics education
Mathematics teacher professional life
Public policies
Educational policymakers
Mathematics teacher educators
title_short Os professores de matemática e as ações educacionais públicas
title_full Os professores de matemática e as ações educacionais públicas
title_fullStr Os professores de matemática e as ações educacionais públicas
title_full_unstemmed Os professores de matemática e as ações educacionais públicas
title_sort Os professores de matemática e as ações educacionais públicas
author Barbosa, Everton Pereira [UNESP]
author_facet Barbosa, Everton Pereira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lins, Romulo Campos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Everton Pereira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Politicas publicas
Formulador de política educacional
Formador de professor de matemática
Educação matemática
Mathematics education
Mathematics teacher professional life
Public policies
Educational policymakers
Mathematics teacher educators
topic Matemática - Estudo e ensino
Politicas publicas
Formulador de política educacional
Formador de professor de matemática
Educação matemática
Mathematics education
Mathematics teacher professional life
Public policies
Educational policymakers
Mathematics teacher educators
description Este trabalho tem por objetivo identificar de que modo as ações educacionais públicas podem estar afetando a vida profissional dos professores, a partir do discurso deles mesmos. Para tanto, mostramos que este estudo é relevante para a educação matemática pois evidencia uma carência na literatura científica sobre a influência de Políticas Educacionais na vida profissional do professor de Matemática, na voz deles mesmos. Num outro momento fazemos um paralelo entre as mudanças ocorridas no Reino Unido, no governo de Margareth Thatcher, e o brasileiro, principalmente na décade de 90, particularmente em relação ao sistema educacional. No segundo capítulo fazemos uma análise da entrevista que efetuamos com um professor de Ensino Fundamental, com o objetivo acima em mente. E por fim, fazemos conclusões de modo a dialogar com nosso objetivo inicial e assim oferecer, talvez, subsídios aos formuladores/implementadores de políticas educacionais e formadores de professores de Matemática.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-16
2014-06-11T19:24:53Z
2014-06-11T19:24:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Everton Pereira. Os professores de matemática e as ações educacionais públicas. 2007. 96 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/91094
000494460
barbosa_ep_me_rcla.pdf
33004137031P7
5779705454307719
identifier_str_mv BARBOSA, Everton Pereira. Os professores de matemática e as ações educacionais públicas. 2007. 96 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.
000494460
barbosa_ep_me_rcla.pdf
33004137031P7
5779705454307719
url http://hdl.handle.net/11449/91094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 96 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129402854178816