Respondendo a pergunta: por que ensinar Matemática na Escola básica?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/91042 |
Resumo: | O presente trabalho mostra o desenrolar da história pela busca de uma resposta para uma pergunta nem sempre feita, mesmo o ensino de matemática sendo uma prática comum nas escolas. Em outras palavras, a pergunta “por que ensinar matemática?”, parece um questionamento desnecessário tendo em vista a intensa matemática presente em nossa vida e a naturalidade com que lidamos com ela, seja para utilizá-la ou para assumirmos nossa aversão à mesma. Contudo, quando me permiti fazer esse questionamento a falta da resposta foi um tamanho incômodo que hoje está menor, pois ainda não encontrei a minha resposta, mas, em compensação, conheci a de outros. E são essas respostas que ofereço nesse trabalho, apresentando os diversos entendimentos a respeito do ensino de matemática, concepções de mundo, a relação existente entre a matemática e as mudanças ocorridas na sociedade, questionamentos para o ensino atual e, por fim, como estas diversas visões do ensino de matemática se relacionam, contrapondo-se e/ou completando-se |
id |
UNSP_4bb9d242ade0368c2c63b71cdfb3cd86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/91042 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Respondendo a pergunta: por que ensinar Matemática na Escola básica?Matemática - Estudo e ensinoMathematics and societyO presente trabalho mostra o desenrolar da história pela busca de uma resposta para uma pergunta nem sempre feita, mesmo o ensino de matemática sendo uma prática comum nas escolas. Em outras palavras, a pergunta “por que ensinar matemática?”, parece um questionamento desnecessário tendo em vista a intensa matemática presente em nossa vida e a naturalidade com que lidamos com ela, seja para utilizá-la ou para assumirmos nossa aversão à mesma. Contudo, quando me permiti fazer esse questionamento a falta da resposta foi um tamanho incômodo que hoje está menor, pois ainda não encontrei a minha resposta, mas, em compensação, conheci a de outros. E são essas respostas que ofereço nesse trabalho, apresentando os diversos entendimentos a respeito do ensino de matemática, concepções de mundo, a relação existente entre a matemática e as mudanças ocorridas na sociedade, questionamentos para o ensino atual e, por fim, como estas diversas visões do ensino de matemática se relacionam, contrapondo-se e/ou completando-seThe present work shows the story’s unfolded for search of an answer to a question unusual, even the teach of mathematics being a common practical at schools. In other words, the question: Why teach mathematics?” seems an unnecessary question considering the mathematics intense present in our life and the naturally that deal with itself, as to use as to run away it. However, when I let myself to do this question, the lack of answer was a great inconvenience that actually is smaller, because I’m not found the answer yet, but I knew the other people’s replies who are showed in this work, pointing the understand different about teach of mathematics, conceptions of the world, the relationship between math and society’s change, questions for the current teaching and finally how this several sights to have a relationship with each otherCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lins, Romulo Campos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bortolucci, Rodrigo de Souza [UNESP]2014-06-11T19:24:52Z2014-06-11T19:24:52Z2011-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis161 f.application/pdfBORTOLUCCI, Rodrigo de Souza. Respondendo a pergunta: por que ensinar Matemática na Escola básica?. 2011. 161 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.http://hdl.handle.net/11449/91042000675811bortolucci_rs_me_rcla.pdf33004137031P75779705454307719Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-22T06:21:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91042Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:38:16.823234Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Respondendo a pergunta: por que ensinar Matemática na Escola básica? |
title |
Respondendo a pergunta: por que ensinar Matemática na Escola básica? |
spellingShingle |
Respondendo a pergunta: por que ensinar Matemática na Escola básica? Bortolucci, Rodrigo de Souza [UNESP] Matemática - Estudo e ensino Mathematics and society |
title_short |
Respondendo a pergunta: por que ensinar Matemática na Escola básica? |
title_full |
Respondendo a pergunta: por que ensinar Matemática na Escola básica? |
title_fullStr |
Respondendo a pergunta: por que ensinar Matemática na Escola básica? |
title_full_unstemmed |
Respondendo a pergunta: por que ensinar Matemática na Escola básica? |
title_sort |
Respondendo a pergunta: por que ensinar Matemática na Escola básica? |
author |
Bortolucci, Rodrigo de Souza [UNESP] |
author_facet |
Bortolucci, Rodrigo de Souza [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lins, Romulo Campos [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortolucci, Rodrigo de Souza [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Mathematics and society |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Mathematics and society |
description |
O presente trabalho mostra o desenrolar da história pela busca de uma resposta para uma pergunta nem sempre feita, mesmo o ensino de matemática sendo uma prática comum nas escolas. Em outras palavras, a pergunta “por que ensinar matemática?”, parece um questionamento desnecessário tendo em vista a intensa matemática presente em nossa vida e a naturalidade com que lidamos com ela, seja para utilizá-la ou para assumirmos nossa aversão à mesma. Contudo, quando me permiti fazer esse questionamento a falta da resposta foi um tamanho incômodo que hoje está menor, pois ainda não encontrei a minha resposta, mas, em compensação, conheci a de outros. E são essas respostas que ofereço nesse trabalho, apresentando os diversos entendimentos a respeito do ensino de matemática, concepções de mundo, a relação existente entre a matemática e as mudanças ocorridas na sociedade, questionamentos para o ensino atual e, por fim, como estas diversas visões do ensino de matemática se relacionam, contrapondo-se e/ou completando-se |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-25 2014-06-11T19:24:52Z 2014-06-11T19:24:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BORTOLUCCI, Rodrigo de Souza. Respondendo a pergunta: por que ensinar Matemática na Escola básica?. 2011. 161 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011. http://hdl.handle.net/11449/91042 000675811 bortolucci_rs_me_rcla.pdf 33004137031P7 5779705454307719 |
identifier_str_mv |
BORTOLUCCI, Rodrigo de Souza. Respondendo a pergunta: por que ensinar Matemática na Escola básica?. 2011. 161 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011. 000675811 bortolucci_rs_me_rcla.pdf 33004137031P7 5779705454307719 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/91042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
161 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129539498311680 |