Sequência didática como instrumento para a aprendizagem significativa das Leis de Newton

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Victor
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192850
Resumo: Este trabalho apresenta a construção de uma sequência didática de metodologias ativas como alternativa aos modelos tradicionais de ensino das Leis de Newton no Ensino Médio. Desenvolvida e aplicada segundo a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel no 2º ano do Ensino Médio de uma escola particular do estado de São Paulo, a sequência apresenta 7 aulas com diferentes abordagens e metodologias, como interpretação de texto jornalístico, aula experimental com simulador e aula prática. Cada aula teve seus resultados avaliados através de alguma metodologia ativa, tendo os estudantes como um todo, apresentado indícios de aprendizagem significativa. A própria sequência passou pela avaliação dos alunos, que apontaram o quão significativa cada uma das atividades foram para seu aprendizado, além de escolherem dentre todas as atividades a que consideraram mais importante na situação de aprendizagem. Ao final do trabalho, apresenta-se a sequência e todas as atividades produzidas pelo professor, como produto educacional adaptável e aplicável por qualquer docente para qualquer turma do Ensino Médio.
id UNSP_4c0c86ed1805ad2e6dbf21c2a5621261
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192850
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Sequência didática como instrumento para a aprendizagem significativa das Leis de NewtonTeaching sequence as an instrument for the significant learning from Newton's lawsFísica (Ensino Médio)Mecânica ClássicaDavid AusubelMetodologias ativas de ensinoSequência didáticaEste trabalho apresenta a construção de uma sequência didática de metodologias ativas como alternativa aos modelos tradicionais de ensino das Leis de Newton no Ensino Médio. Desenvolvida e aplicada segundo a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel no 2º ano do Ensino Médio de uma escola particular do estado de São Paulo, a sequência apresenta 7 aulas com diferentes abordagens e metodologias, como interpretação de texto jornalístico, aula experimental com simulador e aula prática. Cada aula teve seus resultados avaliados através de alguma metodologia ativa, tendo os estudantes como um todo, apresentado indícios de aprendizagem significativa. A própria sequência passou pela avaliação dos alunos, que apontaram o quão significativa cada uma das atividades foram para seu aprendizado, além de escolherem dentre todas as atividades a que consideraram mais importante na situação de aprendizagem. Ao final do trabalho, apresenta-se a sequência e todas as atividades produzidas pelo professor, como produto educacional adaptável e aplicável por qualquer docente para qualquer turma do Ensino Médio.This study presents the construction of a didactic sequence with active methodologies as an alternative to the traditional teaching models of Newton's Laws in High School. It was developed and applied according to the theory of David Ausubel on meaningful learning in the 2nd year of a private high school in the state of São Paulo. The sequence has a total of 7 classes in which different approaches and methodologies were used, such as journalistic text interpretation, experimental class using simulator and practical class. Each class had the results evaluated through some active methodology, and the students showed signs of meaningful learning. The sequence itself went through the evaluation of the students, who pointed out how significant each of the activities were for their learning. Besides they have chosen the activity considered the most important in the learning situation. At the end, the sequence and all activities produced are presented as an adaptable and applicable educational product by any teacher to any high school.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Aoki, Pedro Henrique Benites [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caetano, Victor2020-06-26T20:57:59Z2020-06-26T20:57:59Z2020-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19285000093178333283010001P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:19:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192850Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:22:10.649078Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência didática como instrumento para a aprendizagem significativa das Leis de Newton
Teaching sequence as an instrument for the significant learning from Newton's laws
title Sequência didática como instrumento para a aprendizagem significativa das Leis de Newton
spellingShingle Sequência didática como instrumento para a aprendizagem significativa das Leis de Newton
Caetano, Victor
Física (Ensino Médio)
Mecânica Clássica
David Ausubel
Metodologias ativas de ensino
Sequência didática
title_short Sequência didática como instrumento para a aprendizagem significativa das Leis de Newton
title_full Sequência didática como instrumento para a aprendizagem significativa das Leis de Newton
title_fullStr Sequência didática como instrumento para a aprendizagem significativa das Leis de Newton
title_full_unstemmed Sequência didática como instrumento para a aprendizagem significativa das Leis de Newton
title_sort Sequência didática como instrumento para a aprendizagem significativa das Leis de Newton
author Caetano, Victor
author_facet Caetano, Victor
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aoki, Pedro Henrique Benites [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Victor
dc.subject.por.fl_str_mv Física (Ensino Médio)
Mecânica Clássica
David Ausubel
Metodologias ativas de ensino
Sequência didática
topic Física (Ensino Médio)
Mecânica Clássica
David Ausubel
Metodologias ativas de ensino
Sequência didática
description Este trabalho apresenta a construção de uma sequência didática de metodologias ativas como alternativa aos modelos tradicionais de ensino das Leis de Newton no Ensino Médio. Desenvolvida e aplicada segundo a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel no 2º ano do Ensino Médio de uma escola particular do estado de São Paulo, a sequência apresenta 7 aulas com diferentes abordagens e metodologias, como interpretação de texto jornalístico, aula experimental com simulador e aula prática. Cada aula teve seus resultados avaliados através de alguma metodologia ativa, tendo os estudantes como um todo, apresentado indícios de aprendizagem significativa. A própria sequência passou pela avaliação dos alunos, que apontaram o quão significativa cada uma das atividades foram para seu aprendizado, além de escolherem dentre todas as atividades a que consideraram mais importante na situação de aprendizagem. Ao final do trabalho, apresenta-se a sequência e todas as atividades produzidas pelo professor, como produto educacional adaptável e aplicável por qualquer docente para qualquer turma do Ensino Médio.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-26T20:57:59Z
2020-06-26T20:57:59Z
2020-05-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192850
000931783
33283010001P5
url http://hdl.handle.net/11449/192850
identifier_str_mv 000931783
33283010001P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129060029595648