Identidade, comunicação e cidadania no facebook: uma análise do diário de classe de Isadora Faber.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Silvia Regina [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/89373
Resumo: No dia 11 de julho de 2012 a jovem estudante Isadora Faber, de 13 anos, criou uma página no Facebook chamada Diário de Classe. O objetivo era utilizar o espaço para denunciar deficiências na educação pública no Brasil a partir da sua realidade particular, vivida na escola Ebm Maria Damázio Coelho, em Florianópolis (SC). Depois de despertar a atenção da imprensa e ganhar repercussão nacional, o caso ilustrou diversas perspectivas sobre as novas formas de expressão e conversação trazidas por tecnologias da informação, especialmente sites de redes sociais como o Facebook. Ao analisar o conteúdo presente no diário de Classe, no contexto das reações sociais e midiáticas à página, o presente trabalho permite observar de que maneira os atores sociais constroem identidades e reforçam cidadanias em ambiente social. Para isso, investiga, sob a perspectiva intercultural de Néstor Garcia Canclini, como as apropriações do Facebook em diálogo com a mídia tradicional possibilitaram a participação social e favorecem o ciberativismo em uma contexto de modernidade reflexiva
id UNSP_4c3ff8a52813847f4a1a06b10dddf9ea
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/89373
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Identidade, comunicação e cidadania no facebook: uma análise do diário de classe de Isadora Faber.Redes sociais on-lineFacebook (Recursos eletrônicos)EducaçãoIdentidadeAtivistas politicosParticipação políticaOnline social networksNo dia 11 de julho de 2012 a jovem estudante Isadora Faber, de 13 anos, criou uma página no Facebook chamada Diário de Classe. O objetivo era utilizar o espaço para denunciar deficiências na educação pública no Brasil a partir da sua realidade particular, vivida na escola Ebm Maria Damázio Coelho, em Florianópolis (SC). Depois de despertar a atenção da imprensa e ganhar repercussão nacional, o caso ilustrou diversas perspectivas sobre as novas formas de expressão e conversação trazidas por tecnologias da informação, especialmente sites de redes sociais como o Facebook. Ao analisar o conteúdo presente no diário de Classe, no contexto das reações sociais e midiáticas à página, o presente trabalho permite observar de que maneira os atores sociais constroem identidades e reforçam cidadanias em ambiente social. Para isso, investiga, sob a perspectiva intercultural de Néstor Garcia Canclini, como as apropriações do Facebook em diálogo com a mídia tradicional possibilitaram a participação social e favorecem o ciberativismo em uma contexto de modernidade reflexivaOn July 11 th 2012, a young student called Isadora Faber, 13 years old, created a page on Facebook called Diário de Classe - gradebook. The target was use the tool to report deficiences of public education in Brazil from her particular reality, experienced in school Maria Damázio Coelho, in Florianópolis (SC). After gretting press attention and gaining national visibility, the case illustrated several perspectives on new forms of expression and conversation brought by information technology, especially from social networking sites such as the Facebook. By analyzing the content present in Diario de Classe, in the context of social and media reactions to the page, this work allow us to observe how social actors construct identities and reinforce citizenship in social environment. To reach this, investigates with intercultural perspective of Néstor Canclini, how Facebook's appropriation in dialogue with the traditional media allow social participation and favor cyberactitivism in a context of reflexive modernityUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bertolli Filho, Cláudio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Silvia Regina [UNESP]2014-06-11T19:24:02Z2014-06-11T19:24:02Z2013-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis149 f. : il.application/pdfFERREIRA, Silvia Regina. Identidade, comunicação e cidadania no facebook: uma análise do diário de classe de Isadora Faber. 2013. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2013.http://hdl.handle.net/11449/89373000732808ferreira_sr_me_bauru.pdf33004056081P406420226814082030000-0003-3584-9736Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:26:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89373Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:47:32.570651Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade, comunicação e cidadania no facebook: uma análise do diário de classe de Isadora Faber.
title Identidade, comunicação e cidadania no facebook: uma análise do diário de classe de Isadora Faber.
spellingShingle Identidade, comunicação e cidadania no facebook: uma análise do diário de classe de Isadora Faber.
Ferreira, Silvia Regina [UNESP]
Redes sociais on-line
Facebook (Recursos eletrônicos)
Educação
Identidade
Ativistas politicos
Participação política
Online social networks
title_short Identidade, comunicação e cidadania no facebook: uma análise do diário de classe de Isadora Faber.
title_full Identidade, comunicação e cidadania no facebook: uma análise do diário de classe de Isadora Faber.
title_fullStr Identidade, comunicação e cidadania no facebook: uma análise do diário de classe de Isadora Faber.
title_full_unstemmed Identidade, comunicação e cidadania no facebook: uma análise do diário de classe de Isadora Faber.
title_sort Identidade, comunicação e cidadania no facebook: uma análise do diário de classe de Isadora Faber.
author Ferreira, Silvia Regina [UNESP]
author_facet Ferreira, Silvia Regina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bertolli Filho, Cláudio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Silvia Regina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais on-line
Facebook (Recursos eletrônicos)
Educação
Identidade
Ativistas politicos
Participação política
Online social networks
topic Redes sociais on-line
Facebook (Recursos eletrônicos)
Educação
Identidade
Ativistas politicos
Participação política
Online social networks
description No dia 11 de julho de 2012 a jovem estudante Isadora Faber, de 13 anos, criou uma página no Facebook chamada Diário de Classe. O objetivo era utilizar o espaço para denunciar deficiências na educação pública no Brasil a partir da sua realidade particular, vivida na escola Ebm Maria Damázio Coelho, em Florianópolis (SC). Depois de despertar a atenção da imprensa e ganhar repercussão nacional, o caso ilustrou diversas perspectivas sobre as novas formas de expressão e conversação trazidas por tecnologias da informação, especialmente sites de redes sociais como o Facebook. Ao analisar o conteúdo presente no diário de Classe, no contexto das reações sociais e midiáticas à página, o presente trabalho permite observar de que maneira os atores sociais constroem identidades e reforçam cidadanias em ambiente social. Para isso, investiga, sob a perspectiva intercultural de Néstor Garcia Canclini, como as apropriações do Facebook em diálogo com a mídia tradicional possibilitaram a participação social e favorecem o ciberativismo em uma contexto de modernidade reflexiva
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-28
2014-06-11T19:24:02Z
2014-06-11T19:24:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Silvia Regina. Identidade, comunicação e cidadania no facebook: uma análise do diário de classe de Isadora Faber. 2013. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/89373
000732808
ferreira_sr_me_bauru.pdf
33004056081P4
0642022681408203
0000-0003-3584-9736
identifier_str_mv FERREIRA, Silvia Regina. Identidade, comunicação e cidadania no facebook: uma análise do diário de classe de Isadora Faber. 2013. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2013.
000732808
ferreira_sr_me_bauru.pdf
33004056081P4
0642022681408203
0000-0003-3584-9736
url http://hdl.handle.net/11449/89373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 149 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129118288478208