Identidade, comunicação e cidadania no facebook: uma análise do diário de classe de Isadora Faber.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/89373 |
Resumo: | No dia 11 de julho de 2012 a jovem estudante Isadora Faber, de 13 anos, criou uma página no Facebook chamada Diário de Classe. O objetivo era utilizar o espaço para denunciar deficiências na educação pública no Brasil a partir da sua realidade particular, vivida na escola Ebm Maria Damázio Coelho, em Florianópolis (SC). Depois de despertar a atenção da imprensa e ganhar repercussão nacional, o caso ilustrou diversas perspectivas sobre as novas formas de expressão e conversação trazidas por tecnologias da informação, especialmente sites de redes sociais como o Facebook. Ao analisar o conteúdo presente no diário de Classe, no contexto das reações sociais e midiáticas à página, o presente trabalho permite observar de que maneira os atores sociais constroem identidades e reforçam cidadanias em ambiente social. Para isso, investiga, sob a perspectiva intercultural de Néstor Garcia Canclini, como as apropriações do Facebook em diálogo com a mídia tradicional possibilitaram a participação social e favorecem o ciberativismo em uma contexto de modernidade reflexiva |
id |
UNSP_4c3ff8a52813847f4a1a06b10dddf9ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/89373 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Identidade, comunicação e cidadania no facebook: uma análise do diário de classe de Isadora Faber.Redes sociais on-lineFacebook (Recursos eletrônicos)EducaçãoIdentidadeAtivistas politicosParticipação políticaOnline social networksNo dia 11 de julho de 2012 a jovem estudante Isadora Faber, de 13 anos, criou uma página no Facebook chamada Diário de Classe. O objetivo era utilizar o espaço para denunciar deficiências na educação pública no Brasil a partir da sua realidade particular, vivida na escola Ebm Maria Damázio Coelho, em Florianópolis (SC). Depois de despertar a atenção da imprensa e ganhar repercussão nacional, o caso ilustrou diversas perspectivas sobre as novas formas de expressão e conversação trazidas por tecnologias da informação, especialmente sites de redes sociais como o Facebook. Ao analisar o conteúdo presente no diário de Classe, no contexto das reações sociais e midiáticas à página, o presente trabalho permite observar de que maneira os atores sociais constroem identidades e reforçam cidadanias em ambiente social. Para isso, investiga, sob a perspectiva intercultural de Néstor Garcia Canclini, como as apropriações do Facebook em diálogo com a mídia tradicional possibilitaram a participação social e favorecem o ciberativismo em uma contexto de modernidade reflexivaOn July 11 th 2012, a young student called Isadora Faber, 13 years old, created a page on Facebook called Diário de Classe - gradebook. The target was use the tool to report deficiences of public education in Brazil from her particular reality, experienced in school Maria Damázio Coelho, in Florianópolis (SC). After gretting press attention and gaining national visibility, the case illustrated several perspectives on new forms of expression and conversation brought by information technology, especially from social networking sites such as the Facebook. By analyzing the content present in Diario de Classe, in the context of social and media reactions to the page, this work allow us to observe how social actors construct identities and reinforce citizenship in social environment. To reach this, investigates with intercultural perspective of Néstor Canclini, how Facebook's appropriation in dialogue with the traditional media allow social participation and favor cyberactitivism in a context of reflexive modernityUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bertolli Filho, Cláudio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Silvia Regina [UNESP]2014-06-11T19:24:02Z2014-06-11T19:24:02Z2013-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis149 f. : il.application/pdfFERREIRA, Silvia Regina. Identidade, comunicação e cidadania no facebook: uma análise do diário de classe de Isadora Faber. 2013. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2013.http://hdl.handle.net/11449/89373000732808ferreira_sr_me_bauru.pdf33004056081P406420226814082030000-0003-3584-9736Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:26:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89373Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:47:32.570651Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade, comunicação e cidadania no facebook: uma análise do diário de classe de Isadora Faber. |
title |
Identidade, comunicação e cidadania no facebook: uma análise do diário de classe de Isadora Faber. |
spellingShingle |
Identidade, comunicação e cidadania no facebook: uma análise do diário de classe de Isadora Faber. Ferreira, Silvia Regina [UNESP] Redes sociais on-line Facebook (Recursos eletrônicos) Educação Identidade Ativistas politicos Participação política Online social networks |
title_short |
Identidade, comunicação e cidadania no facebook: uma análise do diário de classe de Isadora Faber. |
title_full |
Identidade, comunicação e cidadania no facebook: uma análise do diário de classe de Isadora Faber. |
title_fullStr |
Identidade, comunicação e cidadania no facebook: uma análise do diário de classe de Isadora Faber. |
title_full_unstemmed |
Identidade, comunicação e cidadania no facebook: uma análise do diário de classe de Isadora Faber. |
title_sort |
Identidade, comunicação e cidadania no facebook: uma análise do diário de classe de Isadora Faber. |
author |
Ferreira, Silvia Regina [UNESP] |
author_facet |
Ferreira, Silvia Regina [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bertolli Filho, Cláudio [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Silvia Regina [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais on-line Facebook (Recursos eletrônicos) Educação Identidade Ativistas politicos Participação política Online social networks |
topic |
Redes sociais on-line Facebook (Recursos eletrônicos) Educação Identidade Ativistas politicos Participação política Online social networks |
description |
No dia 11 de julho de 2012 a jovem estudante Isadora Faber, de 13 anos, criou uma página no Facebook chamada Diário de Classe. O objetivo era utilizar o espaço para denunciar deficiências na educação pública no Brasil a partir da sua realidade particular, vivida na escola Ebm Maria Damázio Coelho, em Florianópolis (SC). Depois de despertar a atenção da imprensa e ganhar repercussão nacional, o caso ilustrou diversas perspectivas sobre as novas formas de expressão e conversação trazidas por tecnologias da informação, especialmente sites de redes sociais como o Facebook. Ao analisar o conteúdo presente no diário de Classe, no contexto das reações sociais e midiáticas à página, o presente trabalho permite observar de que maneira os atores sociais constroem identidades e reforçam cidadanias em ambiente social. Para isso, investiga, sob a perspectiva intercultural de Néstor Garcia Canclini, como as apropriações do Facebook em diálogo com a mídia tradicional possibilitaram a participação social e favorecem o ciberativismo em uma contexto de modernidade reflexiva |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-28 2014-06-11T19:24:02Z 2014-06-11T19:24:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, Silvia Regina. Identidade, comunicação e cidadania no facebook: uma análise do diário de classe de Isadora Faber. 2013. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2013. http://hdl.handle.net/11449/89373 000732808 ferreira_sr_me_bauru.pdf 33004056081P4 0642022681408203 0000-0003-3584-9736 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Silvia Regina. Identidade, comunicação e cidadania no facebook: uma análise do diário de classe de Isadora Faber. 2013. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2013. 000732808 ferreira_sr_me_bauru.pdf 33004056081P4 0642022681408203 0000-0003-3584-9736 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/89373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
149 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129118288478208 |