O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em educação física: perfil, papel e potencialidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/100442
Resumo: A pesquisa aborda o universo da formação de professores sob a perspectiva do estágio curricular supervisionado em Educação Física, tendo como questão central como o professor-colaborador se torna um formador no âmbito do estágio. Os objetivos foram: (a) caracterizar o espaço do estágio curricular supervisionado, (b) caracterizar o trabalho do professor-colaborador e (c) apontar que saberes e práticas emergem do professor-colaborador no contexto do estágio. Optou-se pela pesquisa qualitativa/interpretativa. Os participantes do estudo são cinco professores-colaboradores de estágio da cidade de Rio Claro que recebem os estudantes em caracter oficial de estágio profissional e nove estagiários do curso de Licenciatura em Educação Física da UNESP/RC. As técnicas de coleta de dados e análise foram análise documental, observação sistematizada, filmagem, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Para todas as etapas se utilizou o termo de consentimento livre e esclarecido aprovado pelo Comitê de ética da instituição. Os dados passaram por tratamento do software QDAMiner, possibilitando a sua apresentação em três eixos. Entre os resultados, o primeiro, o universo do estágio, permitiu analisar as escolas parceiras, o professor-colaborador e sua concepção de estágio, a segunda, a constituição do professor-colaborador, permitiu inferir sobre a profissão docente, a escolha por ser colaborador e seu papel e funçao, por fim o terceiro eixo, a orientação durante o estágio, pode-se sistematizar a maneira como cada colaborador aborda seus respectitivos estagiários e quais saberes são utilizados. De maneira geral o espaço do estágio é um universo que congrega o discurso acadêmico e a prática da escola, sendo um local de formação, mas que apresenta dificuldade em reconhecer esse papel. O professor-colaborador foi...
id UNSP_4c79c5f0d6a0f85721b6a86d1efdea96
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/100442
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em educação física: perfil, papel e potencialidadesTeachers, Training ofPratica de ensinoEstagios supervisionadosEducação fisicaProfessores - FormaçãoA pesquisa aborda o universo da formação de professores sob a perspectiva do estágio curricular supervisionado em Educação Física, tendo como questão central como o professor-colaborador se torna um formador no âmbito do estágio. Os objetivos foram: (a) caracterizar o espaço do estágio curricular supervisionado, (b) caracterizar o trabalho do professor-colaborador e (c) apontar que saberes e práticas emergem do professor-colaborador no contexto do estágio. Optou-se pela pesquisa qualitativa/interpretativa. Os participantes do estudo são cinco professores-colaboradores de estágio da cidade de Rio Claro que recebem os estudantes em caracter oficial de estágio profissional e nove estagiários do curso de Licenciatura em Educação Física da UNESP/RC. As técnicas de coleta de dados e análise foram análise documental, observação sistematizada, filmagem, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Para todas as etapas se utilizou o termo de consentimento livre e esclarecido aprovado pelo Comitê de ética da instituição. Os dados passaram por tratamento do software QDAMiner, possibilitando a sua apresentação em três eixos. Entre os resultados, o primeiro, o universo do estágio, permitiu analisar as escolas parceiras, o professor-colaborador e sua concepção de estágio, a segunda, a constituição do professor-colaborador, permitiu inferir sobre a profissão docente, a escolha por ser colaborador e seu papel e funçao, por fim o terceiro eixo, a orientação durante o estágio, pode-se sistematizar a maneira como cada colaborador aborda seus respectitivos estagiários e quais saberes são utilizados. De maneira geral o espaço do estágio é um universo que congrega o discurso acadêmico e a prática da escola, sendo um local de formação, mas que apresenta dificuldade em reconhecer esse papel. O professor-colaborador foi...The research approached the universe of teachers training under the perspective of supervised training in Physical Education, considering as central question the way wich mentors becomes a trainer in the context of the stage.The aims were: (a) characterize the space of supervised stage, (b) characterize the mentors work and (c) indicate that knowledge and practices comes from the mentor in the context of the stage.The qualitative research. Study participants are five mentors from Rio Claro city whom receive students in oficial character of the professional stage and nine trainees from the Undergraduate in Physical Education of UNESP/RC. The techniques used were documentary analysis, systematic observation, recording, semi-structured interviews and content analysis. For all steps it were used the free and consent term, approved by the institutional ethics committee. The data have undergone treatment of QDAMiner software, allowing its presentation in three axes. Among the results, the first, stage of the universe, it allowed to analyze the partner schools, the mentor and its conception of stage, the second, the establishment of mentor, it allowed to make inferences about the teaching profession, the choice of being a mentor, and its role and function, finally, the third, the guidance during the internship stage, it could be possibile to systematized the way each mentor approaches his trainees and which knowledge are used. In general, it should be said that the space of stage is a universe which brings together the universe academic discourse and the practice of school, being a training site, but it has its difficulty in recognizing this role. The mentor was understood as someone whom is trained to be a teacher, but at some point in his career began to receive trainees for goodwill or friendship. He does not... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neto, Samuel de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]2014-06-11T19:30:53Z2014-06-11T19:30:53Z2012-09-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis180 p. : il., tabs. + 1 CD-ROM + 1 DVD-ROMapplication/pdfBENITES, Larissa Cerignoni. O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em educação física: perfil, papel e potencialidades. 2012. 180 p. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.http://hdl.handle.net/11449/100442000708119benites_lc_dr_rcla.pdf33004137062P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T06:28:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/100442Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:11:56.510229Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em educação física: perfil, papel e potencialidades
title O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em educação física: perfil, papel e potencialidades
spellingShingle O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em educação física: perfil, papel e potencialidades
Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]
Teachers, Training of
Pratica de ensino
Estagios supervisionados
Educação fisica
Professores - Formação
title_short O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em educação física: perfil, papel e potencialidades
title_full O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em educação física: perfil, papel e potencialidades
title_fullStr O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em educação física: perfil, papel e potencialidades
title_full_unstemmed O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em educação física: perfil, papel e potencialidades
title_sort O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em educação física: perfil, papel e potencialidades
author Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]
author_facet Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neto, Samuel de Souza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teachers, Training of
Pratica de ensino
Estagios supervisionados
Educação fisica
Professores - Formação
topic Teachers, Training of
Pratica de ensino
Estagios supervisionados
Educação fisica
Professores - Formação
description A pesquisa aborda o universo da formação de professores sob a perspectiva do estágio curricular supervisionado em Educação Física, tendo como questão central como o professor-colaborador se torna um formador no âmbito do estágio. Os objetivos foram: (a) caracterizar o espaço do estágio curricular supervisionado, (b) caracterizar o trabalho do professor-colaborador e (c) apontar que saberes e práticas emergem do professor-colaborador no contexto do estágio. Optou-se pela pesquisa qualitativa/interpretativa. Os participantes do estudo são cinco professores-colaboradores de estágio da cidade de Rio Claro que recebem os estudantes em caracter oficial de estágio profissional e nove estagiários do curso de Licenciatura em Educação Física da UNESP/RC. As técnicas de coleta de dados e análise foram análise documental, observação sistematizada, filmagem, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Para todas as etapas se utilizou o termo de consentimento livre e esclarecido aprovado pelo Comitê de ética da instituição. Os dados passaram por tratamento do software QDAMiner, possibilitando a sua apresentação em três eixos. Entre os resultados, o primeiro, o universo do estágio, permitiu analisar as escolas parceiras, o professor-colaborador e sua concepção de estágio, a segunda, a constituição do professor-colaborador, permitiu inferir sobre a profissão docente, a escolha por ser colaborador e seu papel e funçao, por fim o terceiro eixo, a orientação durante o estágio, pode-se sistematizar a maneira como cada colaborador aborda seus respectitivos estagiários e quais saberes são utilizados. De maneira geral o espaço do estágio é um universo que congrega o discurso acadêmico e a prática da escola, sendo um local de formação, mas que apresenta dificuldade em reconhecer esse papel. O professor-colaborador foi...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-24
2014-06-11T19:30:53Z
2014-06-11T19:30:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BENITES, Larissa Cerignoni. O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em educação física: perfil, papel e potencialidades. 2012. 180 p. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/100442
000708119
benites_lc_dr_rcla.pdf
33004137062P0
identifier_str_mv BENITES, Larissa Cerignoni. O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em educação física: perfil, papel e potencialidades. 2012. 180 p. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
000708119
benites_lc_dr_rcla.pdf
33004137062P0
url http://hdl.handle.net/11449/100442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 180 p. : il., tabs. + 1 CD-ROM + 1 DVD-ROM
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129404163850240