A viola amplificada de Leo Canhoto e Robertinho: a trilha sonora do Brasil em transição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortega, Guilherme Castro [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/88795
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo estudar, por meio de um objeto de cultura, o Brasil da transição, ou seja, o país a década de 1970 que deixava de ser rural para se tornar definitivamente urbano. Para a execução de tal objetivo buscamos entender a música sertaneja neste período, especialmente representada pela dupla Leo Canhoto e Robertinho. Com a introdução da guitarra elétrica, músicas e letras baseadas nos filmes de faroeste, elementos cênicos nos shows, roupas ao estilo hippie, entre outras coisas, eles foram considerados como um dos principais responsáveis por “modernizar” a música brasileira de origem rural. Neste processo, Leo Canhoto e Robertinho teriam operado um procedimento de mistura entre os elementos tomados como arcaicos e modernos de nossa sociedade O caminho traçado, portanto, foi o de analisar aspectos da trajetória da dupla nestes anos e as letras das suas canções no período que vai de 1969 até 1978 buscando compreender o que elas retratam do país daquele período. Neste sentido, esta pesquisa entende que a poesia das canções nos fala algo de significativo sobre seu momento social
id UNSP_4ca54f484d3db956c10fe6e3c1899f9a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/88795
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A viola amplificada de Leo Canhoto e Robertinho: a trilha sonora do Brasil em transiçãoMúsica sertanejaGoverno militar - História - Brasil - Século XXPolitica e culturaEsta pesquisa tem como objetivo estudar, por meio de um objeto de cultura, o Brasil da transição, ou seja, o país a década de 1970 que deixava de ser rural para se tornar definitivamente urbano. Para a execução de tal objetivo buscamos entender a música sertaneja neste período, especialmente representada pela dupla Leo Canhoto e Robertinho. Com a introdução da guitarra elétrica, músicas e letras baseadas nos filmes de faroeste, elementos cênicos nos shows, roupas ao estilo hippie, entre outras coisas, eles foram considerados como um dos principais responsáveis por “modernizar” a música brasileira de origem rural. Neste processo, Leo Canhoto e Robertinho teriam operado um procedimento de mistura entre os elementos tomados como arcaicos e modernos de nossa sociedade O caminho traçado, portanto, foi o de analisar aspectos da trajetória da dupla nestes anos e as letras das suas canções no período que vai de 1969 até 1978 buscando compreender o que elas retratam do país daquele período. Neste sentido, esta pesquisa entende que a poesia das canções nos fala algo de significativo sobre seu momento socialThis research aims to study, through an object of culture, Brazil's transition, this is to say the country in the 1970s that was no longer a rural to become definitively urban. To execute this purpose we intend to understand country music in this period, especially represented by Leo Canhoto and Robertinho. With the introduction of electric guitar, music and lyrics based in westerns, scenic elements in the shows, hippie-style clothes, among other things, they were considered a major contributor to modernize the Brazilian music of rural origin. In this case, Leo Canhoto and Robertinho had operated a mixing procedure among the factors taken as archaic and modern in our society. The path, therefore, was to analyze aspects of their trajectory in the period from 1969 to1978 trying to understand what they portray about the country in those years. In this sense, this research finds that the poetry of the songs tells us something significant about their social timeCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tolentino, Célia Aparecida Ferreira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ortega, Guilherme Castro [UNESP]2014-06-11T19:23:37Z2014-06-11T19:23:37Z2012-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis152 f. il.application/pdfORTEGA, Guilherme Castro. A viola amplificada de Leo Canhoto e Robertinho: a trilha sonora do Brasil em transição. 2012. 152 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.http://hdl.handle.net/11449/88795000695910ortega_gc_me_mar.pdf33004110042P8Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-26T06:17:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/88795Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-26T06:17:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A viola amplificada de Leo Canhoto e Robertinho: a trilha sonora do Brasil em transição
title A viola amplificada de Leo Canhoto e Robertinho: a trilha sonora do Brasil em transição
spellingShingle A viola amplificada de Leo Canhoto e Robertinho: a trilha sonora do Brasil em transição
Ortega, Guilherme Castro [UNESP]
Música sertaneja
Governo militar - História - Brasil - Século XX
Politica e cultura
title_short A viola amplificada de Leo Canhoto e Robertinho: a trilha sonora do Brasil em transição
title_full A viola amplificada de Leo Canhoto e Robertinho: a trilha sonora do Brasil em transição
title_fullStr A viola amplificada de Leo Canhoto e Robertinho: a trilha sonora do Brasil em transição
title_full_unstemmed A viola amplificada de Leo Canhoto e Robertinho: a trilha sonora do Brasil em transição
title_sort A viola amplificada de Leo Canhoto e Robertinho: a trilha sonora do Brasil em transição
author Ortega, Guilherme Castro [UNESP]
author_facet Ortega, Guilherme Castro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tolentino, Célia Aparecida Ferreira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortega, Guilherme Castro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Música sertaneja
Governo militar - História - Brasil - Século XX
Politica e cultura
topic Música sertaneja
Governo militar - História - Brasil - Século XX
Politica e cultura
description Esta pesquisa tem como objetivo estudar, por meio de um objeto de cultura, o Brasil da transição, ou seja, o país a década de 1970 que deixava de ser rural para se tornar definitivamente urbano. Para a execução de tal objetivo buscamos entender a música sertaneja neste período, especialmente representada pela dupla Leo Canhoto e Robertinho. Com a introdução da guitarra elétrica, músicas e letras baseadas nos filmes de faroeste, elementos cênicos nos shows, roupas ao estilo hippie, entre outras coisas, eles foram considerados como um dos principais responsáveis por “modernizar” a música brasileira de origem rural. Neste processo, Leo Canhoto e Robertinho teriam operado um procedimento de mistura entre os elementos tomados como arcaicos e modernos de nossa sociedade O caminho traçado, portanto, foi o de analisar aspectos da trajetória da dupla nestes anos e as letras das suas canções no período que vai de 1969 até 1978 buscando compreender o que elas retratam do país daquele período. Neste sentido, esta pesquisa entende que a poesia das canções nos fala algo de significativo sobre seu momento social
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-29
2014-06-11T19:23:37Z
2014-06-11T19:23:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ORTEGA, Guilherme Castro. A viola amplificada de Leo Canhoto e Robertinho: a trilha sonora do Brasil em transição. 2012. 152 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/88795
000695910
ortega_gc_me_mar.pdf
33004110042P8
identifier_str_mv ORTEGA, Guilherme Castro. A viola amplificada de Leo Canhoto e Robertinho: a trilha sonora do Brasil em transição. 2012. 152 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.
000695910
ortega_gc_me_mar.pdf
33004110042P8
url http://hdl.handle.net/11449/88795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 152 f. il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790113795670016