A viola amplificada de Leo Canhoto e Robertinho: a trilha sonora do Brasil em transição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/88795 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo estudar, por meio de um objeto de cultura, o Brasil da transição, ou seja, o país a década de 1970 que deixava de ser rural para se tornar definitivamente urbano. Para a execução de tal objetivo buscamos entender a música sertaneja neste período, especialmente representada pela dupla Leo Canhoto e Robertinho. Com a introdução da guitarra elétrica, músicas e letras baseadas nos filmes de faroeste, elementos cênicos nos shows, roupas ao estilo hippie, entre outras coisas, eles foram considerados como um dos principais responsáveis por “modernizar” a música brasileira de origem rural. Neste processo, Leo Canhoto e Robertinho teriam operado um procedimento de mistura entre os elementos tomados como arcaicos e modernos de nossa sociedade O caminho traçado, portanto, foi o de analisar aspectos da trajetória da dupla nestes anos e as letras das suas canções no período que vai de 1969 até 1978 buscando compreender o que elas retratam do país daquele período. Neste sentido, esta pesquisa entende que a poesia das canções nos fala algo de significativo sobre seu momento social |
id |
UNSP_4ca54f484d3db956c10fe6e3c1899f9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/88795 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A viola amplificada de Leo Canhoto e Robertinho: a trilha sonora do Brasil em transiçãoMúsica sertanejaGoverno militar - História - Brasil - Século XXPolitica e culturaEsta pesquisa tem como objetivo estudar, por meio de um objeto de cultura, o Brasil da transição, ou seja, o país a década de 1970 que deixava de ser rural para se tornar definitivamente urbano. Para a execução de tal objetivo buscamos entender a música sertaneja neste período, especialmente representada pela dupla Leo Canhoto e Robertinho. Com a introdução da guitarra elétrica, músicas e letras baseadas nos filmes de faroeste, elementos cênicos nos shows, roupas ao estilo hippie, entre outras coisas, eles foram considerados como um dos principais responsáveis por “modernizar” a música brasileira de origem rural. Neste processo, Leo Canhoto e Robertinho teriam operado um procedimento de mistura entre os elementos tomados como arcaicos e modernos de nossa sociedade O caminho traçado, portanto, foi o de analisar aspectos da trajetória da dupla nestes anos e as letras das suas canções no período que vai de 1969 até 1978 buscando compreender o que elas retratam do país daquele período. Neste sentido, esta pesquisa entende que a poesia das canções nos fala algo de significativo sobre seu momento socialThis research aims to study, through an object of culture, Brazil's transition, this is to say the country in the 1970s that was no longer a rural to become definitively urban. To execute this purpose we intend to understand country music in this period, especially represented by Leo Canhoto and Robertinho. With the introduction of electric guitar, music and lyrics based in westerns, scenic elements in the shows, hippie-style clothes, among other things, they were considered a major contributor to modernize the Brazilian music of rural origin. In this case, Leo Canhoto and Robertinho had operated a mixing procedure among the factors taken as archaic and modern in our society. The path, therefore, was to analyze aspects of their trajectory in the period from 1969 to1978 trying to understand what they portray about the country in those years. In this sense, this research finds that the poetry of the songs tells us something significant about their social timeCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tolentino, Célia Aparecida Ferreira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ortega, Guilherme Castro [UNESP]2014-06-11T19:23:37Z2014-06-11T19:23:37Z2012-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis152 f. il.application/pdfORTEGA, Guilherme Castro. A viola amplificada de Leo Canhoto e Robertinho: a trilha sonora do Brasil em transição. 2012. 152 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.http://hdl.handle.net/11449/88795000695910ortega_gc_me_mar.pdf33004110042P8Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-26T06:17:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/88795Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-26T06:17:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A viola amplificada de Leo Canhoto e Robertinho: a trilha sonora do Brasil em transição |
title |
A viola amplificada de Leo Canhoto e Robertinho: a trilha sonora do Brasil em transição |
spellingShingle |
A viola amplificada de Leo Canhoto e Robertinho: a trilha sonora do Brasil em transição Ortega, Guilherme Castro [UNESP] Música sertaneja Governo militar - História - Brasil - Século XX Politica e cultura |
title_short |
A viola amplificada de Leo Canhoto e Robertinho: a trilha sonora do Brasil em transição |
title_full |
A viola amplificada de Leo Canhoto e Robertinho: a trilha sonora do Brasil em transição |
title_fullStr |
A viola amplificada de Leo Canhoto e Robertinho: a trilha sonora do Brasil em transição |
title_full_unstemmed |
A viola amplificada de Leo Canhoto e Robertinho: a trilha sonora do Brasil em transição |
title_sort |
A viola amplificada de Leo Canhoto e Robertinho: a trilha sonora do Brasil em transição |
author |
Ortega, Guilherme Castro [UNESP] |
author_facet |
Ortega, Guilherme Castro [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tolentino, Célia Aparecida Ferreira [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ortega, Guilherme Castro [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música sertaneja Governo militar - História - Brasil - Século XX Politica e cultura |
topic |
Música sertaneja Governo militar - História - Brasil - Século XX Politica e cultura |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo estudar, por meio de um objeto de cultura, o Brasil da transição, ou seja, o país a década de 1970 que deixava de ser rural para se tornar definitivamente urbano. Para a execução de tal objetivo buscamos entender a música sertaneja neste período, especialmente representada pela dupla Leo Canhoto e Robertinho. Com a introdução da guitarra elétrica, músicas e letras baseadas nos filmes de faroeste, elementos cênicos nos shows, roupas ao estilo hippie, entre outras coisas, eles foram considerados como um dos principais responsáveis por “modernizar” a música brasileira de origem rural. Neste processo, Leo Canhoto e Robertinho teriam operado um procedimento de mistura entre os elementos tomados como arcaicos e modernos de nossa sociedade O caminho traçado, portanto, foi o de analisar aspectos da trajetória da dupla nestes anos e as letras das suas canções no período que vai de 1969 até 1978 buscando compreender o que elas retratam do país daquele período. Neste sentido, esta pesquisa entende que a poesia das canções nos fala algo de significativo sobre seu momento social |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-29 2014-06-11T19:23:37Z 2014-06-11T19:23:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ORTEGA, Guilherme Castro. A viola amplificada de Leo Canhoto e Robertinho: a trilha sonora do Brasil em transição. 2012. 152 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012. http://hdl.handle.net/11449/88795 000695910 ortega_gc_me_mar.pdf 33004110042P8 |
identifier_str_mv |
ORTEGA, Guilherme Castro. A viola amplificada de Leo Canhoto e Robertinho: a trilha sonora do Brasil em transição. 2012. 152 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012. 000695910 ortega_gc_me_mar.pdf 33004110042P8 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/88795 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
152 f. il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797790113795670016 |