A qualidade do ensino em uma escola pública estadual: um estudo das práticas da equipe gestora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neres, Ana Paula Ribeiro [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/115854
Resumo: O presente estudo foi elaborado com o objetivo de mapear o fazer cotidiano de uma escola pública considerada com alto nível de qualidade. A estratégia metodológica foi a de observação participante e da análise documental com enfoque etnográfico, estratégia esta que permite traduzir em palavras, os contextos e processos sociais do grupo estudado, sem prejuízo de sua complexidade e dinâmica natural. Dado, este propósito, a pesquisa de campo foi realizada por um período de 09 (nove) meses, de 13/03/2013 à 13/12/2013, totalizando pouco mais de 300 (trezentas) horas de observação participante numa escola da rede pública estadual de São Paulo, localizada no interior do estado e que atende aos anos finais do ensino fundamental e ao ensino médio. Por meio da observação participante, principal recurso da metodologia escolhida, análise de documentos oficiais, entrevistas abertas e análise quantitativa das respostas dadas pelos pais e alunos no questionário socioeconômico e cultural do SARESP 2013, atreladas a uma observação e estudo das características organizacionais da escola estudada (estrutura física, estrutura administrativa e estrutura social) foi possível o apontamento de diversas características e manifestações que tornaram esta escola uma referência na região, com altos índices de aproveitamento nas avaliações externas e valorização da comunidade escolar
id UNSP_4cd17f4d9b6600da959f66ac708b518c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115854
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A qualidade do ensino em uma escola pública estadual: um estudo das práticas da equipe gestoraEducaçãoEnsinoEscolas públicasEscolas - Organização e administraçãoPublic schoolsO presente estudo foi elaborado com o objetivo de mapear o fazer cotidiano de uma escola pública considerada com alto nível de qualidade. A estratégia metodológica foi a de observação participante e da análise documental com enfoque etnográfico, estratégia esta que permite traduzir em palavras, os contextos e processos sociais do grupo estudado, sem prejuízo de sua complexidade e dinâmica natural. Dado, este propósito, a pesquisa de campo foi realizada por um período de 09 (nove) meses, de 13/03/2013 à 13/12/2013, totalizando pouco mais de 300 (trezentas) horas de observação participante numa escola da rede pública estadual de São Paulo, localizada no interior do estado e que atende aos anos finais do ensino fundamental e ao ensino médio. Por meio da observação participante, principal recurso da metodologia escolhida, análise de documentos oficiais, entrevistas abertas e análise quantitativa das respostas dadas pelos pais e alunos no questionário socioeconômico e cultural do SARESP 2013, atreladas a uma observação e estudo das características organizacionais da escola estudada (estrutura física, estrutura administrativa e estrutura social) foi possível o apontamento de diversas características e manifestações que tornaram esta escola uma referência na região, com altos índices de aproveitamento nas avaliações externas e valorização da comunidade escolarThis research was designed with the intention to come to know and to learn the everyday life of a public school that meets high level of quality standard. The methodology used was the Ethnographic Case Study Approach, which permits to put into words the chosen group's context and social processes, taking in consideration its complexity and natural dynamic. The fieldwork was done at a public school of the State of São Paulo that teaches from the 6th grade of Middle School to the Senior of High School and it is located on the west side of the state. The fieldwork was completed in 9 (nine) months, from March 13 to December 13 of 2013 and 300 (three-hundred) hours was dedicated in participant observation. Through the participant observation, most important tool of the methodology chosen; the analyzes of official documents and the quantitative analyses of parents' and students' answers for the SARESP 2013 socioeconomic and cultural questionnaire, attached to a appreciation and close study of the school's organization characteristics (such as physical, administrative and social structure) it was possible to comprehend the possible characteristics and manifestations that made the school a reference in the region, with high rates of utilization on the external tests and improvement of the school communityCoordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Monteiro, Sueli Aparecida Itman [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neres, Ana Paula Ribeiro [UNESP]2015-03-03T11:52:37Z2015-03-03T11:52:37Z2014-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis125 f. : il. color., gráfs.application/pdfNERES, Ana Paula Ribeiro. A qualidade do ensino em uma escola pública estadual: um estudo das práticas da equipe gestora. 2014. 125 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.http://hdl.handle.net/11449/115854000809785000809785.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:53:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115854Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:49:02.172236Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A qualidade do ensino em uma escola pública estadual: um estudo das práticas da equipe gestora
title A qualidade do ensino em uma escola pública estadual: um estudo das práticas da equipe gestora
spellingShingle A qualidade do ensino em uma escola pública estadual: um estudo das práticas da equipe gestora
Neres, Ana Paula Ribeiro [UNESP]
Educação
Ensino
Escolas públicas
Escolas - Organização e administração
Public schools
title_short A qualidade do ensino em uma escola pública estadual: um estudo das práticas da equipe gestora
title_full A qualidade do ensino em uma escola pública estadual: um estudo das práticas da equipe gestora
title_fullStr A qualidade do ensino em uma escola pública estadual: um estudo das práticas da equipe gestora
title_full_unstemmed A qualidade do ensino em uma escola pública estadual: um estudo das práticas da equipe gestora
title_sort A qualidade do ensino em uma escola pública estadual: um estudo das práticas da equipe gestora
author Neres, Ana Paula Ribeiro [UNESP]
author_facet Neres, Ana Paula Ribeiro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Sueli Aparecida Itman [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Neres, Ana Paula Ribeiro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino
Escolas públicas
Escolas - Organização e administração
Public schools
topic Educação
Ensino
Escolas públicas
Escolas - Organização e administração
Public schools
description O presente estudo foi elaborado com o objetivo de mapear o fazer cotidiano de uma escola pública considerada com alto nível de qualidade. A estratégia metodológica foi a de observação participante e da análise documental com enfoque etnográfico, estratégia esta que permite traduzir em palavras, os contextos e processos sociais do grupo estudado, sem prejuízo de sua complexidade e dinâmica natural. Dado, este propósito, a pesquisa de campo foi realizada por um período de 09 (nove) meses, de 13/03/2013 à 13/12/2013, totalizando pouco mais de 300 (trezentas) horas de observação participante numa escola da rede pública estadual de São Paulo, localizada no interior do estado e que atende aos anos finais do ensino fundamental e ao ensino médio. Por meio da observação participante, principal recurso da metodologia escolhida, análise de documentos oficiais, entrevistas abertas e análise quantitativa das respostas dadas pelos pais e alunos no questionário socioeconômico e cultural do SARESP 2013, atreladas a uma observação e estudo das características organizacionais da escola estudada (estrutura física, estrutura administrativa e estrutura social) foi possível o apontamento de diversas características e manifestações que tornaram esta escola uma referência na região, com altos índices de aproveitamento nas avaliações externas e valorização da comunidade escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-26
2015-03-03T11:52:37Z
2015-03-03T11:52:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NERES, Ana Paula Ribeiro. A qualidade do ensino em uma escola pública estadual: um estudo das práticas da equipe gestora. 2014. 125 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
http://hdl.handle.net/11449/115854
000809785
000809785.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv NERES, Ana Paula Ribeiro. A qualidade do ensino em uma escola pública estadual: um estudo das práticas da equipe gestora. 2014. 125 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
000809785
000809785.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/115854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 125 f. : il. color., gráfs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128706373222400