As faces do planejamento na escola: uma análise do processo de planejamento em uma escola pública estadual gaúcha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delfino, Fabiane Chies
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/408
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de planejamento em uma escola pública estadual gaúcha. O referencial teórico deste trabalho foi dividido em dois temas: gestão escolar e planejamento. Para o alcance dos objetivos foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, que se utilizou das técnicas de pesquisa bibliográfica e entrevista. As entrevistas foram realizadas com seis professores e quatro alunas da escola estudada. Como principais resultados verificou-se que há possibilidade de avanço no entendimento e na implementação do planejamento estratégico como ferramenta de gestão na escola; o planejamento foi conteúdo que fez parte de cursos em diversos níveis de formação dos entrevistados; a equipe diretiva e os professores são responsáveis pela realização dos processos de planejamento na escola, tendo por foco diferentes tipos de planejamento; e todos os entrevistados apresentaram argumentos que confirmam a importância do planejamento na escola.
id IFRS-4_03e6a169b7a0bc27a90c7556347b2eb6
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/408
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling As faces do planejamento na escola: uma análise do processo de planejamento em uma escola pública estadual gaúchaEscolas - Organização e administraçãoGestão escolarEscola públicaO presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de planejamento em uma escola pública estadual gaúcha. O referencial teórico deste trabalho foi dividido em dois temas: gestão escolar e planejamento. Para o alcance dos objetivos foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, que se utilizou das técnicas de pesquisa bibliográfica e entrevista. As entrevistas foram realizadas com seis professores e quatro alunas da escola estudada. Como principais resultados verificou-se que há possibilidade de avanço no entendimento e na implementação do planejamento estratégico como ferramenta de gestão na escola; o planejamento foi conteúdo que fez parte de cursos em diversos níveis de formação dos entrevistados; a equipe diretiva e os professores são responsáveis pela realização dos processos de planejamento na escola, tendo por foco diferentes tipos de planejamento; e todos os entrevistados apresentaram argumentos que confirmam a importância do planejamento na escola.This paper aims to analyze the planning process in a state public school in Rio Grande do Sul. The theoretical framework of this work was divided into two themes: school management and planning. To achieve the objectives, an exploratory research with a qualitative approach was carried out, which used the techniques of bibliographic research and interview. The interviews were conducted with six teachers and four students from the school studied. As main results it was verified that there is a possibility of progress in the understanding and implementation of strategic planning as a management tool in the school; the planning was content that was part of courses at different levels of training of the interviewees; the management team and teachers are responsible for carrying out the planning processes in the school, focusing on different types of planning; and all respondents presented arguments that confirm the importance of planning at school.Crespam, Cristina CeribolaDelfino, Fabiane Chies2021-09-02T00:33:07Z2021-09-02T00:33:07Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/408porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-09-05T19:24:11Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/408Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-09-05T19:24:11Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv As faces do planejamento na escola: uma análise do processo de planejamento em uma escola pública estadual gaúcha
title As faces do planejamento na escola: uma análise do processo de planejamento em uma escola pública estadual gaúcha
spellingShingle As faces do planejamento na escola: uma análise do processo de planejamento em uma escola pública estadual gaúcha
Delfino, Fabiane Chies
Escolas - Organização e administração
Gestão escolar
Escola pública
title_short As faces do planejamento na escola: uma análise do processo de planejamento em uma escola pública estadual gaúcha
title_full As faces do planejamento na escola: uma análise do processo de planejamento em uma escola pública estadual gaúcha
title_fullStr As faces do planejamento na escola: uma análise do processo de planejamento em uma escola pública estadual gaúcha
title_full_unstemmed As faces do planejamento na escola: uma análise do processo de planejamento em uma escola pública estadual gaúcha
title_sort As faces do planejamento na escola: uma análise do processo de planejamento em uma escola pública estadual gaúcha
author Delfino, Fabiane Chies
author_facet Delfino, Fabiane Chies
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Crespam, Cristina Ceribola
dc.contributor.author.fl_str_mv Delfino, Fabiane Chies
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas - Organização e administração
Gestão escolar
Escola pública
topic Escolas - Organização e administração
Gestão escolar
Escola pública
description O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de planejamento em uma escola pública estadual gaúcha. O referencial teórico deste trabalho foi dividido em dois temas: gestão escolar e planejamento. Para o alcance dos objetivos foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, que se utilizou das técnicas de pesquisa bibliográfica e entrevista. As entrevistas foram realizadas com seis professores e quatro alunas da escola estudada. Como principais resultados verificou-se que há possibilidade de avanço no entendimento e na implementação do planejamento estratégico como ferramenta de gestão na escola; o planejamento foi conteúdo que fez parte de cursos em diversos níveis de formação dos entrevistados; a equipe diretiva e os professores são responsáveis pela realização dos processos de planejamento na escola, tendo por foco diferentes tipos de planejamento; e todos os entrevistados apresentaram argumentos que confirmam a importância do planejamento na escola.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-09-02T00:33:07Z
2021-09-02T00:33:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/408
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1813897513107718144