Programa de orientação a professores para o desenvolvimento de projeto educativo: efeito na aprendizagem acerca de alimentação saudável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102259 |
Resumo: | O ambiente escolar é apontado como local privilegiado para o desenvolvimento de programas de educação nutricional que visam à promoção de práticas alimentares saudáveis. Entretanto, avaliações dos resultados devem fazer parte desses programas de modo a permitir abordagens criativas e inovadoras. Assim, o objetivo deste estudo é verificar o efeito de um programa de educação nutricional dirigido a escolares de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de escolas públicas, na aquisição de conhecimento acerca de alimentação saudável. O trabalho foi realizado em duas escolas públicas - Escolas A e B, nas quais foi desenvolvido um programa de educação nutricional, sendo que na Escola A tal programa foi apoiado e acompanhado por um profissional nutricionista, fato que caracterizou esta escola como grupo intervenção. Antes e após o desenvolvimento do projeto educativo foi aplicado um instrumento para avaliar o conhecimento dos escolares sobre alimentação e nutrição, e também, pais ou responsáveis pelos escolares da Escola A responderam a um questionário informando as preferências e hábitos alimentares do seu(a) filho(a). Após o desenvolvimento do projeto educativo na Escola A, avaliou-se a percepção dos pais ou responsáveis em relação a mudanças nos comentários e atitudes do escolar referentes à alimentação. Os professores responsáveis pelas séries escolares da Escola A responderam a um questionário informando o desenvolvimento do programa em sala de aula. Os escolares da Escola A apresentaram mudança significante (p<0,01) no conhecimento de alimentação e nutrição após o desenvolvimento do projeto educativo, o que não ocorreu entre os escolares da Escola B, exceto entre os da 3ª série que também apresentaram mudança (p<0,05). Os hábitos e preferências alimentares dos escolares da Escola A não tiveram mudança significante após o desenvolvimento do projeto educativo. |
id |
UNSP_4d05f309596461886fd68d6cccc9376e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/102259 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Programa de orientação a professores para o desenvolvimento de projeto educativo: efeito na aprendizagem acerca de alimentação saudávelNutrição - EducaçãoProfessores de ensino fundamentalEnsino fundamental - FormaçãoEducação nutricionalProgramas educativosEnsino fundamental - Programas de educação nutricionalNutritional educationEducative programsTraining of teachersO ambiente escolar é apontado como local privilegiado para o desenvolvimento de programas de educação nutricional que visam à promoção de práticas alimentares saudáveis. Entretanto, avaliações dos resultados devem fazer parte desses programas de modo a permitir abordagens criativas e inovadoras. Assim, o objetivo deste estudo é verificar o efeito de um programa de educação nutricional dirigido a escolares de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de escolas públicas, na aquisição de conhecimento acerca de alimentação saudável. O trabalho foi realizado em duas escolas públicas - Escolas A e B, nas quais foi desenvolvido um programa de educação nutricional, sendo que na Escola A tal programa foi apoiado e acompanhado por um profissional nutricionista, fato que caracterizou esta escola como grupo intervenção. Antes e após o desenvolvimento do projeto educativo foi aplicado um instrumento para avaliar o conhecimento dos escolares sobre alimentação e nutrição, e também, pais ou responsáveis pelos escolares da Escola A responderam a um questionário informando as preferências e hábitos alimentares do seu(a) filho(a). Após o desenvolvimento do projeto educativo na Escola A, avaliou-se a percepção dos pais ou responsáveis em relação a mudanças nos comentários e atitudes do escolar referentes à alimentação. Os professores responsáveis pelas séries escolares da Escola A responderam a um questionário informando o desenvolvimento do programa em sala de aula. Os escolares da Escola A apresentaram mudança significante (p<0,01) no conhecimento de alimentação e nutrição após o desenvolvimento do projeto educativo, o que não ocorreu entre os escolares da Escola B, exceto entre os da 3ª série que também apresentaram mudança (p<0,05). Os hábitos e preferências alimentares dos escolares da Escola A não tiveram mudança significante após o desenvolvimento do projeto educativo.The school environment is considered as an appropriate place for the development of nutritional education programs aimed at promoting healthy eating practices. Nevertheless, evaluations of results should be part of these programs in order to allow creative and innovative approaches. Therefore, the present study aims to verify the effect of a nutritional education program intended for students who attend from 1st to 4th levels of elementary teaching in public schools, in relation to the acquisition of knowledge on healthy feeding. The research was performed in two public schools – Schools “A” and “B”, in which there was the development of a nutritional education program; in school “A”, the program was supported and followed by a nutritionist, and this fact characterized this school as an intervention group. The students’ knowledge on feeding and nutrition was evaluated before and after the development of the educational program and parents of (or the ones in charge of) the students in School “A” answered a questionnaire on the students’ preferences and eating habits. After the development of the educative program in School “A”, there was an evaluation of the parents’ perception in relation to changes in the comments and attitudes of the students referring to feeding. The teachers in charge of the groups in School “A” answered a questionnaire informing about the program development inside the classrooms. The students in School “A” presented a significant change (p < 0.01) in the knowledge on feeding and nutrition after the development of the educative project, which did not occur among the students in School “B”, except among the ones of the 3rd level who also presented a change (p < 0.05). The eating habits and preferences of the students in School “A” did not present a significant change after the development of the educative program.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Braga, Tania Moron Saes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Detregiachi, Claúdia Rucco Penteado [UNESP]2014-06-11T19:31:45Z2014-06-11T19:31:45Z2008-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis118 f : il. color.application/pdfDETREGIACHI, Claúdia Rucco Penteado. Programa de orientação a professores para o desenvolvimento de projeto educativo: efeito na aprendizagem acerca de alimentação saudável. 2008. 118 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/102259000544910detregiachi_crp_dr_mar.pdf33004110040P56535356022897474Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:37:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102259Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de orientação a professores para o desenvolvimento de projeto educativo: efeito na aprendizagem acerca de alimentação saudável |
title |
Programa de orientação a professores para o desenvolvimento de projeto educativo: efeito na aprendizagem acerca de alimentação saudável |
spellingShingle |
Programa de orientação a professores para o desenvolvimento de projeto educativo: efeito na aprendizagem acerca de alimentação saudável Detregiachi, Claúdia Rucco Penteado [UNESP] Nutrição - Educação Professores de ensino fundamental Ensino fundamental - Formação Educação nutricional Programas educativos Ensino fundamental - Programas de educação nutricional Nutritional education Educative programs Training of teachers |
title_short |
Programa de orientação a professores para o desenvolvimento de projeto educativo: efeito na aprendizagem acerca de alimentação saudável |
title_full |
Programa de orientação a professores para o desenvolvimento de projeto educativo: efeito na aprendizagem acerca de alimentação saudável |
title_fullStr |
Programa de orientação a professores para o desenvolvimento de projeto educativo: efeito na aprendizagem acerca de alimentação saudável |
title_full_unstemmed |
Programa de orientação a professores para o desenvolvimento de projeto educativo: efeito na aprendizagem acerca de alimentação saudável |
title_sort |
Programa de orientação a professores para o desenvolvimento de projeto educativo: efeito na aprendizagem acerca de alimentação saudável |
author |
Detregiachi, Claúdia Rucco Penteado [UNESP] |
author_facet |
Detregiachi, Claúdia Rucco Penteado [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Braga, Tania Moron Saes [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Detregiachi, Claúdia Rucco Penteado [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nutrição - Educação Professores de ensino fundamental Ensino fundamental - Formação Educação nutricional Programas educativos Ensino fundamental - Programas de educação nutricional Nutritional education Educative programs Training of teachers |
topic |
Nutrição - Educação Professores de ensino fundamental Ensino fundamental - Formação Educação nutricional Programas educativos Ensino fundamental - Programas de educação nutricional Nutritional education Educative programs Training of teachers |
description |
O ambiente escolar é apontado como local privilegiado para o desenvolvimento de programas de educação nutricional que visam à promoção de práticas alimentares saudáveis. Entretanto, avaliações dos resultados devem fazer parte desses programas de modo a permitir abordagens criativas e inovadoras. Assim, o objetivo deste estudo é verificar o efeito de um programa de educação nutricional dirigido a escolares de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de escolas públicas, na aquisição de conhecimento acerca de alimentação saudável. O trabalho foi realizado em duas escolas públicas - Escolas A e B, nas quais foi desenvolvido um programa de educação nutricional, sendo que na Escola A tal programa foi apoiado e acompanhado por um profissional nutricionista, fato que caracterizou esta escola como grupo intervenção. Antes e após o desenvolvimento do projeto educativo foi aplicado um instrumento para avaliar o conhecimento dos escolares sobre alimentação e nutrição, e também, pais ou responsáveis pelos escolares da Escola A responderam a um questionário informando as preferências e hábitos alimentares do seu(a) filho(a). Após o desenvolvimento do projeto educativo na Escola A, avaliou-se a percepção dos pais ou responsáveis em relação a mudanças nos comentários e atitudes do escolar referentes à alimentação. Os professores responsáveis pelas séries escolares da Escola A responderam a um questionário informando o desenvolvimento do programa em sala de aula. Os escolares da Escola A apresentaram mudança significante (p<0,01) no conhecimento de alimentação e nutrição após o desenvolvimento do projeto educativo, o que não ocorreu entre os escolares da Escola B, exceto entre os da 3ª série que também apresentaram mudança (p<0,05). Os hábitos e preferências alimentares dos escolares da Escola A não tiveram mudança significante após o desenvolvimento do projeto educativo. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-06 2014-06-11T19:31:45Z 2014-06-11T19:31:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DETREGIACHI, Claúdia Rucco Penteado. Programa de orientação a professores para o desenvolvimento de projeto educativo: efeito na aprendizagem acerca de alimentação saudável. 2008. 118 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008. http://hdl.handle.net/11449/102259 000544910 detregiachi_crp_dr_mar.pdf 33004110040P5 6535356022897474 |
identifier_str_mv |
DETREGIACHI, Claúdia Rucco Penteado. Programa de orientação a professores para o desenvolvimento de projeto educativo: efeito na aprendizagem acerca de alimentação saudável. 2008. 118 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008. 000544910 detregiachi_crp_dr_mar.pdf 33004110040P5 6535356022897474 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/102259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
118 f : il. color. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128193291354112 |