O tratamento probabilístico da teoria cinética de colisões em livros de química brasileiros para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://reec.uvigo.es/REEC/spanish/REEC_older_es.htm http://hdl.handle.net/11449/134455 |
Resumo: | This paper presents and discusses an analysis of the approaches and the didactic treatment of the kinetic model of collision between particles in chemical reaction (collision theory model) presented by brazilian chemistry textbooks for the medium level. Our starting point at this search was the correct and scientific model for this theory which is based on random events, but most of all the books investigated does not consider this fact like an important and very precious didactic aspect. We utilized in the investigation the writing discoursive analysis technique. |
id |
UNSP_4d172f73966d75936bc2be31ff96d086 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/134455 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O tratamento probabilístico da teoria cinética de colisões em livros de química brasileiros para o ensino médioThe probabilistic treatment of the collision theory in Brazilian high school chemistry textbooksCollision theoryProbabilityChemical kineticsTeoria das colisõesProbabilidadeCinética químicaThis paper presents and discusses an analysis of the approaches and the didactic treatment of the kinetic model of collision between particles in chemical reaction (collision theory model) presented by brazilian chemistry textbooks for the medium level. Our starting point at this search was the correct and scientific model for this theory which is based on random events, but most of all the books investigated does not consider this fact like an important and very precious didactic aspect. We utilized in the investigation the writing discoursive analysis technique.Este trabalho investigou as abordagens e o tratamento didático dispensados ao conteúdo de cinética química, em particular da teoria das colisões em livros de Química brasileiros destinados ao ensino médio, partindo do pressuposto de que o modelo cientificamente aceito se apóia fortemente na compreensão de evento probabilístico. Procuramos, portanto, em nosso estudo, evidências dessa utilização e usamos como referencial teórico a análise textual discursiva. Os resultados mostram que a maioria dos livros investigados opta por abordagens que não levam em consideração estes aspectos aleatórios na apresentação e discussão da teoria cinética de colisão de partículas numa reação química.Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Química, Centro de Ciências ExatasUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Química, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual de Maringá (UEM)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cirino, Marcelo MaiaSouza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]2016-03-02T12:56:48Z2016-03-02T12:56:48Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article125-144application/pdfhttp://reec.uvigo.es/REEC/spanish/REEC_older_es.htmREEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 9, n. 1, p. 125-144, 2010.1579-1513http://hdl.handle.net/11449/134455ISSN1579-1513-2010-09-01-125-144.pdf41675140509388217952492082756341Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporREEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Cienciasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T18:17:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134455Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:49:33.088941Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O tratamento probabilístico da teoria cinética de colisões em livros de química brasileiros para o ensino médio The probabilistic treatment of the collision theory in Brazilian high school chemistry textbooks |
title |
O tratamento probabilístico da teoria cinética de colisões em livros de química brasileiros para o ensino médio |
spellingShingle |
O tratamento probabilístico da teoria cinética de colisões em livros de química brasileiros para o ensino médio Cirino, Marcelo Maia Collision theory Probability Chemical kinetics Teoria das colisões Probabilidade Cinética química |
title_short |
O tratamento probabilístico da teoria cinética de colisões em livros de química brasileiros para o ensino médio |
title_full |
O tratamento probabilístico da teoria cinética de colisões em livros de química brasileiros para o ensino médio |
title_fullStr |
O tratamento probabilístico da teoria cinética de colisões em livros de química brasileiros para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
O tratamento probabilístico da teoria cinética de colisões em livros de química brasileiros para o ensino médio |
title_sort |
O tratamento probabilístico da teoria cinética de colisões em livros de química brasileiros para o ensino médio |
author |
Cirino, Marcelo Maia |
author_facet |
Cirino, Marcelo Maia Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cirino, Marcelo Maia Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Collision theory Probability Chemical kinetics Teoria das colisões Probabilidade Cinética química |
topic |
Collision theory Probability Chemical kinetics Teoria das colisões Probabilidade Cinética química |
description |
This paper presents and discusses an analysis of the approaches and the didactic treatment of the kinetic model of collision between particles in chemical reaction (collision theory model) presented by brazilian chemistry textbooks for the medium level. Our starting point at this search was the correct and scientific model for this theory which is based on random events, but most of all the books investigated does not consider this fact like an important and very precious didactic aspect. We utilized in the investigation the writing discoursive analysis technique. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2016-03-02T12:56:48Z 2016-03-02T12:56:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://reec.uvigo.es/REEC/spanish/REEC_older_es.htm REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 9, n. 1, p. 125-144, 2010. 1579-1513 http://hdl.handle.net/11449/134455 ISSN1579-1513-2010-09-01-125-144.pdf 4167514050938821 7952492082756341 |
url |
http://reec.uvigo.es/REEC/spanish/REEC_older_es.htm http://hdl.handle.net/11449/134455 |
identifier_str_mv |
REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 9, n. 1, p. 125-144, 2010. 1579-1513 ISSN1579-1513-2010-09-01-125-144.pdf 4167514050938821 7952492082756341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
125-144 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128985645711360 |