A intermediação da noção de probabilidade na construção de conceitos relacionados à cinética química no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cirino, Marcelo Maia [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90937
Resumo: Este trabalho procurou identificar como estudantes do Ensino Médio se apropriam de conceitos e elaboram determinados modelos inseridos em Cinética Química, especificamente o modelo cinético de colisão de partículas numa reação (Teoria das Colisões). Esta análise e as reflexõe que a seguiram foram baseadas principalmente nos estudos realizados por Piaget (1975, 1975b, 1977), Piaget & Inhelder (1975, 1977), Jun (2000) e Fischbein (1975). Utilizamos como documentos as transcrições das entrevistas (pré e pós-testes) realizadas individualmente com cada aluno. Inicialmente os estudantes foram entrevistados (pré-testes) com o intuito de identificar a familiaridade com a noção de evento probabilístico ou aleatório. Numa segunda etapa (pós-testes) esse conhecimento (ou a ausência parcial/total dele) foi posto à prova numa tentativa de estabelecer relações com um conteúdo específico da Química (Teoria das Colisões). Os resultados obtidos apontam para grandes discrepâncias entre o modelo cinético de colisões elaborado pelos estudantes e o cientificamente aceito.
id UNSP_61d6ef2692628618f60730fa0afcc59f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90937
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A intermediação da noção de probabilidade na construção de conceitos relacionados à cinética química no ensino médioCinetica quimicaProbabilidadeTeoria das colisõesProbabilityChemical kineticsCollision theory modelEste trabalho procurou identificar como estudantes do Ensino Médio se apropriam de conceitos e elaboram determinados modelos inseridos em Cinética Química, especificamente o modelo cinético de colisão de partículas numa reação (Teoria das Colisões). Esta análise e as reflexõe que a seguiram foram baseadas principalmente nos estudos realizados por Piaget (1975, 1975b, 1977), Piaget & Inhelder (1975, 1977), Jun (2000) e Fischbein (1975). Utilizamos como documentos as transcrições das entrevistas (pré e pós-testes) realizadas individualmente com cada aluno. Inicialmente os estudantes foram entrevistados (pré-testes) com o intuito de identificar a familiaridade com a noção de evento probabilístico ou aleatório. Numa segunda etapa (pós-testes) esse conhecimento (ou a ausência parcial/total dele) foi posto à prova numa tentativa de estabelecer relações com um conteúdo específico da Química (Teoria das Colisões). Os resultados obtidos apontam para grandes discrepâncias entre o modelo cinético de colisões elaborado pelos estudantes e o cientificamente aceito.The purpose of this work is to contribute for Science teaching making analysis and reflections on the way high school students appropriate the concepts and models related to Chemical Kinetics, mainly particles collisions' kinetics model in chemical reaction (Collision Theory Model). This investigation was based on Piaget and Inhelder' studies (1975), and also on Piaget (1975, 1977), Jun (2000), and Fischbein (1975) works, which have studied the connection between the young students and the probabilistic thinking. The analysis of the document evidences had the aim to evaluate if the students would be able to achieve generalization and develop concepts about Probability Theory. In the second part these concepts or its partial/total lacks were linked with chemical kinetics in attempt to establish relationships between correct explanation of collision kinetic model and the students' failure models. The obtained result points to great misconceptions related to the correct and scientific model and the student's.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cirino, Marcelo Maia [UNESP]2014-06-11T19:24:49Z2014-06-11T19:24:49Z2007-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis170 f. : il.application/pdfCIRINO, Marcelo Maia. A intermediação da noção de probabilidade na construção de conceitos relacionados à cinética química no ensino médio. 2007. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.http://hdl.handle.net/11449/90937000503633cirino_mm_me_bauru.pdf33004056079P04167514050938821Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-20T06:07:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90937Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T12:57:01.628072Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A intermediação da noção de probabilidade na construção de conceitos relacionados à cinética química no ensino médio
title A intermediação da noção de probabilidade na construção de conceitos relacionados à cinética química no ensino médio
spellingShingle A intermediação da noção de probabilidade na construção de conceitos relacionados à cinética química no ensino médio
Cirino, Marcelo Maia [UNESP]
Cinetica quimica
Probabilidade
Teoria das colisões
Probability
Chemical kinetics
Collision theory model
title_short A intermediação da noção de probabilidade na construção de conceitos relacionados à cinética química no ensino médio
title_full A intermediação da noção de probabilidade na construção de conceitos relacionados à cinética química no ensino médio
title_fullStr A intermediação da noção de probabilidade na construção de conceitos relacionados à cinética química no ensino médio
title_full_unstemmed A intermediação da noção de probabilidade na construção de conceitos relacionados à cinética química no ensino médio
title_sort A intermediação da noção de probabilidade na construção de conceitos relacionados à cinética química no ensino médio
author Cirino, Marcelo Maia [UNESP]
author_facet Cirino, Marcelo Maia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cirino, Marcelo Maia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cinetica quimica
Probabilidade
Teoria das colisões
Probability
Chemical kinetics
Collision theory model
topic Cinetica quimica
Probabilidade
Teoria das colisões
Probability
Chemical kinetics
Collision theory model
description Este trabalho procurou identificar como estudantes do Ensino Médio se apropriam de conceitos e elaboram determinados modelos inseridos em Cinética Química, especificamente o modelo cinético de colisão de partículas numa reação (Teoria das Colisões). Esta análise e as reflexõe que a seguiram foram baseadas principalmente nos estudos realizados por Piaget (1975, 1975b, 1977), Piaget & Inhelder (1975, 1977), Jun (2000) e Fischbein (1975). Utilizamos como documentos as transcrições das entrevistas (pré e pós-testes) realizadas individualmente com cada aluno. Inicialmente os estudantes foram entrevistados (pré-testes) com o intuito de identificar a familiaridade com a noção de evento probabilístico ou aleatório. Numa segunda etapa (pós-testes) esse conhecimento (ou a ausência parcial/total dele) foi posto à prova numa tentativa de estabelecer relações com um conteúdo específico da Química (Teoria das Colisões). Os resultados obtidos apontam para grandes discrepâncias entre o modelo cinético de colisões elaborado pelos estudantes e o cientificamente aceito.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-30
2014-06-11T19:24:49Z
2014-06-11T19:24:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CIRINO, Marcelo Maia. A intermediação da noção de probabilidade na construção de conceitos relacionados à cinética química no ensino médio. 2007. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/90937
000503633
cirino_mm_me_bauru.pdf
33004056079P0
4167514050938821
identifier_str_mv CIRINO, Marcelo Maia. A intermediação da noção de probabilidade na construção de conceitos relacionados à cinética química no ensino médio. 2007. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.
000503633
cirino_mm_me_bauru.pdf
33004056079P0
4167514050938821
url http://hdl.handle.net/11449/90937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 170 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045748107902976