Luiz Francisco Rebello e a renovação da linguagem cênica no teatro português posterior a 1945
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/99826 |
Resumo: | Esta dissertação buscou explorar a produção de Luiz Francisco Rebello (n.1924), dramaturgo português, que marcou o início da moderna dramaturgia em seu país, cuja principal contribuição foi a de renovar a linguagem cênica. Para mostrá-la, optou-se por três peças escritas e representadas em diferentes momentos e meios e, sobretudo, com linguagens bem distintas: a primeira, O mundo começou às 5 e 46 escrita em 1946 especialmente para integrar o segundo espetáculo do Teatro-Estúdio do Salitre (1946-1950) - um agrupamento experimental fundado neste mesmo ano por Luiz Francisco Rebello, Gino Saviotti e Vasco de Mendonça Alves - que veio a representar o marco da dramaturgia moderna em Portugal; a segunda peça, intitulada Condenados à Vida de 1963, tematicamente afinada com o Teatro Existencialista, e que nos recursos formais recupera inúmeras técnicas advindas das experiências européias do início do mesmo século; e, por último, o telegrama Todo o Amor é Amor de Perdição, escrito e apresentado em 1990 pela RTP (Televisão Portuguesa), que encerra, não a produção do autor que continua em atividade, mas o objetivo desta pesquisa que foi o de apontar, por meio da evolução dramática de Luiz Francisco Rebello, os aspectos inovadores do seu teatro... |
id |
UNSP_4d8848e3ec17b868a8b653bf78f1ca27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/99826 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Luiz Francisco Rebello e a renovação da linguagem cênica no teatro português posterior a 1945Rebello, Luiz Francisco 1924-Teatro portuguesDramaturgiaPortuguese dramaDramaturgyEsta dissertação buscou explorar a produção de Luiz Francisco Rebello (n.1924), dramaturgo português, que marcou o início da moderna dramaturgia em seu país, cuja principal contribuição foi a de renovar a linguagem cênica. Para mostrá-la, optou-se por três peças escritas e representadas em diferentes momentos e meios e, sobretudo, com linguagens bem distintas: a primeira, O mundo começou às 5 e 46 escrita em 1946 especialmente para integrar o segundo espetáculo do Teatro-Estúdio do Salitre (1946-1950) - um agrupamento experimental fundado neste mesmo ano por Luiz Francisco Rebello, Gino Saviotti e Vasco de Mendonça Alves - que veio a representar o marco da dramaturgia moderna em Portugal; a segunda peça, intitulada Condenados à Vida de 1963, tematicamente afinada com o Teatro Existencialista, e que nos recursos formais recupera inúmeras técnicas advindas das experiências européias do início do mesmo século; e, por último, o telegrama Todo o Amor é Amor de Perdição, escrito e apresentado em 1990 pela RTP (Televisão Portuguesa), que encerra, não a produção do autor que continua em atividade, mas o objetivo desta pesquisa que foi o de apontar, por meio da evolução dramática de Luiz Francisco Rebello, os aspectos inovadores do seu teatro...Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Junqueira, Renata Soares [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tscherne, Milca da Silva [UNESP]2014-06-11T19:30:22Z2014-06-11T19:30:22Z2006-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis140 f.application/pdfTSCHERNE, Milca da Silva. Luiz Francisco Rebello e a renovação da linguagem cênica no teatro português posterior a 1945. 2006. 140 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara., 2006.http://hdl.handle.net/11449/99826000463708tscherne_ms_me_arafcl.pdf33004030016P014352274624677000000-0002-7053-795XAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:27:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/99826Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:40:21.364072Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Luiz Francisco Rebello e a renovação da linguagem cênica no teatro português posterior a 1945 |
title |
Luiz Francisco Rebello e a renovação da linguagem cênica no teatro português posterior a 1945 |
spellingShingle |
Luiz Francisco Rebello e a renovação da linguagem cênica no teatro português posterior a 1945 Tscherne, Milca da Silva [UNESP] Rebello, Luiz Francisco 1924- Teatro portugues Dramaturgia Portuguese drama Dramaturgy |
title_short |
Luiz Francisco Rebello e a renovação da linguagem cênica no teatro português posterior a 1945 |
title_full |
Luiz Francisco Rebello e a renovação da linguagem cênica no teatro português posterior a 1945 |
title_fullStr |
Luiz Francisco Rebello e a renovação da linguagem cênica no teatro português posterior a 1945 |
title_full_unstemmed |
Luiz Francisco Rebello e a renovação da linguagem cênica no teatro português posterior a 1945 |
title_sort |
Luiz Francisco Rebello e a renovação da linguagem cênica no teatro português posterior a 1945 |
author |
Tscherne, Milca da Silva [UNESP] |
author_facet |
Tscherne, Milca da Silva [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Junqueira, Renata Soares [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tscherne, Milca da Silva [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rebello, Luiz Francisco 1924- Teatro portugues Dramaturgia Portuguese drama Dramaturgy |
topic |
Rebello, Luiz Francisco 1924- Teatro portugues Dramaturgia Portuguese drama Dramaturgy |
description |
Esta dissertação buscou explorar a produção de Luiz Francisco Rebello (n.1924), dramaturgo português, que marcou o início da moderna dramaturgia em seu país, cuja principal contribuição foi a de renovar a linguagem cênica. Para mostrá-la, optou-se por três peças escritas e representadas em diferentes momentos e meios e, sobretudo, com linguagens bem distintas: a primeira, O mundo começou às 5 e 46 escrita em 1946 especialmente para integrar o segundo espetáculo do Teatro-Estúdio do Salitre (1946-1950) - um agrupamento experimental fundado neste mesmo ano por Luiz Francisco Rebello, Gino Saviotti e Vasco de Mendonça Alves - que veio a representar o marco da dramaturgia moderna em Portugal; a segunda peça, intitulada Condenados à Vida de 1963, tematicamente afinada com o Teatro Existencialista, e que nos recursos formais recupera inúmeras técnicas advindas das experiências européias do início do mesmo século; e, por último, o telegrama Todo o Amor é Amor de Perdição, escrito e apresentado em 1990 pela RTP (Televisão Portuguesa), que encerra, não a produção do autor que continua em atividade, mas o objetivo desta pesquisa que foi o de apontar, por meio da evolução dramática de Luiz Francisco Rebello, os aspectos inovadores do seu teatro... |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-03-31 2014-06-11T19:30:22Z 2014-06-11T19:30:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TSCHERNE, Milca da Silva. Luiz Francisco Rebello e a renovação da linguagem cênica no teatro português posterior a 1945. 2006. 140 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara., 2006. http://hdl.handle.net/11449/99826 000463708 tscherne_ms_me_arafcl.pdf 33004030016P0 1435227462467700 0000-0002-7053-795X |
identifier_str_mv |
TSCHERNE, Milca da Silva. Luiz Francisco Rebello e a renovação da linguagem cênica no teatro português posterior a 1945. 2006. 140 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara., 2006. 000463708 tscherne_ms_me_arafcl.pdf 33004030016P0 1435227462467700 0000-0002-7053-795X |
url |
http://hdl.handle.net/11449/99826 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
140 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129105057546240 |