Experiência em arte-educação: importâncias, relações e sentidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fatio, Carla Francisca [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86923
Resumo: Esta pesquisa é sobre jovens que cresceram manuseando Arte em área de vulnerabilidade social, cultural e econômica na cidade de São Paulo. Apresentamos experiências em arte-educação, vividas e replicadas nesses sujeitos, e que hoje, passados alguns anos, uma família e uma diretora contam esta história. Narra-se também a historicidade deste projeto sócio-cultural para valorar a importância da Linguagem da Arte em suas vidas, e como promoveram a construção de sua identidade. Contam se aprenderam com a experiência e de que forma: como se propuseram a uma leitura pictográfica de si mesmos; desenvolvendo-se de forma lúdica e como meio de comunicação, com estímulos às memórias, individuais e coletivas. Porque exploramos juntos suas recordações e afetos, com o desenvolvimento de oficinas artísticas orientadas por esta arte-educadora, permitindo que os jovens trabalhassem valores democráticos como a paz, a tolerância, a negociação, o respeito e a cooperação na diversidade; concomitantemente a uma reflexão com a construção desses sentidos, não apenas em uma visão semiológica da produção, mas com o propósito de avaliar e pensar também a questão da linguagem em Artes Visuais, como forma de codificação, percepção, e expressão. Expomos a leitura a temas como um processo contínuo e não fragmentado, dialogando com autores que nos ajudaram a refletir e aprender com esta experiência. Construímos um sentido à Arte e a vida.
id UNSP_4dfedbe56d6f9fb0011f8c01126f48a9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86923
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Experiência em arte-educação: importâncias, relações e sentidosArte - EducaçãoArte - Aspectos sociaisArte - BrasilArte-experiênciaImagemArtista-educadoraArt-experienceImageArtist-educatorEsta pesquisa é sobre jovens que cresceram manuseando Arte em área de vulnerabilidade social, cultural e econômica na cidade de São Paulo. Apresentamos experiências em arte-educação, vividas e replicadas nesses sujeitos, e que hoje, passados alguns anos, uma família e uma diretora contam esta história. Narra-se também a historicidade deste projeto sócio-cultural para valorar a importância da Linguagem da Arte em suas vidas, e como promoveram a construção de sua identidade. Contam se aprenderam com a experiência e de que forma: como se propuseram a uma leitura pictográfica de si mesmos; desenvolvendo-se de forma lúdica e como meio de comunicação, com estímulos às memórias, individuais e coletivas. Porque exploramos juntos suas recordações e afetos, com o desenvolvimento de oficinas artísticas orientadas por esta arte-educadora, permitindo que os jovens trabalhassem valores democráticos como a paz, a tolerância, a negociação, o respeito e a cooperação na diversidade; concomitantemente a uma reflexão com a construção desses sentidos, não apenas em uma visão semiológica da produção, mas com o propósito de avaliar e pensar também a questão da linguagem em Artes Visuais, como forma de codificação, percepção, e expressão. Expomos a leitura a temas como um processo contínuo e não fragmentado, dialogando com autores que nos ajudaram a refletir e aprender com esta experiência. Construímos um sentido à Arte e a vida.This research describes and analyses art-education experiences of yongsters who have grown up handling Art in a social, cultural and economic vulnerable area of a big city named São Paulo, in Brazil. More specifically, this work presents art-education experiences that were explored and lived by a community group some years ago, and are now narrated by a family and a instutional director. Also, the historicity of those experiences is presented to confirm the importance of Art language for their lives and make evident the art-education value to the member's character edification and identity constrution. Moreover, they tell us if they have learned with the experience and how: their accounts reveal how they intended to develop a stimulus to individual and collective memories of pictured readings of themselves in a ludica way and as a communication process. Regarding the art-education experiences, personal remembrances and affection for the artistic workshops were explored in order to help the yongsters build democratic values such as peace, tolerance, negotiation skills, respected and cooperation, in an ethnic and cultural diversity. All at once, despite the restricted semiotic view of production and analyses, a concomitant reflection on the building of those values was derived from these experiences to assess and ponder the subject of visual Art language as a way of coding, perception and expression. Furthermore, this research was enriched by continuous reading, and by sharing the results with specialists who contributed towards a better understanding of those art-education experiences. Concluding, a broadest sense of Art and life has come out as a significant outcome.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Christov, Luiza Helena da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fatio, Carla Francisca [UNESP]2014-06-11T19:22:28Z2014-06-11T19:22:28Z2009-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis367 f. : il.application/pdfFATIO, Carla Francisca. Experiência em arte-educação: importâncias, relações e sentidos. 2008. 367 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.http://hdl.handle.net/11449/86923000583806fatio_cf_me_ia.pdf33004013063P467593574289196520881287710938442Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T19:12:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86923Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:12:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência em arte-educação: importâncias, relações e sentidos
title Experiência em arte-educação: importâncias, relações e sentidos
spellingShingle Experiência em arte-educação: importâncias, relações e sentidos
Fatio, Carla Francisca [UNESP]
Arte - Educação
Arte - Aspectos sociais
Arte - Brasil
Arte-experiência
Imagem
Artista-educadora
Art-experience
Image
Artist-educator
title_short Experiência em arte-educação: importâncias, relações e sentidos
title_full Experiência em arte-educação: importâncias, relações e sentidos
title_fullStr Experiência em arte-educação: importâncias, relações e sentidos
title_full_unstemmed Experiência em arte-educação: importâncias, relações e sentidos
title_sort Experiência em arte-educação: importâncias, relações e sentidos
author Fatio, Carla Francisca [UNESP]
author_facet Fatio, Carla Francisca [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Christov, Luiza Helena da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fatio, Carla Francisca [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - Educação
Arte - Aspectos sociais
Arte - Brasil
Arte-experiência
Imagem
Artista-educadora
Art-experience
Image
Artist-educator
topic Arte - Educação
Arte - Aspectos sociais
Arte - Brasil
Arte-experiência
Imagem
Artista-educadora
Art-experience
Image
Artist-educator
description Esta pesquisa é sobre jovens que cresceram manuseando Arte em área de vulnerabilidade social, cultural e econômica na cidade de São Paulo. Apresentamos experiências em arte-educação, vividas e replicadas nesses sujeitos, e que hoje, passados alguns anos, uma família e uma diretora contam esta história. Narra-se também a historicidade deste projeto sócio-cultural para valorar a importância da Linguagem da Arte em suas vidas, e como promoveram a construção de sua identidade. Contam se aprenderam com a experiência e de que forma: como se propuseram a uma leitura pictográfica de si mesmos; desenvolvendo-se de forma lúdica e como meio de comunicação, com estímulos às memórias, individuais e coletivas. Porque exploramos juntos suas recordações e afetos, com o desenvolvimento de oficinas artísticas orientadas por esta arte-educadora, permitindo que os jovens trabalhassem valores democráticos como a paz, a tolerância, a negociação, o respeito e a cooperação na diversidade; concomitantemente a uma reflexão com a construção desses sentidos, não apenas em uma visão semiológica da produção, mas com o propósito de avaliar e pensar também a questão da linguagem em Artes Visuais, como forma de codificação, percepção, e expressão. Expomos a leitura a temas como um processo contínuo e não fragmentado, dialogando com autores que nos ajudaram a refletir e aprender com esta experiência. Construímos um sentido à Arte e a vida.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-18
2014-06-11T19:22:28Z
2014-06-11T19:22:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FATIO, Carla Francisca. Experiência em arte-educação: importâncias, relações e sentidos. 2008. 367 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/86923
000583806
fatio_cf_me_ia.pdf
33004013063P4
6759357428919652
0881287710938442
identifier_str_mv FATIO, Carla Francisca. Experiência em arte-educação: importâncias, relações e sentidos. 2008. 367 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.
000583806
fatio_cf_me_ia.pdf
33004013063P4
6759357428919652
0881287710938442
url http://hdl.handle.net/11449/86923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 367 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546411185143808