Experiência em arte-educação: importâncias, relações e sentidos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/86923 |
Resumo: | Esta pesquisa é sobre jovens que cresceram manuseando Arte em área de vulnerabilidade social, cultural e econômica na cidade de São Paulo. Apresentamos experiências em arte-educação, vividas e replicadas nesses sujeitos, e que hoje, passados alguns anos, uma família e uma diretora contam esta história. Narra-se também a historicidade deste projeto sócio-cultural para valorar a importância da Linguagem da Arte em suas vidas, e como promoveram a construção de sua identidade. Contam se aprenderam com a experiência e de que forma: como se propuseram a uma leitura pictográfica de si mesmos; desenvolvendo-se de forma lúdica e como meio de comunicação, com estímulos às memórias, individuais e coletivas. Porque exploramos juntos suas recordações e afetos, com o desenvolvimento de oficinas artísticas orientadas por esta arte-educadora, permitindo que os jovens trabalhassem valores democráticos como a paz, a tolerância, a negociação, o respeito e a cooperação na diversidade; concomitantemente a uma reflexão com a construção desses sentidos, não apenas em uma visão semiológica da produção, mas com o propósito de avaliar e pensar também a questão da linguagem em Artes Visuais, como forma de codificação, percepção, e expressão. Expomos a leitura a temas como um processo contínuo e não fragmentado, dialogando com autores que nos ajudaram a refletir e aprender com esta experiência. Construímos um sentido à Arte e a vida. |
id |
UNSP_4dfedbe56d6f9fb0011f8c01126f48a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/86923 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Experiência em arte-educação: importâncias, relações e sentidosArte - EducaçãoArte - Aspectos sociaisArte - BrasilArte-experiênciaImagemArtista-educadoraArt-experienceImageArtist-educatorEsta pesquisa é sobre jovens que cresceram manuseando Arte em área de vulnerabilidade social, cultural e econômica na cidade de São Paulo. Apresentamos experiências em arte-educação, vividas e replicadas nesses sujeitos, e que hoje, passados alguns anos, uma família e uma diretora contam esta história. Narra-se também a historicidade deste projeto sócio-cultural para valorar a importância da Linguagem da Arte em suas vidas, e como promoveram a construção de sua identidade. Contam se aprenderam com a experiência e de que forma: como se propuseram a uma leitura pictográfica de si mesmos; desenvolvendo-se de forma lúdica e como meio de comunicação, com estímulos às memórias, individuais e coletivas. Porque exploramos juntos suas recordações e afetos, com o desenvolvimento de oficinas artísticas orientadas por esta arte-educadora, permitindo que os jovens trabalhassem valores democráticos como a paz, a tolerância, a negociação, o respeito e a cooperação na diversidade; concomitantemente a uma reflexão com a construção desses sentidos, não apenas em uma visão semiológica da produção, mas com o propósito de avaliar e pensar também a questão da linguagem em Artes Visuais, como forma de codificação, percepção, e expressão. Expomos a leitura a temas como um processo contínuo e não fragmentado, dialogando com autores que nos ajudaram a refletir e aprender com esta experiência. Construímos um sentido à Arte e a vida.This research describes and analyses art-education experiences of yongsters who have grown up handling Art in a social, cultural and economic vulnerable area of a big city named São Paulo, in Brazil. More specifically, this work presents art-education experiences that were explored and lived by a community group some years ago, and are now narrated by a family and a instutional director. Also, the historicity of those experiences is presented to confirm the importance of Art language for their lives and make evident the art-education value to the member's character edification and identity constrution. Moreover, they tell us if they have learned with the experience and how: their accounts reveal how they intended to develop a stimulus to individual and collective memories of pictured readings of themselves in a ludica way and as a communication process. Regarding the art-education experiences, personal remembrances and affection for the artistic workshops were explored in order to help the yongsters build democratic values such as peace, tolerance, negotiation skills, respected and cooperation, in an ethnic and cultural diversity. All at once, despite the restricted semiotic view of production and analyses, a concomitant reflection on the building of those values was derived from these experiences to assess and ponder the subject of visual Art language as a way of coding, perception and expression. Furthermore, this research was enriched by continuous reading, and by sharing the results with specialists who contributed towards a better understanding of those art-education experiences. Concluding, a broadest sense of Art and life has come out as a significant outcome.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Christov, Luiza Helena da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fatio, Carla Francisca [UNESP]2014-06-11T19:22:28Z2014-06-11T19:22:28Z2009-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis367 f. : il.application/pdfFATIO, Carla Francisca. Experiência em arte-educação: importâncias, relações e sentidos. 2008. 367 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.http://hdl.handle.net/11449/86923000583806fatio_cf_me_ia.pdf33004013063P467593574289196520881287710938442Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T19:12:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86923Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:12:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência em arte-educação: importâncias, relações e sentidos |
title |
Experiência em arte-educação: importâncias, relações e sentidos |
spellingShingle |
Experiência em arte-educação: importâncias, relações e sentidos Fatio, Carla Francisca [UNESP] Arte - Educação Arte - Aspectos sociais Arte - Brasil Arte-experiência Imagem Artista-educadora Art-experience Image Artist-educator |
title_short |
Experiência em arte-educação: importâncias, relações e sentidos |
title_full |
Experiência em arte-educação: importâncias, relações e sentidos |
title_fullStr |
Experiência em arte-educação: importâncias, relações e sentidos |
title_full_unstemmed |
Experiência em arte-educação: importâncias, relações e sentidos |
title_sort |
Experiência em arte-educação: importâncias, relações e sentidos |
author |
Fatio, Carla Francisca [UNESP] |
author_facet |
Fatio, Carla Francisca [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Christov, Luiza Helena da Silva [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fatio, Carla Francisca [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte - Educação Arte - Aspectos sociais Arte - Brasil Arte-experiência Imagem Artista-educadora Art-experience Image Artist-educator |
topic |
Arte - Educação Arte - Aspectos sociais Arte - Brasil Arte-experiência Imagem Artista-educadora Art-experience Image Artist-educator |
description |
Esta pesquisa é sobre jovens que cresceram manuseando Arte em área de vulnerabilidade social, cultural e econômica na cidade de São Paulo. Apresentamos experiências em arte-educação, vividas e replicadas nesses sujeitos, e que hoje, passados alguns anos, uma família e uma diretora contam esta história. Narra-se também a historicidade deste projeto sócio-cultural para valorar a importância da Linguagem da Arte em suas vidas, e como promoveram a construção de sua identidade. Contam se aprenderam com a experiência e de que forma: como se propuseram a uma leitura pictográfica de si mesmos; desenvolvendo-se de forma lúdica e como meio de comunicação, com estímulos às memórias, individuais e coletivas. Porque exploramos juntos suas recordações e afetos, com o desenvolvimento de oficinas artísticas orientadas por esta arte-educadora, permitindo que os jovens trabalhassem valores democráticos como a paz, a tolerância, a negociação, o respeito e a cooperação na diversidade; concomitantemente a uma reflexão com a construção desses sentidos, não apenas em uma visão semiológica da produção, mas com o propósito de avaliar e pensar também a questão da linguagem em Artes Visuais, como forma de codificação, percepção, e expressão. Expomos a leitura a temas como um processo contínuo e não fragmentado, dialogando com autores que nos ajudaram a refletir e aprender com esta experiência. Construímos um sentido à Arte e a vida. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-18 2014-06-11T19:22:28Z 2014-06-11T19:22:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FATIO, Carla Francisca. Experiência em arte-educação: importâncias, relações e sentidos. 2008. 367 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008. http://hdl.handle.net/11449/86923 000583806 fatio_cf_me_ia.pdf 33004013063P4 6759357428919652 0881287710938442 |
identifier_str_mv |
FATIO, Carla Francisca. Experiência em arte-educação: importâncias, relações e sentidos. 2008. 367 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008. 000583806 fatio_cf_me_ia.pdf 33004013063P4 6759357428919652 0881287710938442 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/86923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
367 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546411185143808 |