Competências e expectativas quanto ao ensino inclusivo na área de educação física adaptada: um estudo sobre as atitudes de alunos de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/156209 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-02-22/000892155.pdf |
Resumo: | As escolas necessitam de preparo para receber qualquer tipo de aluno com necessidades especiais. Neste aspecto, o profissional de educação física (EF) exerce influências fundamentais no desenvolvimento motor, cognitivo e social deste estudante, além de influenciar suas crenças e atitudes. Pensando nesta problemática, este estudo tem como objetivo avaliar a influência que a experiência na disciplina de educação física adaptada (EFA) exerce nas atitudes sobre educação inclusiva durante a formação de profissionais de EF. Para isso, foram aplicados testes em estudantes do curso de educação física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus Rio Claro, nos momentos antes e após cursarem a disciplina de EFA. Utilizamos um questionário no início do semestre, momento pré-teste aos alunos do 1º e 2º ano (n=91); e no momento pós-teste avaliamos os alunos do 3º e 4º ano (n=79) que já passaram pela experiência na disciplina. O efeito da experiência nas atitudes dos alunos foi pressuposto ocorrer após os mesmos terem cursado a disciplina de EFA, obrigatória para todos os graduandos em EF pela UNESP/Rio Claro. A avaliação inclui o questionário de Block (1995) adaptado por Palla (2001) e revisado por MauerbergdeCastro et al. (2013; nova versão em 2016). De modo geral, nesse estudo os alunos apresentam atitudes favoráveis ao ensino inclusivo, porém os alunos que já cursaram a disciplina EFA apresentam respostas mais consistentes quanto comparadas com aquelas dos alunos que não cursaram a disciplina EFA |
id |
UNSP_4e3d307e150c19adb7b7583e23859d46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/156209 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Competências e expectativas quanto ao ensino inclusivo na área de educação física adaptada: um estudo sobre as atitudes de alunos de educação físicaEducação fisicaEducação física para deficientesEducação inclusivaEducação física - Estudo e ensinoAs escolas necessitam de preparo para receber qualquer tipo de aluno com necessidades especiais. Neste aspecto, o profissional de educação física (EF) exerce influências fundamentais no desenvolvimento motor, cognitivo e social deste estudante, além de influenciar suas crenças e atitudes. Pensando nesta problemática, este estudo tem como objetivo avaliar a influência que a experiência na disciplina de educação física adaptada (EFA) exerce nas atitudes sobre educação inclusiva durante a formação de profissionais de EF. Para isso, foram aplicados testes em estudantes do curso de educação física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus Rio Claro, nos momentos antes e após cursarem a disciplina de EFA. Utilizamos um questionário no início do semestre, momento pré-teste aos alunos do 1º e 2º ano (n=91); e no momento pós-teste avaliamos os alunos do 3º e 4º ano (n=79) que já passaram pela experiência na disciplina. O efeito da experiência nas atitudes dos alunos foi pressuposto ocorrer após os mesmos terem cursado a disciplina de EFA, obrigatória para todos os graduandos em EF pela UNESP/Rio Claro. A avaliação inclui o questionário de Block (1995) adaptado por Palla (2001) e revisado por MauerbergdeCastro et al. (2013; nova versão em 2016). De modo geral, nesse estudo os alunos apresentam atitudes favoráveis ao ensino inclusivo, porém os alunos que já cursaram a disciplina EFA apresentam respostas mais consistentes quanto comparadas com aquelas dos alunos que não cursaram a disciplina EFAUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Castro, Eliane Mauerberg de [UNESP]Figueiredo, Gabriella Andreeta [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dias, Milena Silveira [UNESP]2018-09-19T17:26:25Z2018-09-19T17:26:25Z2017-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis40 f.application/pdfDIAS, Milena Silveira. Competências e expectativas quanto ao ensino inclusivo na área de educação física adaptada: um estudo sobre as atitudes de alunos de educação física. 2017. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.http://hdl.handle.net/11449/156209000892155http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-02-22/000892155.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-01T06:04:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156209Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:39:55.974314Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências e expectativas quanto ao ensino inclusivo na área de educação física adaptada: um estudo sobre as atitudes de alunos de educação física |
title |
Competências e expectativas quanto ao ensino inclusivo na área de educação física adaptada: um estudo sobre as atitudes de alunos de educação física |
spellingShingle |
Competências e expectativas quanto ao ensino inclusivo na área de educação física adaptada: um estudo sobre as atitudes de alunos de educação física Dias, Milena Silveira [UNESP] Educação fisica Educação física para deficientes Educação inclusiva Educação física - Estudo e ensino |
title_short |
Competências e expectativas quanto ao ensino inclusivo na área de educação física adaptada: um estudo sobre as atitudes de alunos de educação física |
title_full |
Competências e expectativas quanto ao ensino inclusivo na área de educação física adaptada: um estudo sobre as atitudes de alunos de educação física |
title_fullStr |
Competências e expectativas quanto ao ensino inclusivo na área de educação física adaptada: um estudo sobre as atitudes de alunos de educação física |
title_full_unstemmed |
Competências e expectativas quanto ao ensino inclusivo na área de educação física adaptada: um estudo sobre as atitudes de alunos de educação física |
title_sort |
Competências e expectativas quanto ao ensino inclusivo na área de educação física adaptada: um estudo sobre as atitudes de alunos de educação física |
author |
Dias, Milena Silveira [UNESP] |
author_facet |
Dias, Milena Silveira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, Eliane Mauerberg de [UNESP] Figueiredo, Gabriella Andreeta [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Milena Silveira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação fisica Educação física para deficientes Educação inclusiva Educação física - Estudo e ensino |
topic |
Educação fisica Educação física para deficientes Educação inclusiva Educação física - Estudo e ensino |
description |
As escolas necessitam de preparo para receber qualquer tipo de aluno com necessidades especiais. Neste aspecto, o profissional de educação física (EF) exerce influências fundamentais no desenvolvimento motor, cognitivo e social deste estudante, além de influenciar suas crenças e atitudes. Pensando nesta problemática, este estudo tem como objetivo avaliar a influência que a experiência na disciplina de educação física adaptada (EFA) exerce nas atitudes sobre educação inclusiva durante a formação de profissionais de EF. Para isso, foram aplicados testes em estudantes do curso de educação física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus Rio Claro, nos momentos antes e após cursarem a disciplina de EFA. Utilizamos um questionário no início do semestre, momento pré-teste aos alunos do 1º e 2º ano (n=91); e no momento pós-teste avaliamos os alunos do 3º e 4º ano (n=79) que já passaram pela experiência na disciplina. O efeito da experiência nas atitudes dos alunos foi pressuposto ocorrer após os mesmos terem cursado a disciplina de EFA, obrigatória para todos os graduandos em EF pela UNESP/Rio Claro. A avaliação inclui o questionário de Block (1995) adaptado por Palla (2001) e revisado por MauerbergdeCastro et al. (2013; nova versão em 2016). De modo geral, nesse estudo os alunos apresentam atitudes favoráveis ao ensino inclusivo, porém os alunos que já cursaram a disciplina EFA apresentam respostas mais consistentes quanto comparadas com aquelas dos alunos que não cursaram a disciplina EFA |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-12 2018-09-19T17:26:25Z 2018-09-19T17:26:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DIAS, Milena Silveira. Competências e expectativas quanto ao ensino inclusivo na área de educação física adaptada: um estudo sobre as atitudes de alunos de educação física. 2017. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017. http://hdl.handle.net/11449/156209 000892155 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-02-22/000892155.pdf |
identifier_str_mv |
DIAS, Milena Silveira. Competências e expectativas quanto ao ensino inclusivo na área de educação física adaptada: um estudo sobre as atitudes de alunos de educação física. 2017. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017. 000892155 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/156209 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-02-22/000892155.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
40 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128261844107264 |