Competências e expectativas quanto ao ensino inclusivo na área de educação física adaptada: um estudo sobre as atitudes de alunos de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Milena Silveira [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/156209
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-02-22/000892155.pdf
Resumo: As escolas necessitam de preparo para receber qualquer tipo de aluno com necessidades especiais. Neste aspecto, o profissional de educação física (EF) exerce influências fundamentais no desenvolvimento motor, cognitivo e social deste estudante, além de influenciar suas crenças e atitudes. Pensando nesta problemática, este estudo tem como objetivo avaliar a influência que a experiência na disciplina de educação física adaptada (EFA) exerce nas atitudes sobre educação inclusiva durante a formação de profissionais de EF. Para isso, foram aplicados testes em estudantes do curso de educação física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus Rio Claro, nos momentos antes e após cursarem a disciplina de EFA. Utilizamos um questionário no início do semestre, momento pré-teste aos alunos do 1º e 2º ano (n=91); e no momento pós-teste avaliamos os alunos do 3º e 4º ano (n=79) que já passaram pela experiência na disciplina. O efeito da experiência nas atitudes dos alunos foi pressuposto ocorrer após os mesmos terem cursado a disciplina de EFA, obrigatória para todos os graduandos em EF pela UNESP/Rio Claro. A avaliação inclui o questionário de Block (1995) adaptado por Palla (2001) e revisado por MauerbergdeCastro et al. (2013; nova versão em 2016). De modo geral, nesse estudo os alunos apresentam atitudes favoráveis ao ensino inclusivo, porém os alunos que já cursaram a disciplina EFA apresentam respostas mais consistentes quanto comparadas com aquelas dos alunos que não cursaram a disciplina EFA
id UNSP_4e3d307e150c19adb7b7583e23859d46
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/156209
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Competências e expectativas quanto ao ensino inclusivo na área de educação física adaptada: um estudo sobre as atitudes de alunos de educação físicaEducação fisicaEducação física para deficientesEducação inclusivaEducação física - Estudo e ensinoAs escolas necessitam de preparo para receber qualquer tipo de aluno com necessidades especiais. Neste aspecto, o profissional de educação física (EF) exerce influências fundamentais no desenvolvimento motor, cognitivo e social deste estudante, além de influenciar suas crenças e atitudes. Pensando nesta problemática, este estudo tem como objetivo avaliar a influência que a experiência na disciplina de educação física adaptada (EFA) exerce nas atitudes sobre educação inclusiva durante a formação de profissionais de EF. Para isso, foram aplicados testes em estudantes do curso de educação física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus Rio Claro, nos momentos antes e após cursarem a disciplina de EFA. Utilizamos um questionário no início do semestre, momento pré-teste aos alunos do 1º e 2º ano (n=91); e no momento pós-teste avaliamos os alunos do 3º e 4º ano (n=79) que já passaram pela experiência na disciplina. O efeito da experiência nas atitudes dos alunos foi pressuposto ocorrer após os mesmos terem cursado a disciplina de EFA, obrigatória para todos os graduandos em EF pela UNESP/Rio Claro. A avaliação inclui o questionário de Block (1995) adaptado por Palla (2001) e revisado por MauerbergdeCastro et al. (2013; nova versão em 2016). De modo geral, nesse estudo os alunos apresentam atitudes favoráveis ao ensino inclusivo, porém os alunos que já cursaram a disciplina EFA apresentam respostas mais consistentes quanto comparadas com aquelas dos alunos que não cursaram a disciplina EFAUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Castro, Eliane Mauerberg de [UNESP]Figueiredo, Gabriella Andreeta [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dias, Milena Silveira [UNESP]2018-09-19T17:26:25Z2018-09-19T17:26:25Z2017-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis40 f.application/pdfDIAS, Milena Silveira. Competências e expectativas quanto ao ensino inclusivo na área de educação física adaptada: um estudo sobre as atitudes de alunos de educação física. 2017. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.http://hdl.handle.net/11449/156209000892155http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-02-22/000892155.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-01T06:04:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156209Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:39:55.974314Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências e expectativas quanto ao ensino inclusivo na área de educação física adaptada: um estudo sobre as atitudes de alunos de educação física
title Competências e expectativas quanto ao ensino inclusivo na área de educação física adaptada: um estudo sobre as atitudes de alunos de educação física
spellingShingle Competências e expectativas quanto ao ensino inclusivo na área de educação física adaptada: um estudo sobre as atitudes de alunos de educação física
Dias, Milena Silveira [UNESP]
Educação fisica
Educação física para deficientes
Educação inclusiva
Educação física - Estudo e ensino
title_short Competências e expectativas quanto ao ensino inclusivo na área de educação física adaptada: um estudo sobre as atitudes de alunos de educação física
title_full Competências e expectativas quanto ao ensino inclusivo na área de educação física adaptada: um estudo sobre as atitudes de alunos de educação física
title_fullStr Competências e expectativas quanto ao ensino inclusivo na área de educação física adaptada: um estudo sobre as atitudes de alunos de educação física
title_full_unstemmed Competências e expectativas quanto ao ensino inclusivo na área de educação física adaptada: um estudo sobre as atitudes de alunos de educação física
title_sort Competências e expectativas quanto ao ensino inclusivo na área de educação física adaptada: um estudo sobre as atitudes de alunos de educação física
author Dias, Milena Silveira [UNESP]
author_facet Dias, Milena Silveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Eliane Mauerberg de [UNESP]
Figueiredo, Gabriella Andreeta [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Milena Silveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação fisica
Educação física para deficientes
Educação inclusiva
Educação física - Estudo e ensino
topic Educação fisica
Educação física para deficientes
Educação inclusiva
Educação física - Estudo e ensino
description As escolas necessitam de preparo para receber qualquer tipo de aluno com necessidades especiais. Neste aspecto, o profissional de educação física (EF) exerce influências fundamentais no desenvolvimento motor, cognitivo e social deste estudante, além de influenciar suas crenças e atitudes. Pensando nesta problemática, este estudo tem como objetivo avaliar a influência que a experiência na disciplina de educação física adaptada (EFA) exerce nas atitudes sobre educação inclusiva durante a formação de profissionais de EF. Para isso, foram aplicados testes em estudantes do curso de educação física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus Rio Claro, nos momentos antes e após cursarem a disciplina de EFA. Utilizamos um questionário no início do semestre, momento pré-teste aos alunos do 1º e 2º ano (n=91); e no momento pós-teste avaliamos os alunos do 3º e 4º ano (n=79) que já passaram pela experiência na disciplina. O efeito da experiência nas atitudes dos alunos foi pressuposto ocorrer após os mesmos terem cursado a disciplina de EFA, obrigatória para todos os graduandos em EF pela UNESP/Rio Claro. A avaliação inclui o questionário de Block (1995) adaptado por Palla (2001) e revisado por MauerbergdeCastro et al. (2013; nova versão em 2016). De modo geral, nesse estudo os alunos apresentam atitudes favoráveis ao ensino inclusivo, porém os alunos que já cursaram a disciplina EFA apresentam respostas mais consistentes quanto comparadas com aquelas dos alunos que não cursaram a disciplina EFA
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-12
2018-09-19T17:26:25Z
2018-09-19T17:26:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS, Milena Silveira. Competências e expectativas quanto ao ensino inclusivo na área de educação física adaptada: um estudo sobre as atitudes de alunos de educação física. 2017. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.
http://hdl.handle.net/11449/156209
000892155
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-02-22/000892155.pdf
identifier_str_mv DIAS, Milena Silveira. Competências e expectativas quanto ao ensino inclusivo na área de educação física adaptada: um estudo sobre as atitudes de alunos de educação física. 2017. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.
000892155
url http://hdl.handle.net/11449/156209
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-02-22/000892155.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 40 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128261844107264