A formação de educadores em serviço no contexto escolar: mídias digitais e projetos de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Flaviana dos Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92385
Resumo: O objetivo da presente pesquisa é analisar o processo de formação em serviço de cinco (5) educadores do Ensino Fundamental (5ª e 6ª série), de uma escola da Rede Pública de Presidente Prudente, para fazer uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como mídias no desenvolvimento de projetos de trabalho. Para tanto, a abordagem metodológica adotada foi baseada no estudo de caso do tipo observacional e no ciclo da dialética definido por ação-problema-reflexão-ação, a fim de provocar mudanças na pratica pedagógica dos educadores, procurando criar um ambiente Construcionista, Contextualizado e Significativo - CCS para favorecer a construção do conhecimento dos alunos. A investigação foi realizada no ambiente escolar no período de março/2004 a dezembro/2005, buscando propiciar a troca, a reflexão e a cooperação entre os envolvidos, por intermédio de intervenções ocorridas semanalmente em três momentos: nas Horas de Trabalho coletivo (HTPC), Sala Ambiente de Informática (S.A.I.) e Sala de Aula (S.A.). Como resultados, destaca-se a mudança na prática pedagógica dos educadores que usaram recursos disponíveis na Internet (diário e jornal eletrônico, bate-papo e e-mail) como mídias pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem e um melhor desempenho escolar dos alunos considerados inicialmente analfabetos funcionais, notados por meio dos exames: Sistema de Avaliação Rendimento Escolar Marietta (SAREM) e Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP).
id UNSP_4e916ff9339621666c3cd8dbc7b0129a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92385
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação de educadores em serviço no contexto escolar: mídias digitais e projetos de trabalhoEducaçãoEducação - Formação de professoresProfessores - FormaçãoEducator trainingConstructionistO objetivo da presente pesquisa é analisar o processo de formação em serviço de cinco (5) educadores do Ensino Fundamental (5ª e 6ª série), de uma escola da Rede Pública de Presidente Prudente, para fazer uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como mídias no desenvolvimento de projetos de trabalho. Para tanto, a abordagem metodológica adotada foi baseada no estudo de caso do tipo observacional e no ciclo da dialética definido por ação-problema-reflexão-ação, a fim de provocar mudanças na pratica pedagógica dos educadores, procurando criar um ambiente Construcionista, Contextualizado e Significativo - CCS para favorecer a construção do conhecimento dos alunos. A investigação foi realizada no ambiente escolar no período de março/2004 a dezembro/2005, buscando propiciar a troca, a reflexão e a cooperação entre os envolvidos, por intermédio de intervenções ocorridas semanalmente em três momentos: nas Horas de Trabalho coletivo (HTPC), Sala Ambiente de Informática (S.A.I.) e Sala de Aula (S.A.). Como resultados, destaca-se a mudança na prática pedagógica dos educadores que usaram recursos disponíveis na Internet (diário e jornal eletrônico, bate-papo e e-mail) como mídias pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem e um melhor desempenho escolar dos alunos considerados inicialmente analfabetos funcionais, notados por meio dos exames: Sistema de Avaliação Rendimento Escolar Marietta (SAREM) e Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP).This research analyses the on-site training process of five (5) educators of the Primary Education (5th and 6th grades) of a school in the Public Network of the city of Presidente Prudente, using Technology of Information and Communication (TIC) as a medias for project based learning. Research/training was on the study of case type observation and cycle of the dialectic defined for action-problem-reflection-action the methodological approaches chosen on the intent to provoke shifts in the pedagogical practice of the educators, aiming to create Constructionist, Contextualized and Significative (CCS) Environments, favoring the construction of the students' knowledge. The research was conducted in the school environment from march 2004 to december 2005, trying to improve interchange, reflection and cooperation among the participants, through interventions realized weekly in three situations: during Collective Work Hours (HTPC), Computing Environment Rooms (SAI) and Classrooms (SA). As results, I highlight the shift in the pedagogical practice of the educators which used resources available on Internet (weblogs, newsgroups, chats and email) as pedagogical medias of the teaching and learning processes and the improvement of the students grades which were initially considered functionally illiterates, detected through the tests: School Efficiency Evaluation System (SAREM) and São Paulo School Efficiency Evaluation System (SARESP).Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schlünzen, Elisa Tomos Moriya [UNESP]Silva, Maria da Graça Moreira da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Flaviana dos Santos [UNESP]2014-06-11T19:26:01Z2014-06-11T19:26:01Z2006-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis149 f. : il.application/pdfSILVA, Flaviana dos Santos. A formação de educadores em serviço no contexto escolar: mídias digitais e projetos de trabalho. 2006. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2006.http://hdl.handle.net/11449/92385000476680silva_fs_me_prud.pdf33004129044P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92385Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-20T12:44:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de educadores em serviço no contexto escolar: mídias digitais e projetos de trabalho
title A formação de educadores em serviço no contexto escolar: mídias digitais e projetos de trabalho
spellingShingle A formação de educadores em serviço no contexto escolar: mídias digitais e projetos de trabalho
Silva, Flaviana dos Santos [UNESP]
Educação
Educação - Formação de professores
Professores - Formação
Educator training
Constructionist
title_short A formação de educadores em serviço no contexto escolar: mídias digitais e projetos de trabalho
title_full A formação de educadores em serviço no contexto escolar: mídias digitais e projetos de trabalho
title_fullStr A formação de educadores em serviço no contexto escolar: mídias digitais e projetos de trabalho
title_full_unstemmed A formação de educadores em serviço no contexto escolar: mídias digitais e projetos de trabalho
title_sort A formação de educadores em serviço no contexto escolar: mídias digitais e projetos de trabalho
author Silva, Flaviana dos Santos [UNESP]
author_facet Silva, Flaviana dos Santos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schlünzen, Elisa Tomos Moriya [UNESP]
Silva, Maria da Graça Moreira da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Flaviana dos Santos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação - Formação de professores
Professores - Formação
Educator training
Constructionist
topic Educação
Educação - Formação de professores
Professores - Formação
Educator training
Constructionist
description O objetivo da presente pesquisa é analisar o processo de formação em serviço de cinco (5) educadores do Ensino Fundamental (5ª e 6ª série), de uma escola da Rede Pública de Presidente Prudente, para fazer uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como mídias no desenvolvimento de projetos de trabalho. Para tanto, a abordagem metodológica adotada foi baseada no estudo de caso do tipo observacional e no ciclo da dialética definido por ação-problema-reflexão-ação, a fim de provocar mudanças na pratica pedagógica dos educadores, procurando criar um ambiente Construcionista, Contextualizado e Significativo - CCS para favorecer a construção do conhecimento dos alunos. A investigação foi realizada no ambiente escolar no período de março/2004 a dezembro/2005, buscando propiciar a troca, a reflexão e a cooperação entre os envolvidos, por intermédio de intervenções ocorridas semanalmente em três momentos: nas Horas de Trabalho coletivo (HTPC), Sala Ambiente de Informática (S.A.I.) e Sala de Aula (S.A.). Como resultados, destaca-se a mudança na prática pedagógica dos educadores que usaram recursos disponíveis na Internet (diário e jornal eletrônico, bate-papo e e-mail) como mídias pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem e um melhor desempenho escolar dos alunos considerados inicialmente analfabetos funcionais, notados por meio dos exames: Sistema de Avaliação Rendimento Escolar Marietta (SAREM) e Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP).
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-18
2014-06-11T19:26:01Z
2014-06-11T19:26:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Flaviana dos Santos. A formação de educadores em serviço no contexto escolar: mídias digitais e projetos de trabalho. 2006. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/92385
000476680
silva_fs_me_prud.pdf
33004129044P6
identifier_str_mv SILVA, Flaviana dos Santos. A formação de educadores em serviço no contexto escolar: mídias digitais e projetos de trabalho. 2006. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2006.
000476680
silva_fs_me_prud.pdf
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/92385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 149 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045316039016448