A formação de educadores em serviço no contexto escolar: mídias digitais e projetos de trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/92385 |
Resumo: | O objetivo da presente pesquisa é analisar o processo de formação em serviço de cinco (5) educadores do Ensino Fundamental (5ª e 6ª série), de uma escola da Rede Pública de Presidente Prudente, para fazer uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como mídias no desenvolvimento de projetos de trabalho. Para tanto, a abordagem metodológica adotada foi baseada no estudo de caso do tipo observacional e no ciclo da dialética definido por ação-problema-reflexão-ação, a fim de provocar mudanças na pratica pedagógica dos educadores, procurando criar um ambiente Construcionista, Contextualizado e Significativo - CCS para favorecer a construção do conhecimento dos alunos. A investigação foi realizada no ambiente escolar no período de março/2004 a dezembro/2005, buscando propiciar a troca, a reflexão e a cooperação entre os envolvidos, por intermédio de intervenções ocorridas semanalmente em três momentos: nas Horas de Trabalho coletivo (HTPC), Sala Ambiente de Informática (S.A.I.) e Sala de Aula (S.A.). Como resultados, destaca-se a mudança na prática pedagógica dos educadores que usaram recursos disponíveis na Internet (diário e jornal eletrônico, bate-papo e e-mail) como mídias pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem e um melhor desempenho escolar dos alunos considerados inicialmente analfabetos funcionais, notados por meio dos exames: Sistema de Avaliação Rendimento Escolar Marietta (SAREM) e Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP). |
id |
UNSP_4e916ff9339621666c3cd8dbc7b0129a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/92385 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A formação de educadores em serviço no contexto escolar: mídias digitais e projetos de trabalhoEducaçãoEducação - Formação de professoresProfessores - FormaçãoEducator trainingConstructionistO objetivo da presente pesquisa é analisar o processo de formação em serviço de cinco (5) educadores do Ensino Fundamental (5ª e 6ª série), de uma escola da Rede Pública de Presidente Prudente, para fazer uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como mídias no desenvolvimento de projetos de trabalho. Para tanto, a abordagem metodológica adotada foi baseada no estudo de caso do tipo observacional e no ciclo da dialética definido por ação-problema-reflexão-ação, a fim de provocar mudanças na pratica pedagógica dos educadores, procurando criar um ambiente Construcionista, Contextualizado e Significativo - CCS para favorecer a construção do conhecimento dos alunos. A investigação foi realizada no ambiente escolar no período de março/2004 a dezembro/2005, buscando propiciar a troca, a reflexão e a cooperação entre os envolvidos, por intermédio de intervenções ocorridas semanalmente em três momentos: nas Horas de Trabalho coletivo (HTPC), Sala Ambiente de Informática (S.A.I.) e Sala de Aula (S.A.). Como resultados, destaca-se a mudança na prática pedagógica dos educadores que usaram recursos disponíveis na Internet (diário e jornal eletrônico, bate-papo e e-mail) como mídias pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem e um melhor desempenho escolar dos alunos considerados inicialmente analfabetos funcionais, notados por meio dos exames: Sistema de Avaliação Rendimento Escolar Marietta (SAREM) e Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP).This research analyses the on-site training process of five (5) educators of the Primary Education (5th and 6th grades) of a school in the Public Network of the city of Presidente Prudente, using Technology of Information and Communication (TIC) as a medias for project based learning. Research/training was on the study of case type observation and cycle of the dialectic defined for action-problem-reflection-action the methodological approaches chosen on the intent to provoke shifts in the pedagogical practice of the educators, aiming to create Constructionist, Contextualized and Significative (CCS) Environments, favoring the construction of the students' knowledge. The research was conducted in the school environment from march 2004 to december 2005, trying to improve interchange, reflection and cooperation among the participants, through interventions realized weekly in three situations: during Collective Work Hours (HTPC), Computing Environment Rooms (SAI) and Classrooms (SA). As results, I highlight the shift in the pedagogical practice of the educators which used resources available on Internet (weblogs, newsgroups, chats and email) as pedagogical medias of the teaching and learning processes and the improvement of the students grades which were initially considered functionally illiterates, detected through the tests: School Efficiency Evaluation System (SAREM) and São Paulo School Efficiency Evaluation System (SARESP).Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schlünzen, Elisa Tomos Moriya [UNESP]Silva, Maria da Graça Moreira da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Flaviana dos Santos [UNESP]2014-06-11T19:26:01Z2014-06-11T19:26:01Z2006-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis149 f. : il.application/pdfSILVA, Flaviana dos Santos. A formação de educadores em serviço no contexto escolar: mídias digitais e projetos de trabalho. 2006. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2006.http://hdl.handle.net/11449/92385000476680silva_fs_me_prud.pdf33004129044P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92385Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:03:45.045997Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de educadores em serviço no contexto escolar: mídias digitais e projetos de trabalho |
title |
A formação de educadores em serviço no contexto escolar: mídias digitais e projetos de trabalho |
spellingShingle |
A formação de educadores em serviço no contexto escolar: mídias digitais e projetos de trabalho Silva, Flaviana dos Santos [UNESP] Educação Educação - Formação de professores Professores - Formação Educator training Constructionist |
title_short |
A formação de educadores em serviço no contexto escolar: mídias digitais e projetos de trabalho |
title_full |
A formação de educadores em serviço no contexto escolar: mídias digitais e projetos de trabalho |
title_fullStr |
A formação de educadores em serviço no contexto escolar: mídias digitais e projetos de trabalho |
title_full_unstemmed |
A formação de educadores em serviço no contexto escolar: mídias digitais e projetos de trabalho |
title_sort |
A formação de educadores em serviço no contexto escolar: mídias digitais e projetos de trabalho |
author |
Silva, Flaviana dos Santos [UNESP] |
author_facet |
Silva, Flaviana dos Santos [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Schlünzen, Elisa Tomos Moriya [UNESP] Silva, Maria da Graça Moreira da [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Flaviana dos Santos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação - Formação de professores Professores - Formação Educator training Constructionist |
topic |
Educação Educação - Formação de professores Professores - Formação Educator training Constructionist |
description |
O objetivo da presente pesquisa é analisar o processo de formação em serviço de cinco (5) educadores do Ensino Fundamental (5ª e 6ª série), de uma escola da Rede Pública de Presidente Prudente, para fazer uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como mídias no desenvolvimento de projetos de trabalho. Para tanto, a abordagem metodológica adotada foi baseada no estudo de caso do tipo observacional e no ciclo da dialética definido por ação-problema-reflexão-ação, a fim de provocar mudanças na pratica pedagógica dos educadores, procurando criar um ambiente Construcionista, Contextualizado e Significativo - CCS para favorecer a construção do conhecimento dos alunos. A investigação foi realizada no ambiente escolar no período de março/2004 a dezembro/2005, buscando propiciar a troca, a reflexão e a cooperação entre os envolvidos, por intermédio de intervenções ocorridas semanalmente em três momentos: nas Horas de Trabalho coletivo (HTPC), Sala Ambiente de Informática (S.A.I.) e Sala de Aula (S.A.). Como resultados, destaca-se a mudança na prática pedagógica dos educadores que usaram recursos disponíveis na Internet (diário e jornal eletrônico, bate-papo e e-mail) como mídias pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem e um melhor desempenho escolar dos alunos considerados inicialmente analfabetos funcionais, notados por meio dos exames: Sistema de Avaliação Rendimento Escolar Marietta (SAREM) e Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP). |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08-18 2014-06-11T19:26:01Z 2014-06-11T19:26:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Flaviana dos Santos. A formação de educadores em serviço no contexto escolar: mídias digitais e projetos de trabalho. 2006. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2006. http://hdl.handle.net/11449/92385 000476680 silva_fs_me_prud.pdf 33004129044P6 |
identifier_str_mv |
SILVA, Flaviana dos Santos. A formação de educadores em serviço no contexto escolar: mídias digitais e projetos de trabalho. 2006. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2006. 000476680 silva_fs_me_prud.pdf 33004129044P6 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/92385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
149 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128748748275712 |