A Intervenção reflexiva como instrumento de formação continuada do educador: um estudo em classe especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Lúcia Pereira [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102255
Resumo: Este estudo busca identificar a ocorrência de mudanças na prática pedagógica de uma professora, durante o período em que se fez a reflexão sobre essa prática, à luz de proposições teóricas. Para tanto, foram realizados vinte encontros reflexivos com uma professora da Educação Especial, com a finalidade de propiciar a reflexão sobre a sua prática pedagógica, a partir da análise de gravações das situações ocorridas em sala de aula. As discussões promovidas, ao longo deste estudo, foram embasadas teoricamente nos conceitos da abordagem sócio-histórica, para procurar a compreensão sobre os aspectos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, particularizando as ações da atividade docente. Foram examinadas tanto as locuções verbais, como as ações educacionais da professora, na tentativa de se verificar a ocorrência de mudanças. Observaram-se indícios de mudança no que se refere ao foco de atenção da professora, quando ela analisa seus problemas pedagógicos, na consideração da multideterminação dos problemas de ensino e aprendizagem, na concepção de aluno, no método de ensino, no estabelecimento e valorização, seja da relação professor-aluno, seja da interação de alunos. Os resultados obtidos sinalizaram que a interação reflexiva parece ser um instrumento útil para a formação continuada de professores, indicando caminhos para a sua realização.
id UNSP_dbf85c7dff0076d8f13e297be778cf38
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102255
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A Intervenção reflexiva como instrumento de formação continuada do educador: um estudo em classe especialProfessores - Formação profissionalProfessores - FormaçãoEducação especialContinued formationSpecial educatorReflexive interventionEste estudo busca identificar a ocorrência de mudanças na prática pedagógica de uma professora, durante o período em que se fez a reflexão sobre essa prática, à luz de proposições teóricas. Para tanto, foram realizados vinte encontros reflexivos com uma professora da Educação Especial, com a finalidade de propiciar a reflexão sobre a sua prática pedagógica, a partir da análise de gravações das situações ocorridas em sala de aula. As discussões promovidas, ao longo deste estudo, foram embasadas teoricamente nos conceitos da abordagem sócio-histórica, para procurar a compreensão sobre os aspectos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, particularizando as ações da atividade docente. Foram examinadas tanto as locuções verbais, como as ações educacionais da professora, na tentativa de se verificar a ocorrência de mudanças. Observaram-se indícios de mudança no que se refere ao foco de atenção da professora, quando ela analisa seus problemas pedagógicos, na consideração da multideterminação dos problemas de ensino e aprendizagem, na concepção de aluno, no método de ensino, no estabelecimento e valorização, seja da relação professor-aluno, seja da interação de alunos. Os resultados obtidos sinalizaram que a interação reflexiva parece ser um instrumento útil para a formação continuada de professores, indicando caminhos para a sua realização.This study aims to identify the occurrence of changes in a teacher's pedagogical practice during a period that a reflection about this practice was done, based on theoretical propositions. Thus, twenty reflexive meetings were performed with a teacher from the Special Education aiming to propitiate the reflection of his/her pedagogical practice from the analysis of recordings of occurred situations in the classroom. The fostered discussions along this study were based theoretically on concepts of the social-historical approach to look for the comprehension about the aspects related to the educational and learning process, particularizing the actions from the academic activity. Not only the verbal locution was examined but also the teacher's educational actions in the attempt to verify the occurrence of changes. Indications of change were observed about the teacher's focus of attention when he/she analyses his/her pedagogical problems in the consideration of the multi determination of the educational and learning problems, in the student's conception, in the educational method, in the establishment and valorization of the teacher-student relation or students' interaction. The obtained results signalized that the reflexive interaction seems to be a useful instrument for the continued formation of teachers, indicating ways to its performance.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Aranha, Maria Salete Fábio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Lúcia Pereira [UNESP]2014-06-11T19:31:45Z2014-06-11T19:31:45Z2003-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis212 f. : il.application/pdfLEITE, Lúcia Pereira. A Intervenção reflexiva como instrumento de formação continuada do educador: um estudo em classe especial. 2003. 212 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.http://hdl.handle.net/11449/102255000213616leite_lp_dr_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:37:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102255Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Intervenção reflexiva como instrumento de formação continuada do educador: um estudo em classe especial
title A Intervenção reflexiva como instrumento de formação continuada do educador: um estudo em classe especial
spellingShingle A Intervenção reflexiva como instrumento de formação continuada do educador: um estudo em classe especial
Leite, Lúcia Pereira [UNESP]
Professores - Formação profissional
Professores - Formação
Educação especial
Continued formation
Special educator
Reflexive intervention
title_short A Intervenção reflexiva como instrumento de formação continuada do educador: um estudo em classe especial
title_full A Intervenção reflexiva como instrumento de formação continuada do educador: um estudo em classe especial
title_fullStr A Intervenção reflexiva como instrumento de formação continuada do educador: um estudo em classe especial
title_full_unstemmed A Intervenção reflexiva como instrumento de formação continuada do educador: um estudo em classe especial
title_sort A Intervenção reflexiva como instrumento de formação continuada do educador: um estudo em classe especial
author Leite, Lúcia Pereira [UNESP]
author_facet Leite, Lúcia Pereira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aranha, Maria Salete Fábio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Lúcia Pereira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação profissional
Professores - Formação
Educação especial
Continued formation
Special educator
Reflexive intervention
topic Professores - Formação profissional
Professores - Formação
Educação especial
Continued formation
Special educator
Reflexive intervention
description Este estudo busca identificar a ocorrência de mudanças na prática pedagógica de uma professora, durante o período em que se fez a reflexão sobre essa prática, à luz de proposições teóricas. Para tanto, foram realizados vinte encontros reflexivos com uma professora da Educação Especial, com a finalidade de propiciar a reflexão sobre a sua prática pedagógica, a partir da análise de gravações das situações ocorridas em sala de aula. As discussões promovidas, ao longo deste estudo, foram embasadas teoricamente nos conceitos da abordagem sócio-histórica, para procurar a compreensão sobre os aspectos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, particularizando as ações da atividade docente. Foram examinadas tanto as locuções verbais, como as ações educacionais da professora, na tentativa de se verificar a ocorrência de mudanças. Observaram-se indícios de mudança no que se refere ao foco de atenção da professora, quando ela analisa seus problemas pedagógicos, na consideração da multideterminação dos problemas de ensino e aprendizagem, na concepção de aluno, no método de ensino, no estabelecimento e valorização, seja da relação professor-aluno, seja da interação de alunos. Os resultados obtidos sinalizaram que a interação reflexiva parece ser um instrumento útil para a formação continuada de professores, indicando caminhos para a sua realização.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-16
2014-06-11T19:31:45Z
2014-06-11T19:31:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITE, Lúcia Pereira. A Intervenção reflexiva como instrumento de formação continuada do educador: um estudo em classe especial. 2003. 212 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.
http://hdl.handle.net/11449/102255
000213616
leite_lp_dr_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv LEITE, Lúcia Pereira. A Intervenção reflexiva como instrumento de formação continuada do educador: um estudo em classe especial. 2003. 212 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.
000213616
leite_lp_dr_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/102255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 212 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128161169276928