Contribuições para o ensino de eletrônica e robótica nas escolas de ensino médio de Presidente Prudente e região

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mafra, Marta Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/190769
Resumo: Em meados de 2015, chegou às escolas do Programa de Ensino Integral (PEI) da rede pública estadual, o Kit Robótica Arduino, composto por um conjunto de componentes de eletrônica, sendo uma placa Arduino e dois pequenos livros. Para utilizar esses materiais, a Diretoria de Ensino assumiu a tarefa de capacitar os professores da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e contou com o apoio da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente. Durante as capacitações compostas por Orientações Técnicas – OT – e por Curso, foram verificadas in loco as dificuldades dos professores no manejo com os projetos de Robótica, surgidos principalmente pela carência de conteúdos de eletrônica. Ao término das capacitações e da análise de seus resultados, surgiu a ideia de criar um Manual Simplificado de Eletrônica (Apêndice) com os elementos básicos da Eletrônica e de elaborar Propostas de Atividades Experimentais – PAE – (Apêndice). Foi criada uma metodologia, a fim de tornar mais eficazes as atividades de treinamento de professores focadas no Kit Robótica Arduino. Para avaliar a metodologia, foram realizados experimentos usando a metodologia proposta em uma escola pública de Presidente Prudente, os quais, tendo obtido bons resultados, são discutidos neste trabalho. Espera-se que sua divulgação em outras Diretorias de Ensino da região possa reduzir o tempo utilizado em treinamento de professores, bem como melhorar a competência na implantação da Robótica. Embora a maioria das escolas da rede pública estadual ainda não tenha recebido o Kit Robótica Arduino, quando isso acontecer, certamente enfrentarão problemas semelhantes aos que levaram à elaboração desta dissertação.
id UNSP_4e9df67f3201f0096b387b805e458300
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/190769
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Contribuições para o ensino de eletrônica e robótica nas escolas de ensino médio de Presidente Prudente e regiãoContributions to the teaching of electronics and robotics in secondary schools in Presidente Prudente and regionEnsino de FísicaEscola públicaRobóticaArduinoPhysics teachingPublic schoolRoboticsArduinoEm meados de 2015, chegou às escolas do Programa de Ensino Integral (PEI) da rede pública estadual, o Kit Robótica Arduino, composto por um conjunto de componentes de eletrônica, sendo uma placa Arduino e dois pequenos livros. Para utilizar esses materiais, a Diretoria de Ensino assumiu a tarefa de capacitar os professores da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e contou com o apoio da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente. Durante as capacitações compostas por Orientações Técnicas – OT – e por Curso, foram verificadas in loco as dificuldades dos professores no manejo com os projetos de Robótica, surgidos principalmente pela carência de conteúdos de eletrônica. Ao término das capacitações e da análise de seus resultados, surgiu a ideia de criar um Manual Simplificado de Eletrônica (Apêndice) com os elementos básicos da Eletrônica e de elaborar Propostas de Atividades Experimentais – PAE – (Apêndice). Foi criada uma metodologia, a fim de tornar mais eficazes as atividades de treinamento de professores focadas no Kit Robótica Arduino. Para avaliar a metodologia, foram realizados experimentos usando a metodologia proposta em uma escola pública de Presidente Prudente, os quais, tendo obtido bons resultados, são discutidos neste trabalho. Espera-se que sua divulgação em outras Diretorias de Ensino da região possa reduzir o tempo utilizado em treinamento de professores, bem como melhorar a competência na implantação da Robótica. Embora a maioria das escolas da rede pública estadual ainda não tenha recebido o Kit Robótica Arduino, quando isso acontecer, certamente enfrentarão problemas semelhantes aos que levaram à elaboração desta dissertação.In the middle of 2015, schools included in the Integral Education Program of São Paulo State public school system were contemplated with the Arduino Robotics Kit: a set of electronic components, an Arduino Board and two booklets. The Education Department in Presidente Prudente, counting on the support of FCT/UNESP – Presidente Prudente Campus, took on the task of training teachers in the field of Nature Science and its Technologies to improve the use of that material. During training activities – Technical Guidance and Coursework – teachers’ difficulties in developing robotics projects were evidenced, mainly due to their lack of knowledge in electronics. At the end of the developed activities, after having the participants acquired some practice in the subject, came up the ideas of writing a Simplified Manual of Electronics (Appendix) which would contemplate the necessary basic elements for working in this area, as well as elaborating Proposals for Experimental Activities (PAE - Appendix). A methodology was created in order to make teachers’ training focused on Arduino Robotics Kit more effective. To evaluate the methodology, experiments were performed in a public school in Presidente Prudente, which, having obtained good results, are discussed in this paper. It is expected that the dissemination of this work in other regional Education Departments might contribute not only to reduce teachers' training time, but also to achieve better proficiency in implementing Robotics. Although the majority of São Paulo public schools have not yet been contemplated with Arduino Robotics Kits, when they do, they will certainly face the same problems which led to the elaboration of this dissertation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Peña, Angel Fidel Vilche [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mafra, Marta Ferreira2019-10-18T14:45:52Z2019-10-18T14:45:52Z2019-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19076900092614233283010001P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:19:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/190769Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:56:48.130109Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições para o ensino de eletrônica e robótica nas escolas de ensino médio de Presidente Prudente e região
Contributions to the teaching of electronics and robotics in secondary schools in Presidente Prudente and region
title Contribuições para o ensino de eletrônica e robótica nas escolas de ensino médio de Presidente Prudente e região
spellingShingle Contribuições para o ensino de eletrônica e robótica nas escolas de ensino médio de Presidente Prudente e região
Mafra, Marta Ferreira
Ensino de Física
Escola pública
Robótica
Arduino
Physics teaching
Public school
Robotics
Arduino
title_short Contribuições para o ensino de eletrônica e robótica nas escolas de ensino médio de Presidente Prudente e região
title_full Contribuições para o ensino de eletrônica e robótica nas escolas de ensino médio de Presidente Prudente e região
title_fullStr Contribuições para o ensino de eletrônica e robótica nas escolas de ensino médio de Presidente Prudente e região
title_full_unstemmed Contribuições para o ensino de eletrônica e robótica nas escolas de ensino médio de Presidente Prudente e região
title_sort Contribuições para o ensino de eletrônica e robótica nas escolas de ensino médio de Presidente Prudente e região
author Mafra, Marta Ferreira
author_facet Mafra, Marta Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peña, Angel Fidel Vilche [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mafra, Marta Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Escola pública
Robótica
Arduino
Physics teaching
Public school
Robotics
Arduino
topic Ensino de Física
Escola pública
Robótica
Arduino
Physics teaching
Public school
Robotics
Arduino
description Em meados de 2015, chegou às escolas do Programa de Ensino Integral (PEI) da rede pública estadual, o Kit Robótica Arduino, composto por um conjunto de componentes de eletrônica, sendo uma placa Arduino e dois pequenos livros. Para utilizar esses materiais, a Diretoria de Ensino assumiu a tarefa de capacitar os professores da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e contou com o apoio da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente. Durante as capacitações compostas por Orientações Técnicas – OT – e por Curso, foram verificadas in loco as dificuldades dos professores no manejo com os projetos de Robótica, surgidos principalmente pela carência de conteúdos de eletrônica. Ao término das capacitações e da análise de seus resultados, surgiu a ideia de criar um Manual Simplificado de Eletrônica (Apêndice) com os elementos básicos da Eletrônica e de elaborar Propostas de Atividades Experimentais – PAE – (Apêndice). Foi criada uma metodologia, a fim de tornar mais eficazes as atividades de treinamento de professores focadas no Kit Robótica Arduino. Para avaliar a metodologia, foram realizados experimentos usando a metodologia proposta em uma escola pública de Presidente Prudente, os quais, tendo obtido bons resultados, são discutidos neste trabalho. Espera-se que sua divulgação em outras Diretorias de Ensino da região possa reduzir o tempo utilizado em treinamento de professores, bem como melhorar a competência na implantação da Robótica. Embora a maioria das escolas da rede pública estadual ainda não tenha recebido o Kit Robótica Arduino, quando isso acontecer, certamente enfrentarão problemas semelhantes aos que levaram à elaboração desta dissertação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-18T14:45:52Z
2019-10-18T14:45:52Z
2019-08-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/190769
000926142
33283010001P5
url http://hdl.handle.net/11449/190769
identifier_str_mv 000926142
33283010001P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129476553342976