Reality-show: a tv na era da globalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bacchin, Rodrigo Boldrin [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/98962
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo analisar o Big Brother – programa freqüentemente caracterizado como o maior destaque dentre os reality-shows – como um produto característico da indústria cultural na era da globalização. Idealizado pela produtora holandesa Endemol, ele foi o primeiro programa do mundo a ser simultaneamente apresentado em TV aberta, TV a cabo (pay-per-view) e pela Internet. Ele se tornou rapidamente um fenômeno mundial tendo sido, até hoje, exibido em 70 países diferentes. Sua principal característica é ser um programa interativo, produzido para ser consumido em diferentes mídias. Assim sendo, a pesquisa procura compreender como se configura a indústria cultural a partir das novas possibilidades trazidas pelo processo de globalização. Portanto, propõe uma avaliação da validade deste conceito no mundo globalizado, após assinalar algumas das principais características da globalização. Considerando que se trata de um programa televisivo, foi realizada uma análise crítica da televisão, a fim de demonstrar a falsidade da tese de que ela é um meio de comunicação neutro, isento e sem conseqüências. Também, a partir das possibilidades abertas pelo processo de globalização, a dissertação assinala as principais características da televisão na era da globalização, dando destaque à convergência entre a televisão e a Internet. Finalmente, demonstra a especificidade da relação entre os realityshows e a globalização, principalmente com o programa Big Brother. Ainda, destaca a proximidade da produtora Endemol com a dinâmica da globalização, que desponta como um importante ator para a compreensão do objeto de pesquisa. Por fim, debate questões importantes suscitadas pelos reality-shows e especialmente pelo Big Brother, relacionadas a proximidade destes programas com a etapa globalizada do capitalismo.
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