A utilização do super solos como recurso potencializador da relação ensino/aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/618 http://hdl.handle.net/11449/143307 |
Resumo: | Introdução: As práticas de ensino em sua totalidade podem permitir uma difusão mais ampla do conhecimento em qualquer que seja a área de atuação. Nesse sentido, os materiais didáticos, quando utilizados adequadamente, surgem como um importante recurso potencializador da relação ensino/aprendizagem, no caso específico, voltado para a educação em solos. Com essa finalidade, para subsidiar conteúdos pertinentes à classificação e fatores de formação dos solos, ressaltando suas peculiaridades e correlacionando-as com as práticas de conservação, propuseram-se a elaboração de um jogo, dentro dos moldes do Super Trunfo, o Super Solos, que faz parte do acervo de materiais didáticos do projeto de extensão universitária COLÓIDE. Um dos quatro quesitos de cada carta do Super Solos é o ''potencial erosivo'', identificado como baixo, médio, alto e muito alto, instigando os usuários quanto ao por que dessa classificação e como se manifestam na paisagem cada uma dessas características. Objetivos: Produzir material didático interativo que permita com que os usuários, de forma lúdica, identifiquem diferentes classes de solos a partir de suas características físicas, químicas, bióticas, vulnerabilidades e potencialidades; popularizar a educação em solos; pesquisar em livros didáticos de que forma são trabalhados os conteúdos ao tema. Métodos: Para elaboração do jogo, demandou-se intensa pesquisa bibliográfica como no Manual Técnico de Pedologia (IBGE, 2007). Os quatro quesitos abordados em cada carta do Super Solos são: espessura do perfil, ocupação no Brasil, ocupação na Região Sudeste e potencial erosivo. As cartas, total de 44, vêm com o perfil de solo de interesse e as respectivas informações. A impressão é colorida e o material foi plastificado para garantir sua durabilidade. Foi feita uma pesquisa no apostilado do Sistema Ético com a finalidade de identificar e avaliar o conteúdo pertinente à Pedologia. O jogo foi utilizado com alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Instituto de Ensino Sant'Anna. Resultados: A partir da aplicação desse jogo com alunos do Ensino Médio, percebeu-se um notável interesse por parte dos mesmos em compreender os conceitos pedológicos, pouco expressivos nos livros didáticos. Desta forma, o uso do jogo permitiu com que educação em solos e a conseqüente aprendizagem se tornasse significativa. |
id |
UNSP_4f3b883e2d806a406e32d108be00eefa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143307 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A utilização do super solos como recurso potencializador da relação ensino/aprendizagemBiológicasMeio ambienteIntrodução: As práticas de ensino em sua totalidade podem permitir uma difusão mais ampla do conhecimento em qualquer que seja a área de atuação. Nesse sentido, os materiais didáticos, quando utilizados adequadamente, surgem como um importante recurso potencializador da relação ensino/aprendizagem, no caso específico, voltado para a educação em solos. Com essa finalidade, para subsidiar conteúdos pertinentes à classificação e fatores de formação dos solos, ressaltando suas peculiaridades e correlacionando-as com as práticas de conservação, propuseram-se a elaboração de um jogo, dentro dos moldes do Super Trunfo, o Super Solos, que faz parte do acervo de materiais didáticos do projeto de extensão universitária COLÓIDE. Um dos quatro quesitos de cada carta do Super Solos é o ''potencial erosivo'', identificado como baixo, médio, alto e muito alto, instigando os usuários quanto ao por que dessa classificação e como se manifestam na paisagem cada uma dessas características. Objetivos: Produzir material didático interativo que permita com que os usuários, de forma lúdica, identifiquem diferentes classes de solos a partir de suas características físicas, químicas, bióticas, vulnerabilidades e potencialidades; popularizar a educação em solos; pesquisar em livros didáticos de que forma são trabalhados os conteúdos ao tema. Métodos: Para elaboração do jogo, demandou-se intensa pesquisa bibliográfica como no Manual Técnico de Pedologia (IBGE, 2007). Os quatro quesitos abordados em cada carta do Super Solos são: espessura do perfil, ocupação no Brasil, ocupação na Região Sudeste e potencial erosivo. As cartas, total de 44, vêm com o perfil de solo de interesse e as respectivas informações. A impressão é colorida e o material foi plastificado para garantir sua durabilidade. Foi feita uma pesquisa no apostilado do Sistema Ético com a finalidade de identificar e avaliar o conteúdo pertinente à Pedologia. O jogo foi utilizado com alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Instituto de Ensino Sant'Anna. Resultados: A partir da aplicação desse jogo com alunos do Ensino Médio, percebeu-se um notável interesse por parte dos mesmos em compreender os conceitos pedológicos, pouco expressivos nos livros didáticos. Desta forma, o uso do jogo permitiu com que educação em solos e a conseqüente aprendizagem se tornasse significativa.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Geografia, Câmpus Experimental de OurinhosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes Junior, Estevão Conceição [UNESP]Bento, Ana Claudia [UNESP]Andrade, Luiz Henrique de [UNESP]Perusi, Maria Cristina [UNESP]2016-08-24T12:44:07Z2016-08-24T12:44:07Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject46application/pdfhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/618Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 46, 2011.1679-4605http://hdl.handle.net/11449/143307ISSN1679-4605-2011-07-03-46.pdf6663145275454266PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ciência em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T20:11:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143307Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:25:28.418895Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização do super solos como recurso potencializador da relação ensino/aprendizagem |
title |
A utilização do super solos como recurso potencializador da relação ensino/aprendizagem |
spellingShingle |
A utilização do super solos como recurso potencializador da relação ensino/aprendizagem Gomes Junior, Estevão Conceição [UNESP] Biológicas Meio ambiente |
title_short |
A utilização do super solos como recurso potencializador da relação ensino/aprendizagem |
title_full |
A utilização do super solos como recurso potencializador da relação ensino/aprendizagem |
title_fullStr |
A utilização do super solos como recurso potencializador da relação ensino/aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A utilização do super solos como recurso potencializador da relação ensino/aprendizagem |
title_sort |
A utilização do super solos como recurso potencializador da relação ensino/aprendizagem |
author |
Gomes Junior, Estevão Conceição [UNESP] |
author_facet |
Gomes Junior, Estevão Conceição [UNESP] Bento, Ana Claudia [UNESP] Andrade, Luiz Henrique de [UNESP] Perusi, Maria Cristina [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Bento, Ana Claudia [UNESP] Andrade, Luiz Henrique de [UNESP] Perusi, Maria Cristina [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes Junior, Estevão Conceição [UNESP] Bento, Ana Claudia [UNESP] Andrade, Luiz Henrique de [UNESP] Perusi, Maria Cristina [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biológicas Meio ambiente |
topic |
Biológicas Meio ambiente |
description |
Introdução: As práticas de ensino em sua totalidade podem permitir uma difusão mais ampla do conhecimento em qualquer que seja a área de atuação. Nesse sentido, os materiais didáticos, quando utilizados adequadamente, surgem como um importante recurso potencializador da relação ensino/aprendizagem, no caso específico, voltado para a educação em solos. Com essa finalidade, para subsidiar conteúdos pertinentes à classificação e fatores de formação dos solos, ressaltando suas peculiaridades e correlacionando-as com as práticas de conservação, propuseram-se a elaboração de um jogo, dentro dos moldes do Super Trunfo, o Super Solos, que faz parte do acervo de materiais didáticos do projeto de extensão universitária COLÓIDE. Um dos quatro quesitos de cada carta do Super Solos é o ''potencial erosivo'', identificado como baixo, médio, alto e muito alto, instigando os usuários quanto ao por que dessa classificação e como se manifestam na paisagem cada uma dessas características. Objetivos: Produzir material didático interativo que permita com que os usuários, de forma lúdica, identifiquem diferentes classes de solos a partir de suas características físicas, químicas, bióticas, vulnerabilidades e potencialidades; popularizar a educação em solos; pesquisar em livros didáticos de que forma são trabalhados os conteúdos ao tema. Métodos: Para elaboração do jogo, demandou-se intensa pesquisa bibliográfica como no Manual Técnico de Pedologia (IBGE, 2007). Os quatro quesitos abordados em cada carta do Super Solos são: espessura do perfil, ocupação no Brasil, ocupação na Região Sudeste e potencial erosivo. As cartas, total de 44, vêm com o perfil de solo de interesse e as respectivas informações. A impressão é colorida e o material foi plastificado para garantir sua durabilidade. Foi feita uma pesquisa no apostilado do Sistema Ético com a finalidade de identificar e avaliar o conteúdo pertinente à Pedologia. O jogo foi utilizado com alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Instituto de Ensino Sant'Anna. Resultados: A partir da aplicação desse jogo com alunos do Ensino Médio, percebeu-se um notável interesse por parte dos mesmos em compreender os conceitos pedológicos, pouco expressivos nos livros didáticos. Desta forma, o uso do jogo permitiu com que educação em solos e a conseqüente aprendizagem se tornasse significativa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-08-24T12:44:07Z 2016-08-24T12:44:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/618 Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 46, 2011. 1679-4605 http://hdl.handle.net/11449/143307 ISSN1679-4605-2011-07-03-46.pdf 6663145275454266 |
url |
http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/618 http://hdl.handle.net/11449/143307 |
identifier_str_mv |
Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 46, 2011. 1679-4605 ISSN1679-4605-2011-07-03-46.pdf 6663145275454266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Ciência em Extensão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
46 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128512845938688 |