A utilização do super solos como recurso potencializador da relação ensino/aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Junior, Estevão Conceição [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Bento, Ana Claudia [UNESP], Andrade, Luiz Henrique de [UNESP], Perusi, Maria Cristina [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/618
http://hdl.handle.net/11449/143307
Resumo: Introdução: As práticas de ensino em sua totalidade podem permitir uma difusão mais ampla do conhecimento em qualquer que seja a área de atuação. Nesse sentido, os materiais didáticos, quando utilizados adequadamente, surgem como um importante recurso potencializador da relação ensino/aprendizagem, no caso específico, voltado para a educação em solos. Com essa finalidade, para subsidiar conteúdos pertinentes à classificação e fatores de formação dos solos, ressaltando suas peculiaridades e correlacionando-as com as práticas de conservação, propuseram-se a elaboração de um jogo, dentro dos moldes do Super Trunfo, o Super Solos, que faz parte do acervo de materiais didáticos do projeto de extensão universitária COLÓIDE.  Um dos quatro quesitos de cada carta do Super Solos é o ''potencial erosivo'', identificado como baixo, médio, alto e muito alto, instigando os usuários quanto ao por que dessa classificação e como se manifestam na paisagem cada uma dessas características. Objetivos: Produzir material didático interativo que permita com que os usuários, de forma lúdica, identifiquem diferentes classes de solos a partir de suas características físicas, químicas, bióticas, vulnerabilidades e potencialidades; popularizar a educação em solos; pesquisar em livros didáticos de que forma são trabalhados os conteúdos ao tema. Métodos: Para elaboração do jogo, demandou-se intensa pesquisa bibliográfica como no Manual Técnico de Pedologia (IBGE, 2007). Os quatro quesitos abordados em cada carta do Super Solos são: espessura do perfil, ocupação no Brasil, ocupação na Região Sudeste e potencial erosivo. As cartas, total de 44, vêm com o perfil de solo de interesse e as respectivas informações. A impressão é colorida e o material foi plastificado para garantir sua durabilidade. Foi feita uma pesquisa no apostilado do Sistema Ético com a finalidade de identificar e avaliar o conteúdo pertinente à Pedologia. O jogo foi utilizado com alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Instituto de Ensino Sant'Anna. Resultados: A partir da aplicação desse jogo com alunos do Ensino Médio, percebeu-se um notável interesse por parte dos mesmos em compreender os conceitos pedológicos, pouco expressivos nos livros didáticos. Desta forma, o uso do jogo permitiu com que educação em solos e a conseqüente aprendizagem se tornasse significativa.
id UNSP_4f3b883e2d806a406e32d108be00eefa
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143307
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A utilização do super solos como recurso potencializador da relação ensino/aprendizagemBiológicasMeio ambienteIntrodução: As práticas de ensino em sua totalidade podem permitir uma difusão mais ampla do conhecimento em qualquer que seja a área de atuação. Nesse sentido, os materiais didáticos, quando utilizados adequadamente, surgem como um importante recurso potencializador da relação ensino/aprendizagem, no caso específico, voltado para a educação em solos. Com essa finalidade, para subsidiar conteúdos pertinentes à classificação e fatores de formação dos solos, ressaltando suas peculiaridades e correlacionando-as com as práticas de conservação, propuseram-se a elaboração de um jogo, dentro dos moldes do Super Trunfo, o Super Solos, que faz parte do acervo de materiais didáticos do projeto de extensão universitária COLÓIDE.  Um dos quatro quesitos de cada carta do Super Solos é o ''potencial erosivo'', identificado como baixo, médio, alto e muito alto, instigando os usuários quanto ao por que dessa classificação e como se manifestam na paisagem cada uma dessas características. Objetivos: Produzir material didático interativo que permita com que os usuários, de forma lúdica, identifiquem diferentes classes de solos a partir de suas características físicas, químicas, bióticas, vulnerabilidades e potencialidades; popularizar a educação em solos; pesquisar em livros didáticos de que forma são trabalhados os conteúdos ao tema. Métodos: Para elaboração do jogo, demandou-se intensa pesquisa bibliográfica como no Manual Técnico de Pedologia (IBGE, 2007). Os quatro quesitos abordados em cada carta do Super Solos são: espessura do perfil, ocupação no Brasil, ocupação na Região Sudeste e potencial erosivo. As cartas, total de 44, vêm com o perfil de solo de interesse e as respectivas informações. A impressão é colorida e o material foi plastificado para garantir sua durabilidade. Foi feita uma pesquisa no apostilado do Sistema Ético com a finalidade de identificar e avaliar o conteúdo pertinente à Pedologia. O jogo foi utilizado com alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Instituto de Ensino Sant'Anna. Resultados: A partir da aplicação desse jogo com alunos do Ensino Médio, percebeu-se um notável interesse por parte dos mesmos em compreender os conceitos pedológicos, pouco expressivos nos livros didáticos. Desta forma, o uso do jogo permitiu com que educação em solos e a conseqüente aprendizagem se tornasse significativa.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Geografia, Câmpus Experimental de OurinhosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes Junior, Estevão Conceição [UNESP]Bento, Ana Claudia [UNESP]Andrade, Luiz Henrique de [UNESP]Perusi, Maria Cristina [UNESP]2016-08-24T12:44:07Z2016-08-24T12:44:07Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject46application/pdfhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/618Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 46, 2011.1679-4605http://hdl.handle.net/11449/143307ISSN1679-4605-2011-07-03-46.pdf6663145275454266PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ciência em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T20:11:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143307Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:25:28.418895Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do super solos como recurso potencializador da relação ensino/aprendizagem
title A utilização do super solos como recurso potencializador da relação ensino/aprendizagem
spellingShingle A utilização do super solos como recurso potencializador da relação ensino/aprendizagem
Gomes Junior, Estevão Conceição [UNESP]
Biológicas
Meio ambiente
title_short A utilização do super solos como recurso potencializador da relação ensino/aprendizagem
title_full A utilização do super solos como recurso potencializador da relação ensino/aprendizagem
title_fullStr A utilização do super solos como recurso potencializador da relação ensino/aprendizagem
title_full_unstemmed A utilização do super solos como recurso potencializador da relação ensino/aprendizagem
title_sort A utilização do super solos como recurso potencializador da relação ensino/aprendizagem
author Gomes Junior, Estevão Conceição [UNESP]
author_facet Gomes Junior, Estevão Conceição [UNESP]
Bento, Ana Claudia [UNESP]
Andrade, Luiz Henrique de [UNESP]
Perusi, Maria Cristina [UNESP]
author_role author
author2 Bento, Ana Claudia [UNESP]
Andrade, Luiz Henrique de [UNESP]
Perusi, Maria Cristina [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes Junior, Estevão Conceição [UNESP]
Bento, Ana Claudia [UNESP]
Andrade, Luiz Henrique de [UNESP]
Perusi, Maria Cristina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Biológicas
Meio ambiente
topic Biológicas
Meio ambiente
description Introdução: As práticas de ensino em sua totalidade podem permitir uma difusão mais ampla do conhecimento em qualquer que seja a área de atuação. Nesse sentido, os materiais didáticos, quando utilizados adequadamente, surgem como um importante recurso potencializador da relação ensino/aprendizagem, no caso específico, voltado para a educação em solos. Com essa finalidade, para subsidiar conteúdos pertinentes à classificação e fatores de formação dos solos, ressaltando suas peculiaridades e correlacionando-as com as práticas de conservação, propuseram-se a elaboração de um jogo, dentro dos moldes do Super Trunfo, o Super Solos, que faz parte do acervo de materiais didáticos do projeto de extensão universitária COLÓIDE.  Um dos quatro quesitos de cada carta do Super Solos é o ''potencial erosivo'', identificado como baixo, médio, alto e muito alto, instigando os usuários quanto ao por que dessa classificação e como se manifestam na paisagem cada uma dessas características. Objetivos: Produzir material didático interativo que permita com que os usuários, de forma lúdica, identifiquem diferentes classes de solos a partir de suas características físicas, químicas, bióticas, vulnerabilidades e potencialidades; popularizar a educação em solos; pesquisar em livros didáticos de que forma são trabalhados os conteúdos ao tema. Métodos: Para elaboração do jogo, demandou-se intensa pesquisa bibliográfica como no Manual Técnico de Pedologia (IBGE, 2007). Os quatro quesitos abordados em cada carta do Super Solos são: espessura do perfil, ocupação no Brasil, ocupação na Região Sudeste e potencial erosivo. As cartas, total de 44, vêm com o perfil de solo de interesse e as respectivas informações. A impressão é colorida e o material foi plastificado para garantir sua durabilidade. Foi feita uma pesquisa no apostilado do Sistema Ético com a finalidade de identificar e avaliar o conteúdo pertinente à Pedologia. O jogo foi utilizado com alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Instituto de Ensino Sant'Anna. Resultados: A partir da aplicação desse jogo com alunos do Ensino Médio, percebeu-se um notável interesse por parte dos mesmos em compreender os conceitos pedológicos, pouco expressivos nos livros didáticos. Desta forma, o uso do jogo permitiu com que educação em solos e a conseqüente aprendizagem se tornasse significativa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-08-24T12:44:07Z
2016-08-24T12:44:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/618
Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 46, 2011.
1679-4605
http://hdl.handle.net/11449/143307
ISSN1679-4605-2011-07-03-46.pdf
6663145275454266
url http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/618
http://hdl.handle.net/11449/143307
identifier_str_mv Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 46, 2011.
1679-4605
ISSN1679-4605-2011-07-03-46.pdf
6663145275454266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Ciência em Extensão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 46
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128512845938688