A Ponte Sinestésica: o espaço metafórico de ligação entre a obra e o indivíduo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolau, Luciana Cristina Ramos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/215946
Resumo: O presente trabalho trata da percepção na arte, tendo em vista as relações entre a obra e o indivíduo, com foco na criação metafórica de um espaço de ação, subjetivo e individual, em que a ativação sensorial se aproximaria de uma sinestesia metafórica. É proposto, então, o estabelecimento do que se nomeou Ponte Sinestésica, a qual se apresentaria como um elo temporário e delimitador de troca entre o interator e o objeto artístico, ativando sensorial, espacial e temporalmente sua percepção e sua memória. Nesse sentido, traz certas relações com o conceito de ressonância, desenvolvido por Wassily Kandinsky em seu livro Do Espiritual na Arte (1996), dialogando também com ideias de Rudolf Arnheim, no que se refere à percepção nas artes, em seu livro Arte e Percepção Visual - Uma Psicologia da Visão Criadora (2013). Quanto às relações da obra de arte com o espaço e o espectador, o trabalho faz aproximações com o texto La estetica de la recepcion desde la teoria platonica del arte (1989), de Ricardo Sánchez Ortiz de Urbina, e com os livros Site-specific Art – Performance, place and documentation (2006), de Nick Keye, e Sobre as Ruínas do Museu (2015), de Douglas Crimp, além de construir ligações com as definições de “espaço” e “fronteira” de Michel de Certeau, no livro A Invenção do Cotidiano (1998). Relacionando os conceitos do livro O Inconsciente Estético (2009), de Jacques Rancière, e as reflexões de José Ortega y Gasset no texto “O bosque”, integrante do livro Meditações de Quixote (1967), desenvolvem-se também as características da Ponte Sinestésica. Por fim, são analisadas algumas aproximações entre os livros de artista e as instalações artísticas, conectando-os com a Ponte Sinestésica e levantando as suas possibilidades de interrelação, abordando-se, para isso, quatro obras: Tábula (2015), de Edith Derdyk, e Abismo (2012) de Lucia Mindlin Loeb, ambos livros de artista, e Embutido Recôncavo – Recôncavo Embutido (2003), de Marepe, e Microscópio para São Paulo (2011), de Olafur Eliasson, que se tratam de duas instalações.
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spelling A Ponte Sinestésica: o espaço metafórico de ligação entre a obra e o indivíduoThe Synesthetic Bridge: The metaphorical space of connection between the artwork and the individualArtePercepçãoSinestesiaInstalações (Arte)Livros de artistasArtPerceptionSynesthesiaInstallations (Art)Artists' booksO presente trabalho trata da percepção na arte, tendo em vista as relações entre a obra e o indivíduo, com foco na criação metafórica de um espaço de ação, subjetivo e individual, em que a ativação sensorial se aproximaria de uma sinestesia metafórica. É proposto, então, o estabelecimento do que se nomeou Ponte Sinestésica, a qual se apresentaria como um elo temporário e delimitador de troca entre o interator e o objeto artístico, ativando sensorial, espacial e temporalmente sua percepção e sua memória. Nesse sentido, traz certas relações com o conceito de ressonância, desenvolvido por Wassily Kandinsky em seu livro Do Espiritual na Arte (1996), dialogando também com ideias de Rudolf Arnheim, no que se refere à percepção nas artes, em seu livro Arte e Percepção Visual - Uma Psicologia da Visão Criadora (2013). Quanto às relações da obra de arte com o espaço e o espectador, o trabalho faz aproximações com o texto La estetica de la recepcion desde la teoria platonica del arte (1989), de Ricardo Sánchez Ortiz de Urbina, e com os livros Site-specific Art – Performance, place and documentation (2006), de Nick Keye, e Sobre as Ruínas do Museu (2015), de Douglas Crimp, além de construir ligações com as definições de “espaço” e “fronteira” de Michel de Certeau, no livro A Invenção do Cotidiano (1998). Relacionando os conceitos do livro O Inconsciente Estético (2009), de Jacques Rancière, e as reflexões de José Ortega y Gasset no texto “O bosque”, integrante do livro Meditações de Quixote (1967), desenvolvem-se também as características da Ponte Sinestésica. Por fim, são analisadas algumas aproximações entre os livros de artista e as instalações artísticas, conectando-os com a Ponte Sinestésica e levantando as suas possibilidades de interrelação, abordando-se, para isso, quatro obras: Tábula (2015), de Edith Derdyk, e Abismo (2012) de Lucia Mindlin Loeb, ambos livros de artista, e Embutido Recôncavo – Recôncavo Embutido (2003), de Marepe, e Microscópio para São Paulo (2011), de Olafur Eliasson, que se tratam de duas instalações.The present work deals with perception in art, taking into account the relationship between the work and the individual, focusing on the metaphorical creation of a space of action, subjective and personal, in which sensory activation would be close to a metaphorical synesthesia. It is then proposed the establishment of what was named Synesthetic Bridge, which would present itself as a temporary and delimiting exchange link between the interactor and the artistic object, sensorially, spatially and temporally activating its perception and memory. In this sense, it brings certain relations with the concept of resonance, developed by Wassily Kandinsky in his book The Spiritual in Art (1996), also dialoguing with Rudolf Arnheim's ideas, regarding perception in the arts, in his book Art and Visual Perception – A Psychology of Creative Vision (2013). As for the relations of the work of art with space and the spectator, the work makes approximations with the text La estetica de la recepcion desde la teoria platonica del arte (1989), by Ricardo Sánchez Ortiz de Urbina, and the books Site-specific Art – Performance, place and documentation (2006), by Nick Keye, and About the Ruins of the Museum (2015), by Douglas Crimp, besides building connections with Michel de Certeau's definitions of “space” and “border”, in the book The Practice of Everyday Life (1998). Relating the concepts of the book Aesthetic Unconscious (2009), by Jacques Rancière, and the reflections of José Ortega y Gasset in the text "The Woods", part of the book Meditations on Quixote (1967), the characteristics of the Synesthetic Bridge are also developed. Finally, some approximations between artist's books and art installations are analyzed, connecting them to the Synesthetic Bridge and raising their possibilities of interrelation, addressing four works: Tábula (2015), by Edith Derdyk, and Abismo (2012), by Lucia Mindlin Loeb, both artist's books, and Embutido Recôncavo – Recôncavo Embutido (2003), by Marepe, and Microscópio para São Paulo (2011), by Olafur Eliasson, two installations.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Spaniol, José Paiani [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nicolau, Luciana Cristina Ramos2022-01-18T20:50:16Z2022-01-18T20:50:16Z2021-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21594633004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-18T06:08:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215946Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-18T06:08:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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