Sinestesia nas artes: relações entre ciência, arte e tecnologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/151267 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo investigar a sinestesia na arte a partir de posicionamentos de pesquisadores, tanto das ciências cognitivas quanto do universo artístico. Do ponto de vista das neurociências, destaca-se principalmente a relação entre sinestesia e criatividade. Sob uma perspectiva artística, discute-se a utilização da palavra sinestesia para caracterizar trabalhos artísticos, e são propostas três categorias de identificação e análise deste tipo de obra: metafórica, mnemônica e por simulação. Apresenta-se, por fim, o potencial da tecnologia para abordar a sinestesia na arte a partir da análise de três propostas artísticas contemporâneas. |
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Sinestesia nas artes: relações entre ciência, arte e tecnologiaSynesthesia in the arts: relations between science, art and technologysynesthesiaarttechnologycreativitymultisensorialitysinestesiaartetecnologiacriatividademultissensorialidadeEste artigo tem como objetivo investigar a sinestesia na arte a partir de posicionamentos de pesquisadores, tanto das ciências cognitivas quanto do universo artístico. Do ponto de vista das neurociências, destaca-se principalmente a relação entre sinestesia e criatividade. Sob uma perspectiva artística, discute-se a utilização da palavra sinestesia para caracterizar trabalhos artísticos, e são propostas três categorias de identificação e análise deste tipo de obra: metafórica, mnemônica e por simulação. Apresenta-se, por fim, o potencial da tecnologia para abordar a sinestesia na arte a partir da análise de três propostas artísticas contemporâneas. This article aims at investigating synesthesia in art from the perspective of researchers, in both the cognitive sciences and the universe of art. From the point of view of neuroscience, the relation between synesthesia and creativity stands out. From an artistic perspective, the use of the term synesthesia to characterize artistic works is discussed, and three categories of identification and analysis of this type of work are proposed: metaphoric, mnemonic and by simulation. Finally, the potential of technology to approach the synesthesia in art is addressed, from the analysis of three contemporary artistic proposals. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/15126710.11606/issn.2178-0447.ars.2019.151267ARS (São Paulo); v. 17 n. 35 (2019): Dossiê Membranas: intersecções entre arte, ciência e tecnologia; 225 - 238ARS; Vol. 17 Núm. 35 (2019): Dossiê Membranas: intersecções entre arte, ciência e tecnologia; 225 - 238ARS; Vol. 17 No. 35 (2019): Dossiê Membranas: intersecções entre arte, ciência e tecnologia; 225 - 2382178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/151267/153222Copyright (c) 2019 Loren P Bergantiniinfo:eu-repo/semantics/openAccessBergantini, Loren P.2019-06-04T17:50:21Zoai:revistas.usp.br:article/151267Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2019-06-04T17:50:21ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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