Imagens para des-focar: possibilidades de infâncias outras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Silmara Daiana dos [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/121048
Resumo: No contexto de meu envolvimento em três projetos de pesquisa, que objetiva uma reflexão em torno dos processos de produção imagética de/e com crianças, muitas questões no tocante aos modos de conceber a infância aparecem. A criança, pelas imagens, nos apresentam um mundo recortado por olhares rápidos, que produzem imagens nem sempre exatas e nítidas, sendo assim, no percurso das pesquisas, há imagens que chamam atenção por aquilo que nelas pode ser diferente, produzindo outros sentidos, sentidos outros. No contexto de produção de diversas imagens realizadas pelas crianças envolvidas na pesquisa, este trabalho objetiva refletir sobre o conceito de infância, partindo do que emerge das imagens que aqui chamaremos de „imagens desfocadas‟. Para um fotógrafo criar uma imagem com a intensidade de movimento apresentada nas „imagens desfocadas‟ das crianças, existem inúmeras técnicas: câmeras especializadas, photoshops. Apesar disto, o que verificamos com as crianças, é que estas só precisaram do movimento do corpo, do clicar do botão e o desejo de brincar para produzir tais imagens. Pensando nessa questão, vemos que, ao passo que a sociedade nos molda, vamos nos “desinfantilizando” e perdemos a “capacidade” de nos movimentar a ponto de apropriar-nos de recursos tecnológicos para substituir o que poderíamos fazer no movimentodo corpo. Neste contexto, conjeturar os conceitos de infância a partir dessas imagens desfocadas,pode criar caminhos para pensar possibilidades de uma educação do olhar e a necessidade de uma pedagogia menor, ”infantilizada”
id UNSP_4f957ade1934637e05cdbbc5ea4f113a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/121048
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Imagens para des-focar: possibilidades de infâncias outrasPsicologia infantilArte e educaçãoInfânciaImagens, ilustrações, etcExperienciaNo contexto de meu envolvimento em três projetos de pesquisa, que objetiva uma reflexão em torno dos processos de produção imagética de/e com crianças, muitas questões no tocante aos modos de conceber a infância aparecem. A criança, pelas imagens, nos apresentam um mundo recortado por olhares rápidos, que produzem imagens nem sempre exatas e nítidas, sendo assim, no percurso das pesquisas, há imagens que chamam atenção por aquilo que nelas pode ser diferente, produzindo outros sentidos, sentidos outros. No contexto de produção de diversas imagens realizadas pelas crianças envolvidas na pesquisa, este trabalho objetiva refletir sobre o conceito de infância, partindo do que emerge das imagens que aqui chamaremos de „imagens desfocadas‟. Para um fotógrafo criar uma imagem com a intensidade de movimento apresentada nas „imagens desfocadas‟ das crianças, existem inúmeras técnicas: câmeras especializadas, photoshops. Apesar disto, o que verificamos com as crianças, é que estas só precisaram do movimento do corpo, do clicar do botão e o desejo de brincar para produzir tais imagens. Pensando nessa questão, vemos que, ao passo que a sociedade nos molda, vamos nos “desinfantilizando” e perdemos a “capacidade” de nos movimentar a ponto de apropriar-nos de recursos tecnológicos para substituir o que poderíamos fazer no movimentodo corpo. Neste contexto, conjeturar os conceitos de infância a partir dessas imagens desfocadas,pode criar caminhos para pensar possibilidades de uma educação do olhar e a necessidade de uma pedagogia menor, ”infantilizada”Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, César Donizetti Pereira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Silmara Daiana dos [UNESP]2015-03-23T15:28:29Z2015-03-23T15:28:29Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58 f.application/pdfSANTOS, Silmara Daiana dos. Imagens para des-focar: possibilidades de infâncias outras. 2012. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.http://hdl.handle.net/11449/121048000716105santos_sd_tcc_rcla.pdf69924485292401890000-0001-8889-750XAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-23T06:07:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/121048Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-23T06:07:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens para des-focar: possibilidades de infâncias outras
title Imagens para des-focar: possibilidades de infâncias outras
spellingShingle Imagens para des-focar: possibilidades de infâncias outras
Santos, Silmara Daiana dos [UNESP]
Psicologia infantil
Arte e educação
Infância
Imagens, ilustrações, etc
Experiencia
title_short Imagens para des-focar: possibilidades de infâncias outras
title_full Imagens para des-focar: possibilidades de infâncias outras
title_fullStr Imagens para des-focar: possibilidades de infâncias outras
title_full_unstemmed Imagens para des-focar: possibilidades de infâncias outras
title_sort Imagens para des-focar: possibilidades de infâncias outras
author Santos, Silmara Daiana dos [UNESP]
author_facet Santos, Silmara Daiana dos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, César Donizetti Pereira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Silmara Daiana dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia infantil
Arte e educação
Infância
Imagens, ilustrações, etc
Experiencia
topic Psicologia infantil
Arte e educação
Infância
Imagens, ilustrações, etc
Experiencia
description No contexto de meu envolvimento em três projetos de pesquisa, que objetiva uma reflexão em torno dos processos de produção imagética de/e com crianças, muitas questões no tocante aos modos de conceber a infância aparecem. A criança, pelas imagens, nos apresentam um mundo recortado por olhares rápidos, que produzem imagens nem sempre exatas e nítidas, sendo assim, no percurso das pesquisas, há imagens que chamam atenção por aquilo que nelas pode ser diferente, produzindo outros sentidos, sentidos outros. No contexto de produção de diversas imagens realizadas pelas crianças envolvidas na pesquisa, este trabalho objetiva refletir sobre o conceito de infância, partindo do que emerge das imagens que aqui chamaremos de „imagens desfocadas‟. Para um fotógrafo criar uma imagem com a intensidade de movimento apresentada nas „imagens desfocadas‟ das crianças, existem inúmeras técnicas: câmeras especializadas, photoshops. Apesar disto, o que verificamos com as crianças, é que estas só precisaram do movimento do corpo, do clicar do botão e o desejo de brincar para produzir tais imagens. Pensando nessa questão, vemos que, ao passo que a sociedade nos molda, vamos nos “desinfantilizando” e perdemos a “capacidade” de nos movimentar a ponto de apropriar-nos de recursos tecnológicos para substituir o que poderíamos fazer no movimentodo corpo. Neste contexto, conjeturar os conceitos de infância a partir dessas imagens desfocadas,pode criar caminhos para pensar possibilidades de uma educação do olhar e a necessidade de uma pedagogia menor, ”infantilizada”
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-03-23T15:28:29Z
2015-03-23T15:28:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Silmara Daiana dos. Imagens para des-focar: possibilidades de infâncias outras. 2012. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/121048
000716105
santos_sd_tcc_rcla.pdf
6992448529240189
0000-0001-8889-750X
identifier_str_mv SANTOS, Silmara Daiana dos. Imagens para des-focar: possibilidades de infâncias outras. 2012. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
000716105
santos_sd_tcc_rcla.pdf
6992448529240189
0000-0001-8889-750X
url http://hdl.handle.net/11449/121048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 58 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046119219920896