Ensino de Geografia e impactos ambientais: experiência didática sobre a cadeia produtiva da cana-de-açúcar com estudantes do ensino médio na cidade de Iacanga - SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Hudson Henrique de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/256000
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral, compreender como o ensino de Geografia pode contribuir no estudo dos impactos ambientais decorrentes da cadeia produtiva da cana-de-açúcar. A atividade produtiva da cana-de-açúcar, embora tenha sua considerável importância econômica para a nação, aumenta ainda mais a degradação do meio ambiente em diversas regiões. Assim, abordamos neste estudo, como o ensino de Geografia pode contribuir para analisarmos de modo crítico-reflexivo, os impactos socioambientais decorrentes desta atividade econômica. A pesquisa foi aplicada com 13 alunos da 2ª série do ensino médio de uma escola estadual, sendo caracterizada como um estudo de campo, na qual realiza-se uma pesquisa bibliográfica, mas que, possui coleta de dados junto aos estudantes. Os dados trabalhados na pesquisa se enquadram em uma pesquisa qualitativa sobre as experiências de uso do material didático (produto educacional) pelos estudantes e considerou o ambiente escolar como fonte direta para coleta dos dados. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram, a roda de conversa e os questionários. Com este último, foi possível aferir os conhecimentos que os estudantes detinham sobre a temática. Partindo de tal avaliação inicial, elaboramos o produto educacional, chamado: “Geoimpactos: a história e os impactos socioambientais da cadeia produtiva da cana-de-açúcar”. Trata-se de um paradidático digital em formato de história em quadrinhos. As histórias em quadrinhos se apresentam como interessante material didático, uma vez que as imagens e os diálogos dos personagens acabam atraindo muito mais a atenção do estudante. O produto foi aplicado nos alunos em algumas aulas do componente curricular Geografia. Posterior a aplicação, os estudantes responderam novamente ao mesmo questionário inicial, para fins de verificação da aprendizagem obtida. Ao final, notou-se que os alunos passaram a ter maior compreensão sobre o tema e apresentaram um bom desenvolvimento, capazes de entender melhor como a cadeia produtiva da cana-de-açúcar vem degradando a natureza nos últimos tempos e o que isso pode ocasionar para a saúde do planeta. Percebeu-se também, que os alunos demonstraram mais entendimento em relação à importância do estudo da Geografia para a compreensão de modo crítico-reflexivo do espaço em que vivem.
id UNSP_4f9fa5d278107f2299e49e6be808be8c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/256000
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino de Geografia e impactos ambientais: experiência didática sobre a cadeia produtiva da cana-de-açúcar com estudantes do ensino médio na cidade de Iacanga - SPTeaching Geography and environmental impacts: teaching experience on the sugarcane production chain with high school students in the city of Iacanga - SPEnsino de GeografiaImpactos ambientaisCana-de-açúcarExperiência didáticaHistória em quadrinhosTeaching GeographyEnvironmental impactsSugar caneTeaching experienceComic stripEsta pesquisa teve como objetivo geral, compreender como o ensino de Geografia pode contribuir no estudo dos impactos ambientais decorrentes da cadeia produtiva da cana-de-açúcar. A atividade produtiva da cana-de-açúcar, embora tenha sua considerável importância econômica para a nação, aumenta ainda mais a degradação do meio ambiente em diversas regiões. Assim, abordamos neste estudo, como o ensino de Geografia pode contribuir para analisarmos de modo crítico-reflexivo, os impactos socioambientais decorrentes desta atividade econômica. A pesquisa foi aplicada com 13 alunos da 2ª série do ensino médio de uma escola estadual, sendo caracterizada como um estudo de campo, na qual realiza-se uma pesquisa bibliográfica, mas que, possui coleta de dados junto aos estudantes. Os dados trabalhados na pesquisa se enquadram em uma pesquisa qualitativa sobre as experiências de uso do material didático (produto educacional) pelos estudantes e considerou o ambiente escolar como fonte direta para coleta dos dados. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram, a roda de conversa e os questionários. Com este último, foi possível aferir os conhecimentos que os estudantes detinham sobre a temática. Partindo de tal avaliação inicial, elaboramos o produto educacional, chamado: “Geoimpactos: a história e os impactos socioambientais da cadeia produtiva da cana-de-açúcar”. Trata-se de um paradidático digital em formato de história em quadrinhos. As histórias em quadrinhos se apresentam como interessante material didático, uma vez que as imagens e os diálogos dos personagens acabam atraindo muito mais a atenção do estudante. O produto foi aplicado nos alunos em algumas aulas do componente curricular Geografia. Posterior a aplicação, os estudantes responderam novamente ao mesmo questionário inicial, para fins de verificação da aprendizagem obtida. Ao final, notou-se que os alunos passaram a ter maior compreensão sobre o tema e apresentaram um bom desenvolvimento, capazes de entender melhor como a cadeia produtiva da cana-de-açúcar vem degradando a natureza nos últimos tempos e o que isso pode ocasionar para a saúde do planeta. Percebeu-se também, que os alunos demonstraram mais entendimento em relação à importância do estudo da Geografia para a compreensão de modo crítico-reflexivo do espaço em que vivem.This research had the general objective of understanding how teaching Geography can contribute to the study of environmental impacts resulting from the sugarcane production chain. The productive activity of sugar cane, although it has its specific economic importance for the nation, further increases the manipulation of the environment in several regions. Thus, in this study we address how teaching Geography can contribute to analyzing, in a critical-reflexive way, the socioenvironmental impacts resulting from this economic activity. The research was carried out with 13 students in the 2nd year of high school at a state school, being described as a field study, in which a bibliographical research is carried out, but with data collection from the students. The data used in the research was part of a qualitative research on the experiences of using teaching material (educational product) by students and currently the school environment as a direct source for data collection. The data collection instruments used were conversation circles and questionnaires. Like the latter, it was possible to assess the knowledge that students had on the topic. Based on the initial assessment, we developed the educational product, called: “Geoimpacts: the history and socio-environmental impacts of the sugarcane production chain”. It is a digital textbook in comic book format. Comic books present themselves as interesting teaching material, since the characters' images and dialogues end up attracting much more student attention. The product was applied to students in some classes in the Geography curricular component. After the application, the students answered the same initial questionnaire again, for the purpose of verifying the learning obtained. In the end, it was noted that the students began to have a greater understanding of the topic and achieved good development, able to better understand how the sugarcane production chain has been degrading nature in recent times and what this can cause for the health of the planet. It was also noticed that the students demonstrated more understanding regarding the importance of studying Geography for understanding in a criticalreflective way the space in which they live.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Magnoni Júnior, LourençoMoraes, Hudson Henrique de2024-06-17T14:37:00Z2024-06-17T14:37:00Z2024-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMORAES, Hudson Henrique de. Ensino de Geografia e impactos ambientais: experiência didática sobre a cadeia produtiva da cana-de-açúcar com estudantes do ensino médio na cidade de Iacanga - SP. 2024. 124p. Dissertação (Mestrado em Docência Para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Bauru, Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2024.https://hdl.handle.net/11449/25600070960900564844170000-0003-3679-2807porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T06:20:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256000Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:25:35.821188Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Geografia e impactos ambientais: experiência didática sobre a cadeia produtiva da cana-de-açúcar com estudantes do ensino médio na cidade de Iacanga - SP
Teaching Geography and environmental impacts: teaching experience on the sugarcane production chain with high school students in the city of Iacanga - SP
title Ensino de Geografia e impactos ambientais: experiência didática sobre a cadeia produtiva da cana-de-açúcar com estudantes do ensino médio na cidade de Iacanga - SP
spellingShingle Ensino de Geografia e impactos ambientais: experiência didática sobre a cadeia produtiva da cana-de-açúcar com estudantes do ensino médio na cidade de Iacanga - SP
Moraes, Hudson Henrique de
Ensino de Geografia
Impactos ambientais
Cana-de-açúcar
Experiência didática
História em quadrinhos
Teaching Geography
Environmental impacts
Sugar cane
Teaching experience
Comic strip
title_short Ensino de Geografia e impactos ambientais: experiência didática sobre a cadeia produtiva da cana-de-açúcar com estudantes do ensino médio na cidade de Iacanga - SP
title_full Ensino de Geografia e impactos ambientais: experiência didática sobre a cadeia produtiva da cana-de-açúcar com estudantes do ensino médio na cidade de Iacanga - SP
title_fullStr Ensino de Geografia e impactos ambientais: experiência didática sobre a cadeia produtiva da cana-de-açúcar com estudantes do ensino médio na cidade de Iacanga - SP
title_full_unstemmed Ensino de Geografia e impactos ambientais: experiência didática sobre a cadeia produtiva da cana-de-açúcar com estudantes do ensino médio na cidade de Iacanga - SP
title_sort Ensino de Geografia e impactos ambientais: experiência didática sobre a cadeia produtiva da cana-de-açúcar com estudantes do ensino médio na cidade de Iacanga - SP
author Moraes, Hudson Henrique de
author_facet Moraes, Hudson Henrique de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magnoni Júnior, Lourenço
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Hudson Henrique de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Impactos ambientais
Cana-de-açúcar
Experiência didática
História em quadrinhos
Teaching Geography
Environmental impacts
Sugar cane
Teaching experience
Comic strip
topic Ensino de Geografia
Impactos ambientais
Cana-de-açúcar
Experiência didática
História em quadrinhos
Teaching Geography
Environmental impacts
Sugar cane
Teaching experience
Comic strip
description Esta pesquisa teve como objetivo geral, compreender como o ensino de Geografia pode contribuir no estudo dos impactos ambientais decorrentes da cadeia produtiva da cana-de-açúcar. A atividade produtiva da cana-de-açúcar, embora tenha sua considerável importância econômica para a nação, aumenta ainda mais a degradação do meio ambiente em diversas regiões. Assim, abordamos neste estudo, como o ensino de Geografia pode contribuir para analisarmos de modo crítico-reflexivo, os impactos socioambientais decorrentes desta atividade econômica. A pesquisa foi aplicada com 13 alunos da 2ª série do ensino médio de uma escola estadual, sendo caracterizada como um estudo de campo, na qual realiza-se uma pesquisa bibliográfica, mas que, possui coleta de dados junto aos estudantes. Os dados trabalhados na pesquisa se enquadram em uma pesquisa qualitativa sobre as experiências de uso do material didático (produto educacional) pelos estudantes e considerou o ambiente escolar como fonte direta para coleta dos dados. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram, a roda de conversa e os questionários. Com este último, foi possível aferir os conhecimentos que os estudantes detinham sobre a temática. Partindo de tal avaliação inicial, elaboramos o produto educacional, chamado: “Geoimpactos: a história e os impactos socioambientais da cadeia produtiva da cana-de-açúcar”. Trata-se de um paradidático digital em formato de história em quadrinhos. As histórias em quadrinhos se apresentam como interessante material didático, uma vez que as imagens e os diálogos dos personagens acabam atraindo muito mais a atenção do estudante. O produto foi aplicado nos alunos em algumas aulas do componente curricular Geografia. Posterior a aplicação, os estudantes responderam novamente ao mesmo questionário inicial, para fins de verificação da aprendizagem obtida. Ao final, notou-se que os alunos passaram a ter maior compreensão sobre o tema e apresentaram um bom desenvolvimento, capazes de entender melhor como a cadeia produtiva da cana-de-açúcar vem degradando a natureza nos últimos tempos e o que isso pode ocasionar para a saúde do planeta. Percebeu-se também, que os alunos demonstraram mais entendimento em relação à importância do estudo da Geografia para a compreensão de modo crítico-reflexivo do espaço em que vivem.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-17T14:37:00Z
2024-06-17T14:37:00Z
2024-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAES, Hudson Henrique de. Ensino de Geografia e impactos ambientais: experiência didática sobre a cadeia produtiva da cana-de-açúcar com estudantes do ensino médio na cidade de Iacanga - SP. 2024. 124p. Dissertação (Mestrado em Docência Para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Bauru, Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2024.
https://hdl.handle.net/11449/256000
7096090056484417
0000-0003-3679-2807
identifier_str_mv MORAES, Hudson Henrique de. Ensino de Geografia e impactos ambientais: experiência didática sobre a cadeia produtiva da cana-de-açúcar com estudantes do ensino médio na cidade de Iacanga - SP. 2024. 124p. Dissertação (Mestrado em Docência Para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Bauru, Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2024.
7096090056484417
0000-0003-3679-2807
url https://hdl.handle.net/11449/256000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129426264686592