Ensino da linguagem geográfica: a cadeia produtiva da cana-de-açúcar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/192408 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a contribuição da ciência geográfica na construção da consciência crítica necessária para os educandos compreenderem a dinâmica de construção do seu espaço de vivência e a apropriação desigual dos recursos e das riquezas produzidas. Esta pesquisa qualitativa, fundamentada no método de análise de conteúdo, tem como tema a atividade sucroalcooleira, alicerçada no contexto no qual estão inseridos os estudantes, apresentando como parte dos resultados o desenvolvimento de um vídeo educativo como objeto de aprendizagem. Essa atividade econômica é histórica no Brasil e nos remete ao processo de colonização imposto pelos portugueses a partir do século XVI, como uma das primeiras atividades econômicas desenvolvidas no território da colônia, marcando profundamente a ocupação e a transformação do território brasileiro. As análises e apontamentos em relação às transformações históricas e geográficas, produzidas por essa atividade econômica na organização do espaço do município de Barra Bonita, tiveram como ponto de partida a percepção acerca do lugar que os estudantes do 6º ano do ensino fundamental II da escola pública possuem. Abordamos o papel da Educação Ambiental e a sua relevância no espaço escolar como possibilidade para a conscientização dos indivíduos frente à expansão sobre o espaço natural, produzido pelos interesses mercantis. À pesquisa bibliográfica, realizada na intenção da construção do referencial teórico, foi acrescentada a pesquisa documental a partir da análise de alguns documentos oficiais, tais como o Currículo Paulista, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, durante as aulas de Geografia, resultaram em elaboração de representações que expressam a visão anterior e posterior aos estudos individuais e coletivos em relação ao espaço de vivência. O referencial teórico utilizado é pautado pela pedagogia de Paulo Freire a partir dos temas geradores, buscando compreender como os educandos observam o mundo ao seu redor. Na busca por ampliar e socializar a possibilidade de compreensão das transformações das paisagens, apresentamos um objeto de aprendizagem no formato de vídeo intitulado “O processo histórico da cana-de-açúcar no Brasil e a construção do espaço no município de Barra Bonita”. Por fim, podemos indicar que, a partir da análise dos materiais produzidos pelos estudantes, ainda existe grande distanciamento entre os conteúdos escolares e o lugar em que vivem, entre a realidade e os recursos que permitam enxergá-la, entendê-la; logo, a necessidade e a urgência de uma Educação que, pensando no ensino de Geografia, possibilite a “leitura do mundo” atual, contextualizada, dinâmica como a realidade, tendo como ponto de partida o “mundo do aluno”. |
id |
UNSP_8895a447e966bfc8b861eb60df174371 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/192408 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ensino da linguagem geográfica: a cadeia produtiva da cana-de-açúcarTeaching of geographic language: the sugarcane production chainEnsino de GeografiaCana-de-açúcarEspaço geográficoEducação ambientalGeography learningGeographic spaceEnvironmental educationSugar caneO presente trabalho tem por objetivo demonstrar a contribuição da ciência geográfica na construção da consciência crítica necessária para os educandos compreenderem a dinâmica de construção do seu espaço de vivência e a apropriação desigual dos recursos e das riquezas produzidas. Esta pesquisa qualitativa, fundamentada no método de análise de conteúdo, tem como tema a atividade sucroalcooleira, alicerçada no contexto no qual estão inseridos os estudantes, apresentando como parte dos resultados o desenvolvimento de um vídeo educativo como objeto de aprendizagem. Essa atividade econômica é histórica no Brasil e nos remete ao processo de colonização imposto pelos portugueses a partir do século XVI, como uma das primeiras atividades econômicas desenvolvidas no território da colônia, marcando profundamente a ocupação e a transformação do território brasileiro. As análises e apontamentos em relação às transformações históricas e geográficas, produzidas por essa atividade econômica na organização do espaço do município de Barra Bonita, tiveram como ponto de partida a percepção acerca do lugar que os estudantes do 6º ano do ensino fundamental II da escola pública possuem. Abordamos o papel da Educação Ambiental e a sua relevância no espaço escolar como possibilidade para a conscientização dos indivíduos frente à expansão sobre o espaço natural, produzido pelos interesses mercantis. À pesquisa bibliográfica, realizada na intenção da construção do referencial teórico, foi acrescentada a pesquisa documental a partir da análise de alguns documentos oficiais, tais como o Currículo Paulista, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, durante as aulas de Geografia, resultaram em elaboração de representações que expressam a visão anterior e posterior aos estudos individuais e coletivos em relação ao espaço de vivência. O referencial teórico utilizado é pautado pela pedagogia de Paulo Freire a partir dos temas geradores, buscando compreender como os educandos observam o mundo ao seu redor. Na busca por ampliar e socializar a possibilidade de compreensão das transformações das paisagens, apresentamos um objeto de aprendizagem no formato de vídeo intitulado “O processo histórico da cana-de-açúcar no Brasil e a construção do espaço no município de Barra Bonita”. Por fim, podemos indicar que, a partir da análise dos materiais produzidos pelos estudantes, ainda existe grande distanciamento entre os conteúdos escolares e o lugar em que vivem, entre a realidade e os recursos que permitam enxergá-la, entendê-la; logo, a necessidade e a urgência de uma Educação que, pensando no ensino de Geografia, possibilite a “leitura do mundo” atual, contextualizada, dinâmica como a realidade, tendo como ponto de partida o “mundo do aluno”.The present work aims to demonstrate the geographic science contribution in the construction of critical conscience need for students to understand the dynamic of living space construction and unequal appropriation of resources and of produced richness. This qualitative search, reasoned in the content analysis method has as theme the sugar-alcohol activity, grounded in the contexts that are inserted students, presenting as part of results the development of a educative movie as learning object. This economic activity is historical in Brazil and sends us to the colonization process imposed by the Portuguese from the XVI century, as one of the first economic activities developed in the colony territory, deeply marking the occupation and transformation of Brazilian territory. The analysis and appointments regarding historic and geographic transformation produced by this economic activity in the space organization of Barra Bonita city had as their starting point the perception about the place that the 6th year students from elementary school II of public school have. We approach the role of Environmental Education and your relevance in the school space as possibility to the awareness of individuals in face of expansion about natural space, produced to the market interests. The bibliographic search, made in the intention of theoretical reference construction was added to the documental search from the analysis of official documents, such as “paulista curriculum”, the law of guideline and bases of basic education. The works developed by the students during Geography classes resulted in the elaboration of representations that expose the anterior view and posterior of individual and collective studies in relation to the living space. The theoretical reference used is ruled to Paulo Freire pedagogy from the generators themes, seeking to understand how the students observe the world around them. In the search for expand and socialize the possibility of transformation understanding of landscapes was produced an learning object in video format denominated “The historical process of sugar cane in Brazil and the space construction in the Barra Bonita city”. In the end, we can indicate that, from the analysis of produced material by the students, still have a great distance between the school content and the place that they live, between reality and the resources that allow to see it, understand it, therefore the need and urgency of an Education that, thinking the Geography learning, enable the “world reading” actual, contextualized, dynamic as the reality, having as starting point the “student world”.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Magnoni Junior, LourençoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Stangherlin, Matheus2020-04-30T14:21:51Z2020-04-30T14:21:51Z2020-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19240800093031833004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-14T06:08:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192408Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:37:03.634256Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino da linguagem geográfica: a cadeia produtiva da cana-de-açúcar Teaching of geographic language: the sugarcane production chain |
title |
Ensino da linguagem geográfica: a cadeia produtiva da cana-de-açúcar |
spellingShingle |
Ensino da linguagem geográfica: a cadeia produtiva da cana-de-açúcar Stangherlin, Matheus Ensino de Geografia Cana-de-açúcar Espaço geográfico Educação ambiental Geography learning Geographic space Environmental education Sugar cane |
title_short |
Ensino da linguagem geográfica: a cadeia produtiva da cana-de-açúcar |
title_full |
Ensino da linguagem geográfica: a cadeia produtiva da cana-de-açúcar |
title_fullStr |
Ensino da linguagem geográfica: a cadeia produtiva da cana-de-açúcar |
title_full_unstemmed |
Ensino da linguagem geográfica: a cadeia produtiva da cana-de-açúcar |
title_sort |
Ensino da linguagem geográfica: a cadeia produtiva da cana-de-açúcar |
author |
Stangherlin, Matheus |
author_facet |
Stangherlin, Matheus |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Magnoni Junior, Lourenço Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stangherlin, Matheus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Cana-de-açúcar Espaço geográfico Educação ambiental Geography learning Geographic space Environmental education Sugar cane |
topic |
Ensino de Geografia Cana-de-açúcar Espaço geográfico Educação ambiental Geography learning Geographic space Environmental education Sugar cane |
description |
O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a contribuição da ciência geográfica na construção da consciência crítica necessária para os educandos compreenderem a dinâmica de construção do seu espaço de vivência e a apropriação desigual dos recursos e das riquezas produzidas. Esta pesquisa qualitativa, fundamentada no método de análise de conteúdo, tem como tema a atividade sucroalcooleira, alicerçada no contexto no qual estão inseridos os estudantes, apresentando como parte dos resultados o desenvolvimento de um vídeo educativo como objeto de aprendizagem. Essa atividade econômica é histórica no Brasil e nos remete ao processo de colonização imposto pelos portugueses a partir do século XVI, como uma das primeiras atividades econômicas desenvolvidas no território da colônia, marcando profundamente a ocupação e a transformação do território brasileiro. As análises e apontamentos em relação às transformações históricas e geográficas, produzidas por essa atividade econômica na organização do espaço do município de Barra Bonita, tiveram como ponto de partida a percepção acerca do lugar que os estudantes do 6º ano do ensino fundamental II da escola pública possuem. Abordamos o papel da Educação Ambiental e a sua relevância no espaço escolar como possibilidade para a conscientização dos indivíduos frente à expansão sobre o espaço natural, produzido pelos interesses mercantis. À pesquisa bibliográfica, realizada na intenção da construção do referencial teórico, foi acrescentada a pesquisa documental a partir da análise de alguns documentos oficiais, tais como o Currículo Paulista, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, durante as aulas de Geografia, resultaram em elaboração de representações que expressam a visão anterior e posterior aos estudos individuais e coletivos em relação ao espaço de vivência. O referencial teórico utilizado é pautado pela pedagogia de Paulo Freire a partir dos temas geradores, buscando compreender como os educandos observam o mundo ao seu redor. Na busca por ampliar e socializar a possibilidade de compreensão das transformações das paisagens, apresentamos um objeto de aprendizagem no formato de vídeo intitulado “O processo histórico da cana-de-açúcar no Brasil e a construção do espaço no município de Barra Bonita”. Por fim, podemos indicar que, a partir da análise dos materiais produzidos pelos estudantes, ainda existe grande distanciamento entre os conteúdos escolares e o lugar em que vivem, entre a realidade e os recursos que permitam enxergá-la, entendê-la; logo, a necessidade e a urgência de uma Educação que, pensando no ensino de Geografia, possibilite a “leitura do mundo” atual, contextualizada, dinâmica como a realidade, tendo como ponto de partida o “mundo do aluno”. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-30T14:21:51Z 2020-04-30T14:21:51Z 2020-03-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/192408 000930318 33004056091P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/192408 |
identifier_str_mv |
000930318 33004056091P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128835251601408 |