Viabilidade técnica e energética de um monotrilho de passageiros no eixo Rio de Janeiro - São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/214663 |
Resumo: | Este projeto se voltou ao estudo e análise da viabilidade de implantação de um monotrilho suspenso por meio do uso da faixa de domínio da Rodovia Presidente Dutra, com foco na geração de energia por meio de recursos solares e eólicos para um transporte sustentável e limpo. O projeto do monotrilho teve duas vias em sentidos opostos, ligando as capitais do Rio de Janeiro e de São Paulo, com três paradas estratégicas nas seguintes cidades: São José dos Campos, Aparecida e Volta Redonda. O projeto visou à diminuição da emissão de dióxido de carbono por veículos a combustão no deslocamento diário de milhares de pessoas entre as cidades entre o eixo Rio de Janeiro e São Paulo, incluindo as capitais. Nesta análise de viabilidade, foi apresentada a descrição do monotrilho, bem como seria realizado o deslocamento, armazenamento e fornecimento de energia para os trens, o detalhamento das usinas solares e das turbinas eólicas, além de informações de velocidade e tempo de trajeto. Nesta análise também foi apresentada uma prospecção de custos para o investimento na implantação dos monotrilhos e na geração da energia com a intenção de se verificar sua viabilidade. |
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Viabilidade técnica e energética de um monotrilho de passageiros no eixo Rio de Janeiro - São PauloTechnical and energy feasibility of a passenger monorail on the Rio de Janeiro - São Paulo axisTransporteGeração renovávelVeículo elétricoEnergia limpaAlta velocidadeEnergia solarEnergia eólicaMonotrilhoGeração distribuída de energia elétricaEngenharia sustentávelRenewable generationTransportElectrical vehicleClean energyHigh speedSolar EnergyWind energyMonorailEste projeto se voltou ao estudo e análise da viabilidade de implantação de um monotrilho suspenso por meio do uso da faixa de domínio da Rodovia Presidente Dutra, com foco na geração de energia por meio de recursos solares e eólicos para um transporte sustentável e limpo. O projeto do monotrilho teve duas vias em sentidos opostos, ligando as capitais do Rio de Janeiro e de São Paulo, com três paradas estratégicas nas seguintes cidades: São José dos Campos, Aparecida e Volta Redonda. O projeto visou à diminuição da emissão de dióxido de carbono por veículos a combustão no deslocamento diário de milhares de pessoas entre as cidades entre o eixo Rio de Janeiro e São Paulo, incluindo as capitais. Nesta análise de viabilidade, foi apresentada a descrição do monotrilho, bem como seria realizado o deslocamento, armazenamento e fornecimento de energia para os trens, o detalhamento das usinas solares e das turbinas eólicas, além de informações de velocidade e tempo de trajeto. Nesta análise também foi apresentada uma prospecção de custos para o investimento na implantação dos monotrilhos e na geração da energia com a intenção de se verificar sua viabilidade.This project focused on the study and analysis of the feasibility of implementing a suspended monorail through the use of the Presidente Dutra highway right-of-way, with a focus on energy generation through solar and wind resources for sustainable and clean transport. The monorail project had two lanes in opposite directions, connecting the capitals of Rio de Janeiro and São Paulo, with three strategic stops in the following cities: São José dos Campos, Aparecida and Volta Redonda. The project aimed to reduce the emission of carbon dioxide by combustion vehicles in the daily commute of thousands of people between cities between Rio de Janeiro and São Paulo, including the capitals. In this feasibility analysis, the description of the monorail was presented, as well as the displacement, storage and supply of energy for the trains, the detailing of solar plants and wind turbines, in addition to information on speed and travel time. In this analysis, a cost prospection for the investment in the implementation of monorails and in the generation of energy was also presented with the intention of verifying its viabilityCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Capes - 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Teófilo Miguel de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Carlos Augusto Marcondes dos [UNESP]2021-10-05T12:59:10Z2021-10-05T12:59:10Z2021-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21466333004080027P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-04T13:17:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214663Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:19:41.371729Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Este projeto se voltou ao estudo e análise da viabilidade de implantação de um monotrilho suspenso por meio do uso da faixa de domínio da Rodovia Presidente Dutra, com foco na geração de energia por meio de recursos solares e eólicos para um transporte sustentável e limpo. O projeto do monotrilho teve duas vias em sentidos opostos, ligando as capitais do Rio de Janeiro e de São Paulo, com três paradas estratégicas nas seguintes cidades: São José dos Campos, Aparecida e Volta Redonda. O projeto visou à diminuição da emissão de dióxido de carbono por veículos a combustão no deslocamento diário de milhares de pessoas entre as cidades entre o eixo Rio de Janeiro e São Paulo, incluindo as capitais. Nesta análise de viabilidade, foi apresentada a descrição do monotrilho, bem como seria realizado o deslocamento, armazenamento e fornecimento de energia para os trens, o detalhamento das usinas solares e das turbinas eólicas, além de informações de velocidade e tempo de trajeto. Nesta análise também foi apresentada uma prospecção de custos para o investimento na implantação dos monotrilhos e na geração da energia com a intenção de se verificar sua viabilidade. |
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