Educação escolar: em busca de novos caminhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Genaro Alvarenga [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101566
Resumo: Este estudo não pretende recontar a história da Educação, mas discutir alguns de seus pontos principais, visto que ao longo do tempo esta foi permeada por diferentes discursos, onde foram inseridas normas, regras, direcionamentos, enfim, valores que não faziam parte da concepção inicial que seria formar livres pensadores. A consolidação da Educação como prática deu origem a escola na forma de instituição, e neste momento tornou-se mais vulnerável a implantação dos discursos socioculturais dominantes. Esta prática foi recorrente no mundo inteiro, mormente nos momentos de crise quando se recorria a escola para formar as próximas gerações e estender para o futuro o aparato oficialmente aceito de sustentação da sociedade. Atualmente a Educação parece estar em um momento delicado, onde carrega o ônus de antigas permanências que não se adaptaram totalmente ao século XXI e por outro lado também se abre a perspectivas de inovação. O momento propicia a troca de pontos de vista e impressões de educadores de visão tradicional assim como também de vanguarda. Os novos caminhos da Educação trazem desafios e estes causam desconforto, contudo, parte deste caminho já foi trilhado conforme as experiências citadas ao longo deste trabalho. Aliás, esta pesquisa visa justamente refletir sobre o reconhecimento dos problemas os quais enfrenta a Educação atualmente, e com isso abrir possibilidades de diálogo. Embora possa se reconhecer os méritos dos sistemas educacionais do passado, no século XXI deve-se projetar para o futuro, onde mesmo sem as balizas epistemológicas que dão a segurança teórica é preciso criar novos modelos calcados na realidade, e a partir de experiências válidas no contexto em que foram aplicadas. O grande projeto educacional para o século XXI talvez seja construído no dia a dia, sem a segurança confortável de saber que tudo já está pronto...
id UNSP_50679fc416a420245121b713fb9792ad
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101566
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação escolar: em busca de novos caminhosEducaçãoDemocraciaEducadoresEscolaProjeto educacionalEducationDemocracySchoolHistoryEducatorEducationalistEducational projectEste estudo não pretende recontar a história da Educação, mas discutir alguns de seus pontos principais, visto que ao longo do tempo esta foi permeada por diferentes discursos, onde foram inseridas normas, regras, direcionamentos, enfim, valores que não faziam parte da concepção inicial que seria formar livres pensadores. A consolidação da Educação como prática deu origem a escola na forma de instituição, e neste momento tornou-se mais vulnerável a implantação dos discursos socioculturais dominantes. Esta prática foi recorrente no mundo inteiro, mormente nos momentos de crise quando se recorria a escola para formar as próximas gerações e estender para o futuro o aparato oficialmente aceito de sustentação da sociedade. Atualmente a Educação parece estar em um momento delicado, onde carrega o ônus de antigas permanências que não se adaptaram totalmente ao século XXI e por outro lado também se abre a perspectivas de inovação. O momento propicia a troca de pontos de vista e impressões de educadores de visão tradicional assim como também de vanguarda. Os novos caminhos da Educação trazem desafios e estes causam desconforto, contudo, parte deste caminho já foi trilhado conforme as experiências citadas ao longo deste trabalho. Aliás, esta pesquisa visa justamente refletir sobre o reconhecimento dos problemas os quais enfrenta a Educação atualmente, e com isso abrir possibilidades de diálogo. Embora possa se reconhecer os méritos dos sistemas educacionais do passado, no século XXI deve-se projetar para o futuro, onde mesmo sem as balizas epistemológicas que dão a segurança teórica é preciso criar novos modelos calcados na realidade, e a partir de experiências válidas no contexto em que foram aplicadas. O grande projeto educacional para o século XXI talvez seja construído no dia a dia, sem a segurança confortável de saber que tudo já está pronto...This work does not intend to retell the history of education. Instead of it, we will discuss its main aspects, because in the course of time the history of education has been intimately interwoven with different discourses that have set norms, rules and standards that make no sense at all according to the original concept of Education, which proposed the formation of freethinkers. The consolidation of Education as a practice made possible the school as an institution, whereas education had become vulnerable to the implantation of dominant sociocultural discourses. This recurrent practice took place all over the world, mainly during periods of crisis, when there were appeals for providing education for generations to come. Nowadays, education is going through a delicate moment: on the one hand, the contemporary Education carries within it a broad range of old persistences that could not adapt to the twenty first century; on the other hand, Education is moving towards perspectives on innovation. In short, this is the favorable moment to take the chance to share exchange experiences and points of view among educators. The new paths of education certainly bring challenges, but great part of this path has already been done, as we point out in this work. Therefore, this thesis intends to discuss the problems which Education must deals with. Although the merits of past educational systems, the twenty-first century Education should be projected to the future - even though there may be an absence of epitemological basis - in order to create new models based on both reality and experiences in the context in which they took place. The twenty-first century educational project may be constructed in everyday life, without the comfort of knowing that all questions have been fully answered, but with the sureness of making a safe path to emancipation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Ricardo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Genaro Alvarenga [UNESP]2014-06-11T19:31:31Z2014-06-11T19:31:31Z2010-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis218 f. : il.application/pdfFONSECA, Genaro Alvarenga. Educação escolar: em busca de novos caminhos. 2010. 218 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Ararquara, 2010.http://hdl.handle.net/11449/101566000620734fonseca_ga_dr_arafcl.pdf33004030079P262340850194139490000-0002-7478-4835Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:09:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101566Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T14:09:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação escolar: em busca de novos caminhos
title Educação escolar: em busca de novos caminhos
spellingShingle Educação escolar: em busca de novos caminhos
Fonseca, Genaro Alvarenga [UNESP]
Educação
Democracia
Educadores
Escola
Projeto educacional
Education
Democracy
School
History
Educator
Educationalist
Educational project
title_short Educação escolar: em busca de novos caminhos
title_full Educação escolar: em busca de novos caminhos
title_fullStr Educação escolar: em busca de novos caminhos
title_full_unstemmed Educação escolar: em busca de novos caminhos
title_sort Educação escolar: em busca de novos caminhos
author Fonseca, Genaro Alvarenga [UNESP]
author_facet Fonseca, Genaro Alvarenga [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Ricardo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Genaro Alvarenga [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Democracia
Educadores
Escola
Projeto educacional
Education
Democracy
School
History
Educator
Educationalist
Educational project
topic Educação
Democracia
Educadores
Escola
Projeto educacional
Education
Democracy
School
History
Educator
Educationalist
Educational project
description Este estudo não pretende recontar a história da Educação, mas discutir alguns de seus pontos principais, visto que ao longo do tempo esta foi permeada por diferentes discursos, onde foram inseridas normas, regras, direcionamentos, enfim, valores que não faziam parte da concepção inicial que seria formar livres pensadores. A consolidação da Educação como prática deu origem a escola na forma de instituição, e neste momento tornou-se mais vulnerável a implantação dos discursos socioculturais dominantes. Esta prática foi recorrente no mundo inteiro, mormente nos momentos de crise quando se recorria a escola para formar as próximas gerações e estender para o futuro o aparato oficialmente aceito de sustentação da sociedade. Atualmente a Educação parece estar em um momento delicado, onde carrega o ônus de antigas permanências que não se adaptaram totalmente ao século XXI e por outro lado também se abre a perspectivas de inovação. O momento propicia a troca de pontos de vista e impressões de educadores de visão tradicional assim como também de vanguarda. Os novos caminhos da Educação trazem desafios e estes causam desconforto, contudo, parte deste caminho já foi trilhado conforme as experiências citadas ao longo deste trabalho. Aliás, esta pesquisa visa justamente refletir sobre o reconhecimento dos problemas os quais enfrenta a Educação atualmente, e com isso abrir possibilidades de diálogo. Embora possa se reconhecer os méritos dos sistemas educacionais do passado, no século XXI deve-se projetar para o futuro, onde mesmo sem as balizas epistemológicas que dão a segurança teórica é preciso criar novos modelos calcados na realidade, e a partir de experiências válidas no contexto em que foram aplicadas. O grande projeto educacional para o século XXI talvez seja construído no dia a dia, sem a segurança confortável de saber que tudo já está pronto...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-09
2014-06-11T19:31:31Z
2014-06-11T19:31:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONSECA, Genaro Alvarenga. Educação escolar: em busca de novos caminhos. 2010. 218 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Ararquara, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/101566
000620734
fonseca_ga_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
6234085019413949
0000-0002-7478-4835
identifier_str_mv FONSECA, Genaro Alvarenga. Educação escolar: em busca de novos caminhos. 2010. 218 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Ararquara, 2010.
000620734
fonseca_ga_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
6234085019413949
0000-0002-7478-4835
url http://hdl.handle.net/11449/101566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 218 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045351793360896