Corpo, ciência e educação: representações do corpo junto a jovens estudantes e seus professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90975
Resumo: Com o objetivo de discutir a posição de centralidade do corpo na cultura contemporânea bem como atentar para as possíveis implicações deste fato no ensino de ciências, a presente pesquisa teve por objetivo investigar as representações de corpo de alunos e professores do ensino fundamental, mais especificamente aqueles que integram o quadro docente, e discente, da 7ª série. Dentre os principais objetivos da presente pesquisa, atenta-se para a relevância de averiguar, através dos discursos por estes articulados, possíveis necessidades ou limitações relacionadas às práticas educativas atuais, em que o foco seja o corpo - tema de natureza interdisciplinar, cujas necessidades sociais, a ele relacionadas, fazem clamar por uma abordagem que ultrapasse suas dimensões anatômico-fisiológicas, como vem corroborar os Parâmetros Curriculares Nacionais - daí derivando a importância de se conhecer as diferentes concepções que norteiam a prática pedagógica e influenciam o aprendizado. Também se procurou considerar, e investigar, as representações (explícitas ou implícitas) de corpo humano dos livros didáticos adotados por esta mesma população - já que estes caracterizam uma das principais fontes de informação e conhecimento sistematizado disponível aos educandos - bem como as concepções veiculadas pelos mais diversos meios de comunicação, que de certa forma praticam um tipo de pedagogia que ensina, ou ao menos, influencia na construção ou manutenção de certas representações de corpo amplamente divulgadas e disseminadas. De maneira geral, constatou-se a predominância de representações sociais, culturais, e em menor escala, científicas acerca do corpo.
id UNSP_506e01483e88ed5a8ed44433338f085e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90975
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Corpo, ciência e educação: representações do corpo junto a jovens estudantes e seus professoresCienciaEducaçãoRepresentaçõesFenomenologia de Merleau-PontyCorpoRepresentationsBodySciencesMerleau-Ponty phenomenologyCom o objetivo de discutir a posição de centralidade do corpo na cultura contemporânea bem como atentar para as possíveis implicações deste fato no ensino de ciências, a presente pesquisa teve por objetivo investigar as representações de corpo de alunos e professores do ensino fundamental, mais especificamente aqueles que integram o quadro docente, e discente, da 7ª série. Dentre os principais objetivos da presente pesquisa, atenta-se para a relevância de averiguar, através dos discursos por estes articulados, possíveis necessidades ou limitações relacionadas às práticas educativas atuais, em que o foco seja o corpo - tema de natureza interdisciplinar, cujas necessidades sociais, a ele relacionadas, fazem clamar por uma abordagem que ultrapasse suas dimensões anatômico-fisiológicas, como vem corroborar os Parâmetros Curriculares Nacionais - daí derivando a importância de se conhecer as diferentes concepções que norteiam a prática pedagógica e influenciam o aprendizado. Também se procurou considerar, e investigar, as representações (explícitas ou implícitas) de corpo humano dos livros didáticos adotados por esta mesma população - já que estes caracterizam uma das principais fontes de informação e conhecimento sistematizado disponível aos educandos - bem como as concepções veiculadas pelos mais diversos meios de comunicação, que de certa forma praticam um tipo de pedagogia que ensina, ou ao menos, influencia na construção ou manutenção de certas representações de corpo amplamente divulgadas e disseminadas. De maneira geral, constatou-se a predominância de representações sociais, culturais, e em menor escala, científicas acerca do corpo.With the objective to discuss the position of centrality of the body in the contemporary culture as well as paying attention to the possible implications of this fact in the science teaching, the present research had as objective to investigate the body representations of students and teachers of elementary school, more specifically to those who integrate the teaching staff, and dissent, from seventh grade. From among the main objectives of the present research, it takes into consideration to the importance of verifying, through the speeches for these joined, possible necessities or limitations related to the current educational practices, in which the focus be the body - theme of interdisciplinary nature, whose social necessities, related to it, complain for an approach that exceed their anatomic-physiologic dimensions, which come to confirm the Brazilian Curriculum Parameters - hence deriving the importance of knowing the different conceptions which guide the pedagogical practice and influence the learning. Also it tried to consider and investigate the human body representations (explicit and implicit) from the educational books adopted by this same population - since these characterize one of the main sources of information and systematized knowledge available to the educating - as well as the conceptions passed by the most various medium, which in some ways play a kind of education that it teachers, or at least, influences in the construction or maintenance of certain body representations widely spread and published. From general manner, it verified the predominance of social, cultural, and in small scale, scientific representations about the body.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bertolli Filho, Claudio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP]2014-06-11T19:24:50Z2014-06-11T19:24:50Z2007-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis225 p.application/pdfTALAMONI, Ana Carolina Biscalquini. Corpo, ciência e educação: representações do corpo junto a jovens estudantes e seus professores. 2007. 225 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.http://hdl.handle.net/11449/90975000508301000508301.pdf33004056079P006420226814082030000-0003-3584-9736Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-22T06:22:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90975Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-22T06:22:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpo, ciência e educação: representações do corpo junto a jovens estudantes e seus professores
title Corpo, ciência e educação: representações do corpo junto a jovens estudantes e seus professores
spellingShingle Corpo, ciência e educação: representações do corpo junto a jovens estudantes e seus professores
Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP]
Ciencia
Educação
Representações
Fenomenologia de Merleau-Ponty
Corpo
Representations
Body
Sciences
Merleau-Ponty phenomenology
title_short Corpo, ciência e educação: representações do corpo junto a jovens estudantes e seus professores
title_full Corpo, ciência e educação: representações do corpo junto a jovens estudantes e seus professores
title_fullStr Corpo, ciência e educação: representações do corpo junto a jovens estudantes e seus professores
title_full_unstemmed Corpo, ciência e educação: representações do corpo junto a jovens estudantes e seus professores
title_sort Corpo, ciência e educação: representações do corpo junto a jovens estudantes e seus professores
author Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP]
author_facet Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bertolli Filho, Claudio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ciencia
Educação
Representações
Fenomenologia de Merleau-Ponty
Corpo
Representations
Body
Sciences
Merleau-Ponty phenomenology
topic Ciencia
Educação
Representações
Fenomenologia de Merleau-Ponty
Corpo
Representations
Body
Sciences
Merleau-Ponty phenomenology
description Com o objetivo de discutir a posição de centralidade do corpo na cultura contemporânea bem como atentar para as possíveis implicações deste fato no ensino de ciências, a presente pesquisa teve por objetivo investigar as representações de corpo de alunos e professores do ensino fundamental, mais especificamente aqueles que integram o quadro docente, e discente, da 7ª série. Dentre os principais objetivos da presente pesquisa, atenta-se para a relevância de averiguar, através dos discursos por estes articulados, possíveis necessidades ou limitações relacionadas às práticas educativas atuais, em que o foco seja o corpo - tema de natureza interdisciplinar, cujas necessidades sociais, a ele relacionadas, fazem clamar por uma abordagem que ultrapasse suas dimensões anatômico-fisiológicas, como vem corroborar os Parâmetros Curriculares Nacionais - daí derivando a importância de se conhecer as diferentes concepções que norteiam a prática pedagógica e influenciam o aprendizado. Também se procurou considerar, e investigar, as representações (explícitas ou implícitas) de corpo humano dos livros didáticos adotados por esta mesma população - já que estes caracterizam uma das principais fontes de informação e conhecimento sistematizado disponível aos educandos - bem como as concepções veiculadas pelos mais diversos meios de comunicação, que de certa forma praticam um tipo de pedagogia que ensina, ou ao menos, influencia na construção ou manutenção de certas representações de corpo amplamente divulgadas e disseminadas. De maneira geral, constatou-se a predominância de representações sociais, culturais, e em menor escala, científicas acerca do corpo.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-27
2014-06-11T19:24:50Z
2014-06-11T19:24:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TALAMONI, Ana Carolina Biscalquini. Corpo, ciência e educação: representações do corpo junto a jovens estudantes e seus professores. 2007. 225 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/90975
000508301
000508301.pdf
33004056079P0
0642022681408203
0000-0003-3584-9736
identifier_str_mv TALAMONI, Ana Carolina Biscalquini. Corpo, ciência e educação: representações do corpo junto a jovens estudantes e seus professores. 2007. 225 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.
000508301
000508301.pdf
33004056079P0
0642022681408203
0000-0003-3584-9736
url http://hdl.handle.net/11449/90975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 225 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965369538969600