Educação inclusiva: uma análise crítica da prática pedagógica de uma professora de sala de recursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marileide Antunes de [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97482
Resumo: No contexto da educação inclusiva, devem ser garantidos a todo e qualquer aluno o acesso e permanência no processo educacional por maiores que sejam as suas diferenças. Assim, este estudo teve como objetivo caracterizar o funcionamento de uma sala de recursos e realizar intervenção junto a uma educadora especialista para auxiliá-la na implementação de ações educacionais inclusivas. A pesquisa teve como participante uma professora de sala de recursos lotada em escola da rede pública de ensino. O procedimento de coleta de dados caracterizou-se por cinco fases: 1) caracterização da realidade por este estudo investigada, através de observações sistemáticas quanto a horário de atendimento, número de alunos, condições físicas da sala, existência e utilização de equipamentos de apoio pedagógico, características gerais da população atendida, da atuação pedagógica e das atividades realizadas; 2) análise do plano de ensino ou proposta pedagógica utilizada pela professora tomando como base a existência de adaptações em função das necessidades do aluno, existência de metas para o aluno no ensino comum e existência de estratégias de colaboração com o respectivo professor do ensino comum; 3) aplicação de um roteiro norteador de entrevista pré e pós intervenção para investigar a compreensão da professora acerca do funcionamento da sala de recursos; 4) realização de encontros para discussão teórica relacionada à temática do ensino inclusivo; 5) realização de encontros para o preenchimento do Documento Individual de Adaptações Curriculares e acompanhamento em sala para a implementação do mesmo.
id UNSP_507f97a2fbb5caf6617dab649b6cc7a8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97482
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação inclusiva: uma análise crítica da prática pedagógica de uma professora de sala de recursosEducação inclusivaCurriculos - PlanejamentoInclusive educationNo contexto da educação inclusiva, devem ser garantidos a todo e qualquer aluno o acesso e permanência no processo educacional por maiores que sejam as suas diferenças. Assim, este estudo teve como objetivo caracterizar o funcionamento de uma sala de recursos e realizar intervenção junto a uma educadora especialista para auxiliá-la na implementação de ações educacionais inclusivas. A pesquisa teve como participante uma professora de sala de recursos lotada em escola da rede pública de ensino. O procedimento de coleta de dados caracterizou-se por cinco fases: 1) caracterização da realidade por este estudo investigada, através de observações sistemáticas quanto a horário de atendimento, número de alunos, condições físicas da sala, existência e utilização de equipamentos de apoio pedagógico, características gerais da população atendida, da atuação pedagógica e das atividades realizadas; 2) análise do plano de ensino ou proposta pedagógica utilizada pela professora tomando como base a existência de adaptações em função das necessidades do aluno, existência de metas para o aluno no ensino comum e existência de estratégias de colaboração com o respectivo professor do ensino comum; 3) aplicação de um roteiro norteador de entrevista pré e pós intervenção para investigar a compreensão da professora acerca do funcionamento da sala de recursos; 4) realização de encontros para discussão teórica relacionada à temática do ensino inclusivo; 5) realização de encontros para o preenchimento do Documento Individual de Adaptações Curriculares e acompanhamento em sala para a implementação do mesmo.In the context of the educational inclusion, the access and permanence in the educational process must be guaranteed to all students, even though the differences are extremely significant. So, the goal of this study was to analyze the context of room of resources and realize an intervention with a special educator on promoting inclusive educational practices. Data were collected in five phases: 1) characterization of the investigated context following systematic observations according to period of attendance, number of students, physical conditions of the classroom, existence and use of pedagogical materials, main characteristics of the population attended, the pedagogical performance and teaching activities; 2) analysis of the pedagogical plan of the room of resources based on the existence of adaptations to the needs of the students, the existence of goals for the student in the common classroom, and the existence of strategies of contribution with the respective teacher of the regular classroom; 3) application of interview before and after intervention to investigate the comprehension of the educator about the functions of the room of resources; 4) theoretical discussions following the thematic of inclusive education; 5) meetings to fulfill the Individual Document of Curricular Adaptations and implementation of the documents. The following analysis procedure was: 1) characterization of the investigated context based on the comparison with the legal documents referred to the functioning of the room of resources; 2) analysis of the interviews realized before and after the period of intervention and 3) analysis of Individual Documents of Curricular Adaptations. As results, the study showed divergences between the laws and the context of the room of resources investigated.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Lúcia Pereira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Marileide Antunes de [UNESP]2014-06-11T19:29:00Z2014-06-11T19:29:00Z2008-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis128 f. : il.application/pdfOLIVEIRA, Marileide Antunes de. Educação inclusiva: uma análise crítica da prática pedagógica de uma professora de sala de recursos. 2008. 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/97482000553607oliveira_ma_me_bauru.pdf33004056085P03855053449114282Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-24T06:07:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97482Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:49:22.215249Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva: uma análise crítica da prática pedagógica de uma professora de sala de recursos
title Educação inclusiva: uma análise crítica da prática pedagógica de uma professora de sala de recursos
spellingShingle Educação inclusiva: uma análise crítica da prática pedagógica de uma professora de sala de recursos
Oliveira, Marileide Antunes de [UNESP]
Educação inclusiva
Curriculos - Planejamento
Inclusive education
title_short Educação inclusiva: uma análise crítica da prática pedagógica de uma professora de sala de recursos
title_full Educação inclusiva: uma análise crítica da prática pedagógica de uma professora de sala de recursos
title_fullStr Educação inclusiva: uma análise crítica da prática pedagógica de uma professora de sala de recursos
title_full_unstemmed Educação inclusiva: uma análise crítica da prática pedagógica de uma professora de sala de recursos
title_sort Educação inclusiva: uma análise crítica da prática pedagógica de uma professora de sala de recursos
author Oliveira, Marileide Antunes de [UNESP]
author_facet Oliveira, Marileide Antunes de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Lúcia Pereira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marileide Antunes de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Curriculos - Planejamento
Inclusive education
topic Educação inclusiva
Curriculos - Planejamento
Inclusive education
description No contexto da educação inclusiva, devem ser garantidos a todo e qualquer aluno o acesso e permanência no processo educacional por maiores que sejam as suas diferenças. Assim, este estudo teve como objetivo caracterizar o funcionamento de uma sala de recursos e realizar intervenção junto a uma educadora especialista para auxiliá-la na implementação de ações educacionais inclusivas. A pesquisa teve como participante uma professora de sala de recursos lotada em escola da rede pública de ensino. O procedimento de coleta de dados caracterizou-se por cinco fases: 1) caracterização da realidade por este estudo investigada, através de observações sistemáticas quanto a horário de atendimento, número de alunos, condições físicas da sala, existência e utilização de equipamentos de apoio pedagógico, características gerais da população atendida, da atuação pedagógica e das atividades realizadas; 2) análise do plano de ensino ou proposta pedagógica utilizada pela professora tomando como base a existência de adaptações em função das necessidades do aluno, existência de metas para o aluno no ensino comum e existência de estratégias de colaboração com o respectivo professor do ensino comum; 3) aplicação de um roteiro norteador de entrevista pré e pós intervenção para investigar a compreensão da professora acerca do funcionamento da sala de recursos; 4) realização de encontros para discussão teórica relacionada à temática do ensino inclusivo; 5) realização de encontros para o preenchimento do Documento Individual de Adaptações Curriculares e acompanhamento em sala para a implementação do mesmo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-03
2014-06-11T19:29:00Z
2014-06-11T19:29:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Marileide Antunes de. Educação inclusiva: uma análise crítica da prática pedagógica de uma professora de sala de recursos. 2008. 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/97482
000553607
oliveira_ma_me_bauru.pdf
33004056085P0
3855053449114282
identifier_str_mv OLIVEIRA, Marileide Antunes de. Educação inclusiva: uma análise crítica da prática pedagógica de uma professora de sala de recursos. 2008. 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
000553607
oliveira_ma_me_bauru.pdf
33004056085P0
3855053449114282
url http://hdl.handle.net/11449/97482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 128 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128567470456832