A sessão de mediação online do teletandem: um estudo sobre sua estrutura e organização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piai, Laís
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250274
Resumo: A presente investigação, desenvolvida no projeto Teletandem Brasil: Línguas estrangeiras para todos, contexto virtual, autônomo e telecolaborativo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, analisa de que maneira as mediações são estruturadas e gerenciadas, via plataformas de videoconferência. As mediações são sessões de assistência pedagógica realizadas com os participantes brasileiros após as interações na língua alvo e que, a partir da pandemia da COVID-19, se tornaram online. Essa pesquisa considera os resultados de Sartori (2021), que ao investigar a mediação presencial, localizou, por meio dos dados analisados sob a perspectiva da Análise da Conversação (AC), seis categorias que estruturam essa modalidade, sendo elas: abertura da mediação; desenvolvimento da mediação e uso de marcadores verbais; fechamento da mediação; sobreposição de vozes ou falas simultâneas; pares adjacentes e riso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, localizada no âmbito do Teletandem desenvolvido na UNESP de Araraquara (FCLAr), e que utiliza questionário inicial, gravação das sessões de mediação realizadas pelo Google Meet e relato reflexivo das mediadoras acerca das mediações publicados na Comunidade de Prática realizada no Teletandem Araraquara. As participantes da pesquisa foram duas mediadoras que conduziram mediações em turmas diferentes. A partir da análise das mediações à luz da AC, verificou-se que as categorias organizadoras propostas por Sartori (2021) são encontradas na mediação online, mas surge, também, a categoria das pausas e silêncios. Ainda, foi possível averiguar diferenças substanciais no que concerne aos marcadores conversacionais não-verbais. Destaca-se que a mediação online exige maior consciência nos processos de planejamento e gerenciamento, pois, embora se aproxime da mediação presencial e atinja os objetivos previstos, trata-se de um novo contexto. Conclui-se que as tecnologias digitais da informação e comunicação medeiam e reconstroem a nossa relação com a linguagem. Ademais, entende-se que a atuação no projeto Teletandem abre possibilidades reais para o letramento tecnológico dos docentes.
id UNSP_50b7570d6d4d5dfbcf9d7edfafaf49f2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250274
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A sessão de mediação online do teletandem: um estudo sobre sua estrutura e organizaçãoThe online mediation session in teletandem: a study on its structure and organizationTeletandemMediação OnlineAnálise da ConversaçãoOnline MediationConversation analysisA presente investigação, desenvolvida no projeto Teletandem Brasil: Línguas estrangeiras para todos, contexto virtual, autônomo e telecolaborativo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, analisa de que maneira as mediações são estruturadas e gerenciadas, via plataformas de videoconferência. As mediações são sessões de assistência pedagógica realizadas com os participantes brasileiros após as interações na língua alvo e que, a partir da pandemia da COVID-19, se tornaram online. Essa pesquisa considera os resultados de Sartori (2021), que ao investigar a mediação presencial, localizou, por meio dos dados analisados sob a perspectiva da Análise da Conversação (AC), seis categorias que estruturam essa modalidade, sendo elas: abertura da mediação; desenvolvimento da mediação e uso de marcadores verbais; fechamento da mediação; sobreposição de vozes ou falas simultâneas; pares adjacentes e riso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, localizada no âmbito do Teletandem desenvolvido na UNESP de Araraquara (FCLAr), e que utiliza questionário inicial, gravação das sessões de mediação realizadas pelo Google Meet e relato reflexivo das mediadoras acerca das mediações publicados na Comunidade de Prática realizada no Teletandem Araraquara. As participantes da pesquisa foram duas mediadoras que conduziram mediações em turmas diferentes. A partir da análise das mediações à luz da AC, verificou-se que as categorias organizadoras propostas por Sartori (2021) são encontradas na mediação online, mas surge, também, a categoria das pausas e silêncios. Ainda, foi possível averiguar diferenças substanciais no que concerne aos marcadores conversacionais não-verbais. Destaca-se que a mediação online exige maior consciência nos processos de planejamento e gerenciamento, pois, embora se aproxime da mediação presencial e atinja os objetivos previstos, trata-se de um novo contexto. Conclui-se que as tecnologias digitais da informação e comunicação medeiam e reconstroem a nossa relação com a linguagem. Ademais, entende-se que a atuação no projeto Teletandem abre possibilidades reais para o letramento tecnológico dos docentes.This present study, developed in the Teletandem Brasil Project: Foreign Languages for All, a virtual, autonomous and telecollaborative modality of teaching and learning foreign languages, investigates how mediations are structured and managed via videoconferencing platforms. Meditations are pedagogical assistance sessions held with Brazilian participants after the interactions in their target language and which, since the COVID-19 pandemic, have been developed online. This research considers the results of Sartori (2021), who found through the data analyzed from the perspective of Conversation Analysis (CA) six categories that structure face-to-face mediation, namely: opening of the mediation; mediation development and the use of verbal markers; ending of the mediation session; overlapping voices or simultaneous speeches; adjacency pairs and laugh. This is a qualitative research, located within the scope of the Teletandem developed at UNESP in Araraquara (FCLAr), which uses an initial questionnaire, recordings of the mediation sessions carried out by Google Meet and the mediators' reflective report about their own meditations published in the Community of Practice held at Teletandem Araraquara. The participants of this research are two teletandem mediators who conducted mediations in different groups. From the analysis of mediations in the light of CA, it was found that the organizing categories proposed by Sartori (2021) also occur in online mediation, but the category of pauses and silences also emerges. Still, it was possible to verify substantial differences regarding non-verbal markers. It is noteworthy that online mediation requires greater awareness in the planning and management processes, because, although it is closer to presential mediation and achieves the foreseen objectives, it is a new context. The study concludes that digital information and communication technologies mediate and rebuild our relationship with language. Furthermore, it is understood that acting in the Teletandem project opens up real possibilities for the technological literacy of teachers.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Salomão, Ana Cristina BiondoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Piai, Laís2023-08-15T18:01:34Z2023-08-15T18:01:34Z2023-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/250274porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-23T06:11:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250274Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:29:29.036705Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A sessão de mediação online do teletandem: um estudo sobre sua estrutura e organização
The online mediation session in teletandem: a study on its structure and organization
title A sessão de mediação online do teletandem: um estudo sobre sua estrutura e organização
spellingShingle A sessão de mediação online do teletandem: um estudo sobre sua estrutura e organização
Piai, Laís
Teletandem
Mediação Online
Análise da Conversação
Online Mediation
Conversation analysis
title_short A sessão de mediação online do teletandem: um estudo sobre sua estrutura e organização
title_full A sessão de mediação online do teletandem: um estudo sobre sua estrutura e organização
title_fullStr A sessão de mediação online do teletandem: um estudo sobre sua estrutura e organização
title_full_unstemmed A sessão de mediação online do teletandem: um estudo sobre sua estrutura e organização
title_sort A sessão de mediação online do teletandem: um estudo sobre sua estrutura e organização
author Piai, Laís
author_facet Piai, Laís
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salomão, Ana Cristina Biondo
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Piai, Laís
dc.subject.por.fl_str_mv Teletandem
Mediação Online
Análise da Conversação
Online Mediation
Conversation analysis
topic Teletandem
Mediação Online
Análise da Conversação
Online Mediation
Conversation analysis
description A presente investigação, desenvolvida no projeto Teletandem Brasil: Línguas estrangeiras para todos, contexto virtual, autônomo e telecolaborativo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, analisa de que maneira as mediações são estruturadas e gerenciadas, via plataformas de videoconferência. As mediações são sessões de assistência pedagógica realizadas com os participantes brasileiros após as interações na língua alvo e que, a partir da pandemia da COVID-19, se tornaram online. Essa pesquisa considera os resultados de Sartori (2021), que ao investigar a mediação presencial, localizou, por meio dos dados analisados sob a perspectiva da Análise da Conversação (AC), seis categorias que estruturam essa modalidade, sendo elas: abertura da mediação; desenvolvimento da mediação e uso de marcadores verbais; fechamento da mediação; sobreposição de vozes ou falas simultâneas; pares adjacentes e riso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, localizada no âmbito do Teletandem desenvolvido na UNESP de Araraquara (FCLAr), e que utiliza questionário inicial, gravação das sessões de mediação realizadas pelo Google Meet e relato reflexivo das mediadoras acerca das mediações publicados na Comunidade de Prática realizada no Teletandem Araraquara. As participantes da pesquisa foram duas mediadoras que conduziram mediações em turmas diferentes. A partir da análise das mediações à luz da AC, verificou-se que as categorias organizadoras propostas por Sartori (2021) são encontradas na mediação online, mas surge, também, a categoria das pausas e silêncios. Ainda, foi possível averiguar diferenças substanciais no que concerne aos marcadores conversacionais não-verbais. Destaca-se que a mediação online exige maior consciência nos processos de planejamento e gerenciamento, pois, embora se aproxime da mediação presencial e atinja os objetivos previstos, trata-se de um novo contexto. Conclui-se que as tecnologias digitais da informação e comunicação medeiam e reconstroem a nossa relação com a linguagem. Ademais, entende-se que a atuação no projeto Teletandem abre possibilidades reais para o letramento tecnológico dos docentes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-15T18:01:34Z
2023-08-15T18:01:34Z
2023-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/250274
url http://hdl.handle.net/11449/250274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128938264756224