A sessão de mediação online do teletandem: um estudo sobre sua estrutura e organização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/250274 |
Resumo: | A presente investigação, desenvolvida no projeto Teletandem Brasil: Línguas estrangeiras para todos, contexto virtual, autônomo e telecolaborativo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, analisa de que maneira as mediações são estruturadas e gerenciadas, via plataformas de videoconferência. As mediações são sessões de assistência pedagógica realizadas com os participantes brasileiros após as interações na língua alvo e que, a partir da pandemia da COVID-19, se tornaram online. Essa pesquisa considera os resultados de Sartori (2021), que ao investigar a mediação presencial, localizou, por meio dos dados analisados sob a perspectiva da Análise da Conversação (AC), seis categorias que estruturam essa modalidade, sendo elas: abertura da mediação; desenvolvimento da mediação e uso de marcadores verbais; fechamento da mediação; sobreposição de vozes ou falas simultâneas; pares adjacentes e riso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, localizada no âmbito do Teletandem desenvolvido na UNESP de Araraquara (FCLAr), e que utiliza questionário inicial, gravação das sessões de mediação realizadas pelo Google Meet e relato reflexivo das mediadoras acerca das mediações publicados na Comunidade de Prática realizada no Teletandem Araraquara. As participantes da pesquisa foram duas mediadoras que conduziram mediações em turmas diferentes. A partir da análise das mediações à luz da AC, verificou-se que as categorias organizadoras propostas por Sartori (2021) são encontradas na mediação online, mas surge, também, a categoria das pausas e silêncios. Ainda, foi possível averiguar diferenças substanciais no que concerne aos marcadores conversacionais não-verbais. Destaca-se que a mediação online exige maior consciência nos processos de planejamento e gerenciamento, pois, embora se aproxime da mediação presencial e atinja os objetivos previstos, trata-se de um novo contexto. Conclui-se que as tecnologias digitais da informação e comunicação medeiam e reconstroem a nossa relação com a linguagem. Ademais, entende-se que a atuação no projeto Teletandem abre possibilidades reais para o letramento tecnológico dos docentes. |
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A sessão de mediação online do teletandem: um estudo sobre sua estrutura e organizaçãoThe online mediation session in teletandem: a study on its structure and organizationTeletandemMediação OnlineAnálise da ConversaçãoOnline MediationConversation analysisA presente investigação, desenvolvida no projeto Teletandem Brasil: Línguas estrangeiras para todos, contexto virtual, autônomo e telecolaborativo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, analisa de que maneira as mediações são estruturadas e gerenciadas, via plataformas de videoconferência. As mediações são sessões de assistência pedagógica realizadas com os participantes brasileiros após as interações na língua alvo e que, a partir da pandemia da COVID-19, se tornaram online. Essa pesquisa considera os resultados de Sartori (2021), que ao investigar a mediação presencial, localizou, por meio dos dados analisados sob a perspectiva da Análise da Conversação (AC), seis categorias que estruturam essa modalidade, sendo elas: abertura da mediação; desenvolvimento da mediação e uso de marcadores verbais; fechamento da mediação; sobreposição de vozes ou falas simultâneas; pares adjacentes e riso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, localizada no âmbito do Teletandem desenvolvido na UNESP de Araraquara (FCLAr), e que utiliza questionário inicial, gravação das sessões de mediação realizadas pelo Google Meet e relato reflexivo das mediadoras acerca das mediações publicados na Comunidade de Prática realizada no Teletandem Araraquara. As participantes da pesquisa foram duas mediadoras que conduziram mediações em turmas diferentes. A partir da análise das mediações à luz da AC, verificou-se que as categorias organizadoras propostas por Sartori (2021) são encontradas na mediação online, mas surge, também, a categoria das pausas e silêncios. Ainda, foi possível averiguar diferenças substanciais no que concerne aos marcadores conversacionais não-verbais. Destaca-se que a mediação online exige maior consciência nos processos de planejamento e gerenciamento, pois, embora se aproxime da mediação presencial e atinja os objetivos previstos, trata-se de um novo contexto. Conclui-se que as tecnologias digitais da informação e comunicação medeiam e reconstroem a nossa relação com a linguagem. Ademais, entende-se que a atuação no projeto Teletandem abre possibilidades reais para o letramento tecnológico dos docentes.This present study, developed in the Teletandem Brasil Project: Foreign Languages for All, a virtual, autonomous and telecollaborative modality of teaching and learning foreign languages, investigates how mediations are structured and managed via videoconferencing platforms. Meditations are pedagogical assistance sessions held with Brazilian participants after the interactions in their target language and which, since the COVID-19 pandemic, have been developed online. This research considers the results of Sartori (2021), who found through the data analyzed from the perspective of Conversation Analysis (CA) six categories that structure face-to-face mediation, namely: opening of the mediation; mediation development and the use of verbal markers; ending of the mediation session; overlapping voices or simultaneous speeches; adjacency pairs and laugh. This is a qualitative research, located within the scope of the Teletandem developed at UNESP in Araraquara (FCLAr), which uses an initial questionnaire, recordings of the mediation sessions carried out by Google Meet and the mediators' reflective report about their own meditations published in the Community of Practice held at Teletandem Araraquara. The participants of this research are two teletandem mediators who conducted mediations in different groups. From the analysis of mediations in the light of CA, it was found that the organizing categories proposed by Sartori (2021) also occur in online mediation, but the category of pauses and silences also emerges. Still, it was possible to verify substantial differences regarding non-verbal markers. It is noteworthy that online mediation requires greater awareness in the planning and management processes, because, although it is closer to presential mediation and achieves the foreseen objectives, it is a new context. The study concludes that digital information and communication technologies mediate and rebuild our relationship with language. Furthermore, it is understood that acting in the Teletandem project opens up real possibilities for the technological literacy of teachers.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Salomão, Ana Cristina BiondoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Piai, Laís2023-08-15T18:01:34Z2023-08-15T18:01:34Z2023-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/250274porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-23T06:11:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250274Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:29:29.036705Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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