Constituição dos espaços de brincar oficiais da cidade de Assis (SP): uma análise da visibilidade de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meloni, Adaliza [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152809
Resumo: O presente trabalho compreende a análise da visibilidade de crianças no espaço urbano da cidade de Assis (SP), por meio do estudo das Paisagens de Infância, reconhecidos pelo poder público local. Elencamos como problema central da pesquisa verificar se os espaços de brincar oficiais da cidade de Assis (SP) estão em consonância com as expectativas das crianças. Desta maneira, definimos como objetivo geral identificarmos os espaços de brincar oficiais utilizados pelas crianças que residem na cidade de Assis (SP), a fim de compreender os aspectos relacionados à espacialidade exercida por elas. A discussão apresentada envolve a relação que a cidade possui com as crianças ao definir os espaços de brincar. Neste contexto, são problematizadas as orientações do Plano Diretor que norteiam as políticas públicas urbanas implementadas no município e a proposição e manutenção dos espaços de brincar oficiais de Assis (SP), os quais foram analisados pelos sujeitos participantes da pesquisa. O trabalho está fundamentado nos pressupostos da Geografia da Infância, que considera que a criança faz a apropriação do espaço de acordo com seus interesses próprios, havendo o desenvolvimento de variadas infâncias e diferentes formas de uso e ocupação de um mesmo espaço, e da Sociologia da Infância, que considera a criança como sujeito ativo, mas que ainda não possui direito pleno à participação nas decisões referentes ao planejamento urbano. Para nos subsidiar na análise da paisagem, recorremos aos estudos da Geografia que a considera como a unidade do visível, o que conseguimos apreender com os sentidos, sendo que através da análise de sua configuração podemos avaliar a organização de determinada sociedade. A metodologia empregada foi a abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso, utilizando como técnicas de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, documental (análise do acervo documental - Plano Diretor da cidade) e de campo. Os instrumentos e técnicas da pesquisa de campo se constituíram em: fotografias dos espaços de brincar reconhecidos pelo governo local, observação destes espaços de brincar oficiais para verificar as suas características, entrevistas com as crianças, produção do texto ilustrado e legendado, seleção visual das fotos dos espaços de brincar oficiais pelas crianças com apontamento de aspectos positivos e negativos e confecção do poema dos desejos sobre como gostariam que fossem os espaços de brincar situados fora de casa na cidade de Assis (SP). Para a realização da pesquisa, foi selecionado um total de dez crianças, sendo cinco crianças pertencentes a uma escola localizada em área de exclusão social e as outras cinco pertencentes a uma escola particular. As crianças tinham entre 8 e 11 anos de idade. É importante evidenciar que nas considerações apresentadas no trabalho as crianças foram reconhecidas como sujeitos de direitos, capazes de avaliar os espaços de brincar da cidade onde vivem. Os resultados obtidos apontam que os espaços de brincar oficiais da cidade de Assis (SP) não foram planejados de acordo com os desejos dos sujeitos da pesquisa, pois os brinquedos não são elementos presentes na maioria das praças e, para as crianças, a presença de brinquedos e de vegetação se constituem em atributos ambientais importantes de um espaço de brincar. As crianças reivindicaram que gostariam que nos espaços de brincar não tivesse lixo, fosse realizada a manutenção dos brinquedos e que um maior número de brinquedos estivesse disponível. Constatamos que as crianças conhecem os espaços de brincar oficiais; no entanto, muitos espaços não são utilizados para o desenvolvimento do brincar, sendo que apenas um espaço foi utilizado por todos os sujeitos da pesquisa.
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A discussão apresentada envolve a relação que a cidade possui com as crianças ao definir os espaços de brincar. Neste contexto, são problematizadas as orientações do Plano Diretor que norteiam as políticas públicas urbanas implementadas no município e a proposição e manutenção dos espaços de brincar oficiais de Assis (SP), os quais foram analisados pelos sujeitos participantes da pesquisa. O trabalho está fundamentado nos pressupostos da Geografia da Infância, que considera que a criança faz a apropriação do espaço de acordo com seus interesses próprios, havendo o desenvolvimento de variadas infâncias e diferentes formas de uso e ocupação de um mesmo espaço, e da Sociologia da Infância, que considera a criança como sujeito ativo, mas que ainda não possui direito pleno à participação nas decisões referentes ao planejamento urbano. Para nos subsidiar na análise da paisagem, recorremos aos estudos da Geografia que a considera como a unidade do visível, o que conseguimos apreender com os sentidos, sendo que através da análise de sua configuração podemos avaliar a organização de determinada sociedade. A metodologia empregada foi a abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso, utilizando como técnicas de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, documental (análise do acervo documental - Plano Diretor da cidade) e de campo. Os instrumentos e técnicas da pesquisa de campo se constituíram em: fotografias dos espaços de brincar reconhecidos pelo governo local, observação destes espaços de brincar oficiais para verificar as suas características, entrevistas com as crianças, produção do texto ilustrado e legendado, seleção visual das fotos dos espaços de brincar oficiais pelas crianças com apontamento de aspectos positivos e negativos e confecção do poema dos desejos sobre como gostariam que fossem os espaços de brincar situados fora de casa na cidade de Assis (SP). Para a realização da pesquisa, foi selecionado um total de dez crianças, sendo cinco crianças pertencentes a uma escola localizada em área de exclusão social e as outras cinco pertencentes a uma escola particular. As crianças tinham entre 8 e 11 anos de idade. É importante evidenciar que nas considerações apresentadas no trabalho as crianças foram reconhecidas como sujeitos de direitos, capazes de avaliar os espaços de brincar da cidade onde vivem. Os resultados obtidos apontam que os espaços de brincar oficiais da cidade de Assis (SP) não foram planejados de acordo com os desejos dos sujeitos da pesquisa, pois os brinquedos não são elementos presentes na maioria das praças e, para as crianças, a presença de brinquedos e de vegetação se constituem em atributos ambientais importantes de um espaço de brincar. As crianças reivindicaram que gostariam que nos espaços de brincar não tivesse lixo, fosse realizada a manutenção dos brinquedos e que um maior número de brinquedos estivesse disponível. Constatamos que as crianças conhecem os espaços de brincar oficiais; no entanto, muitos espaços não são utilizados para o desenvolvimento do brincar, sendo que apenas um espaço foi utilizado por todos os sujeitos da pesquisa.The present work comprises the analysis of the visibility of children in the urban of the city of Assis (SP), through the study of the Landscapes of Childhood, recognized by the local public power. We have singled out as central problem of the research to verify if the official play spaces of the city of Assis (SP) are in agreement with the children‟s expectations. In this way, we define as general objective to identify the official playing spaces used by the children residing in the city of Assis (SP), in order to understand the aspects related to the spatiality exercised by them. The discussion presented involves the relationship that the city has with children in defined play spaces. In this context, the guidelines of the Master Plan that guide the urban public policies implemented in the city and the proposal and maintenance of the official play spaces of Assis (SP) are analyzed, which were analyzed by the subjects participating in the research. The work is based on the assumptions of the Geography of Childhood that considers that children make the appropriation of the space according to their own interests, having the development of varied childhoods and different forms of using and occupying the same space and the Sociology of Childhood that considers the child as an active subject, but does not have a full right to participate in decisions regarding urban planning yet. In order to support us in the analysis of the landscape, we call upon the studies of Geography that consider it as the unity of the visible, which we can grasp with the senses, once that through the analysis of its configuration we can evaluate the organization of a certain society. The methodology used was the qualitative approach, characterized as a case study, as data collection techniques: bibliographic research, documentary (analysis of the document collection - City Master Plan) and field research. The instruments and techniques of the field research consisted of: photographs of play spaces recognized by the local government, observation of these official playing spaces to verify their characteristics, interviews with children, production of the illustrated and subtitled text, visual selection of photos of official play spaces by children with notes of positive and negative aspects, and the making of the poem of wishes about how they would like the play spaces outside the home in city of Assis (SP) should be. A total of ten children were selected for the research, five of whom were children belonging to a school located in an area of social exclusion and the other five children belonging to a private school. The children were between 8 and 11 years old. It is important to highlight that in the considerations presented in the work the children were recognized as subjects of rights, capable of evaluating the spaces of play of the city that they experience. The results show that the official playing spaces of the city of Assis (SP) were not designed according to the research subjects' desires, since toys are not elements present in most squares and for those children the presence of toys and of vegetation constitute important environmental attributes of a play space. The children claimed that they preferred these spaces to be garbage free, having maintenance of the toys and also more toys available. We found out that children know the official playing spaces, however, many spaces are not used for the development of play, there is only one single space that was used by all the subjects of the research.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Meloni, Adaliza [UNESP]2018-02-26T11:48:47Z2018-02-26T11:48:47Z2018-01-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15280900089745333004129044P620937659798509810000-0001-6584-3656porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:00:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152809Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:08:48.312106Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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