Estágio de docência na pós-graduação: uma revisão da produção cientifica em periódicos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Mayara da Mota [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141616
Resumo: Este estudo de revisão de literatura teve por objetivo compreender a maneira pela qual o estágio de docência nos programas de pós-graduação brasileiro tem sido estudados. Para tanto, efetuou-se uma busca nas bases de dados SCIELO e no portal de periódicos da CAPES, utilizando as palavras–chave “Estágio docente” e “Estágio Docência”. Dos artigos encontrados, selecionamos para análise os 14 que tratavam desta atividade na pós-graduação. Buscamos sintetizar e sistematizar aspectos tais como objetivo, metodologia e resultados obtidos. De maneira geral, percebemos que o estágio de docência vem sendo interpretado na literatura como um dos contributos importantes na preparação dos pós-graduandos para a atuação como docentes no Ensino Superior. Destacamos ainda as indicações de necessidade de estruturação dessa atividade de maneira a garantir o acompanhamento constante do estagiário, o fornecimento de feedback por parte do professor orientador, e que haja uma preparação pedagógica prévia à entrada em sala de aula. Ressaltamos ainda o destaque dado na literatura ao estágio docência como possibilidade de aproximação entre teoria e prática e entre graduação e pós-graduação.
id UNSP_512e2815ff4dc0cbe2fbd4883e9ef65c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141616
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estágio de docência na pós-graduação: uma revisão da produção cientifica em periódicos brasileirosEste estudo de revisão de literatura teve por objetivo compreender a maneira pela qual o estágio de docência nos programas de pós-graduação brasileiro tem sido estudados. Para tanto, efetuou-se uma busca nas bases de dados SCIELO e no portal de periódicos da CAPES, utilizando as palavras–chave “Estágio docente” e “Estágio Docência”. Dos artigos encontrados, selecionamos para análise os 14 que tratavam desta atividade na pós-graduação. Buscamos sintetizar e sistematizar aspectos tais como objetivo, metodologia e resultados obtidos. De maneira geral, percebemos que o estágio de docência vem sendo interpretado na literatura como um dos contributos importantes na preparação dos pós-graduandos para a atuação como docentes no Ensino Superior. Destacamos ainda as indicações de necessidade de estruturação dessa atividade de maneira a garantir o acompanhamento constante do estagiário, o fornecimento de feedback por parte do professor orientador, e que haja uma preparação pedagógica prévia à entrada em sala de aula. Ressaltamos ainda o destaque dado na literatura ao estágio docência como possibilidade de aproximação entre teoria e prática e entre graduação e pós-graduação.Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Instituto de Biociências de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Matos, Mayara da Mota [UNESP]Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP]2016-07-19T12:59:44Z2016-07-19T12:59:44Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject8218-8229application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8218-82292357-7819http://hdl.handle.net/11449/141616ISSN2357-7819-2014-8218-8229.pdf33916379829208680000-0003-1476-6253porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-14T06:18:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141616Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:55:53.107966Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio de docência na pós-graduação: uma revisão da produção cientifica em periódicos brasileiros
title Estágio de docência na pós-graduação: uma revisão da produção cientifica em periódicos brasileiros
spellingShingle Estágio de docência na pós-graduação: uma revisão da produção cientifica em periódicos brasileiros
Matos, Mayara da Mota [UNESP]
title_short Estágio de docência na pós-graduação: uma revisão da produção cientifica em periódicos brasileiros
title_full Estágio de docência na pós-graduação: uma revisão da produção cientifica em periódicos brasileiros
title_fullStr Estágio de docência na pós-graduação: uma revisão da produção cientifica em periódicos brasileiros
title_full_unstemmed Estágio de docência na pós-graduação: uma revisão da produção cientifica em periódicos brasileiros
title_sort Estágio de docência na pós-graduação: uma revisão da produção cientifica em periódicos brasileiros
author Matos, Mayara da Mota [UNESP]
author_facet Matos, Mayara da Mota [UNESP]
Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP]
author_role author
author2 Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Mayara da Mota [UNESP]
Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP]
description Este estudo de revisão de literatura teve por objetivo compreender a maneira pela qual o estágio de docência nos programas de pós-graduação brasileiro tem sido estudados. Para tanto, efetuou-se uma busca nas bases de dados SCIELO e no portal de periódicos da CAPES, utilizando as palavras–chave “Estágio docente” e “Estágio Docência”. Dos artigos encontrados, selecionamos para análise os 14 que tratavam desta atividade na pós-graduação. Buscamos sintetizar e sistematizar aspectos tais como objetivo, metodologia e resultados obtidos. De maneira geral, percebemos que o estágio de docência vem sendo interpretado na literatura como um dos contributos importantes na preparação dos pós-graduandos para a atuação como docentes no Ensino Superior. Destacamos ainda as indicações de necessidade de estruturação dessa atividade de maneira a garantir o acompanhamento constante do estagiário, o fornecimento de feedback por parte do professor orientador, e que haja uma preparação pedagógica prévia à entrada em sala de aula. Ressaltamos ainda o destaque dado na literatura ao estágio docência como possibilidade de aproximação entre teoria e prática e entre graduação e pós-graduação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:44Z
2016-07-19T12:59:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8218-8229
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141616
ISSN2357-7819-2014-8218-8229.pdf
3391637982920868
0000-0003-1476-6253
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141616
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8218-8229
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-8218-8229.pdf
3391637982920868
0000-0003-1476-6253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 8218-8229
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129474093383680