Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente - SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/92342 |
Resumo: | Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores e tem como preocupação, investigar sobre as ações de formação contínua de professores e as necessidades formativas docentes, elementos importantes para a construção de uma identidade profissional crítica e reflexiva. O problema em pauta nesta pesquisa é como contemplar as necessidades formativas docentes nos projetos de formação contínua de professores, tendo em vista a importância da função docente na construção de uma sociedade mais justa e democrática. Esta pesquisa pretende, então, responder o seguinte questionamento: quais são as necessidades formativas dos professores estaduais, do ciclo I do Ensino Fundamental, do município de Presidente Prudente, quando levamos em consideração os outros aspectos envolvidos no desenvolvimento profissional docente, além da formação técnica-pedagógica, isto é: as suas condições sócio-econômicas, a sua formação profissional, as suas condições de trabalho e as suas expectativas sobre a função docente e a formação contínua... |
id |
UNSP_51aec2e2eda2c86b27dbc26b8276c340 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/92342 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente - SPEducaçãoPoliticas publicasProfessores - FormaçãoTeachers’ continuous trainingEste trabalho está vinculado à linha de pesquisa Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores e tem como preocupação, investigar sobre as ações de formação contínua de professores e as necessidades formativas docentes, elementos importantes para a construção de uma identidade profissional crítica e reflexiva. O problema em pauta nesta pesquisa é como contemplar as necessidades formativas docentes nos projetos de formação contínua de professores, tendo em vista a importância da função docente na construção de uma sociedade mais justa e democrática. Esta pesquisa pretende, então, responder o seguinte questionamento: quais são as necessidades formativas dos professores estaduais, do ciclo I do Ensino Fundamental, do município de Presidente Prudente, quando levamos em consideração os outros aspectos envolvidos no desenvolvimento profissional docente, além da formação técnica-pedagógica, isto é: as suas condições sócio-econômicas, a sua formação profissional, as suas condições de trabalho e as suas expectativas sobre a função docente e a formação contínua...This work is related to the research area “Public Policies, School Organization and Teachers’ Training”. Its aim is to perform research about teachers’ continuous training projects and teachers’ training needs. Those are very important elements in the construction of a critical and thoughtful teaching. The aim of this work is to study how to incorporate the teachers´ training needs in the projects of teachers´ continuous education taking into account the important role that teaching has in the construction of a fairer and democratic society. This research intends to answer the following question. Taking into account aspects, other than the technical-pedagogic, that take part in the teachers´ professional development, i.e., taking into account the teachers’ social-economic situation, their professional training and work conditions as well as their expectations about teaching and continuous training, what are the training needs of the teachers of the so-called “Ciclo I” (First Stage) of teaching in state schools in the city of Presidente Prudente, São Paulo state, Brazil. Therefore, this work has as its general aim. Therefore, this research has as its general aim to provide some contribution to the area of teachers’ continuous training through the analysis of the teachers’ training needs. As its more... (Complete abstract click electronic access below)Secretaria Estadual de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Yamashiro, Carla Regina Calone [UNESP]2014-06-11T19:25:59Z2014-06-11T19:25:59Z2008-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis176 f. : il.application/pdfYAMASHIRO, Carla Regina Calone. Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente - SP. 2008. 176 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.http://hdl.handle.net/11449/92342000568544yamashiro_crc_me_prud.pdf33004129044P64339807008555214Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92342Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:21:14.634349Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente - SP |
title |
Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente - SP |
spellingShingle |
Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente - SP Yamashiro, Carla Regina Calone [UNESP] Educação Politicas publicas Professores - Formação Teachers’ continuous training |
title_short |
Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente - SP |
title_full |
Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente - SP |
title_fullStr |
Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente - SP |
title_full_unstemmed |
Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente - SP |
title_sort |
Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente - SP |
author |
Yamashiro, Carla Regina Calone [UNESP] |
author_facet |
Yamashiro, Carla Regina Calone [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yamashiro, Carla Regina Calone [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Politicas publicas Professores - Formação Teachers’ continuous training |
topic |
Educação Politicas publicas Professores - Formação Teachers’ continuous training |
description |
Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores e tem como preocupação, investigar sobre as ações de formação contínua de professores e as necessidades formativas docentes, elementos importantes para a construção de uma identidade profissional crítica e reflexiva. O problema em pauta nesta pesquisa é como contemplar as necessidades formativas docentes nos projetos de formação contínua de professores, tendo em vista a importância da função docente na construção de uma sociedade mais justa e democrática. Esta pesquisa pretende, então, responder o seguinte questionamento: quais são as necessidades formativas dos professores estaduais, do ciclo I do Ensino Fundamental, do município de Presidente Prudente, quando levamos em consideração os outros aspectos envolvidos no desenvolvimento profissional docente, além da formação técnica-pedagógica, isto é: as suas condições sócio-econômicas, a sua formação profissional, as suas condições de trabalho e as suas expectativas sobre a função docente e a formação contínua... |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-30 2014-06-11T19:25:59Z 2014-06-11T19:25:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
YAMASHIRO, Carla Regina Calone. Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente - SP. 2008. 176 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008. http://hdl.handle.net/11449/92342 000568544 yamashiro_crc_me_prud.pdf 33004129044P6 4339807008555214 |
identifier_str_mv |
YAMASHIRO, Carla Regina Calone. Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente - SP. 2008. 176 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008. 000568544 yamashiro_crc_me_prud.pdf 33004129044P6 4339807008555214 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/92342 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
176 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128924252635136 |