Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente - SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yamashiro, Carla Regina Calone [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92342
Resumo: Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores e tem como preocupação, investigar sobre as ações de formação contínua de professores e as necessidades formativas docentes, elementos importantes para a construção de uma identidade profissional crítica e reflexiva. O problema em pauta nesta pesquisa é como contemplar as necessidades formativas docentes nos projetos de formação contínua de professores, tendo em vista a importância da função docente na construção de uma sociedade mais justa e democrática. Esta pesquisa pretende, então, responder o seguinte questionamento: quais são as necessidades formativas dos professores estaduais, do ciclo I do Ensino Fundamental, do município de Presidente Prudente, quando levamos em consideração os outros aspectos envolvidos no desenvolvimento profissional docente, além da formação técnica-pedagógica, isto é: as suas condições sócio-econômicas, a sua formação profissional, as suas condições de trabalho e as suas expectativas sobre a função docente e a formação contínua...
id UNSP_51aec2e2eda2c86b27dbc26b8276c340
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92342
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente - SPEducaçãoPoliticas publicasProfessores - FormaçãoTeachers’ continuous trainingEste trabalho está vinculado à linha de pesquisa Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores e tem como preocupação, investigar sobre as ações de formação contínua de professores e as necessidades formativas docentes, elementos importantes para a construção de uma identidade profissional crítica e reflexiva. O problema em pauta nesta pesquisa é como contemplar as necessidades formativas docentes nos projetos de formação contínua de professores, tendo em vista a importância da função docente na construção de uma sociedade mais justa e democrática. Esta pesquisa pretende, então, responder o seguinte questionamento: quais são as necessidades formativas dos professores estaduais, do ciclo I do Ensino Fundamental, do município de Presidente Prudente, quando levamos em consideração os outros aspectos envolvidos no desenvolvimento profissional docente, além da formação técnica-pedagógica, isto é: as suas condições sócio-econômicas, a sua formação profissional, as suas condições de trabalho e as suas expectativas sobre a função docente e a formação contínua...This work is related to the research area “Public Policies, School Organization and Teachers’ Training”. Its aim is to perform research about teachers’ continuous training projects and teachers’ training needs. Those are very important elements in the construction of a critical and thoughtful teaching. The aim of this work is to study how to incorporate the teachers´ training needs in the projects of teachers´ continuous education taking into account the important role that teaching has in the construction of a fairer and democratic society. This research intends to answer the following question. Taking into account aspects, other than the technical-pedagogic, that take part in the teachers´ professional development, i.e., taking into account the teachers’ social-economic situation, their professional training and work conditions as well as their expectations about teaching and continuous training, what are the training needs of the teachers of the so-called “Ciclo I” (First Stage) of teaching in state schools in the city of Presidente Prudente, São Paulo state, Brazil. Therefore, this work has as its general aim. Therefore, this research has as its general aim to provide some contribution to the area of teachers’ continuous training through the analysis of the teachers’ training needs. As its more... (Complete abstract click electronic access below)Secretaria Estadual de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Yamashiro, Carla Regina Calone [UNESP]2014-06-11T19:25:59Z2014-06-11T19:25:59Z2008-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis176 f. : il.application/pdfYAMASHIRO, Carla Regina Calone. Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente - SP. 2008. 176 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.http://hdl.handle.net/11449/92342000568544yamashiro_crc_me_prud.pdf33004129044P64339807008555214Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92342Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:21:14.634349Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente - SP
title Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente - SP
spellingShingle Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente - SP
Yamashiro, Carla Regina Calone [UNESP]
Educação
Politicas publicas
Professores - Formação
Teachers’ continuous training
title_short Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente - SP
title_full Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente - SP
title_fullStr Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente - SP
title_full_unstemmed Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente - SP
title_sort Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente - SP
author Yamashiro, Carla Regina Calone [UNESP]
author_facet Yamashiro, Carla Regina Calone [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Yamashiro, Carla Regina Calone [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Politicas publicas
Professores - Formação
Teachers’ continuous training
topic Educação
Politicas publicas
Professores - Formação
Teachers’ continuous training
description Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores e tem como preocupação, investigar sobre as ações de formação contínua de professores e as necessidades formativas docentes, elementos importantes para a construção de uma identidade profissional crítica e reflexiva. O problema em pauta nesta pesquisa é como contemplar as necessidades formativas docentes nos projetos de formação contínua de professores, tendo em vista a importância da função docente na construção de uma sociedade mais justa e democrática. Esta pesquisa pretende, então, responder o seguinte questionamento: quais são as necessidades formativas dos professores estaduais, do ciclo I do Ensino Fundamental, do município de Presidente Prudente, quando levamos em consideração os outros aspectos envolvidos no desenvolvimento profissional docente, além da formação técnica-pedagógica, isto é: as suas condições sócio-econômicas, a sua formação profissional, as suas condições de trabalho e as suas expectativas sobre a função docente e a formação contínua...
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-30
2014-06-11T19:25:59Z
2014-06-11T19:25:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv YAMASHIRO, Carla Regina Calone. Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente - SP. 2008. 176 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/92342
000568544
yamashiro_crc_me_prud.pdf
33004129044P6
4339807008555214
identifier_str_mv YAMASHIRO, Carla Regina Calone. Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente - SP. 2008. 176 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.
000568544
yamashiro_crc_me_prud.pdf
33004129044P6
4339807008555214
url http://hdl.handle.net/11449/92342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 176 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128924252635136