O conceito de clave rítmica como recurso pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisi, Leandro Derneika [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238300
Resumo: Esse trabalho de pesquisa se baseia na busca da compreensão do conceito de Clave Rítmica (CR) enquanto elemento organizador dos elementos formais das assim chamadas “músicas populares” dos países da América Latina. Valendo-me da técnica da auto-etnografia, relato quais foram minhas impressões iniciais, facilidades e dificuldades em contato com esses ritmos e como a compreensão das CR’s me ajudaram a tocar um pouco mais dentro da linguagem caraterística e com menos “sotaque” abrasileirado na performance. Apresentarei também como referência uma experiência de ensino-aprendizagem que têm as CR’s como elemento central ou como ponto de partida, o Universo Percussivo Baiano (UPB), desenvolvido pelo Maestro Letieres Leite em Salvador - BA. Considerando o meu próprio processo de aprendizagem como um trabalho de campo sobre esses gêneros musicais, mais especificamente os ritmos da costa peruana (Festejo e Landó) os quais pude executar tanto no Brasil como na Argentina e Peru com artistas diferentes, o trabalho acredita que a CR pode ser utilizada como um poderoso recurso pedagógico-musical.
id UNSP_5206748644f5c594e15b86be9df3ea5d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238300
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O conceito de clave rítmica como recurso pedagógicoThe rhythmic clave concept as a pedagogical resourceMúsica - Instrução e estudoMúsica - ExecuçãoMétrica e ritmo musicalMúsica popularEsse trabalho de pesquisa se baseia na busca da compreensão do conceito de Clave Rítmica (CR) enquanto elemento organizador dos elementos formais das assim chamadas “músicas populares” dos países da América Latina. Valendo-me da técnica da auto-etnografia, relato quais foram minhas impressões iniciais, facilidades e dificuldades em contato com esses ritmos e como a compreensão das CR’s me ajudaram a tocar um pouco mais dentro da linguagem caraterística e com menos “sotaque” abrasileirado na performance. Apresentarei também como referência uma experiência de ensino-aprendizagem que têm as CR’s como elemento central ou como ponto de partida, o Universo Percussivo Baiano (UPB), desenvolvido pelo Maestro Letieres Leite em Salvador - BA. Considerando o meu próprio processo de aprendizagem como um trabalho de campo sobre esses gêneros musicais, mais especificamente os ritmos da costa peruana (Festejo e Landó) os quais pude executar tanto no Brasil como na Argentina e Peru com artistas diferentes, o trabalho acredita que a CR pode ser utilizada como um poderoso recurso pedagógico-musical.This research work is based on the search for understanding the concept of Rhythm Clave (CR) as an organizing element of the formal elements of the so-called “popular music” of Latin American countries. Making use of the technique of auto-ethnography, I report what my initial impressions were, facilities and difficulties in contact with these rhythms and how understanding the CR's helped me to play a little more within the characteristic language and with less Brazilian "accent" in the performance. I will also present as a reference a teaching-learning experience that has the CR's as a central element or as a starting point, the Universo Percussivo Baiano (UPB), developed by Maestro Letieres Leite in Salvador - BA. Considering my own learning process as a field work on these musical genres, more specifically the rhythms of the Peruvian coast (Festejo and Landó) which I was able to perform both in Brazil and in Argentina and Peru with different artists, the work believes that the CR can be used as a powerful musical-pedagogical resource.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bortz, Graziela [UNESP]Llanos, Carlos Fernando EliasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lisi, Leandro Derneika [UNESP]2022-12-19T16:25:08Z2022-12-19T16:25:08Z2022-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-09-30T06:02:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238300Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T11:01:37.696402Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O conceito de clave rítmica como recurso pedagógico
The rhythmic clave concept as a pedagogical resource
title O conceito de clave rítmica como recurso pedagógico
spellingShingle O conceito de clave rítmica como recurso pedagógico
Lisi, Leandro Derneika [UNESP]
Música - Instrução e estudo
Música - Execução
Métrica e ritmo musical
Música popular
title_short O conceito de clave rítmica como recurso pedagógico
title_full O conceito de clave rítmica como recurso pedagógico
title_fullStr O conceito de clave rítmica como recurso pedagógico
title_full_unstemmed O conceito de clave rítmica como recurso pedagógico
title_sort O conceito de clave rítmica como recurso pedagógico
author Lisi, Leandro Derneika [UNESP]
author_facet Lisi, Leandro Derneika [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortz, Graziela [UNESP]
Llanos, Carlos Fernando Elias
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lisi, Leandro Derneika [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Música - Instrução e estudo
Música - Execução
Métrica e ritmo musical
Música popular
topic Música - Instrução e estudo
Música - Execução
Métrica e ritmo musical
Música popular
description Esse trabalho de pesquisa se baseia na busca da compreensão do conceito de Clave Rítmica (CR) enquanto elemento organizador dos elementos formais das assim chamadas “músicas populares” dos países da América Latina. Valendo-me da técnica da auto-etnografia, relato quais foram minhas impressões iniciais, facilidades e dificuldades em contato com esses ritmos e como a compreensão das CR’s me ajudaram a tocar um pouco mais dentro da linguagem caraterística e com menos “sotaque” abrasileirado na performance. Apresentarei também como referência uma experiência de ensino-aprendizagem que têm as CR’s como elemento central ou como ponto de partida, o Universo Percussivo Baiano (UPB), desenvolvido pelo Maestro Letieres Leite em Salvador - BA. Considerando o meu próprio processo de aprendizagem como um trabalho de campo sobre esses gêneros musicais, mais especificamente os ritmos da costa peruana (Festejo e Landó) os quais pude executar tanto no Brasil como na Argentina e Peru com artistas diferentes, o trabalho acredita que a CR pode ser utilizada como um poderoso recurso pedagógico-musical.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19T16:25:08Z
2022-12-19T16:25:08Z
2022-11-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238300
url http://hdl.handle.net/11449/238300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045756820520960