Um estudo sobre o desenvolvimento da leitura rítmica à primeira vista a partir do método O Passo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/71569 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Rosane Cardoso de Araújo |
id |
UFPR_17b6922347d4a0f41ed3f1da7b2fd5b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71569 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Loyola Filho, Luiz Carlos Martins, 1988-Araújo, Rosane Cardoso de, 1968-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música2021-12-20T13:54:02Z2021-12-20T13:54:02Z2016https://hdl.handle.net/1884/71569Orientadora: Profa. Dra. Rosane Cardoso de AraújoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 23/09/2016Inclui referências: p. 54-58Resumo: A leitura musical é considerada valorosa para o aprendizado e prática musical, especialmente para a promoção da autonomia musical do aluno. Músicos exibem diferentes níveis dessa habilidade, e isso torna-se mais evidente quando a leitura é realizada à primeira vista, na qual a fonte primária de informações é a partitura. Referências na área da leitura musical indicam que a leitura à primeira vista parece estar fortemente relacionada com as habilidades rítmicas, e que a habilidade de leitura rítmica é o principal preditor de desempenho em uma tarefa de leitura musical. Por esses motivos, tem-se o foco desta pesquisa na leitura rítmica à primeira vista com base no método O Passo, com destaque para a Partitura d _ O Passo, cujo objetivo é introduzir processos de decodificação da partitura tradicional. O objetivo desta pesquisa definiu-se em investigar, por meio de uma pesquisa quase-experimental, dentre outras ferramentas, o processo de leitura rítmica à primeira vista mediada pelo método O Passo, observando também a motivação dos alunos ao longo da pesquisa. Foram selecionados estudantes de um curso de formação de professores de música para a educação básica da cidade de Curitiba-PR. Os dados coletados indicam margens de acerto de 40% para o pré-teste, e de 90% para o pós-teste. Os participantes também responderam a questionários no início e no fim da pesquisa, e, por meio desses, pôde-se observar que o método O Passo contribuiu para a motivação desses indivíduos em tarefas de leitura rítmica bem como para sua formação como professores de música. Palavras-chave: Música _ Ritmo; Leitura Rítmica; Método O Passo.Abstract: Music reading is recognized as valuable for the musical learning and practice, specially for the empowerment of the students _ s musical autonomy. Musicians exhibit different levels of this ability, and it becomes more evident when this reading is at first sight, in which the primary information font is the music score. References from the music reading area indicates that the sight-reading seems to be strongly correlated with the rhythm skills, and that the rhythm-reading ability is the main performance predictor in a music reading task. For these reasons, the focus of this research is on rhythm sightreading based on O Passo method, with a highlight on the Partitura d _ O Passo (O Passo Music Score), which aims to decode the traditional music score. This research aims to investigate, through a quasi-experimental, among other tools, the rhythm sight-reading process through the O Passo method, observing the participant _ s motivation on this process. Students of a music teacher course for basic education were selected. Collected data indicates 40% margin of correct executions for the pre-test, and 90% for the posttest. Participants also answered questionnaires at the beginning and at the end of the research, and through these, it was observed that the O Passo method contributed for their motivation for rhythm-reading tasks as well for their formation as music teachers. Keywords: Music _ Rhythm; Rhythmic Reading; O Passo Method.1 arquivo (66 p.) : PDF.application/pdfMúsicaMetrica e ritmo musicalPartituras - Leitura e execuçãoUm estudo sobre o desenvolvimento da leitura rítmica à primeira vista a partir do método O Passoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUIZ CARLOS MARTINS LOYOLA FILHO.pdfapplication/pdf1725759https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71569/1/R%20-%20D%20-%20LUIZ%20CARLOS%20MARTINS%20LOYOLA%20FILHO.pdf9002d0ab9ee21497bf288f3f31e453e9MD51open access1884/715692021-12-20 10:54:02.217open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71569Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-20T13:54:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo sobre o desenvolvimento da leitura rítmica à primeira vista a partir do método O Passo |
title |
Um estudo sobre o desenvolvimento da leitura rítmica à primeira vista a partir do método O Passo |
spellingShingle |
Um estudo sobre o desenvolvimento da leitura rítmica à primeira vista a partir do método O Passo Loyola Filho, Luiz Carlos Martins, 1988- Música Metrica e ritmo musical Partituras - Leitura e execução |
title_short |
Um estudo sobre o desenvolvimento da leitura rítmica à primeira vista a partir do método O Passo |
title_full |
Um estudo sobre o desenvolvimento da leitura rítmica à primeira vista a partir do método O Passo |
title_fullStr |
Um estudo sobre o desenvolvimento da leitura rítmica à primeira vista a partir do método O Passo |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre o desenvolvimento da leitura rítmica à primeira vista a partir do método O Passo |
title_sort |
Um estudo sobre o desenvolvimento da leitura rítmica à primeira vista a partir do método O Passo |
author |
Loyola Filho, Luiz Carlos Martins, 1988- |
author_facet |
Loyola Filho, Luiz Carlos Martins, 1988- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Araújo, Rosane Cardoso de, 1968- Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loyola Filho, Luiz Carlos Martins, 1988- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Metrica e ritmo musical Partituras - Leitura e execução |
topic |
Música Metrica e ritmo musical Partituras - Leitura e execução |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Rosane Cardoso de Araújo |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-20T13:54:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-12-20T13:54:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/71569 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/71569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (66 p.) : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71569/1/R%20-%20D%20-%20LUIZ%20CARLOS%20MARTINS%20LOYOLA%20FILHO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9002d0ab9ee21497bf288f3f31e453e9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898739246432256 |