Da localização estratégica às estratégias locacionais: a dimensão espacial do crédito e da fidelização nos magazines e nas escolhas dos citadinos em Presidente Prudente (SP) e Londrina (PR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Flaviane Ramos dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/190971
Resumo: Os avanços tecnológicos nos sistemas de telecomunicações e transportes que têm se desenvolvido no âmbito da mundialização da economia, articulados aos sistemas de informatização, permitiu, de um lado, que os papéis das cidades fossem constantemente redefinidos, bem como se ampliassem os fluxos que a partir delas e que até elas se desenham, estabelecidos tanto com cidades próximas como também com as mais distantes e, por outro, fez aflorar o potencial das estratégias locacionais como elemento diferenciador que garante a preferência do consumidor e o melhor desempenho econômico de estabelecimento varejista. Por estratégias locacionais consideramos, nesta tese, além da localização, as estratégias de fidelização e ampliação do uso do crédito, e o monitoramento do comportamento do consumidor, tendências do varejo atualmente. Esta tese, inicia-se com a apresentação da história dos magazines e as transformações ocorridas em decorrência da intensificação do processo de urbanização, para em seguida enfocar as estratégias espaciais e lógicas econômicas de algumas empresas varejistas do ramo de magazines no Brasil, nos estados de São Paulo e Paraná, e nas cidades de Presidente Prudente e Londrina, na medida em que também ressaltamos a capacidade delas em redefinir ou reforçar o papel que as cidades desempenham na rede urbana. Analisamos as escolhas espaciais dos citadinos entrevistados em Presidente Prudente e Londrina, para entender as relações entre consumo, crédito e cotidiano e, finalizamos, com o entendimento da fidelização enquanto articulador da lógica econômica das empresas e da escolha espacial dos citadinos ao mesmo tempo em que promove a transposição da lógica do comércio mediada pelo carnê/crediário para a lógica do consumo mediada pelo cartão, seja ele do tipo convencional emitido pelos bancos, seja ele emitido pela própria da empresa. A dimensão espacial dos processos de creditização e fidelização são abordados como propulsores da redefiniçao das escolhas espaciais, ao mesmo tempo em que é também resultado desta relação. Defendemos a tese de que existe um conjunto de novos fatores que influenciam de maneira significativa as estratégias locacionais das empresas do ramo de magazines que se somam e se articulam aos fatores locacionais anteriormente estudados pelos autores das teorias clássicas sobre o tema e, com isso, concluímos que as empresas, de certo modo, deixaram de pensar a localização enquanto ponto fixo e relativo à cidade e a hierarquia urbana, para pensar na localização do ponto de vista relacional às diferentes escalas geográficas, ao mesmo tempo em que a expansão do crédito promove alterações significativas nos hábitos de consumo, nas escolhas espaciais e nas práticas gestão da renda por parte da população, sobretudo da de menor poder aquisitivo.
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Por estratégias locacionais consideramos, nesta tese, além da localização, as estratégias de fidelização e ampliação do uso do crédito, e o monitoramento do comportamento do consumidor, tendências do varejo atualmente. Esta tese, inicia-se com a apresentação da história dos magazines e as transformações ocorridas em decorrência da intensificação do processo de urbanização, para em seguida enfocar as estratégias espaciais e lógicas econômicas de algumas empresas varejistas do ramo de magazines no Brasil, nos estados de São Paulo e Paraná, e nas cidades de Presidente Prudente e Londrina, na medida em que também ressaltamos a capacidade delas em redefinir ou reforçar o papel que as cidades desempenham na rede urbana. Analisamos as escolhas espaciais dos citadinos entrevistados em Presidente Prudente e Londrina, para entender as relações entre consumo, crédito e cotidiano e, finalizamos, com o entendimento da fidelização enquanto articulador da lógica econômica das empresas e da escolha espacial dos citadinos ao mesmo tempo em que promove a transposição da lógica do comércio mediada pelo carnê/crediário para a lógica do consumo mediada pelo cartão, seja ele do tipo convencional emitido pelos bancos, seja ele emitido pela própria da empresa. A dimensão espacial dos processos de creditização e fidelização são abordados como propulsores da redefiniçao das escolhas espaciais, ao mesmo tempo em que é também resultado desta relação. Defendemos a tese de que existe um conjunto de novos fatores que influenciam de maneira significativa as estratégias locacionais das empresas do ramo de magazines que se somam e se articulam aos fatores locacionais anteriormente estudados pelos autores das teorias clássicas sobre o tema e, com isso, concluímos que as empresas, de certo modo, deixaram de pensar a localização enquanto ponto fixo e relativo à cidade e a hierarquia urbana, para pensar na localização do ponto de vista relacional às diferentes escalas geográficas, ao mesmo tempo em que a expansão do crédito promove alterações significativas nos hábitos de consumo, nas escolhas espaciais e nas práticas gestão da renda por parte da população, sobretudo da de menor poder aquisitivo.The technological advances in telecommunication and transportation systems which have been developed in the range of the economic globalization, making use of the computerization systems, resulted, on the one hand, in a constant redefinition of city roles in commerce, as well as in an increment of fluxes that move from them and to them, and which are established with near and far cities, and, on the other hand, gave rise to a potential of location strategies as a factor that makes the difference which grants the customer preference as well as a better economic performance for the retail dealings. As location strategies, we understand, in this thesis, not only the position a commercial establishment occupies, but also, its customers’ loyalty strategies, the increment of credit provision and the monitoring of customer’s behavior as well as the trends towards retailing deals for a given moment. The present work begins with the presentation of the history of stores and the transformations they went through because of the intensification of urbanization processes. After that, it will focus on the spatial strategies and economic logic some retailing stores deal with in the fashion store branch in Brazil, specifically in Presidente Prudente, a city of São Paulo State and Londrina in Paraná State. We also highlight their ability to redefine or reinforce the role cities perform in citizens’ inter-relational network. We analyzed the Londrina’s and Presidente Prudentes’ interviewees’ spatial choices in order to understand the relations between consumption, credit and daily life activities and, we concluded that customer loyalty is an articulator of the stores economic logic and it also promotes the transposition of commercial logic of installment to the logic of credit card, whether the conventional one, issued by banks, or the one the stores themselves issue. The spatial dimension of the processes of providing credit and of promoting customers’ loyalty are approached, works as a propeller to a redefinition of spatial choices, whilst it is also a result of this very relation. We support the thesis that there is a set of new factors that are influential, in a meaningful way, to the locational strategies the fashion store branch deals with, which sum up and articulate themselves to the locational factors previously studied by authors of classical theories about the theme. We conclude that the stores, somehow, stopped considering localization as a fixed point, concerned with the city and urban hierarchy, in order to consider localization under a point of view which takes into account the different geographical scales. At the same time, credit expansion promotes meaningful shifts in consuming habits, in spatial choices and in the practices of income management by the population, especially its low-income segment.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2017/17632-0Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sposito, Maria Encarnação Beltrão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Flaviane Ramos dos2019-11-04T18:26:58Z2019-11-04T18:26:58Z2019-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19097100092663233004129042P34150193798058154porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T15:26:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/190971Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-20T15:26:31Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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