Da localização estratégica às estratégias locacionais: a dimensão espacial do crédito e da fidelização nos magazines e nas escolhas dos citadinos em Presidente Prudente (SP) e Londrina (PR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Flaviane Ramos dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/190971
Resumo: Os avanços tecnológicos nos sistemas de telecomunicações e transportes que têm se desenvolvido no âmbito da mundialização da economia, articulados aos sistemas de informatização, permitiu, de um lado, que os papéis das cidades fossem constantemente redefinidos, bem como se ampliassem os fluxos que a partir delas e que até elas se desenham, estabelecidos tanto com cidades próximas como também com as mais distantes e, por outro, fez aflorar o potencial das estratégias locacionais como elemento diferenciador que garante a preferência do consumidor e o melhor desempenho econômico de estabelecimento varejista. Por estratégias locacionais consideramos, nesta tese, além da localização, as estratégias de fidelização e ampliação do uso do crédito, e o monitoramento do comportamento do consumidor, tendências do varejo atualmente. Esta tese, inicia-se com a apresentação da história dos magazines e as transformações ocorridas em decorrência da intensificação do processo de urbanização, para em seguida enfocar as estratégias espaciais e lógicas econômicas de algumas empresas varejistas do ramo de magazines no Brasil, nos estados de São Paulo e Paraná, e nas cidades de Presidente Prudente e Londrina, na medida em que também ressaltamos a capacidade delas em redefinir ou reforçar o papel que as cidades desempenham na rede urbana. Analisamos as escolhas espaciais dos citadinos entrevistados em Presidente Prudente e Londrina, para entender as relações entre consumo, crédito e cotidiano e, finalizamos, com o entendimento da fidelização enquanto articulador da lógica econômica das empresas e da escolha espacial dos citadinos ao mesmo tempo em que promove a transposição da lógica do comércio mediada pelo carnê/crediário para a lógica do consumo mediada pelo cartão, seja ele do tipo convencional emitido pelos bancos, seja ele emitido pela própria da empresa. A dimensão espacial dos processos de creditização e fidelização são abordados como propulsores da redefiniçao das escolhas espaciais, ao mesmo tempo em que é também resultado desta relação. Defendemos a tese de que existe um conjunto de novos fatores que influenciam de maneira significativa as estratégias locacionais das empresas do ramo de magazines que se somam e se articulam aos fatores locacionais anteriormente estudados pelos autores das teorias clássicas sobre o tema e, com isso, concluímos que as empresas, de certo modo, deixaram de pensar a localização enquanto ponto fixo e relativo à cidade e a hierarquia urbana, para pensar na localização do ponto de vista relacional às diferentes escalas geográficas, ao mesmo tempo em que a expansão do crédito promove alterações significativas nos hábitos de consumo, nas escolhas espaciais e nas práticas gestão da renda por parte da população, sobretudo da de menor poder aquisitivo.
id UNSP_520e2dc479fa857363d3015b7714d758
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/190971
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Da localização estratégica às estratégias locacionais: a dimensão espacial do crédito e da fidelização nos magazines e nas escolhas dos citadinos em Presidente Prudente (SP) e Londrina (PR)From strategic location to locational strategies: the spatial dimension of credit and loyalty in the department stores and in the choices of city dwellers in Presidente Prudente (São Paulo State) and Londrina (Paraná State)De la localización estratégica a las estrategias locacionales: la dimensión espacial del crédito e de la fidelización en los grandes almacenes y en la elección de los citadinos en Presidente Prudente (SP) y Londrina (PR)ComércioConsumoEstratégias locacionaisMagazinesCidades médiasCommerceConsumptionLocational strategiesDepartment storesMiddle sized cityOs avanços tecnológicos nos sistemas de telecomunicações e transportes que têm se desenvolvido no âmbito da mundialização da economia, articulados aos sistemas de informatização, permitiu, de um lado, que os papéis das cidades fossem constantemente redefinidos, bem como se ampliassem os fluxos que a partir delas e que até elas se desenham, estabelecidos tanto com cidades próximas como também com as mais distantes e, por outro, fez aflorar o potencial das estratégias locacionais como elemento diferenciador que garante a preferência do consumidor e o melhor desempenho econômico de estabelecimento varejista. Por estratégias locacionais consideramos, nesta tese, além da localização, as estratégias de fidelização e ampliação do uso do crédito, e o monitoramento do comportamento do consumidor, tendências do varejo atualmente. Esta tese, inicia-se com a apresentação da história dos magazines e as transformações ocorridas em decorrência da intensificação do processo de urbanização, para em seguida enfocar as estratégias espaciais e lógicas econômicas de algumas empresas varejistas do ramo de magazines no Brasil, nos estados de São Paulo e Paraná, e nas cidades de Presidente Prudente e Londrina, na medida em que também ressaltamos a capacidade delas em redefinir ou reforçar o papel que as cidades desempenham na rede urbana. Analisamos as escolhas espaciais dos citadinos entrevistados em Presidente Prudente e Londrina, para entender as relações entre consumo, crédito e cotidiano e, finalizamos, com o entendimento da fidelização enquanto articulador da lógica econômica das empresas e da escolha espacial dos citadinos ao mesmo tempo em que promove a transposição da lógica do comércio mediada pelo carnê/crediário para a lógica do consumo mediada pelo cartão, seja ele do tipo convencional emitido pelos bancos, seja ele emitido pela própria da empresa. A dimensão espacial dos processos de creditização e fidelização são abordados como propulsores da redefiniçao das escolhas espaciais, ao mesmo tempo em que é também resultado desta relação. Defendemos a tese de que existe um conjunto de novos fatores que influenciam de maneira significativa as estratégias locacionais das empresas do ramo de magazines que se somam e se articulam aos fatores locacionais anteriormente estudados pelos autores das teorias clássicas sobre o tema e, com isso, concluímos que as empresas, de certo modo, deixaram de pensar a localização enquanto ponto fixo e relativo à cidade e a hierarquia urbana, para pensar na localização do ponto de vista relacional às diferentes escalas geográficas, ao mesmo tempo em que a expansão do crédito promove alterações significativas nos hábitos de consumo, nas escolhas espaciais e nas práticas gestão da renda por parte da população, sobretudo da de menor poder aquisitivo.The technological advances in telecommunication and transportation systems which have been developed in the range of the economic globalization, making use of the computerization systems, resulted, on the one hand, in a constant redefinition of city roles in commerce, as well as in an increment of fluxes that move from them and to them, and which are established with near and far cities, and, on the other hand, gave rise to a potential of location strategies as a factor that makes the difference which grants the customer preference as well as a better economic performance for the retail dealings. As location strategies, we understand, in this thesis, not only the position a commercial establishment occupies, but also, its customers’ loyalty strategies, the increment of credit provision and the monitoring of customer’s behavior as well as the trends towards retailing deals for a given moment. The present work begins with the presentation of the history of stores and the transformations they went through because of the intensification of urbanization processes. After that, it will focus on the spatial strategies and economic logic some retailing stores deal with in the fashion store branch in Brazil, specifically in Presidente Prudente, a city of São Paulo State and Londrina in Paraná State. We also highlight their ability to redefine or reinforce the role cities perform in citizens’ inter-relational network. We analyzed the Londrina’s and Presidente Prudentes’ interviewees’ spatial choices in order to understand the relations between consumption, credit and daily life activities and, we concluded that customer loyalty is an articulator of the stores economic logic and it also promotes the transposition of commercial logic of installment to the logic of credit card, whether the conventional one, issued by banks, or the one the stores themselves issue. The spatial dimension of the processes of providing credit and of promoting customers’ loyalty are approached, works as a propeller to a redefinition of spatial choices, whilst it is also a result of this very relation. We support the thesis that there is a set of new factors that are influential, in a meaningful way, to the locational strategies the fashion store branch deals with, which sum up and articulate themselves to the locational factors previously studied by authors of classical theories about the theme. We conclude that the stores, somehow, stopped considering localization as a fixed point, concerned with the city and urban hierarchy, in order to consider localization under a point of view which takes into account the different geographical scales. At the same time, credit expansion promotes meaningful shifts in consuming habits, in spatial choices and in the practices of income management by the population, especially its low-income segment.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2017/17632-0Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sposito, Maria Encarnação Beltrão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Flaviane Ramos dos2019-11-04T18:26:58Z2019-11-04T18:26:58Z2019-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19097100092663233004129042P34150193798058154porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T15:26:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/190971Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:37:31.052392Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Da localização estratégica às estratégias locacionais: a dimensão espacial do crédito e da fidelização nos magazines e nas escolhas dos citadinos em Presidente Prudente (SP) e Londrina (PR)
From strategic location to locational strategies: the spatial dimension of credit and loyalty in the department stores and in the choices of city dwellers in Presidente Prudente (São Paulo State) and Londrina (Paraná State)
De la localización estratégica a las estrategias locacionales: la dimensión espacial del crédito e de la fidelización en los grandes almacenes y en la elección de los citadinos en Presidente Prudente (SP) y Londrina (PR)
title Da localização estratégica às estratégias locacionais: a dimensão espacial do crédito e da fidelização nos magazines e nas escolhas dos citadinos em Presidente Prudente (SP) e Londrina (PR)
spellingShingle Da localização estratégica às estratégias locacionais: a dimensão espacial do crédito e da fidelização nos magazines e nas escolhas dos citadinos em Presidente Prudente (SP) e Londrina (PR)
Santos, Flaviane Ramos dos
Comércio
Consumo
Estratégias locacionais
Magazines
Cidades médias
Commerce
Consumption
Locational strategies
Department stores
Middle sized city
title_short Da localização estratégica às estratégias locacionais: a dimensão espacial do crédito e da fidelização nos magazines e nas escolhas dos citadinos em Presidente Prudente (SP) e Londrina (PR)
title_full Da localização estratégica às estratégias locacionais: a dimensão espacial do crédito e da fidelização nos magazines e nas escolhas dos citadinos em Presidente Prudente (SP) e Londrina (PR)
title_fullStr Da localização estratégica às estratégias locacionais: a dimensão espacial do crédito e da fidelização nos magazines e nas escolhas dos citadinos em Presidente Prudente (SP) e Londrina (PR)
title_full_unstemmed Da localização estratégica às estratégias locacionais: a dimensão espacial do crédito e da fidelização nos magazines e nas escolhas dos citadinos em Presidente Prudente (SP) e Londrina (PR)
title_sort Da localização estratégica às estratégias locacionais: a dimensão espacial do crédito e da fidelização nos magazines e nas escolhas dos citadinos em Presidente Prudente (SP) e Londrina (PR)
author Santos, Flaviane Ramos dos
author_facet Santos, Flaviane Ramos dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sposito, Maria Encarnação Beltrão [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Flaviane Ramos dos
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio
Consumo
Estratégias locacionais
Magazines
Cidades médias
Commerce
Consumption
Locational strategies
Department stores
Middle sized city
topic Comércio
Consumo
Estratégias locacionais
Magazines
Cidades médias
Commerce
Consumption
Locational strategies
Department stores
Middle sized city
description Os avanços tecnológicos nos sistemas de telecomunicações e transportes que têm se desenvolvido no âmbito da mundialização da economia, articulados aos sistemas de informatização, permitiu, de um lado, que os papéis das cidades fossem constantemente redefinidos, bem como se ampliassem os fluxos que a partir delas e que até elas se desenham, estabelecidos tanto com cidades próximas como também com as mais distantes e, por outro, fez aflorar o potencial das estratégias locacionais como elemento diferenciador que garante a preferência do consumidor e o melhor desempenho econômico de estabelecimento varejista. Por estratégias locacionais consideramos, nesta tese, além da localização, as estratégias de fidelização e ampliação do uso do crédito, e o monitoramento do comportamento do consumidor, tendências do varejo atualmente. Esta tese, inicia-se com a apresentação da história dos magazines e as transformações ocorridas em decorrência da intensificação do processo de urbanização, para em seguida enfocar as estratégias espaciais e lógicas econômicas de algumas empresas varejistas do ramo de magazines no Brasil, nos estados de São Paulo e Paraná, e nas cidades de Presidente Prudente e Londrina, na medida em que também ressaltamos a capacidade delas em redefinir ou reforçar o papel que as cidades desempenham na rede urbana. Analisamos as escolhas espaciais dos citadinos entrevistados em Presidente Prudente e Londrina, para entender as relações entre consumo, crédito e cotidiano e, finalizamos, com o entendimento da fidelização enquanto articulador da lógica econômica das empresas e da escolha espacial dos citadinos ao mesmo tempo em que promove a transposição da lógica do comércio mediada pelo carnê/crediário para a lógica do consumo mediada pelo cartão, seja ele do tipo convencional emitido pelos bancos, seja ele emitido pela própria da empresa. A dimensão espacial dos processos de creditização e fidelização são abordados como propulsores da redefiniçao das escolhas espaciais, ao mesmo tempo em que é também resultado desta relação. Defendemos a tese de que existe um conjunto de novos fatores que influenciam de maneira significativa as estratégias locacionais das empresas do ramo de magazines que se somam e se articulam aos fatores locacionais anteriormente estudados pelos autores das teorias clássicas sobre o tema e, com isso, concluímos que as empresas, de certo modo, deixaram de pensar a localização enquanto ponto fixo e relativo à cidade e a hierarquia urbana, para pensar na localização do ponto de vista relacional às diferentes escalas geográficas, ao mesmo tempo em que a expansão do crédito promove alterações significativas nos hábitos de consumo, nas escolhas espaciais e nas práticas gestão da renda por parte da população, sobretudo da de menor poder aquisitivo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-04T18:26:58Z
2019-11-04T18:26:58Z
2019-10-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/190971
000926632
33004129042P3
4150193798058154
url http://hdl.handle.net/11449/190971
identifier_str_mv 000926632
33004129042P3
4150193798058154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129229380911104