Improvisação e ornamentação barroca: conceitos e aproximação à prática interpretativa do violão moderno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jonathan Gonçalves de [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/155628
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-06-19/000886650.pdf
Resumo: This study proposes an application of improvised baroque ornaments over two pieces of L'infidele Suite, composed by Sylvius Leopold Weiss. The research was conducted through an epistemological survey of primary and secondary sources about Baroque music traditions, focusing on issues related to the improvisation and development of traditions that are directly related to it, such as the accompaniment through the basso continuo and the use of ornaments. There is also an approach of these concepts on the modern guitar. This study is divided into three chapters, the first one discusses the facts of historical and musical order of the Baroque period, in order to situate the reader over the period in question; the second chapter discusses concepts and application of improvisation in the period; finally, the third chapter deals with the application of practical concepts presented in the content of the preceding chapters over the Entrée and Courant from L'infidele Suite, originally written for lute
id UNSP_52486913db3dcd2c8333a0d2b038e459
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/155628
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Improvisação e ornamentação barroca: conceitos e aproximação à prática interpretativa do violão modernoWeiss, Silvius Leopold, 1687-1750ViolãoMúsica - Séc. XVIII - HistóriaBaixo contínuoImprovisação (Musica)Ornamento musicalGuitarThis study proposes an application of improvised baroque ornaments over two pieces of L'infidele Suite, composed by Sylvius Leopold Weiss. The research was conducted through an epistemological survey of primary and secondary sources about Baroque music traditions, focusing on issues related to the improvisation and development of traditions that are directly related to it, such as the accompaniment through the basso continuo and the use of ornaments. There is also an approach of these concepts on the modern guitar. This study is divided into three chapters, the first one discusses the facts of historical and musical order of the Baroque period, in order to situate the reader over the period in question; the second chapter discusses concepts and application of improvisation in the period; finally, the third chapter deals with the application of practical concepts presented in the content of the preceding chapters over the Entrée and Courant from L'infidele Suite, originally written for luteO presente trabalho propõe um estudo da aplicação de ornamentos barrocos improvisados sobre duas peças da Suíte L'Infidele de Sylvius Leopold Weiss. A pesquisa foi realizada através de um levantamento epistemológico em fontes primárias e secundárias acerca de tradições e práticas musicais do período barroco, focando em questões relativas a improvisação e ao desenvolvimento das práticas de época que estão diretamente relacionadas a ela, tais como o acompanhamento através do baixo contínuo e a utilização das ornamentações. Posteriormente há a aproximação de alguns destes conceitos com a prática interpretativa do violão moderno. O trabalho é dividido em três capítulos, sendo que o primeiro aborda os fatos de ordem histórico-musicais da época, a fim de situar o leitor sobre o período em questão; o segundo capítulo discorre sobre conceitos e aplicação da improvisação no período; por fim, o terceiro capítulo trata sobre a aplicação de forma prática dos conceitos e fundamentos presentes no conteúdo dos capítulos anteriores no Entrée e Courant, obras pertencentes a Suíte L'infidele, originalmente escrita para alaúdeUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Nogueira, Gisela Gomes Pupo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Jonathan Gonçalves de [UNESP]2018-08-30T18:22:29Z2018-08-30T18:22:29Z2016-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, Jonathan Gonçalves de. Improvisação e ornamentação barroca: conceitos e aproximação à prática interpretativa do violão moderno. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2016.http://hdl.handle.net/11449/155628000886650http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-06-19/000886650.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-15T06:21:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155628Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:03:45.670325Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Improvisação e ornamentação barroca: conceitos e aproximação à prática interpretativa do violão moderno
title Improvisação e ornamentação barroca: conceitos e aproximação à prática interpretativa do violão moderno
spellingShingle Improvisação e ornamentação barroca: conceitos e aproximação à prática interpretativa do violão moderno
Souza, Jonathan Gonçalves de [UNESP]
Weiss, Silvius Leopold, 1687-1750
Violão
Música - Séc. XVIII - História
Baixo contínuo
Improvisação (Musica)
Ornamento musical
Guitar
title_short Improvisação e ornamentação barroca: conceitos e aproximação à prática interpretativa do violão moderno
title_full Improvisação e ornamentação barroca: conceitos e aproximação à prática interpretativa do violão moderno
title_fullStr Improvisação e ornamentação barroca: conceitos e aproximação à prática interpretativa do violão moderno
title_full_unstemmed Improvisação e ornamentação barroca: conceitos e aproximação à prática interpretativa do violão moderno
title_sort Improvisação e ornamentação barroca: conceitos e aproximação à prática interpretativa do violão moderno
author Souza, Jonathan Gonçalves de [UNESP]
author_facet Souza, Jonathan Gonçalves de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Gisela Gomes Pupo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Jonathan Gonçalves de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Weiss, Silvius Leopold, 1687-1750
Violão
Música - Séc. XVIII - História
Baixo contínuo
Improvisação (Musica)
Ornamento musical
Guitar
topic Weiss, Silvius Leopold, 1687-1750
Violão
Música - Séc. XVIII - História
Baixo contínuo
Improvisação (Musica)
Ornamento musical
Guitar
description This study proposes an application of improvised baroque ornaments over two pieces of L'infidele Suite, composed by Sylvius Leopold Weiss. The research was conducted through an epistemological survey of primary and secondary sources about Baroque music traditions, focusing on issues related to the improvisation and development of traditions that are directly related to it, such as the accompaniment through the basso continuo and the use of ornaments. There is also an approach of these concepts on the modern guitar. This study is divided into three chapters, the first one discusses the facts of historical and musical order of the Baroque period, in order to situate the reader over the period in question; the second chapter discusses concepts and application of improvisation in the period; finally, the third chapter deals with the application of practical concepts presented in the content of the preceding chapters over the Entrée and Courant from L'infidele Suite, originally written for lute
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-24
2018-08-30T18:22:29Z
2018-08-30T18:22:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Jonathan Gonçalves de. Improvisação e ornamentação barroca: conceitos e aproximação à prática interpretativa do violão moderno. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2016.
http://hdl.handle.net/11449/155628
000886650
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-06-19/000886650.pdf
identifier_str_mv SOUZA, Jonathan Gonçalves de. Improvisação e ornamentação barroca: conceitos e aproximação à prática interpretativa do violão moderno. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2016.
000886650
url http://hdl.handle.net/11449/155628
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-06-19/000886650.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129485425344512