Improvisação e ornamentação barroca: conceitos e aproximação à prática interpretativa do violão moderno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/155628 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-06-19/000886650.pdf |
Resumo: | This study proposes an application of improvised baroque ornaments over two pieces of L'infidele Suite, composed by Sylvius Leopold Weiss. The research was conducted through an epistemological survey of primary and secondary sources about Baroque music traditions, focusing on issues related to the improvisation and development of traditions that are directly related to it, such as the accompaniment through the basso continuo and the use of ornaments. There is also an approach of these concepts on the modern guitar. This study is divided into three chapters, the first one discusses the facts of historical and musical order of the Baroque period, in order to situate the reader over the period in question; the second chapter discusses concepts and application of improvisation in the period; finally, the third chapter deals with the application of practical concepts presented in the content of the preceding chapters over the Entrée and Courant from L'infidele Suite, originally written for lute |
id |
UNSP_52486913db3dcd2c8333a0d2b038e459 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/155628 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Improvisação e ornamentação barroca: conceitos e aproximação à prática interpretativa do violão modernoWeiss, Silvius Leopold, 1687-1750ViolãoMúsica - Séc. XVIII - HistóriaBaixo contínuoImprovisação (Musica)Ornamento musicalGuitarThis study proposes an application of improvised baroque ornaments over two pieces of L'infidele Suite, composed by Sylvius Leopold Weiss. The research was conducted through an epistemological survey of primary and secondary sources about Baroque music traditions, focusing on issues related to the improvisation and development of traditions that are directly related to it, such as the accompaniment through the basso continuo and the use of ornaments. There is also an approach of these concepts on the modern guitar. This study is divided into three chapters, the first one discusses the facts of historical and musical order of the Baroque period, in order to situate the reader over the period in question; the second chapter discusses concepts and application of improvisation in the period; finally, the third chapter deals with the application of practical concepts presented in the content of the preceding chapters over the Entrée and Courant from L'infidele Suite, originally written for luteO presente trabalho propõe um estudo da aplicação de ornamentos barrocos improvisados sobre duas peças da Suíte L'Infidele de Sylvius Leopold Weiss. A pesquisa foi realizada através de um levantamento epistemológico em fontes primárias e secundárias acerca de tradições e práticas musicais do período barroco, focando em questões relativas a improvisação e ao desenvolvimento das práticas de época que estão diretamente relacionadas a ela, tais como o acompanhamento através do baixo contínuo e a utilização das ornamentações. Posteriormente há a aproximação de alguns destes conceitos com a prática interpretativa do violão moderno. O trabalho é dividido em três capítulos, sendo que o primeiro aborda os fatos de ordem histórico-musicais da época, a fim de situar o leitor sobre o período em questão; o segundo capítulo discorre sobre conceitos e aplicação da improvisação no período; por fim, o terceiro capítulo trata sobre a aplicação de forma prática dos conceitos e fundamentos presentes no conteúdo dos capítulos anteriores no Entrée e Courant, obras pertencentes a Suíte L'infidele, originalmente escrita para alaúdeUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Nogueira, Gisela Gomes Pupo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Jonathan Gonçalves de [UNESP]2018-08-30T18:22:29Z2018-08-30T18:22:29Z2016-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, Jonathan Gonçalves de. Improvisação e ornamentação barroca: conceitos e aproximação à prática interpretativa do violão moderno. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2016.http://hdl.handle.net/11449/155628000886650http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-06-19/000886650.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T18:57:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155628Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T18:57:07Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Improvisação e ornamentação barroca: conceitos e aproximação à prática interpretativa do violão moderno |
title |
Improvisação e ornamentação barroca: conceitos e aproximação à prática interpretativa do violão moderno |
spellingShingle |
Improvisação e ornamentação barroca: conceitos e aproximação à prática interpretativa do violão moderno Souza, Jonathan Gonçalves de [UNESP] Weiss, Silvius Leopold, 1687-1750 Violão Música - Séc. XVIII - História Baixo contínuo Improvisação (Musica) Ornamento musical Guitar |
title_short |
Improvisação e ornamentação barroca: conceitos e aproximação à prática interpretativa do violão moderno |
title_full |
Improvisação e ornamentação barroca: conceitos e aproximação à prática interpretativa do violão moderno |
title_fullStr |
Improvisação e ornamentação barroca: conceitos e aproximação à prática interpretativa do violão moderno |
title_full_unstemmed |
Improvisação e ornamentação barroca: conceitos e aproximação à prática interpretativa do violão moderno |
title_sort |
Improvisação e ornamentação barroca: conceitos e aproximação à prática interpretativa do violão moderno |
author |
Souza, Jonathan Gonçalves de [UNESP] |
author_facet |
Souza, Jonathan Gonçalves de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, Gisela Gomes Pupo [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Jonathan Gonçalves de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Weiss, Silvius Leopold, 1687-1750 Violão Música - Séc. XVIII - História Baixo contínuo Improvisação (Musica) Ornamento musical Guitar |
topic |
Weiss, Silvius Leopold, 1687-1750 Violão Música - Séc. XVIII - História Baixo contínuo Improvisação (Musica) Ornamento musical Guitar |
description |
This study proposes an application of improvised baroque ornaments over two pieces of L'infidele Suite, composed by Sylvius Leopold Weiss. The research was conducted through an epistemological survey of primary and secondary sources about Baroque music traditions, focusing on issues related to the improvisation and development of traditions that are directly related to it, such as the accompaniment through the basso continuo and the use of ornaments. There is also an approach of these concepts on the modern guitar. This study is divided into three chapters, the first one discusses the facts of historical and musical order of the Baroque period, in order to situate the reader over the period in question; the second chapter discusses concepts and application of improvisation in the period; finally, the third chapter deals with the application of practical concepts presented in the content of the preceding chapters over the Entrée and Courant from L'infidele Suite, originally written for lute |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-24 2018-08-30T18:22:29Z 2018-08-30T18:22:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Jonathan Gonçalves de. Improvisação e ornamentação barroca: conceitos e aproximação à prática interpretativa do violão moderno. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2016. http://hdl.handle.net/11449/155628 000886650 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-06-19/000886650.pdf |
identifier_str_mv |
SOUZA, Jonathan Gonçalves de. Improvisação e ornamentação barroca: conceitos e aproximação à prática interpretativa do violão moderno. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2016. 000886650 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/155628 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-06-19/000886650.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546520830541824 |