A problematização das tarefas de casa no contexto da educação inclusiva: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/91187 |
Resumo: | A proposta de uma escola inclusiva exige também uma nova postura da escola, a qual deve propor em seu projeto político-pedagógico, no currículo, na metodologia, na avaliação e nas estratégias de ensino, ações que favoreçam a inclusão escolar e práticas educativas diferenciadas que atendam as necessidades específicas de seus alunos. As tarefas de casa, que se constituem em uma prática comum no contexto escolar, também merecem destaque neste momento para que não tenha apenas um caráter figurativo na ação pedagógica, mas que possam valorizar e promover a aprendizagem de todos os alunos, entre eles, aqueles com deficiência intelectual. Assim, os objetivos da pesquisa foram acompanhar e analisar como as tarefas de casa estão sendo propostas pela professora de uma sala de aula regular para um aluno com Síndrome de Down, matriculado no 2º ano do Ensino Fundamental, no período de um ano e verificar as mudanças ocorridas na proposição de suas tarefas após encontros reflexivos com sua professora e, também, investigar a concepção da mãe sobre as tarefas de casa. O estudo foi realizado em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de um município do interior paulista. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram uma professora do 2º ano do ensino fundamental, um aluno com Síndrome de Down e a mãe deste aluno. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram entrevistas iniciais e finais com a mãe do aluno e com a professora, encontros reflexivos com a professora, cadernos de tarefas do aluno e de dois colegas de sua turma, com intenção comparativa e, o plano de ensino referente ao 2º ano do Ensino Fundamental. Os resultados desta pesquisa apontam, em um primeiro momento, a ausência de... |
id |
UNSP_5257939518b6175de3c7d41bd44f8f59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/91187 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A problematização das tarefas de casa no contexto da educação inclusiva: um estudo de casoEducação inclusivaDeficiencia mentalIncapacidade intelectualA proposta de uma escola inclusiva exige também uma nova postura da escola, a qual deve propor em seu projeto político-pedagógico, no currículo, na metodologia, na avaliação e nas estratégias de ensino, ações que favoreçam a inclusão escolar e práticas educativas diferenciadas que atendam as necessidades específicas de seus alunos. As tarefas de casa, que se constituem em uma prática comum no contexto escolar, também merecem destaque neste momento para que não tenha apenas um caráter figurativo na ação pedagógica, mas que possam valorizar e promover a aprendizagem de todos os alunos, entre eles, aqueles com deficiência intelectual. Assim, os objetivos da pesquisa foram acompanhar e analisar como as tarefas de casa estão sendo propostas pela professora de uma sala de aula regular para um aluno com Síndrome de Down, matriculado no 2º ano do Ensino Fundamental, no período de um ano e verificar as mudanças ocorridas na proposição de suas tarefas após encontros reflexivos com sua professora e, também, investigar a concepção da mãe sobre as tarefas de casa. O estudo foi realizado em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de um município do interior paulista. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram uma professora do 2º ano do ensino fundamental, um aluno com Síndrome de Down e a mãe deste aluno. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram entrevistas iniciais e finais com a mãe do aluno e com a professora, encontros reflexivos com a professora, cadernos de tarefas do aluno e de dois colegas de sua turma, com intenção comparativa e, o plano de ensino referente ao 2º ano do Ensino Fundamental. Os resultados desta pesquisa apontam, em um primeiro momento, a ausência de...The purpose of an inclusive school also requires a new attitude from school, which should propose in its politics-pedagogical project, in the curriculum, in the methodology, in the assessment and in the learn strategies, actions that be biased toward the inclusive school different educational practice that attend the specifics necessities of its students. The homeworks, which constitute in a common practice in the school context, also deserves to give prominence in this moment to have not just a figurative character in the pedagogical action, but to give value instead of promote the learning of all students, among them, those with intellectual disability. So, the aim of the search were to follow and analyze how the homeworks have been purposed by the teacher of a Down syndrome regular classroom, enrolled in the second year of elementary school, in the period of one year and verify the changes occurred in the propose of the homeworks after the reflective meetings with his/her teacher and, also, investigate the mother’s conception about the homeworks. The study was achieved in a Municipal School of Primary Education of a town of a paulista countryside. The subjects involved in the search were a second year teacher of the Elementary School, a Down syndrome student and his mother. The instruments used to collect datas were initial and finish interviews with the student’s mother and the teacher, reflexive meetings with the teacher, student’s homeworks notebooks and of two classmates, with the comparative intention and, the teaching plan relating to the second year of Primary Education. The results of this search point, in the first moment, the absence of appropriate homework to the intellectual disability student’s necessities... (Complete abstract click electronic access below)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Anna Augusta Sampaio de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Spagnol, Beatriz Aparecida [UNESP]2014-06-11T19:24:56Z2014-06-11T19:24:56Z2012-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis129 f. il.application/pdfSPAGNOL, Beatriz Aparecida. A problematização das tarefas de casa no contexto da educação inclusiva: um estudo de caso. 2012. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.http://hdl.handle.net/11449/91187000695940spagnol_ba_me_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:09:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91187Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A problematização das tarefas de casa no contexto da educação inclusiva: um estudo de caso |
title |
A problematização das tarefas de casa no contexto da educação inclusiva: um estudo de caso |
spellingShingle |
A problematização das tarefas de casa no contexto da educação inclusiva: um estudo de caso Spagnol, Beatriz Aparecida [UNESP] Educação inclusiva Deficiencia mental Incapacidade intelectual |
title_short |
A problematização das tarefas de casa no contexto da educação inclusiva: um estudo de caso |
title_full |
A problematização das tarefas de casa no contexto da educação inclusiva: um estudo de caso |
title_fullStr |
A problematização das tarefas de casa no contexto da educação inclusiva: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A problematização das tarefas de casa no contexto da educação inclusiva: um estudo de caso |
title_sort |
A problematização das tarefas de casa no contexto da educação inclusiva: um estudo de caso |
author |
Spagnol, Beatriz Aparecida [UNESP] |
author_facet |
Spagnol, Beatriz Aparecida [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Anna Augusta Sampaio de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spagnol, Beatriz Aparecida [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Deficiencia mental Incapacidade intelectual |
topic |
Educação inclusiva Deficiencia mental Incapacidade intelectual |
description |
A proposta de uma escola inclusiva exige também uma nova postura da escola, a qual deve propor em seu projeto político-pedagógico, no currículo, na metodologia, na avaliação e nas estratégias de ensino, ações que favoreçam a inclusão escolar e práticas educativas diferenciadas que atendam as necessidades específicas de seus alunos. As tarefas de casa, que se constituem em uma prática comum no contexto escolar, também merecem destaque neste momento para que não tenha apenas um caráter figurativo na ação pedagógica, mas que possam valorizar e promover a aprendizagem de todos os alunos, entre eles, aqueles com deficiência intelectual. Assim, os objetivos da pesquisa foram acompanhar e analisar como as tarefas de casa estão sendo propostas pela professora de uma sala de aula regular para um aluno com Síndrome de Down, matriculado no 2º ano do Ensino Fundamental, no período de um ano e verificar as mudanças ocorridas na proposição de suas tarefas após encontros reflexivos com sua professora e, também, investigar a concepção da mãe sobre as tarefas de casa. O estudo foi realizado em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de um município do interior paulista. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram uma professora do 2º ano do ensino fundamental, um aluno com Síndrome de Down e a mãe deste aluno. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram entrevistas iniciais e finais com a mãe do aluno e com a professora, encontros reflexivos com a professora, cadernos de tarefas do aluno e de dois colegas de sua turma, com intenção comparativa e, o plano de ensino referente ao 2º ano do Ensino Fundamental. Os resultados desta pesquisa apontam, em um primeiro momento, a ausência de... |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-24 2014-06-11T19:24:56Z 2014-06-11T19:24:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SPAGNOL, Beatriz Aparecida. A problematização das tarefas de casa no contexto da educação inclusiva: um estudo de caso. 2012. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012. http://hdl.handle.net/11449/91187 000695940 spagnol_ba_me_mar.pdf 33004110040P5 |
identifier_str_mv |
SPAGNOL, Beatriz Aparecida. A problematização das tarefas de casa no contexto da educação inclusiva: um estudo de caso. 2012. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012. 000695940 spagnol_ba_me_mar.pdf 33004110040P5 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/91187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
129 f. il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128130891644928 |