Ecopsicologia e educação ambiental: primeiras aproximações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins, Camila Fregni
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243288
Resumo: Com a crescente preocupação com o meio ambiente e os seres vivos que nele vivem, diversas áreas das Ciências Naturais e das Ciências Humanas têm buscado caminhos para a solução de questões ambientais e sociais da atualidade. Muitas são as perspectivas acerca de como e qual a forma mais eficiente para despertar a “consciência ecológica”. A Educação Ambiental é um campo fundamental para trabalhar e abordar as questões ambientais e se apresenta a partir das mais diversas correntes e vertentes. Nesse contexto, a Ecopsicologia surge também como uma possibilidade de elucidar tais questões a partir de uma perspectiva interdisciplinar, por meio da união da Ecologia e da Psicologia. Dessa forma, o estudo, realizado como uma pesquisa bibliográfica exploratória, objetivou analisar os fundamentos e os pressupostos da Ecopsicologia, para investigar sua eventual contribuição para a Educação Ambiental, a partir de similaridades com diferentes correntes presentes no campo da Educação Ambiental. Por meio da análise dos diferentes conceitos e das práticas propostas pela Ecopsicologia, foi possível identificar similaridades com cinco correntes de Educação Ambiental identificadas por Sauvé. Apesar das similaridades da Ecopsicologia com a Educação Ambiental, que vai desde a vertente crítica à conservadora, os princípios e as práticas propostas pela Ecopsicologia possuem maior semelhança com a “macrotendência conservacionista” da Educação Ambiental, elaborada por Layrargues e Lima. Isso fica claro devido às proposições de imersão na natureza e estimulação do senso de pertencimento com a terra, proposto pela Ecopsicologia como caminho para “curar” a relação homem-natureza. Ao apresentar os limites e as possibilidades entre as duas áreas, cabe perguntar se a Ecopsicologia poderá contribuir para o surgimento de novas políticas públicas que incluam a dimensão psicológica como intrinsicamente ligada à dimensão ambiental, ou, eventualmente contribuir para o surgimento de uma nova corrente de Educação Ambiental.
id UNSP_525d9b43c961274c93dd66fad20493c5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243288
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ecopsicologia e educação ambiental: primeiras aproximaçõesEcopsychology and environmental education: first approximationsEcologiaRelação sociedade-naturezaRelação cultura-naturezaPsicologiaPolíticas públicasEcologySociety-nature relationshipCulture-nature relationshipPsychologyPublic policiesCom a crescente preocupação com o meio ambiente e os seres vivos que nele vivem, diversas áreas das Ciências Naturais e das Ciências Humanas têm buscado caminhos para a solução de questões ambientais e sociais da atualidade. Muitas são as perspectivas acerca de como e qual a forma mais eficiente para despertar a “consciência ecológica”. A Educação Ambiental é um campo fundamental para trabalhar e abordar as questões ambientais e se apresenta a partir das mais diversas correntes e vertentes. Nesse contexto, a Ecopsicologia surge também como uma possibilidade de elucidar tais questões a partir de uma perspectiva interdisciplinar, por meio da união da Ecologia e da Psicologia. Dessa forma, o estudo, realizado como uma pesquisa bibliográfica exploratória, objetivou analisar os fundamentos e os pressupostos da Ecopsicologia, para investigar sua eventual contribuição para a Educação Ambiental, a partir de similaridades com diferentes correntes presentes no campo da Educação Ambiental. Por meio da análise dos diferentes conceitos e das práticas propostas pela Ecopsicologia, foi possível identificar similaridades com cinco correntes de Educação Ambiental identificadas por Sauvé. Apesar das similaridades da Ecopsicologia com a Educação Ambiental, que vai desde a vertente crítica à conservadora, os princípios e as práticas propostas pela Ecopsicologia possuem maior semelhança com a “macrotendência conservacionista” da Educação Ambiental, elaborada por Layrargues e Lima. Isso fica claro devido às proposições de imersão na natureza e estimulação do senso de pertencimento com a terra, proposto pela Ecopsicologia como caminho para “curar” a relação homem-natureza. Ao apresentar os limites e as possibilidades entre as duas áreas, cabe perguntar se a Ecopsicologia poderá contribuir para o surgimento de novas políticas públicas que incluam a dimensão psicológica como intrinsicamente ligada à dimensão ambiental, ou, eventualmente contribuir para o surgimento de uma nova corrente de Educação Ambiental.With the growing concern with the environment and the living beings that live in it, several areas of Natural Sciences and Human Sciences have been looking for ways to solve today's environmental and social issues. There are many perspectives on how and what is the most efficient way to awaken an 'ecological awareness'. Environmental Education is a fundamental field for working and address environmental issues, presenting itself from the most diverse currents. In this context, Ecopsychology also emerges as a possibility to elucidate such questions from an interdisciplinary perspective, through the union of Ecology and Psychology. Thus, the study, which will be carried out as an exploratory bibliographic research, aimed to analyze the fundamentals and assumptions of Ecopsychology, as to investigate its possible contribution to Environmental Education, based on similarities with different aspects present in the field of Environmental Education. Through the analysis of the different concepts and practices proposed by Ecopsychology, it was possible to identify similarities with five currents of Environmental Education identified by Sauvé. Despite the similarities between Ecopsychology and Environmental Education, that goes from the critical current to the conservative current, the principles and practices proposed by Ecopsychology are more similar to the “conservationist macrotrend” of Environmental Education, developed by Layrargues and Lima. This is clear due to the propositions of immersion in nature and stimulation of the sense of belonging to the land, proposed by Ecopsychology as a way to “heal” the relationship between man and nature. When presenting the limits and possibilities between the two areas, it is worth asking whether Ecopsychology can contribute to the emergence of new public policies that include the psychological dimension as intrinsically linked to the environmental dimension, or, eventually, contribute to the emergence of a new current of Environmental Education.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lins, Camila Fregni2023-05-05T18:40:10Z2023-05-05T18:40:10Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/243288porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-11T06:05:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243288Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-11T06:05:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ecopsicologia e educação ambiental: primeiras aproximações
Ecopsychology and environmental education: first approximations
title Ecopsicologia e educação ambiental: primeiras aproximações
spellingShingle Ecopsicologia e educação ambiental: primeiras aproximações
Lins, Camila Fregni
Ecologia
Relação sociedade-natureza
Relação cultura-natureza
Psicologia
Políticas públicas
Ecology
Society-nature relationship
Culture-nature relationship
Psychology
Public policies
title_short Ecopsicologia e educação ambiental: primeiras aproximações
title_full Ecopsicologia e educação ambiental: primeiras aproximações
title_fullStr Ecopsicologia e educação ambiental: primeiras aproximações
title_full_unstemmed Ecopsicologia e educação ambiental: primeiras aproximações
title_sort Ecopsicologia e educação ambiental: primeiras aproximações
author Lins, Camila Fregni
author_facet Lins, Camila Fregni
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lins, Camila Fregni
dc.subject.por.fl_str_mv Ecologia
Relação sociedade-natureza
Relação cultura-natureza
Psicologia
Políticas públicas
Ecology
Society-nature relationship
Culture-nature relationship
Psychology
Public policies
topic Ecologia
Relação sociedade-natureza
Relação cultura-natureza
Psicologia
Políticas públicas
Ecology
Society-nature relationship
Culture-nature relationship
Psychology
Public policies
description Com a crescente preocupação com o meio ambiente e os seres vivos que nele vivem, diversas áreas das Ciências Naturais e das Ciências Humanas têm buscado caminhos para a solução de questões ambientais e sociais da atualidade. Muitas são as perspectivas acerca de como e qual a forma mais eficiente para despertar a “consciência ecológica”. A Educação Ambiental é um campo fundamental para trabalhar e abordar as questões ambientais e se apresenta a partir das mais diversas correntes e vertentes. Nesse contexto, a Ecopsicologia surge também como uma possibilidade de elucidar tais questões a partir de uma perspectiva interdisciplinar, por meio da união da Ecologia e da Psicologia. Dessa forma, o estudo, realizado como uma pesquisa bibliográfica exploratória, objetivou analisar os fundamentos e os pressupostos da Ecopsicologia, para investigar sua eventual contribuição para a Educação Ambiental, a partir de similaridades com diferentes correntes presentes no campo da Educação Ambiental. Por meio da análise dos diferentes conceitos e das práticas propostas pela Ecopsicologia, foi possível identificar similaridades com cinco correntes de Educação Ambiental identificadas por Sauvé. Apesar das similaridades da Ecopsicologia com a Educação Ambiental, que vai desde a vertente crítica à conservadora, os princípios e as práticas propostas pela Ecopsicologia possuem maior semelhança com a “macrotendência conservacionista” da Educação Ambiental, elaborada por Layrargues e Lima. Isso fica claro devido às proposições de imersão na natureza e estimulação do senso de pertencimento com a terra, proposto pela Ecopsicologia como caminho para “curar” a relação homem-natureza. Ao apresentar os limites e as possibilidades entre as duas áreas, cabe perguntar se a Ecopsicologia poderá contribuir para o surgimento de novas políticas públicas que incluam a dimensão psicológica como intrinsicamente ligada à dimensão ambiental, ou, eventualmente contribuir para o surgimento de uma nova corrente de Educação Ambiental.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-05-05T18:40:10Z
2023-05-05T18:40:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/243288
url http://hdl.handle.net/11449/243288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964520467136512