Proposta de um sistema de indicadores de desempenho para instituições de ensino superior na perspectiva do corpo discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alexandre de [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92988
Resumo: A preocupação com a qualidade da Educação Superior nas últimas décadas cresceu e há necessidade de se medir constantemente o desempenho das instituições de Ensino Superior (IES), por meio de suas Comissões Próprias de Avaliação. Nesse sentido o objetivo deste trabalho é identificar na literatura alguns modelos de gestão do desempenho existentes para a possível aplicação nas IES, analisar a legislação educacional, os indicadores de qualidade e desempenho utilizados pelo SINAES e seus métodos de mensuração, pesquisar, na percepção dos estudantes universitários, quais variáveis possuem maior importância para formatar indicadores de desempenho para Instituições de Ensino Superior e elaborar um sistema de medição do desempenho com indicadores que proporcionem a avaliação da performance e da qualidade de algumas das dimensões dos cursos superiores das IES. A pesquisa realizada com os universitários uma IES possibilitou escolher oito variáveis que obtiveram as médias mais altas considerando as quatro perspectivas do Balanced Scorecard (Financeira, Clientes, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento). Cada variável proporcionou a criação de um quadro contendo objetivo, indicador, meta e ações que servem como orientação para elaboração de parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IES. Esse roteiro poderá auxiliar outras Instituições que desejarem construir indicadores que sejam mais adequados a sua realidade
id UNSP_527007fd235dbf3e619f08d15cc8592a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92988
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Proposta de um sistema de indicadores de desempenho para instituições de ensino superior na perspectiva do corpo discenteDesempenhoIndicadoresEnsino superiorUniversidades e faculdades - AvaliaçãoDirectoriesEducation, HigherCommunity and college - EvaluationA preocupação com a qualidade da Educação Superior nas últimas décadas cresceu e há necessidade de se medir constantemente o desempenho das instituições de Ensino Superior (IES), por meio de suas Comissões Próprias de Avaliação. Nesse sentido o objetivo deste trabalho é identificar na literatura alguns modelos de gestão do desempenho existentes para a possível aplicação nas IES, analisar a legislação educacional, os indicadores de qualidade e desempenho utilizados pelo SINAES e seus métodos de mensuração, pesquisar, na percepção dos estudantes universitários, quais variáveis possuem maior importância para formatar indicadores de desempenho para Instituições de Ensino Superior e elaborar um sistema de medição do desempenho com indicadores que proporcionem a avaliação da performance e da qualidade de algumas das dimensões dos cursos superiores das IES. A pesquisa realizada com os universitários uma IES possibilitou escolher oito variáveis que obtiveram as médias mais altas considerando as quatro perspectivas do Balanced Scorecard (Financeira, Clientes, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento). Cada variável proporcionou a criação de um quadro contendo objetivo, indicador, meta e ações que servem como orientação para elaboração de parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IES. Esse roteiro poderá auxiliar outras Instituições que desejarem construir indicadores que sejam mais adequados a sua realidadeConcern about the quality of higher education has grown in recent decades and there is need to constantly measure the performance of Higher Education Institutions (HEI), through its Commissions Own Evaluation. In this sense the objective of this study is to identify in the literature some models of existing performance management for possible implementation in HEIs, analyzing the legislation on education, the quality and performance indicators used by SINAES and its methods of measurement, research on students' perceptions university, which variables are most important for formatting performance indicators for higher education institutions and develope a system for measuring the performance indicators that provide an assessment of performance and quality of the various dimensions of higher education HEIs. The survey of university students of a HEI allowed to choose eight variables that had the highest average considering the four Balanced Scorecard perspectives (Financial, Customer, Internal Processes and Learning and Inovation). Each variable led to the creation of a framework containing objective, indicator, target and actions that serve to guide development of the Institutional Development Plan (IDP) of HEIs. This script can help other institutions that wish to build indicators that are best suited to their realityCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Salgado, Manoel Henrique [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Alexandre de [UNESP]2014-06-11T19:26:16Z2014-06-11T19:26:16Z2012-08-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis89 f. : il.application/pdfOLIVEIRA, Alexandre de. Proposta de um sistema de indicadores de desempenho para instituições de ensino superior na perspectiva do corpo discente. 2012. 89 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2012.http://hdl.handle.net/11449/92988000702300oliveira_a_me_bauru.pdf33004056086P68207092389931188Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-28T19:05:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92988Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:05:20.847045Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de um sistema de indicadores de desempenho para instituições de ensino superior na perspectiva do corpo discente
title Proposta de um sistema de indicadores de desempenho para instituições de ensino superior na perspectiva do corpo discente
spellingShingle Proposta de um sistema de indicadores de desempenho para instituições de ensino superior na perspectiva do corpo discente
Oliveira, Alexandre de [UNESP]
Desempenho
Indicadores
Ensino superior
Universidades e faculdades - Avaliação
Directories
Education, Higher
Community and college - Evaluation
title_short Proposta de um sistema de indicadores de desempenho para instituições de ensino superior na perspectiva do corpo discente
title_full Proposta de um sistema de indicadores de desempenho para instituições de ensino superior na perspectiva do corpo discente
title_fullStr Proposta de um sistema de indicadores de desempenho para instituições de ensino superior na perspectiva do corpo discente
title_full_unstemmed Proposta de um sistema de indicadores de desempenho para instituições de ensino superior na perspectiva do corpo discente
title_sort Proposta de um sistema de indicadores de desempenho para instituições de ensino superior na perspectiva do corpo discente
author Oliveira, Alexandre de [UNESP]
author_facet Oliveira, Alexandre de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salgado, Manoel Henrique [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alexandre de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho
Indicadores
Ensino superior
Universidades e faculdades - Avaliação
Directories
Education, Higher
Community and college - Evaluation
topic Desempenho
Indicadores
Ensino superior
Universidades e faculdades - Avaliação
Directories
Education, Higher
Community and college - Evaluation
description A preocupação com a qualidade da Educação Superior nas últimas décadas cresceu e há necessidade de se medir constantemente o desempenho das instituições de Ensino Superior (IES), por meio de suas Comissões Próprias de Avaliação. Nesse sentido o objetivo deste trabalho é identificar na literatura alguns modelos de gestão do desempenho existentes para a possível aplicação nas IES, analisar a legislação educacional, os indicadores de qualidade e desempenho utilizados pelo SINAES e seus métodos de mensuração, pesquisar, na percepção dos estudantes universitários, quais variáveis possuem maior importância para formatar indicadores de desempenho para Instituições de Ensino Superior e elaborar um sistema de medição do desempenho com indicadores que proporcionem a avaliação da performance e da qualidade de algumas das dimensões dos cursos superiores das IES. A pesquisa realizada com os universitários uma IES possibilitou escolher oito variáveis que obtiveram as médias mais altas considerando as quatro perspectivas do Balanced Scorecard (Financeira, Clientes, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento). Cada variável proporcionou a criação de um quadro contendo objetivo, indicador, meta e ações que servem como orientação para elaboração de parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IES. Esse roteiro poderá auxiliar outras Instituições que desejarem construir indicadores que sejam mais adequados a sua realidade
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-06
2014-06-11T19:26:16Z
2014-06-11T19:26:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Alexandre de. Proposta de um sistema de indicadores de desempenho para instituições de ensino superior na perspectiva do corpo discente. 2012. 89 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/92988
000702300
oliveira_a_me_bauru.pdf
33004056086P6
8207092389931188
identifier_str_mv OLIVEIRA, Alexandre de. Proposta de um sistema de indicadores de desempenho para instituições de ensino superior na perspectiva do corpo discente. 2012. 89 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2012.
000702300
oliveira_a_me_bauru.pdf
33004056086P6
8207092389931188
url http://hdl.handle.net/11449/92988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 89 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129283050176512