Definição de painel de indicadores de desempenho para instituições comunitárias de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanin, Antonio
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/101176
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um painel de indicadores de desempenho para auxiliar no processo de gestão em instituições comunitárias de ensino superior. Para isso o trabalho se propõe a: (I) definir constructo para definição de um painel de indicadores de desempenho em IES; (II) Definir indicadores qualitativos e quantitativos associados a cada constructo; (III) avaliar o grau de importância de indicadores de avaliação de desempenho em IES comunitárias. Esta tese está baseada numa abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando grupo focal com gestores de uma IES comunitária, no sentido de propor um conjunto de indicadores, elencados dentro de 4 (quatro) constructos: (I) Ensino; (II) Pesquisa; (III) Extensão e (IV) Gestão. A avaliação do grau de importância dos indicadores propostos no painel, ocorreu por meio de aplicação de questionário a 9 (nove) gestores de IES comunitárias, sendo 3 (três) pertencentes ao Sistema ACAFE; 2 (duas) associadas ao COMUNG, e, 4 (quatro) confessionais. Estabeleceu-se como ponto de corte, indicadores que atingiram uma média inferior a 3,5, estabelecida como ponto de corte, excluindo-se do painel 4 indicadores. A principal contribuição desta tese, é um painel de indicadores de desempenho com 118 indicadores associados a 4 (quatro) constructos e 14 (quatorze) sub-constructos, podendo ser aplicado em Instituições de Ensino Superior comunitárias, alinhando ao planejamento estratégico de longo prazo.
id URGS_80aecc6c4d8c1d0204fe813e6fa18347
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101176
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Zanin, AntonioTen Caten, Carla Schwengber2014-08-15T02:09:23Z2014http://hdl.handle.net/10183/101176000930606Este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um painel de indicadores de desempenho para auxiliar no processo de gestão em instituições comunitárias de ensino superior. Para isso o trabalho se propõe a: (I) definir constructo para definição de um painel de indicadores de desempenho em IES; (II) Definir indicadores qualitativos e quantitativos associados a cada constructo; (III) avaliar o grau de importância de indicadores de avaliação de desempenho em IES comunitárias. Esta tese está baseada numa abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando grupo focal com gestores de uma IES comunitária, no sentido de propor um conjunto de indicadores, elencados dentro de 4 (quatro) constructos: (I) Ensino; (II) Pesquisa; (III) Extensão e (IV) Gestão. A avaliação do grau de importância dos indicadores propostos no painel, ocorreu por meio de aplicação de questionário a 9 (nove) gestores de IES comunitárias, sendo 3 (três) pertencentes ao Sistema ACAFE; 2 (duas) associadas ao COMUNG, e, 4 (quatro) confessionais. Estabeleceu-se como ponto de corte, indicadores que atingiram uma média inferior a 3,5, estabelecida como ponto de corte, excluindo-se do painel 4 indicadores. A principal contribuição desta tese, é um painel de indicadores de desempenho com 118 indicadores associados a 4 (quatro) constructos e 14 (quatorze) sub-constructos, podendo ser aplicado em Instituições de Ensino Superior comunitárias, alinhando ao planejamento estratégico de longo prazo.This work has as the main goal to develop a performance indicators panel to assist the higher education community institutions in their management process. For this reason, the study aims to: (I) define dimensions for the definition of a performance indicators panel in IES (higher education institutions); (II) define qualitative and quantitative indicators associated with each dimension; (III) assess the degree of importance of evaluation indicators of performance in higher education community institutions. This thesis is based on a qualitative as well as quantitative approach, using the managers of a higher education community institution as the focus group, in the sense of proposing a set of indicators, listed within the 4 (four) dimensions: (I) Teaching; (II) Research; (III) University Extension, and (IV) Management. The evaluation of the degree of importance of the indicators proposed in the panel, occurred through the application of a questionnaire to nine (9 ) managers of community universities, three (3 ) belonging to the ACAFE System ; Two (2 ) associated with COMUNG , and four (4 ) catholic. The indicators which reached an average of less than 3.5, were established as the cutting point, excluding 4 indicators from the panel. The main contribution of this thesis, is a panel of performance indicators with 118 indicators associated with four (4) dimensions and fourteen (14) sub - dimensions, which can be applied to higher education community institutions, aligning them to the strategic planning long term.application/pdfporInstituições de ensino superiorIndicadores de desempenhoAvaliação de desempenhoPerformance evaluationPerformance indicatorsCommunity higher education institutionsDefinição de painel de indicadores de desempenho para instituições comunitárias de ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2014doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000930606.pdf000930606.pdfTexto completoapplication/pdf1859940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101176/1/000930606.pdf451d311f694bdd5ccae11e9c4e91fd77MD51TEXT000930606.pdf.txt000930606.pdf.txtExtracted Texttext/plain318169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101176/2/000930606.pdf.txt2de74524d1f81ab2ca17913e32863e59MD52THUMBNAIL000930606.pdf.jpg000930606.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101176/3/000930606.pdf.jpge0bcdda08290aab95249a0e35226d87dMD5310183/1011762018-10-22 09:15:36.143oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101176Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T12:15:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Definição de painel de indicadores de desempenho para instituições comunitárias de ensino superior
title Definição de painel de indicadores de desempenho para instituições comunitárias de ensino superior
spellingShingle Definição de painel de indicadores de desempenho para instituições comunitárias de ensino superior
Zanin, Antonio
Instituições de ensino superior
Indicadores de desempenho
Avaliação de desempenho
Performance evaluation
Performance indicators
Community higher education institutions
title_short Definição de painel de indicadores de desempenho para instituições comunitárias de ensino superior
title_full Definição de painel de indicadores de desempenho para instituições comunitárias de ensino superior
title_fullStr Definição de painel de indicadores de desempenho para instituições comunitárias de ensino superior
title_full_unstemmed Definição de painel de indicadores de desempenho para instituições comunitárias de ensino superior
title_sort Definição de painel de indicadores de desempenho para instituições comunitárias de ensino superior
author Zanin, Antonio
author_facet Zanin, Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanin, Antonio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ten Caten, Carla Schwengber
contributor_str_mv Ten Caten, Carla Schwengber
dc.subject.por.fl_str_mv Instituições de ensino superior
Indicadores de desempenho
Avaliação de desempenho
topic Instituições de ensino superior
Indicadores de desempenho
Avaliação de desempenho
Performance evaluation
Performance indicators
Community higher education institutions
dc.subject.eng.fl_str_mv Performance evaluation
Performance indicators
Community higher education institutions
description Este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um painel de indicadores de desempenho para auxiliar no processo de gestão em instituições comunitárias de ensino superior. Para isso o trabalho se propõe a: (I) definir constructo para definição de um painel de indicadores de desempenho em IES; (II) Definir indicadores qualitativos e quantitativos associados a cada constructo; (III) avaliar o grau de importância de indicadores de avaliação de desempenho em IES comunitárias. Esta tese está baseada numa abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando grupo focal com gestores de uma IES comunitária, no sentido de propor um conjunto de indicadores, elencados dentro de 4 (quatro) constructos: (I) Ensino; (II) Pesquisa; (III) Extensão e (IV) Gestão. A avaliação do grau de importância dos indicadores propostos no painel, ocorreu por meio de aplicação de questionário a 9 (nove) gestores de IES comunitárias, sendo 3 (três) pertencentes ao Sistema ACAFE; 2 (duas) associadas ao COMUNG, e, 4 (quatro) confessionais. Estabeleceu-se como ponto de corte, indicadores que atingiram uma média inferior a 3,5, estabelecida como ponto de corte, excluindo-se do painel 4 indicadores. A principal contribuição desta tese, é um painel de indicadores de desempenho com 118 indicadores associados a 4 (quatro) constructos e 14 (quatorze) sub-constructos, podendo ser aplicado em Instituições de Ensino Superior comunitárias, alinhando ao planejamento estratégico de longo prazo.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-15T02:09:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/101176
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000930606
url http://hdl.handle.net/10183/101176
identifier_str_mv 000930606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101176/1/000930606.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101176/2/000930606.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101176/3/000930606.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 451d311f694bdd5ccae11e9c4e91fd77
2de74524d1f81ab2ca17913e32863e59
e0bcdda08290aab95249a0e35226d87d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309051860451328