Definição de painel de indicadores de desempenho para instituições comunitárias de ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/101176 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um painel de indicadores de desempenho para auxiliar no processo de gestão em instituições comunitárias de ensino superior. Para isso o trabalho se propõe a: (I) definir constructo para definição de um painel de indicadores de desempenho em IES; (II) Definir indicadores qualitativos e quantitativos associados a cada constructo; (III) avaliar o grau de importância de indicadores de avaliação de desempenho em IES comunitárias. Esta tese está baseada numa abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando grupo focal com gestores de uma IES comunitária, no sentido de propor um conjunto de indicadores, elencados dentro de 4 (quatro) constructos: (I) Ensino; (II) Pesquisa; (III) Extensão e (IV) Gestão. A avaliação do grau de importância dos indicadores propostos no painel, ocorreu por meio de aplicação de questionário a 9 (nove) gestores de IES comunitárias, sendo 3 (três) pertencentes ao Sistema ACAFE; 2 (duas) associadas ao COMUNG, e, 4 (quatro) confessionais. Estabeleceu-se como ponto de corte, indicadores que atingiram uma média inferior a 3,5, estabelecida como ponto de corte, excluindo-se do painel 4 indicadores. A principal contribuição desta tese, é um painel de indicadores de desempenho com 118 indicadores associados a 4 (quatro) constructos e 14 (quatorze) sub-constructos, podendo ser aplicado em Instituições de Ensino Superior comunitárias, alinhando ao planejamento estratégico de longo prazo. |
id |
URGS_80aecc6c4d8c1d0204fe813e6fa18347 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101176 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Zanin, AntonioTen Caten, Carla Schwengber2014-08-15T02:09:23Z2014http://hdl.handle.net/10183/101176000930606Este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um painel de indicadores de desempenho para auxiliar no processo de gestão em instituições comunitárias de ensino superior. Para isso o trabalho se propõe a: (I) definir constructo para definição de um painel de indicadores de desempenho em IES; (II) Definir indicadores qualitativos e quantitativos associados a cada constructo; (III) avaliar o grau de importância de indicadores de avaliação de desempenho em IES comunitárias. Esta tese está baseada numa abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando grupo focal com gestores de uma IES comunitária, no sentido de propor um conjunto de indicadores, elencados dentro de 4 (quatro) constructos: (I) Ensino; (II) Pesquisa; (III) Extensão e (IV) Gestão. A avaliação do grau de importância dos indicadores propostos no painel, ocorreu por meio de aplicação de questionário a 9 (nove) gestores de IES comunitárias, sendo 3 (três) pertencentes ao Sistema ACAFE; 2 (duas) associadas ao COMUNG, e, 4 (quatro) confessionais. Estabeleceu-se como ponto de corte, indicadores que atingiram uma média inferior a 3,5, estabelecida como ponto de corte, excluindo-se do painel 4 indicadores. A principal contribuição desta tese, é um painel de indicadores de desempenho com 118 indicadores associados a 4 (quatro) constructos e 14 (quatorze) sub-constructos, podendo ser aplicado em Instituições de Ensino Superior comunitárias, alinhando ao planejamento estratégico de longo prazo.This work has as the main goal to develop a performance indicators panel to assist the higher education community institutions in their management process. For this reason, the study aims to: (I) define dimensions for the definition of a performance indicators panel in IES (higher education institutions); (II) define qualitative and quantitative indicators associated with each dimension; (III) assess the degree of importance of evaluation indicators of performance in higher education community institutions. This thesis is based on a qualitative as well as quantitative approach, using the managers of a higher education community institution as the focus group, in the sense of proposing a set of indicators, listed within the 4 (four) dimensions: (I) Teaching; (II) Research; (III) University Extension, and (IV) Management. The evaluation of the degree of importance of the indicators proposed in the panel, occurred through the application of a questionnaire to nine (9 ) managers of community universities, three (3 ) belonging to the ACAFE System ; Two (2 ) associated with COMUNG , and four (4 ) catholic. The indicators which reached an average of less than 3.5, were established as the cutting point, excluding 4 indicators from the panel. The main contribution of this thesis, is a panel of performance indicators with 118 indicators associated with four (4) dimensions and fourteen (14) sub - dimensions, which can be applied to higher education community institutions, aligning them to the strategic planning long term.application/pdfporInstituições de ensino superiorIndicadores de desempenhoAvaliação de desempenhoPerformance evaluationPerformance indicatorsCommunity higher education institutionsDefinição de painel de indicadores de desempenho para instituições comunitárias de ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2014doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000930606.pdf000930606.pdfTexto completoapplication/pdf1859940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101176/1/000930606.pdf451d311f694bdd5ccae11e9c4e91fd77MD51TEXT000930606.pdf.txt000930606.pdf.txtExtracted Texttext/plain318169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101176/2/000930606.pdf.txt2de74524d1f81ab2ca17913e32863e59MD52THUMBNAIL000930606.pdf.jpg000930606.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101176/3/000930606.pdf.jpge0bcdda08290aab95249a0e35226d87dMD5310183/1011762018-10-22 09:15:36.143oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101176Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T12:15:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Definição de painel de indicadores de desempenho para instituições comunitárias de ensino superior |
title |
Definição de painel de indicadores de desempenho para instituições comunitárias de ensino superior |
spellingShingle |
Definição de painel de indicadores de desempenho para instituições comunitárias de ensino superior Zanin, Antonio Instituições de ensino superior Indicadores de desempenho Avaliação de desempenho Performance evaluation Performance indicators Community higher education institutions |
title_short |
Definição de painel de indicadores de desempenho para instituições comunitárias de ensino superior |
title_full |
Definição de painel de indicadores de desempenho para instituições comunitárias de ensino superior |
title_fullStr |
Definição de painel de indicadores de desempenho para instituições comunitárias de ensino superior |
title_full_unstemmed |
Definição de painel de indicadores de desempenho para instituições comunitárias de ensino superior |
title_sort |
Definição de painel de indicadores de desempenho para instituições comunitárias de ensino superior |
author |
Zanin, Antonio |
author_facet |
Zanin, Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanin, Antonio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ten Caten, Carla Schwengber |
contributor_str_mv |
Ten Caten, Carla Schwengber |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instituições de ensino superior Indicadores de desempenho Avaliação de desempenho |
topic |
Instituições de ensino superior Indicadores de desempenho Avaliação de desempenho Performance evaluation Performance indicators Community higher education institutions |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Performance evaluation Performance indicators Community higher education institutions |
description |
Este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um painel de indicadores de desempenho para auxiliar no processo de gestão em instituições comunitárias de ensino superior. Para isso o trabalho se propõe a: (I) definir constructo para definição de um painel de indicadores de desempenho em IES; (II) Definir indicadores qualitativos e quantitativos associados a cada constructo; (III) avaliar o grau de importância de indicadores de avaliação de desempenho em IES comunitárias. Esta tese está baseada numa abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando grupo focal com gestores de uma IES comunitária, no sentido de propor um conjunto de indicadores, elencados dentro de 4 (quatro) constructos: (I) Ensino; (II) Pesquisa; (III) Extensão e (IV) Gestão. A avaliação do grau de importância dos indicadores propostos no painel, ocorreu por meio de aplicação de questionário a 9 (nove) gestores de IES comunitárias, sendo 3 (três) pertencentes ao Sistema ACAFE; 2 (duas) associadas ao COMUNG, e, 4 (quatro) confessionais. Estabeleceu-se como ponto de corte, indicadores que atingiram uma média inferior a 3,5, estabelecida como ponto de corte, excluindo-se do painel 4 indicadores. A principal contribuição desta tese, é um painel de indicadores de desempenho com 118 indicadores associados a 4 (quatro) constructos e 14 (quatorze) sub-constructos, podendo ser aplicado em Instituições de Ensino Superior comunitárias, alinhando ao planejamento estratégico de longo prazo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-15T02:09:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/101176 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000930606 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/101176 |
identifier_str_mv |
000930606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101176/1/000930606.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101176/2/000930606.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101176/3/000930606.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
451d311f694bdd5ccae11e9c4e91fd77 2de74524d1f81ab2ca17913e32863e59 e0bcdda08290aab95249a0e35226d87d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1800309051860451328 |