Espaços livres na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Constantino, Norma Regina Truppel [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Migliorini, Beatriz Barbieri [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/Meio09.htm
http://hdl.handle.net/11449/148500
Resumo: Introdução: Os espaços livres na escola fazem parte integral da paisagem urbana e constituem um microambiente que irá influenciar fortemente na formação da criança. Através da exploração de sua vivência corporal, os brinquedos-equipamentos podem oferecer mais do que o lúdico, tornando-se possibilidade de aprendizado no campo das Ciências, Física ou Geografia. Buscando criar uma atitude de respeito e compreensão pela natureza, o projeto dos espaços livres na escola deve refletir os princípios ali ensinados, sendo fundamentais para aprofundar questões sobre o meio ambiente. O projeto envolve 14 alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo, sendo uma Bolsista, para atender 5 pré-escolas municipais, indicadas pela Secretaria Municipal de Educação, com aproximadamente 200 alunos cada escola. Objetivos: Oferecer alternativas projetuais para a inserção de um ambiente agradável, que estimule a aprendizagem e a sociabilidade nos espaços livres da pré-escola, atendendo às questões colocadas pela comunidade envolvida; pesquisar materiais e técnicas que estimulem o processo educativo junto à natureza; estudar a importância da utilização da vegetação para o estímulo dos sentidos e introduzir questões de hierarquização de espaços, forma e função nos projetos paisagísticos. Métodos: A experiência em trabalhar com espaços livres nas escolas municipais de Bauru- EMEIs, iniciou-se em 2001, sendo retomada neste ano, com um Projeto de Extensão, auxiliado por uma bolsista. Inicialmente foi organizado um seminário, e para sua preparação, os alunos visitaram e analisaram algumas escolas públicas e particulares. O projeto da pré-escola compreendeu quatro fases. A Fase I constou do inventário, diagnóstico e análise dos espaços livres da escola escolhida, onde foram identificados os problemas, as potencialidades da área e as necessidades de seus usuários. Para a definição do programa de necessidades foi consultada a comunidade escolar. A Fase II compreendeu o macrozoneamento e o plano de massas, com a definição da setorização, circulação, acessos, equipamentos e massa de vegetação. Na Fase III elaborou-se o anteprojeto paisagístico, resultado da re-avaliação do estudo preliminar. A Fase IV compreendeu o detalhamento dos equipamentos, revestimento de pisos, uso de cores , especificação das espécies vegetais, principalmente entre as existentes no Viveiro Municipal, além da confecção de uma maquete, para melhor compreensão da proposta por parte da comunidade. Resultados: Auxiliar a comunidade a ler e re-projetar o ambiente escolar; estamos aguardando o início da execução para o acompanhamento da obra. As atividades realizadas demonstram a importância de estabelecermos vínculos entre a Universidade e a comunidade, com a aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos durante o Curso. Ao mesmo tempo, estamos contribuindo, de maneira efetiva, na formação da paisagem urbana.
id UNSP_52c3f90aef75a378454f14d1e0ab6fdf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148500
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Espaços livres na escolaIntrodução: Os espaços livres na escola fazem parte integral da paisagem urbana e constituem um microambiente que irá influenciar fortemente na formação da criança. Através da exploração de sua vivência corporal, os brinquedos-equipamentos podem oferecer mais do que o lúdico, tornando-se possibilidade de aprendizado no campo das Ciências, Física ou Geografia. Buscando criar uma atitude de respeito e compreensão pela natureza, o projeto dos espaços livres na escola deve refletir os princípios ali ensinados, sendo fundamentais para aprofundar questões sobre o meio ambiente. O projeto envolve 14 alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo, sendo uma Bolsista, para atender 5 pré-escolas municipais, indicadas pela Secretaria Municipal de Educação, com aproximadamente 200 alunos cada escola. Objetivos: Oferecer alternativas projetuais para a inserção de um ambiente agradável, que estimule a aprendizagem e a sociabilidade nos espaços livres da pré-escola, atendendo às questões colocadas pela comunidade envolvida; pesquisar materiais e técnicas que estimulem o processo educativo junto à natureza; estudar a importância da utilização da vegetação para o estímulo dos sentidos e introduzir questões de hierarquização de espaços, forma e função nos projetos paisagísticos. Métodos: A experiência em trabalhar com espaços livres nas escolas municipais de Bauru- EMEIs, iniciou-se em 2001, sendo retomada neste ano, com um Projeto de Extensão, auxiliado por uma bolsista. Inicialmente foi organizado um seminário, e para sua preparação, os alunos visitaram e analisaram algumas escolas públicas e particulares. O projeto da pré-escola compreendeu quatro fases. A Fase I constou do inventário, diagnóstico e análise dos espaços livres da escola escolhida, onde foram identificados os problemas, as potencialidades da área e as necessidades de seus usuários. Para a definição do programa de necessidades foi consultada a comunidade escolar. A Fase II compreendeu o macrozoneamento e o plano de massas, com a definição da setorização, circulação, acessos, equipamentos e massa de vegetação. Na Fase III elaborou-se o anteprojeto paisagístico, resultado da re-avaliação do estudo preliminar. A Fase IV compreendeu o detalhamento dos equipamentos, revestimento de pisos, uso de cores , especificação das espécies vegetais, principalmente entre as existentes no Viveiro Municipal, além da confecção de uma maquete, para melhor compreensão da proposta por parte da comunidade. Resultados: Auxiliar a comunidade a ler e re-projetar o ambiente escolar; estamos aguardando o início da execução para o acompanhamento da obra. As atividades realizadas demonstram a importância de estabelecermos vínculos entre a Universidade e a comunidade, com a aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos durante o Curso. Ao mesmo tempo, estamos contribuindo, de maneira efetiva, na formação da paisagem urbana.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de BauruUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Constantino, Norma Regina Truppel [UNESP]Migliorini, Beatriz Barbieri [UNESP]2017-01-18T18:12:23Z2017-01-18T18:12:23Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/Meio09.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1485005801303308289921PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-16T19:24:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148500Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:03:06.570231Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Espaços livres na escola
title Espaços livres na escola
spellingShingle Espaços livres na escola
Constantino, Norma Regina Truppel [UNESP]
title_short Espaços livres na escola
title_full Espaços livres na escola
title_fullStr Espaços livres na escola
title_full_unstemmed Espaços livres na escola
title_sort Espaços livres na escola
author Constantino, Norma Regina Truppel [UNESP]
author_facet Constantino, Norma Regina Truppel [UNESP]
Migliorini, Beatriz Barbieri [UNESP]
author_role author
author2 Migliorini, Beatriz Barbieri [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Constantino, Norma Regina Truppel [UNESP]
Migliorini, Beatriz Barbieri [UNESP]
description Introdução: Os espaços livres na escola fazem parte integral da paisagem urbana e constituem um microambiente que irá influenciar fortemente na formação da criança. Através da exploração de sua vivência corporal, os brinquedos-equipamentos podem oferecer mais do que o lúdico, tornando-se possibilidade de aprendizado no campo das Ciências, Física ou Geografia. Buscando criar uma atitude de respeito e compreensão pela natureza, o projeto dos espaços livres na escola deve refletir os princípios ali ensinados, sendo fundamentais para aprofundar questões sobre o meio ambiente. O projeto envolve 14 alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo, sendo uma Bolsista, para atender 5 pré-escolas municipais, indicadas pela Secretaria Municipal de Educação, com aproximadamente 200 alunos cada escola. Objetivos: Oferecer alternativas projetuais para a inserção de um ambiente agradável, que estimule a aprendizagem e a sociabilidade nos espaços livres da pré-escola, atendendo às questões colocadas pela comunidade envolvida; pesquisar materiais e técnicas que estimulem o processo educativo junto à natureza; estudar a importância da utilização da vegetação para o estímulo dos sentidos e introduzir questões de hierarquização de espaços, forma e função nos projetos paisagísticos. Métodos: A experiência em trabalhar com espaços livres nas escolas municipais de Bauru- EMEIs, iniciou-se em 2001, sendo retomada neste ano, com um Projeto de Extensão, auxiliado por uma bolsista. Inicialmente foi organizado um seminário, e para sua preparação, os alunos visitaram e analisaram algumas escolas públicas e particulares. O projeto da pré-escola compreendeu quatro fases. A Fase I constou do inventário, diagnóstico e análise dos espaços livres da escola escolhida, onde foram identificados os problemas, as potencialidades da área e as necessidades de seus usuários. Para a definição do programa de necessidades foi consultada a comunidade escolar. A Fase II compreendeu o macrozoneamento e o plano de massas, com a definição da setorização, circulação, acessos, equipamentos e massa de vegetação. Na Fase III elaborou-se o anteprojeto paisagístico, resultado da re-avaliação do estudo preliminar. A Fase IV compreendeu o detalhamento dos equipamentos, revestimento de pisos, uso de cores , especificação das espécies vegetais, principalmente entre as existentes no Viveiro Municipal, além da confecção de uma maquete, para melhor compreensão da proposta por parte da comunidade. Resultados: Auxiliar a comunidade a ler e re-projetar o ambiente escolar; estamos aguardando o início da execução para o acompanhamento da obra. As atividades realizadas demonstram a importância de estabelecermos vínculos entre a Universidade e a comunidade, com a aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos durante o Curso. Ao mesmo tempo, estamos contribuindo, de maneira efetiva, na formação da paisagem urbana.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:12:23Z
2017-01-18T18:12:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/Meio09.htm
http://hdl.handle.net/11449/148500
5801303308289921
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/Meio09.htm
http://hdl.handle.net/11449/148500
identifier_str_mv 5801303308289921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129278471045120