Espaços livres na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/Meio09.htm http://hdl.handle.net/11449/148500 |
Resumo: | Introdução: Os espaços livres na escola fazem parte integral da paisagem urbana e constituem um microambiente que irá influenciar fortemente na formação da criança. Através da exploração de sua vivência corporal, os brinquedos-equipamentos podem oferecer mais do que o lúdico, tornando-se possibilidade de aprendizado no campo das Ciências, Física ou Geografia. Buscando criar uma atitude de respeito e compreensão pela natureza, o projeto dos espaços livres na escola deve refletir os princípios ali ensinados, sendo fundamentais para aprofundar questões sobre o meio ambiente. O projeto envolve 14 alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo, sendo uma Bolsista, para atender 5 pré-escolas municipais, indicadas pela Secretaria Municipal de Educação, com aproximadamente 200 alunos cada escola. Objetivos: Oferecer alternativas projetuais para a inserção de um ambiente agradável, que estimule a aprendizagem e a sociabilidade nos espaços livres da pré-escola, atendendo às questões colocadas pela comunidade envolvida; pesquisar materiais e técnicas que estimulem o processo educativo junto à natureza; estudar a importância da utilização da vegetação para o estímulo dos sentidos e introduzir questões de hierarquização de espaços, forma e função nos projetos paisagísticos. Métodos: A experiência em trabalhar com espaços livres nas escolas municipais de Bauru- EMEIs, iniciou-se em 2001, sendo retomada neste ano, com um Projeto de Extensão, auxiliado por uma bolsista. Inicialmente foi organizado um seminário, e para sua preparação, os alunos visitaram e analisaram algumas escolas públicas e particulares. O projeto da pré-escola compreendeu quatro fases. A Fase I constou do inventário, diagnóstico e análise dos espaços livres da escola escolhida, onde foram identificados os problemas, as potencialidades da área e as necessidades de seus usuários. Para a definição do programa de necessidades foi consultada a comunidade escolar. A Fase II compreendeu o macrozoneamento e o plano de massas, com a definição da setorização, circulação, acessos, equipamentos e massa de vegetação. Na Fase III elaborou-se o anteprojeto paisagístico, resultado da re-avaliação do estudo preliminar. A Fase IV compreendeu o detalhamento dos equipamentos, revestimento de pisos, uso de cores , especificação das espécies vegetais, principalmente entre as existentes no Viveiro Municipal, além da confecção de uma maquete, para melhor compreensão da proposta por parte da comunidade. Resultados: Auxiliar a comunidade a ler e re-projetar o ambiente escolar; estamos aguardando o início da execução para o acompanhamento da obra. As atividades realizadas demonstram a importância de estabelecermos vínculos entre a Universidade e a comunidade, com a aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos durante o Curso. Ao mesmo tempo, estamos contribuindo, de maneira efetiva, na formação da paisagem urbana. |
id |
UNSP_52c3f90aef75a378454f14d1e0ab6fdf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148500 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Espaços livres na escolaIntrodução: Os espaços livres na escola fazem parte integral da paisagem urbana e constituem um microambiente que irá influenciar fortemente na formação da criança. Através da exploração de sua vivência corporal, os brinquedos-equipamentos podem oferecer mais do que o lúdico, tornando-se possibilidade de aprendizado no campo das Ciências, Física ou Geografia. Buscando criar uma atitude de respeito e compreensão pela natureza, o projeto dos espaços livres na escola deve refletir os princípios ali ensinados, sendo fundamentais para aprofundar questões sobre o meio ambiente. O projeto envolve 14 alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo, sendo uma Bolsista, para atender 5 pré-escolas municipais, indicadas pela Secretaria Municipal de Educação, com aproximadamente 200 alunos cada escola. Objetivos: Oferecer alternativas projetuais para a inserção de um ambiente agradável, que estimule a aprendizagem e a sociabilidade nos espaços livres da pré-escola, atendendo às questões colocadas pela comunidade envolvida; pesquisar materiais e técnicas que estimulem o processo educativo junto à natureza; estudar a importância da utilização da vegetação para o estímulo dos sentidos e introduzir questões de hierarquização de espaços, forma e função nos projetos paisagísticos. Métodos: A experiência em trabalhar com espaços livres nas escolas municipais de Bauru- EMEIs, iniciou-se em 2001, sendo retomada neste ano, com um Projeto de Extensão, auxiliado por uma bolsista. Inicialmente foi organizado um seminário, e para sua preparação, os alunos visitaram e analisaram algumas escolas públicas e particulares. O projeto da pré-escola compreendeu quatro fases. A Fase I constou do inventário, diagnóstico e análise dos espaços livres da escola escolhida, onde foram identificados os problemas, as potencialidades da área e as necessidades de seus usuários. Para a definição do programa de necessidades foi consultada a comunidade escolar. A Fase II compreendeu o macrozoneamento e o plano de massas, com a definição da setorização, circulação, acessos, equipamentos e massa de vegetação. Na Fase III elaborou-se o anteprojeto paisagístico, resultado da re-avaliação do estudo preliminar. A Fase IV compreendeu o detalhamento dos equipamentos, revestimento de pisos, uso de cores , especificação das espécies vegetais, principalmente entre as existentes no Viveiro Municipal, além da confecção de uma maquete, para melhor compreensão da proposta por parte da comunidade. Resultados: Auxiliar a comunidade a ler e re-projetar o ambiente escolar; estamos aguardando o início da execução para o acompanhamento da obra. As atividades realizadas demonstram a importância de estabelecermos vínculos entre a Universidade e a comunidade, com a aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos durante o Curso. Ao mesmo tempo, estamos contribuindo, de maneira efetiva, na formação da paisagem urbana.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de BauruUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Constantino, Norma Regina Truppel [UNESP]Migliorini, Beatriz Barbieri [UNESP]2017-01-18T18:12:23Z2017-01-18T18:12:23Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/Meio09.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1485005801303308289921PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-16T19:24:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148500Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:03:06.570231Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Espaços livres na escola |
title |
Espaços livres na escola |
spellingShingle |
Espaços livres na escola Constantino, Norma Regina Truppel [UNESP] |
title_short |
Espaços livres na escola |
title_full |
Espaços livres na escola |
title_fullStr |
Espaços livres na escola |
title_full_unstemmed |
Espaços livres na escola |
title_sort |
Espaços livres na escola |
author |
Constantino, Norma Regina Truppel [UNESP] |
author_facet |
Constantino, Norma Regina Truppel [UNESP] Migliorini, Beatriz Barbieri [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Migliorini, Beatriz Barbieri [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Constantino, Norma Regina Truppel [UNESP] Migliorini, Beatriz Barbieri [UNESP] |
description |
Introdução: Os espaços livres na escola fazem parte integral da paisagem urbana e constituem um microambiente que irá influenciar fortemente na formação da criança. Através da exploração de sua vivência corporal, os brinquedos-equipamentos podem oferecer mais do que o lúdico, tornando-se possibilidade de aprendizado no campo das Ciências, Física ou Geografia. Buscando criar uma atitude de respeito e compreensão pela natureza, o projeto dos espaços livres na escola deve refletir os princípios ali ensinados, sendo fundamentais para aprofundar questões sobre o meio ambiente. O projeto envolve 14 alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo, sendo uma Bolsista, para atender 5 pré-escolas municipais, indicadas pela Secretaria Municipal de Educação, com aproximadamente 200 alunos cada escola. Objetivos: Oferecer alternativas projetuais para a inserção de um ambiente agradável, que estimule a aprendizagem e a sociabilidade nos espaços livres da pré-escola, atendendo às questões colocadas pela comunidade envolvida; pesquisar materiais e técnicas que estimulem o processo educativo junto à natureza; estudar a importância da utilização da vegetação para o estímulo dos sentidos e introduzir questões de hierarquização de espaços, forma e função nos projetos paisagísticos. Métodos: A experiência em trabalhar com espaços livres nas escolas municipais de Bauru- EMEIs, iniciou-se em 2001, sendo retomada neste ano, com um Projeto de Extensão, auxiliado por uma bolsista. Inicialmente foi organizado um seminário, e para sua preparação, os alunos visitaram e analisaram algumas escolas públicas e particulares. O projeto da pré-escola compreendeu quatro fases. A Fase I constou do inventário, diagnóstico e análise dos espaços livres da escola escolhida, onde foram identificados os problemas, as potencialidades da área e as necessidades de seus usuários. Para a definição do programa de necessidades foi consultada a comunidade escolar. A Fase II compreendeu o macrozoneamento e o plano de massas, com a definição da setorização, circulação, acessos, equipamentos e massa de vegetação. Na Fase III elaborou-se o anteprojeto paisagístico, resultado da re-avaliação do estudo preliminar. A Fase IV compreendeu o detalhamento dos equipamentos, revestimento de pisos, uso de cores , especificação das espécies vegetais, principalmente entre as existentes no Viveiro Municipal, além da confecção de uma maquete, para melhor compreensão da proposta por parte da comunidade. Resultados: Auxiliar a comunidade a ler e re-projetar o ambiente escolar; estamos aguardando o início da execução para o acompanhamento da obra. As atividades realizadas demonstram a importância de estabelecermos vínculos entre a Universidade e a comunidade, com a aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos durante o Curso. Ao mesmo tempo, estamos contribuindo, de maneira efetiva, na formação da paisagem urbana. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:12:23Z 2017-01-18T18:12:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/Meio09.htm http://hdl.handle.net/11449/148500 5801303308289921 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/Meio09.htm http://hdl.handle.net/11449/148500 |
identifier_str_mv |
5801303308289921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129278471045120 |