Espaços livres em escolas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/309 http://hdl.handle.net/11449/143386 |
Resumo: | Introdução: Os espaços livres na escola desempenham um papel ímpar e constituem um microambiente que irá influenciar na formação da criança. Através da vivência e do estímulo aos sentidos o jardim pode exercer uma função para além do aspecto lúdico, sendo meio importante na aprendizagem das Ciências de um modo geral. Assim, abordam-se conceitos fortemente presentes na atualidade como a importância de se preservar e valorizar o meio ambiente. Objetivos: Análise e elaboração de um projeto paisagístico para uma área livre escolar que busque um melhor desempenho ecológico, além do estímulo à aprendizagem e à sociabilidade entre as crianças. Para tanto, pesquisou-se materiais e processos educativos junto à natureza além da abordagem sobre a importância da convivência da criança junto à natureza, através da estimulação de sentidos e da introdução de questões ambientais no cotidiano infantil. Métodos: O trabalho com os espaços livres em escolas da cidade de Bauru teve início em 2001. Para o ano de 2009 a escola trabalhada foi a EMEII Garibaldo, inaugurada em 1973 e recém reformada pela Prefeitura Municipal, que atende cerca de 150 crianças de 0 a 5 anos de idade. O projeto paisagístico seguiu fases que compreendem: I. Diagnóstico e análise da área de intervenção, incluindo a identificação de problemas, potencialidades e novas necessidades dos espaços livres da escola escolhida, II. A partir dos dados colhidos em campo, discussão com os membros da escola a respeito das possibilidades de resolução dos problemas, com a elaboração de pequenos ante-projetos, III. Elaboração de um anteprojeto paisagístico, a partir dos dados e problemas apresentados e discutidos, IV. Complementação do projeto paisagístico com o detalhamento de equipamentos, paginação de pisos, espécies vegetais elencadas (mantendo-se a vegetação existente e partir da disponibilidade no Viveiro Municipal), além da confecção de uma maquete para uma melhor compreensão das medidas adotadas. Resultados: Reforçar a importância do vínculo Universidade – Comunidade, através da aplicação de conhecimentos pesquisados e, concomitantemente, alterando de forma positiva a paisagem urbana e a qualidade de vida dos cidadãos. Para tanto, buscou-se a participação dos que realmente irão utilizar esse espaço depois de implementada a proposta projetual, com o intuito de se realizar um projeto mais coerente com a real necessidade e compatível ao contexto sócio-econômico existente. |
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