O profissional da informação na elaboração de políticas públicas: uma análise do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marsulo, Thabyta Giraldelli [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/139451
Resumo: Considerando a Ciência da Informação um campo interdisciplinar buscamos enlaçar seus pressupostos teóricos aos do campo das políticas públicas em especial no contexto do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL). Com o objetivo de destacar as habilidades específicas dos profissionais da informação sobre o ciclo de vida e o desenvolvimento de políticas públicas visando alavancar as transformações trazidas pelas tecnologias da informação e comunicação, visamos elencar elementos reguladores da sociedade contemporânea, no âmbito da sociedade da informação e, principalmente, neste universo governamental. O estudo apresenta por meio de uma metodologia quali – quanti exploratória com características de pesquisa aplicada baseada em análise qualitativa, conseguimos explorar a necessidade do profissional da informação focar sua formação na transdisciplinariedade, permitindo que suas habilidades sejam potencializadas para atender uma determinada demanda social. Nos interessamos pelas investigações do campo teórico e metodológico da Ciência da Informação que contribui para a validação das teorias propostas, a compreensão dos sujeitos sociais no processo de atuação do profissional da informação no âmbito das políticas públicas, através da conexão do percurso histórico da ciência da informação e seus profissionais e o cenário político nacional, reforçando a importância do envolvimento do profissionais da ciência da informação na elaboração destas políticas. A posição social do profissional da informação fica explicitada na análisescrítica do histórico de iniciativas do governo brasileiro das políticas de informação estabelecidas ente 1990 – 2012, no âmbito do livro, leitura e bibliotecas e como estes afetam sobremaneira o comportamento dos indivíduos e contribuem com as modificações na forma de ser e de pensar da humanidade na Sociedade da Informação, com foco na análise do ciclo de vida e elaboração do Plano Nacional do Livro e da Leitura do governo federal visando destacar a importância da ação do profissional da informação e suas habilidades mediadoras no processo de formulação e avaliação de políticas públicas.
id UNSP_5308ad00a6d35007612faaa4b3e64a93
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139451
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O profissional da informação na elaboração de políticas públicas: uma análise do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL)The Information Professional in public policy development : an analysis of the National Book and Reading Plan ( PNLL )Políticas Públicas de informação e tecnologiaProfissional da informaçãoAvaliação de políticas públicasTecnologias de Informação e ComunicaçãoPublic Policies of information and technologyProfessional informationPublic policy evaluationInformation Technology and CommunicationConsiderando a Ciência da Informação um campo interdisciplinar buscamos enlaçar seus pressupostos teóricos aos do campo das políticas públicas em especial no contexto do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL). Com o objetivo de destacar as habilidades específicas dos profissionais da informação sobre o ciclo de vida e o desenvolvimento de políticas públicas visando alavancar as transformações trazidas pelas tecnologias da informação e comunicação, visamos elencar elementos reguladores da sociedade contemporânea, no âmbito da sociedade da informação e, principalmente, neste universo governamental. O estudo apresenta por meio de uma metodologia quali – quanti exploratória com características de pesquisa aplicada baseada em análise qualitativa, conseguimos explorar a necessidade do profissional da informação focar sua formação na transdisciplinariedade, permitindo que suas habilidades sejam potencializadas para atender uma determinada demanda social. Nos interessamos pelas investigações do campo teórico e metodológico da Ciência da Informação que contribui para a validação das teorias propostas, a compreensão dos sujeitos sociais no processo de atuação do profissional da informação no âmbito das políticas públicas, através da conexão do percurso histórico da ciência da informação e seus profissionais e o cenário político nacional, reforçando a importância do envolvimento do profissionais da ciência da informação na elaboração destas políticas. A posição social do profissional da informação fica explicitada na análisescrítica do histórico de iniciativas do governo brasileiro das políticas de informação estabelecidas ente 1990 – 2012, no âmbito do livro, leitura e bibliotecas e como estes afetam sobremaneira o comportamento dos indivíduos e contribuem com as modificações na forma de ser e de pensar da humanidade na Sociedade da Informação, com foco na análise do ciclo de vida e elaboração do Plano Nacional do Livro e da Leitura do governo federal visando destacar a importância da ação do profissional da informação e suas habilidades mediadoras no processo de formulação e avaliação de políticas públicas.Considering the information science an interdisciplinary field seek to ensnare the assumptions to the field of public policies especially in the context of the National Book and Reading Plan (PNLL). In order to highlight the specific skills of information professionals on the life cycle and the development of public policies to leverage the changes brought about by information and communication technologies, we aim to list regulatory elements of contemporary society in the framework of the information society and especially this government universe. The study presents through an exploratory and bibliographical qualitative methodology fundamental research characteristics and applied based on qualitative analysis, we explore the need for the information professional focus their training on transdiciplinariedade, allowing your skills are leveraged to meet a certain social demand. We care for the investigations of the theoretical and methodological field of Information Science that contribute to the validation of the proposed theories, understanding of social subjects in the information professional practice process within public policies through the historic route connecting science information and its professionals and the national political scene, reinforcing the importance of the involvement of professionals in information science preparation of these policies .A social position of the information professional is explicit in the critical analysis of the Brazilian government initiatives history of established information policies being 1990 - 2012, in the book, reading and libraries and how these greatly affect the behavior of individuals and contribute to the changes in the way of being and thinking of humanity in the Information Society, with analysis focus of the life cycle and development National Book and Reading Plan of the federal government to highlight the importance of the professional action of information and their mediating skills in the formulation and evaluation of public policies.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Ângela Maria Grossi de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marsulo, Thabyta Giraldelli [UNESP]2016-06-13T14:25:40Z2016-06-13T14:25:40Z2016-05-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13945100087274333004110043P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T18:10:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139451Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:10:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O profissional da informação na elaboração de políticas públicas: uma análise do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL)
The Information Professional in public policy development : an analysis of the National Book and Reading Plan ( PNLL )
title O profissional da informação na elaboração de políticas públicas: uma análise do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL)
spellingShingle O profissional da informação na elaboração de políticas públicas: uma análise do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL)
Marsulo, Thabyta Giraldelli [UNESP]
Políticas Públicas de informação e tecnologia
Profissional da informação
Avaliação de políticas públicas
Tecnologias de Informação e Comunicação
Public Policies of information and technology
Professional information
Public policy evaluation
Information Technology and Communication
title_short O profissional da informação na elaboração de políticas públicas: uma análise do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL)
title_full O profissional da informação na elaboração de políticas públicas: uma análise do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL)
title_fullStr O profissional da informação na elaboração de políticas públicas: uma análise do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL)
title_full_unstemmed O profissional da informação na elaboração de políticas públicas: uma análise do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL)
title_sort O profissional da informação na elaboração de políticas públicas: uma análise do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL)
author Marsulo, Thabyta Giraldelli [UNESP]
author_facet Marsulo, Thabyta Giraldelli [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Ângela Maria Grossi de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marsulo, Thabyta Giraldelli [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Públicas de informação e tecnologia
Profissional da informação
Avaliação de políticas públicas
Tecnologias de Informação e Comunicação
Public Policies of information and technology
Professional information
Public policy evaluation
Information Technology and Communication
topic Políticas Públicas de informação e tecnologia
Profissional da informação
Avaliação de políticas públicas
Tecnologias de Informação e Comunicação
Public Policies of information and technology
Professional information
Public policy evaluation
Information Technology and Communication
description Considerando a Ciência da Informação um campo interdisciplinar buscamos enlaçar seus pressupostos teóricos aos do campo das políticas públicas em especial no contexto do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL). Com o objetivo de destacar as habilidades específicas dos profissionais da informação sobre o ciclo de vida e o desenvolvimento de políticas públicas visando alavancar as transformações trazidas pelas tecnologias da informação e comunicação, visamos elencar elementos reguladores da sociedade contemporânea, no âmbito da sociedade da informação e, principalmente, neste universo governamental. O estudo apresenta por meio de uma metodologia quali – quanti exploratória com características de pesquisa aplicada baseada em análise qualitativa, conseguimos explorar a necessidade do profissional da informação focar sua formação na transdisciplinariedade, permitindo que suas habilidades sejam potencializadas para atender uma determinada demanda social. Nos interessamos pelas investigações do campo teórico e metodológico da Ciência da Informação que contribui para a validação das teorias propostas, a compreensão dos sujeitos sociais no processo de atuação do profissional da informação no âmbito das políticas públicas, através da conexão do percurso histórico da ciência da informação e seus profissionais e o cenário político nacional, reforçando a importância do envolvimento do profissionais da ciência da informação na elaboração destas políticas. A posição social do profissional da informação fica explicitada na análisescrítica do histórico de iniciativas do governo brasileiro das políticas de informação estabelecidas ente 1990 – 2012, no âmbito do livro, leitura e bibliotecas e como estes afetam sobremaneira o comportamento dos indivíduos e contribuem com as modificações na forma de ser e de pensar da humanidade na Sociedade da Informação, com foco na análise do ciclo de vida e elaboração do Plano Nacional do Livro e da Leitura do governo federal visando destacar a importância da ação do profissional da informação e suas habilidades mediadoras no processo de formulação e avaliação de políticas públicas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-13T14:25:40Z
2016-06-13T14:25:40Z
2016-05-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/139451
000872743
33004110043P4
url http://hdl.handle.net/11449/139451
identifier_str_mv 000872743
33004110043P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128206520188928