The book is still on the table: uma análise do uso do livro didático de inglês na escola pública paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Del Monte, Silvia Cristina Soggio [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/137841
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de estudo verificar a possibilidade de utilização concomitante dos livros didáticos fornecidos pelo governo federal do Brasil, através do Ministério da Educação (MEC) e pelo governo do estado de São Paulo, através da Secretaria da Educação do Estado (SEE/SP) em salas de aula de primeira série do ensino médio, nas escolas públicas estaduais paulistas. Para isso apresentamos a importância do ensino de inglês para o Brasil, como país inserido em uma realidade globalizada, assim como a ideologia e a cultura dos falantes nativos de língua inglesa estão arraigadas nessa relação de ensino-aprendizagem. Apresentaremos, também, o Currículo do Estado de São Paulo e seu caderno de linguagens, códigos e suas tecnologias, uma vez que esta é a política pública que rege a educação básica nas escolas públicas de São Paulo. Como produto de intervenção, ao final da pesquisa bibliográfica, construiremos um guia com propostas para se trabalhar com o livro didático do MEC e o Caderno do Aluno da SEE/SP em conjunto, incrementando a prática pedagógica do professor e o conhecimento transmitido ao aluno nas aulas de inglês, nas escolas públicas estaduais do Estado de São Paulo.
id UNSP_5328b5ec2a3fa7489d727c11e052390c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/137841
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling The book is still on the table: uma análise do uso do livro didático de inglês na escola pública paulistaThe book is still on the table: an analysis of the english textbook inside public schools in the State of São PauloCurrículo do Estado de São PauloEnglish language teachingCurriculum of the State of São PauloBasic educationHigh schoolEnsino de língua inglesaEducação básicaEnsino médioEsta dissertação tem como objeto de estudo verificar a possibilidade de utilização concomitante dos livros didáticos fornecidos pelo governo federal do Brasil, através do Ministério da Educação (MEC) e pelo governo do estado de São Paulo, através da Secretaria da Educação do Estado (SEE/SP) em salas de aula de primeira série do ensino médio, nas escolas públicas estaduais paulistas. Para isso apresentamos a importância do ensino de inglês para o Brasil, como país inserido em uma realidade globalizada, assim como a ideologia e a cultura dos falantes nativos de língua inglesa estão arraigadas nessa relação de ensino-aprendizagem. Apresentaremos, também, o Currículo do Estado de São Paulo e seu caderno de linguagens, códigos e suas tecnologias, uma vez que esta é a política pública que rege a educação básica nas escolas públicas de São Paulo. Como produto de intervenção, ao final da pesquisa bibliográfica, construiremos um guia com propostas para se trabalhar com o livro didático do MEC e o Caderno do Aluno da SEE/SP em conjunto, incrementando a prática pedagógica do professor e o conhecimento transmitido ao aluno nas aulas de inglês, nas escolas públicas estaduais do Estado de São Paulo.This dissertation has as its objective to verify the possibility of employing, jointly in the classroom, the textbooks given to students by both the federal government, through the Department of Education (MEC), and the state government, through the State Education Secretary of São Paulo (SEE/SP). To reach this goal, we started presenting the importance of teaching English in Brazil, as a country inserted into the globalized reality, as well as how the English native speakers’ ideology and culture are concerned within the learning-teaching process. We are also going to present the Curriculum of the State of São Paulo, and its ‘Guide of Language, codes and its technologies’ once this is the public policy which rules the basic education at São Paulo’s public schools. As a result for this bibliographical research, at the end of this dissertation, we are going to build a guide in which we show some of our propositions to English teachers, in order to work with the federal and the State’ textbooks together, one complementing the other and the teacher’s teaching practice, as well as the knowledge transferred to students during English classes, at public schools in São Paulo State.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Rodrigo Touso Dias [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Del Monte, Silvia Cristina Soggio [UNESP]2016-04-07T20:37:15Z2016-04-07T20:37:15Z2016-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13784100087247933004072069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T19:06:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/137841Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:10:16.013761Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv The book is still on the table: uma análise do uso do livro didático de inglês na escola pública paulista
The book is still on the table: an analysis of the english textbook inside public schools in the State of São Paulo
title The book is still on the table: uma análise do uso do livro didático de inglês na escola pública paulista
spellingShingle The book is still on the table: uma análise do uso do livro didático de inglês na escola pública paulista
Del Monte, Silvia Cristina Soggio [UNESP]
Currículo do Estado de São Paulo
English language teaching
Curriculum of the State of São Paulo
Basic education
High school
Ensino de língua inglesa
Educação básica
Ensino médio
title_short The book is still on the table: uma análise do uso do livro didático de inglês na escola pública paulista
title_full The book is still on the table: uma análise do uso do livro didático de inglês na escola pública paulista
title_fullStr The book is still on the table: uma análise do uso do livro didático de inglês na escola pública paulista
title_full_unstemmed The book is still on the table: uma análise do uso do livro didático de inglês na escola pública paulista
title_sort The book is still on the table: uma análise do uso do livro didático de inglês na escola pública paulista
author Del Monte, Silvia Cristina Soggio [UNESP]
author_facet Del Monte, Silvia Cristina Soggio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Rodrigo Touso Dias [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Del Monte, Silvia Cristina Soggio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo do Estado de São Paulo
English language teaching
Curriculum of the State of São Paulo
Basic education
High school
Ensino de língua inglesa
Educação básica
Ensino médio
topic Currículo do Estado de São Paulo
English language teaching
Curriculum of the State of São Paulo
Basic education
High school
Ensino de língua inglesa
Educação básica
Ensino médio
description Esta dissertação tem como objeto de estudo verificar a possibilidade de utilização concomitante dos livros didáticos fornecidos pelo governo federal do Brasil, através do Ministério da Educação (MEC) e pelo governo do estado de São Paulo, através da Secretaria da Educação do Estado (SEE/SP) em salas de aula de primeira série do ensino médio, nas escolas públicas estaduais paulistas. Para isso apresentamos a importância do ensino de inglês para o Brasil, como país inserido em uma realidade globalizada, assim como a ideologia e a cultura dos falantes nativos de língua inglesa estão arraigadas nessa relação de ensino-aprendizagem. Apresentaremos, também, o Currículo do Estado de São Paulo e seu caderno de linguagens, códigos e suas tecnologias, uma vez que esta é a política pública que rege a educação básica nas escolas públicas de São Paulo. Como produto de intervenção, ao final da pesquisa bibliográfica, construiremos um guia com propostas para se trabalhar com o livro didático do MEC e o Caderno do Aluno da SEE/SP em conjunto, incrementando a prática pedagógica do professor e o conhecimento transmitido ao aluno nas aulas de inglês, nas escolas públicas estaduais do Estado de São Paulo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-07T20:37:15Z
2016-04-07T20:37:15Z
2016-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/137841
000872479
33004072069P5
url http://hdl.handle.net/11449/137841
identifier_str_mv 000872479
33004072069P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128904348565504